Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OT: Sacos de plástico e "fiscalidade verde"

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: OT: Sacos de plástico e "fiscalidade verde"

por atomez » 24/2/2015 17:40

Se de facto os sacos leves são assim tão maus para o ambiente, então seria melhor proibi-los e pronto.

Assim os supermercados iam vender os sacos pesados a quem os quisesse comprar como qualquer outro produto. Estaria sujeito à concorrência no preço ou à discrição da loja os oferecer.

Tal como fizeram com o "imposto verde" foi na prática acabar com os sacos leves e fixar administrativamente o preço dos sacos pesados, com benefício apenas para a loja...
As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli
http://www.facebook.com/atomez

Registado: 4/11/2002 22:48

por carf2007 » 24/2/2015 16:17

LionH Escreveu: Para mim e para a grande maioria das pessoas aqui no norte os sacos dos hiper eram usados para por o lixo , e não para deitar ao "vento" . Agora somos obrigados a comprar sacos lixos e pagar por eles (Estado cobra impostos) , pois os de 10 cent. são demasiado caros para isso.
Mas sabem quais são os sacos que andam ao "vento" e vão continuar e que para mim são os piores de todos? os sacos para a fruta, legumes , peixe , carne e etc. , esses sim não servem para nada e são aos milhões.l

Concordo.

Custa-me a acreditar que quem legislou era tão burro que não previu que ao colocar uma taxa tão elevada(estamos a falar de cerca de 800% e APENAS NOS "SACOS LEVES") iria acabar com os mesmos.
Se quisessem ganhar mais, colocavam uma taxa de 0,01€ ou 0,02€ no máximo, e em todos os tipos de sacos.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

Registado: 9/3/2007 23:32

por Lion_Heart » 24/2/2015 16:03

Lol, regra básica quando se lida com políticos , vão sempre ao mais fácil ou seja aumentar impostos e dar lucros a quem os coloca lá (financia as campanhas) pois o resto dá muito trabalho e corta cargos políticos. O cérebro deles não dá para mais.
Politica verde é uma treta , se assim não fosse punham os hiper a usar papel para embrulhar . O que o Estado é cobrar . Para mim e para a grande maioria das pessoas aqui no norte os sacos dos hiper eram usados para por o lixo , e não para deitar ao "vento" . Agora somos obrigados a comprar sacos lixos e pagar por eles (Estado cobra impostos) , pois os de 10 cent. são demasiado caros para isso. Poe ex. comprei uns sacos da marca é por 2 eur (ou a volta disso) e aquilo ainda é mais fino que o dos antigos sacos.
Mas sabem quais são os sacos que andam ao "vento" e vão continuar e que para mim são os piores de todos? os sacos para a fruta, legumes , peixe , carne e etc. , esses sim não servem para nada e são aos milhões.
Regras da UE? Lol
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por carf2007 » 24/2/2015 15:36

atomez Escreveu:Não sabia desse detalhe, mas a conclusão é a mesma -- este "imposto ambiental" não vai dar grande lucro ao estado mas sim às empresas de distribuição, isto por meio de uma imposição legal que nos vai tirar dinheiro do bolso.

E há algum plano de reciclagem desses novos sacos? Não me parece.

É verdade. O estado vai arrecadar algum por via do iva e não do imposto, já que nem as fábricas estão a produzir "sacos leves", nem os comerciantes tem interesse nos mesmos, a maioria optou pelo saco mais grosso para evitar o imposto. E as empresas de distribuição que dantes ofereciam os sacos e tinham prejuízo com os mesmos, vão passar a ter lucro, uma vez que os vão vender a 8 cents. e não vão pagar o imposto verde. Os consumidores mais "distraídos" ou que não se importem de pagar, é que se "lixam", mas como a maioria vai optar por utilizar "trolleys" ou os sacos reutilizáveis(os tais de 0,50€ normalmente de ráfia), acho que podemos concluir que para além do estado e das empresas de distribuição, o ambiente também fica a ganhar. E se o ambiente fica a ganhar, ganhamos todos nós! :)

"A avaliar pelo observado pelo SOL, a medida, integrada na Reforma da Fiscalidade Verde, que pretende reduzir de 466 sacos por pessoa/ano por ano para 50 por pessoa/ano está, para já a ter sucesso."
http://sol.pt/noticia/124559

p.s. Desta vez acredito que o objectivo do estado era mesmo ambiental(infelizmente por imposição da UE) e não financeiro, caso contrário nunca colocaria um imposto tão elevado(0,08€ num saco que custa menos de 0,01€) se o objectivo não fosse mesmo acabar com os "sacos leves" e reduzir a utilização de sacos plásticos.
"Sofremos muito com o pouco que nos falta e gozamos pouco o muito que temos." Shakespeare

por RPedroG » 24/2/2015 9:37

atomez Escreveu:
carf2007 Escreveu:Atomez, compreendo o teu raciocínio mas falta-te informação que faz alguma diferença.
Quando dizes que os outros sacos são mais grossos e a quantidade a ir para o lixo será a mesma, tens que ter em conta que são "lixos" diferentes, ou seja,
os sacos acima de 50 microns são produzidos com matéria-prima virgem, sendo portanto ótimos para reciclar, ao contrario
dos chamados "sacos leves" (sacos degradáveis, até 50 microns) que causam efeitos negativos nos materiais reciclados, o que faz com que ninguém os queira e depois andam por aí ao sabor do vento.

https://reviplast.wordpress.com/2013/11 ... eciclagem/

Não sabia desse detalhe, mas a conclusão é a mesma -- este "imposto ambiental" não vai dar grande lucro ao estado mas sim às empresas de distribuição, isto por meio de uma imposição legal que nos vai tirar dinheiro do bolso.

só tira dinheiro do bolso a quem quiser.
podes sempre levar um saco de casa que nao seja de plastico. assim poupas dinheiro e ajudas o ambiente.

mas sim, o Estado nao vai ter praticamente receitas deste imposto. Mas também nao me parece q fosse de esperar que todas as pessoas fossem pagar x centimos por saco, tendo em conta o absurdo numero de sacos que se usava nos supermercados em Portugal.

Registado: 31/7/2014 8:10

por PairOfJacks » 23/2/2015 23:51

O que a observação direta me diz (já fui às compras em grandes superfícies várias vezes desde a introdução da medida) é que muuuuuita gente começou a levar os saquinhos de casa (daqueles que agora se vendem em muitas dessas superfícies a 0,50€, maiores e muito mais resistentes). Não tenho dados mas parece-me que a quantidade de gente que passou a reutilizar aumentou imenso.
PairOfJacks

Registado: 22/7/2009 6:41

por atomez » 23/2/2015 22:29

carf2007 Escreveu:Atomez, compreendo o teu raciocínio mas falta-te informação que faz alguma diferença.
Quando dizes que os outros sacos são mais grossos e a quantidade a ir para o lixo será a mesma, tens que ter em conta que são "lixos" diferentes, ou seja,
os sacos acima de 50 microns são produzidos com matéria-prima virgem, sendo portanto ótimos para reciclar, ao contrario
dos chamados "sacos leves" (sacos degradáveis, até 50 microns) que causam efeitos negativos nos materiais reciclados, o que faz com que ninguém os queira e depois andam por aí ao sabor do vento.

Não sabia desse detalhe, mas a conclusão é a mesma -- este "imposto ambiental" não vai dar grande lucro ao estado mas sim às empresas de distribuição, isto por meio de uma imposição legal que nos vai tirar dinheiro do bolso.

As pessoas são tão ingénuas e tão agarradas aos seus interesses imediatos que um vigarista hábil consegue sempre que um grande número delas se deixe enganar.
Niccolò Machiavelli

por carf2007 » 23/2/2015 18:20

Atomez, compreendo o teu raciocínio mas falta-te informação que faz alguma diferença.

por Blue Epsilon » 22/2/2015 22:28

Primvs Escreveu:No modelo hoje deram-me um saco reutilizavel bem grande...ate gostei :mrgreen:

Por acaso esses sacos já existiam há algum tempo. Com 2 sacos desses até é muito mais prático na minha opinião transportar as compras, pois deve ser o equivalente a uns 10 dos antigos ;)
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Primvs » 22/2/2015 21:40

No modelo hoje deram-me um saco reutilizavel bem grande...ate gostei :mrgreen:
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por Turtle Trader » 22/2/2015 19:16

.
Anexos
1.gif
1.gif (88.3 KiB) Visualizado 2914 vezes

Registado: 10/7/2013 20:26

OT: Sacos de plástico e "fiscalidade verde"

por atomez » 22/2/2015 18:39

O problema com esta treta da “fiscalidade verde” é a chamada “lei das consequências imprevistas”.

A ideia nas cabecinhas pensantes dos nossos governantes ao criar o “imposto verde” de 8 cents + 2 cents de IVA por saco de plástico seria reduzir drasticamente a quantidade de plástico que vai para o lixo, reduzindo a poluição ambiental, e com isso recolher cerca de €40 milhões por ano.

Isso é o que eles sabem fazer melhor -- criar novos impostos e taxas...

Mas esse tal “imposto verde” só se aplica aos antigos sacos, finos e leves (espessura até 50 microns, para os técnicos). Então o que aconteceu? Esses sacos finos e leves praticamente desapareceram e foram susbstituídos por novos sacos mais espessos e mais pesados que não estão abrangidos pelo “imposto verde”. Estes novos sacos são agora vendidos por 10 cents (IVA incluído). A diferença é que agora são vendidos pela mercearia ou supermercado que fica com os 8 cents mais os 2 cents para o estado do IVA normal.

Quer dizer, o consumo de sacos de plástico vai ser mais baixo, sem dúvida, mas como são mais espessos e pesados a quantidade de plástico que vai para o lixo não será assim tão inferior, o estado não cobra “imposto verde” nenhum, apenas o IVA geral, e os supermercados têm mais uma fonte de receita de uns €40 milhões por ano.

Na prática o impacto ambiental não vai ser tão reduzido quanto se esperava, o estado não vai lucrar grande coisa e as mercearias e supermercados é que vão lucrar com o “imposto verde”!

Agora já não sei se isto é realmente uma “consequência imprevista”…
Niccolò Machiavelli

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google Adsense [Bot], JUKIMSUNG, nbms2012, niceboy e 169 visitantes