CTT - Tópico Geral
Re: CTT - a mais recente acção da Bolsa portuguesa
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
ricardmag Escreveu:sacramento foste claro na ideia, só estava a complementar. Pode subir, pode descer...
Podemos é ver em termos probabilísticos, olhando para os fundamentais, se tem mais probabilidade de subir ou descer.
No médio/longo prazo claro. No curto prazo é praticamente impossível.
uma consolidação rectangular, por exemplo, pode ser tomada como um padrão de continuidade - a probabilidade de ruptura está do lado da tendência anterior (vigente); aí, e mais uma vez, não precisas da AF
sacramento foste claro na ideia, só estava a complementar. Pode subir, pode descer...
Podemos é ver em termos probabilísticos, olhando para os fundamentais, se tem mais probabilidade de subir ou descer.
ricardmag Escreveu:Ainda mais interessante é que a quebra da LTA pode não significar continuação de tendência![]()
o que pretendia transmitir é que a quebra de uma LT por causa de uma lateralização não significa necessariamente o termo da tendência vigente
Ainda mais interessante é que a quebra da LTA pode não significar continuação de tendência
Parece-me boa altura para analisar os fundamentais e perspectivas futuras em termos de negócio.

Parece-me boa altura para analisar os fundamentais e perspectivas futuras em termos de negócio.
deixando a questão da inclinação para o Ulisses, repara na edp: uma lateralização um pouco mais prolongada, e pum - LT quebrada 
o mais interessante é que essa quebra não significa o fim da tendência ascendente, como a edp também demonstra

o mais interessante é que essa quebra não significa o fim da tendência ascendente, como a edp também demonstra
Ulisses Pereira Escreveu:Eu não dou grande crédio a essa LT por ser tão inclinada que é insustentável.
Mas já não foram quebradas no diário e semanal? No meu gráfico não são muito inclinadas

Porque não dar grande crédito por ser demasiado inclinada?
Cumprimentos
Serrano,
Eu não dou grande crédio a essa LT por ser tão inclinada que é insustentável. Mas a análise não difere muito da tua. Uma acção em claro "Bull Market", a lateralizar. Por isso, sem qualquer sinal de fraqueza até ao momento.
Deixo aqui os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
Eu não dou grande crédio a essa LT por ser tão inclinada que é insustentável. Mas a análise não difere muito da tua. Uma acção em claro "Bull Market", a lateralizar. Por isso, sem qualquer sinal de fraqueza até ao momento.
Deixo aqui os gráficos actualizados.
Abraço,
Ulisses
serrano63, aonde vês a lta que falas?
Quanto ao dia de hoje, os CTT estão a ter uma boa resposta à injeção dupla de adrenalina administrada hoje bem cedinho, vamos ver o resto do dia.
Quanto ao dia de hoje, os CTT estão a ter uma boa resposta à injeção dupla de adrenalina administrada hoje bem cedinho, vamos ver o resto do dia.
Ulisses os CTT no semanal parece estar a querer tocar na Lta e no diário faz rectângulo. Consideras esta análise correcta? Parece ter aspecto de querer subir e estar a fazer uma pausa. Estou dentro com stop a 9,90 e o dividendo que está à porta e apetecível.
abraço
abraço
Ambas as coisas
serrano63 Escreveu:Aliás a figura que está nos CTT é de consolidação e continuação de subida
isso é mais um desejo que uma afirmação, não?

Só para esclarecer que não é minha intenção persuadir alguém a comprar só por causa do dividendo.
Simplesmente estou a lembrar...
Já agora relembro que irá haver diminuição de payout e acho que vai ser essa a parte especulativa que pode limitar a reposição de valor.
Ninguém sabe se vai diminuir 20%, 50% ou mais... o futuro ninguém sabe mas parece-me que os CTT têm muitas pernas para crescer, espero não estar enganado.
Cumprimentos
Simplesmente estou a lembrar...
Já agora relembro que irá haver diminuição de payout e acho que vai ser essa a parte especulativa que pode limitar a reposição de valor.
Ninguém sabe se vai diminuir 20%, 50% ou mais... o futuro ninguém sabe mas parece-me que os CTT têm muitas pernas para crescer, espero não estar enganado.
Cumprimentos
Pois eu tinha EDP tinha bom ganho e vendi para não receber o dividendo e bem me tramei
Se tinha rebebido o dividendo recebia o dobro do que arrecadei (mesmo pagando o respectivo imposto)
Agora estou nos CTT para ficar com elas pois acredito na continuação da subida
Aliás a figura que está nos CTT é de consolidação e continuação de subida

Se tinha rebebido o dividendo recebia o dobro do que arrecadei (mesmo pagando o respectivo imposto)

Agora estou nos CTT para ficar com elas pois acredito na continuação da subida

Aliás a figura que está nos CTT é de consolidação e continuação de subida

Editado pela última vez por Serrano1963 em 19/5/2015 22:25, num total de 1 vez.
E em complemento (opinião totalmente empírica e não demonstrável, pelo menos rapidamente), para quem o quiser fazer:
- será preferível optar por 30 a 15 dias antes do ex-div e não no dia anterior.
- optar por dividendos com yield baixo ou médio, daqueles que não se notam muito...
Abraço
- será preferível optar por 30 a 15 dias antes do ex-div e não no dia anterior.
- optar por dividendos com yield baixo ou médio, daqueles que não se notam muito...
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
- Registado: 27/8/2013 19:39
rsacramento Escreveu:parece que não leste bem o que escrevi
sendo assim, repito:rsacramento Escreveu:ricardmag Escreveu:Não esquecer o dia de ex-dividendo a 27 maio
continuo persuadido de que a corrida aos dividendos é uma ilusão
sei que pode haver casos de princesas a casarem com pastores, mas na extensão não é bem assim
Acho que estatisticamente é um pouco mais significativo que os casos de princesas a casar com pastores.

De qualquer maneira, um caveat bem didáctico!
Clint Eastwood
Clint Eastwood
parece que não leste bem o que escrevi
sendo assim, repito:
sendo assim, repito:
rsacramento Escreveu:ricardmag Escreveu:Não esquecer o dia de ex-dividendo a 27 maio
sei que pode haver casos de princesas a casarem com pastores, mas na extensão não é bem assim
rsacramento Escreveu:mas num mercado a subir, como nos casos que referiste, comprar e vender pouco tempo depois mais acima dá sempre lucro - aqui os divs nada têm a ver com o caso, excepto que neste último caso tens de desembolsar uma quantia para o imposto, mas quem sou eu para te dissuadir de ir atrás dos dividendos
Como te digo, já lá vai o tempo em que fazia isso... posso dizer-te que num ano cheguei a fazer 5 ou 6 seguidas entre Abril e Junho todas com recuperação integral/ganho (isso mesmo!), mas num ano posterior em duas operações do mesmo género nunca mais vi as cotações recuperarem os valores ex dividend e tive de desfazer-me das acções passado umas semanas com perdas. Por isso fiquei vacinado

Creio que todos os dividendos que enunciei acima foram mais rigorosamente pagos num mercado "a lateralizar" (últimas semanas). Se tivesse sido em Março/Abril (como naquelas minhas 5/6 seguidas de há uns anos) concordaria contigo. O que não retira a aleatoriedade total à coisa...
Falando dos CTT, não consigo dizer se vai ou não compensar, apenas isso. Faria o teu comentário crítico se ouvisse falar na "corrida aos dividendos", estás a ajudar quem lê; só não diria que nunca compensa, como penso que ficou demonstrado.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
mas num mercado a subir, como nos casos que referiste, comprar e vender pouco tempo depois mais acima dá sempre lucro - aqui os divs nada têm a ver com o caso, excepto que neste último caso tens de desembolsar uma quantia para o imposto, mas quem sou eu para te dissuadir de ir atrás dos dividendos 

rsacramento Escreveu:trend=friend Escreveu:Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano
quando dizes 'mais do que compensou' estás a contabilizar o que pagas em imposto sobre os dividendos?
Referia-me (quanto ao "compensou") ao movimento de recuperação da cotação do dia anterior:
- Semapa fechou a 13,25, estava lá no dia seguinte de negociação e passado uma semana está a 13,78
- EDP fechou a 3,647, passado uma semana está a 3,61
- Altri fechou a 3,849, no dia seguinte estava a 3,81 passado uma semana está a 4,11
- JM fechou a 13,365, no dia seguinte nas primeiras horas chegou a estar a 13,33, posteriormente fraquejou
- Galp fechou a 11,62, no dia seguinte nas primeiras horas chegou a estar a 11,59, foi nos dias seguintes aos 12,15 e posteriormente fraquejou
Assim, uma estratégia de corrida aos dividendos e posterior saída a curto prazo (que pessoalmente não costumo fazer) revelou-se compensadora nestes casos (na maioria IRS incluído ou até fulminado!) - não exaustivos e outros de certeza que existiram como a Portucel... Por isso acho que não há mesmo regras gerais nesta temática.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
E Galp e JM logo nas 24h/48h seguintes
Clint Eastwood
Clint Eastwood
trend=friend Escreveu:Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano
quando dizes 'mais do que compensou' estás a contabilizar o que pagas em imposto sobre os dividendos?
Nem tanto ao mar nem tanto à terra. Vide Semapa, Altri, EDP em que mais do que compensou a tal "corrida" este ano.
Acho que a principal conclusão é que é mesmo um comportamento algo anárquico e totalmente imprevisível.
Acho que a principal conclusão é que é mesmo um comportamento algo anárquico e totalmente imprevisível.
Clint Eastwood
Clint Eastwood
ricardmag Escreveu:Não esquecer o dia de ex-dividendo a 27 maio
deixo o gráfico da portucel

- Anexos
-
- portucel.png (19.52 KiB) Visualizado 5639 vezes
menos é mais
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Pmart 1 e 153 visitantes