portugal e os professores - off topic
16 mensagens
|Página 1 de 1
Re: portugal e os professores - off topic
Limonov Escreveu:Bom dia a todos,
Não há cão nem gato que não tenha opinião formada sobre o assunto “professores”, já nem digo “ensino” ou “educação”, mas no tema “professores” o tuga em geral, conseguiu doutorar-se, e apenas com uma referência bibliográfica: o Correio da Manhã.
Um engenheiro que trabalhe no Estado em início de carreira ganha o mesmo que o professor com horário completo (mais coisa menos coisa). Se um professor em início de carreira tiver horário completo é uma exceção à regra, se tiver qualquer tipo de horário será uma sorte. Um professor numa escola privada provavelmente não ganha o mesmo que no público, ganhará menos (talvez o mesmo que um engenheiro no privado?), tendo a vantagem de não andar com a casa às costas e de ter uma situação profissional mais estável.
O que é o início de carreira para um professor? Dez ou quinze anos de contrato? 1050 euros líquidos se tiver horário completo? Quanto tempo dura o início?
Essa coisa da natalidade e do aumento do número de professores é treta, o próprio Crato o reconheceu em entrevista. Então quando tivermos 60 alunos por turma, e que a regra seja dois anos letivos na mesma sala, podemos concluir que estamos com alunos a mais? Vão aprender para os PALOP porque lá há muitos professores seus alunos ranhosos!
O que está verdadeiramente em causa é a decisão de onde cortar. Decidiu-se que a educação não é assim tão fundamental, pois bem, sigamos em frente. Conheço uma aldeia que no pós 25 de abril teve de escolher entre uma praça de touros e uma escola (espécie de orçamento participativo), escolheram a praça de touros porque quase ninguém sabia ler mas quase todos gostavam de touradas, foi democrático...
Não sou professor mas sou pai e este assunto preocupa-me muito. Só agora que surgiu esta barraca com as colocações, é que muita gente começou a duvidar um bocadinho deste ministro da educação, intelectualmente limitado, saloio, mas bem-falante… antes era o herói que ia implodir o Ministério da Educação, agora é a besta que deixa as criancinhas sem professores mais de um mês…
Finalizando: há uns dias quando fui buscar o Limonovzinho à escola, estava um pai preocupadíssimo, o filho não tinha os professores todos e ele tinha de estar a sair mais cedo do emprego todos os dias, acabou por dizer que não compreendia como é que havendo tantos professores desempregados não havia nenhum que quisesse trabalhar, nem que fosse umas horinhas…
Umas horinhas em contratos MENSAIS já é o que estes jornaleiros da educação fazem senhor eleitor! (foi o que me apeteceu dizer).
Destruir a escola pública é fundamental para os governos pouco sérios, é a melhor forma de granjear um eleitorado que acha que sabe as respostas, e quem se vê nestas condições, nunca chegará a compreender, que o poder está do lado de quem pergunta.
Poderia continuar, mas tenho fome…
E você caro colega, é um cidadão que pergunta ou um eleitor que responde?!?!
Saúde,
Limonov
Bom texto.
A respeito das "horinhas"...
Na escola onde trabalho, há, pelo menos, um professor que tem apenas 5 horas de trabalho e vive a 50km de distância... ou seja, está a pagar para trabalhar.
Para este ministro e este governo o ensino é um custo e não um investimento... e o ensino público é para destruir e dar lugar aos amigos...
a colocação de professores nunca foi perfeita, mas o CAOS deste ano é exclusivo deste governo... e agora querem safar-se a dizer que o que está mal é o sistema ser centralizado.
ERRADO!
O sistema centralizado de colocações de professores é do melhor que há, pois é imune às cunhas e compadrio... bastava a plataforma funcionar bem, que todos os professores estariam colocados, na pior das hipóteses, em meados de agosto.
É impensável o que esta a acontecer e as consequências passam por manter os mesmo "incompetentes" a gerir.

Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Bom dia a todos,
Não há cão nem gato que não tenha opinião formada sobre o assunto “professores”, já nem digo “ensino” ou “educação”, mas no tema “professores” o tuga em geral, conseguiu doutorar-se, e apenas com uma referência bibliográfica: o Correio da Manhã.
Um engenheiro que trabalhe no Estado em início de carreira ganha o mesmo que o professor com horário completo (mais coisa menos coisa). Se um professor em início de carreira tiver horário completo é uma exceção à regra, se tiver qualquer tipo de horário será uma sorte. Um professor numa escola privada provavelmente não ganha o mesmo que no público, ganhará menos (talvez o mesmo que um engenheiro no privado?), tendo a vantagem de não andar com a casa às costas e de ter uma situação profissional mais estável.
O que é o início de carreira para um professor? Dez ou quinze anos de contrato? 1050 euros líquidos se tiver horário completo? Quanto tempo dura o início?
Essa coisa da natalidade e do aumento do número de professores é treta, o próprio Crato o reconheceu em entrevista. Então quando tivermos 60 alunos por turma, e que a regra seja dois anos letivos na mesma sala, podemos concluir que estamos com alunos a mais? Vão aprender para os PALOP porque lá há muitos professores seus alunos ranhosos!
O que está verdadeiramente em causa é a decisão de onde cortar. Decidiu-se que a educação não é assim tão fundamental, pois bem, sigamos em frente. Conheço uma aldeia que no pós 25 de abril teve de escolher entre uma praça de touros e uma escola (espécie de orçamento participativo), escolheram a praça de touros porque quase ninguém sabia ler mas quase todos gostavam de touradas, foi democrático...
Não sou professor mas sou pai e este assunto preocupa-me muito. Só agora que surgiu esta barraca com as colocações, é que muita gente começou a duvidar um bocadinho deste ministro da educação, intelectualmente limitado, saloio, mas bem-falante… antes era o herói que ia implodir o Ministério da Educação, agora é a besta que deixa as criancinhas sem professores mais de um mês…
Finalizando: há uns dias quando fui buscar o Limonovzinho à escola, estava um pai preocupadíssimo, o filho não tinha os professores todos e ele tinha de estar a sair mais cedo do emprego todos os dias, acabou por dizer que não compreendia como é que havendo tantos professores desempregados não havia nenhum que quisesse trabalhar, nem que fosse umas horinhas…
Umas horinhas em contratos MENSAIS já é o que estes jornaleiros da educação fazem senhor eleitor! (foi o que me apeteceu dizer).
Destruir a escola pública é fundamental para os governos pouco sérios, é a melhor forma de granjear um eleitorado que acha que sabe as respostas, e quem se vê nestas condições, nunca chegará a compreender, que o poder está do lado de quem pergunta.
Saúde,
Limonov
Saúde,
Limonov
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
RML Escreveu:Na minha óptica, para analisar o problema dos professores tem que se efetuar uma análise mais profunda e minuciosa. Comecemos pela taxa de natalidade que diminuiu e os professores aumentaram 50%, como é óbvio...
Isso é o que querem fazer passar, mas é falso (pelo menos não é a principal razão).
Na escola secundária onde leciono, em 5 anos o número de professores diminuiu cerca de 30% (de 180 para 130) e o número de alunos mantêm-se sensivelmente o mesmo. Como vês, a natalidade nada tem a ver com o caso. Daqui a pouco tempo terá, mas não já...
Quanto ao profissionalismo dos professores, tal como em todas as profissões haverá maus profissionais, mas se a grande maioria não fosse muito boa, há muito tempo que as escolas tinham dado o estoiro.
Quando se compara o ordenado de um jovem licenciado com o de um professor contratado, está-se a esquecer muitas coisas. Que tal comparar ajudas de custo, gastos com material, deslocações no país todo, horários incompletos, anos de carreira sem ter direito a contrato definitivo...
Fazendo as contas a deslocações, estadias, muitos professores pagam para dar aulas, porque se não fizerem vão cair ainda mais na ordenação dos concursos... nunca vi um engenheiro fazer isso.
Claro que é escandaloso pagarem 750€ a um engenheiro, mas se há quem aceite porque não? No meu tempo havia tabelas e poucos aceitavam ordenados inferiores. Alguns trabalhavam fora da profissão até aparecer uma proposta decente (aceito o argumento que na altura havia muito mais trabalho, mas também havia outra ética).
Um abraço
Na minha óptica, para analisar o problema dos professores tem que se efetuar uma análise mais profunda e minuciosa. Comecemos pela taxa de natalidade que diminuiu e os professores aumentaram 50%, como é óbvio, algo aqui é desproporcional e insustentável, pelo que era uma questão de tempo para este problema vir à crista da onda. Estratégias politicas erradas e as demagogias dos nossos políticos fizeram que tivesse de ser a TROIKA a colocar ordem na casa. Recordo-me desde há alguns anos a esta parte, inclusive vários ministros e de cores politicas diferentes, tentaram colocar o dedo na ferida, desde colocar avaliações para os professores, para assim fazer uma melhor triagem dos docentes para leccionar, todavia os sindicatos vieram logo alegar que os professores já tinham estudado para serem professores e não tinha lógica realizarem provas de avaliação, o que a meu ver, não é a antiguidade numa categoria que que dá mais competência e qualidade ao docente. Talvez a medida até não fosse descabida de todo, pois se existem professores que não têm o brio profissional essencial e adequado para leccionar, então porque não os mais novos com ambição e melhores qualidades técnicas e profissionais terem a oportunidade de ultrapassarem os mais antigos que têm uma displicência total e nada fazem para merecerem esse lugar onde os alunos sairão prejudicados, inclusive a educação nacional. Que seja reestruturado o ensino português, que deem oportunidade aos docentes competentes e haja coragem para colocar ordem no Ministério da Educação.
- Registado: 19/11/2010 19:34
O tópico foi aberto com a intenção de ter uma discussão seria, mas parece que apenas querem focar pequenos pontos sem avaliar todo o contexto dos professores.
Por acaso sou engenheiro mas sei de perto o que e a vida de professores contratados, e e aberrante uma pessoa não saber se no ano seguinte vai estar a trabalhar ou não saber onde vai ficar a trabalhar.
E certo que em tempos houve um exagero de benefícios para os professores dos quadros, mas hoje em dia a realidade e bem diferente.
E lamentavel ver as trafolhices que existem em algumas contratacoes.
O fato de se ser professor, não pode ser mais nem menos do que as outras profissoes, no entanto tem de merecer um respeito como todas as outras profissoes.
Mas se acham que esta tudo bem assim, então não vale a pena acrescentar mais nada... Pois certamente essa e a postura politica que se recusa a ver a verdadeira realidade.
Por acaso sou engenheiro mas sei de perto o que e a vida de professores contratados, e e aberrante uma pessoa não saber se no ano seguinte vai estar a trabalhar ou não saber onde vai ficar a trabalhar.
E certo que em tempos houve um exagero de benefícios para os professores dos quadros, mas hoje em dia a realidade e bem diferente.
E lamentavel ver as trafolhices que existem em algumas contratacoes.
O fato de se ser professor, não pode ser mais nem menos do que as outras profissoes, no entanto tem de merecer um respeito como todas as outras profissoes.
Mas se acham que esta tudo bem assim, então não vale a pena acrescentar mais nada... Pois certamente essa e a postura politica que se recusa a ver a verdadeira realidade.
- Registado: 7/4/2007 17:13
Marco Martins Escreveu:Também se poderia privatizar todo o ensino e acabar com mais cursos como seja civil e informatica que foram menos procurados...
Já viste o ordenado de um engenheiro em inicio de carreira vs o de um professor achas mesmo que vale a pena tirar engenharia e depois nem sequer podes fazer manifestações porque passas o dia a trabalhar. Depois aumentava o PIB e saí-se da crise definitivamente e se calhar quem estava no sistema de ensino até passava a ter melhores condições, nada disso vamos incentivar os jovens a fugir á matemática e aos desafios vamos antes arranjar alunos em África para podermos dar emprego aos senhores professores

PS: já existe outro tópico sobre o assunto.
- Registado: 23/7/2014 20:29
Artista Romeno Escreveu:que me perdoem, mas nao sendo alunos obviamente diria.... irem abrir um tópico para discutir porque motivo os professores de religiao e moral, só são formados na instituição x é um não assunto, é uma cadeira que não interessa para nada![]()
![]()
obviamente... o resto nao tem discussão! Já se sabe que é uma vergonha...
- Registado: 15/4/2008 14:12
Artista Romeno Escreveu:que me perdoem, mas nao sendo alunos obviamente diria.... irem abrir um tópico para discutir porque motivo os professores de religiao e moral, só são formados na instituição x é um não assunto, é uma cadeira que não interessa para nada![]()
![]()
O assunto do tópico não são os profs de moral... São todos os profs....
que me perdoem, mas nao sendo alunos obviamente diria.... irem abrir um tópico para discutir porque motivo os professores de religiao e moral, só são formados na instituição x é um não assunto, é uma cadeira que não interessa para nada

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
moppie85 Escreveu:Marco Martins Escreveu:Também se poderia privatizar todo o ensino e acabar com mais cursos como seja civil e informatica que foram menos procurados...
E no que é que isso está relacionado com o que escrevi?
Já entendi... tu queres é conversa! lol
Ainda por cima foste escolher cá uns cursos para dar exemplos de cursos com "pouca procura" : Eng Civil no técnico teve mais de 80 colocados na 1ª fase e Informática mais de 100 seguramente (só no técnico, atenção)! E queres comparar isso com cursos tipo EMRC... Enfim, haja paciência...
EMRC foi apenas um exemplo de coisas que estão mal no ensino... Estar so a falar por falar tb não me interessa... Coloquei outros pontos que também acho que estão mal...
Marco Martins Escreveu:Também se poderia privatizar todo o ensino e acabar com mais cursos como seja civil e informatica que foram menos procurados...
E no que é que isso está relacionado com o que escrevi?
Já entendi... tu queres é conversa! lol
Ainda por cima foste escolher cá uns cursos para dar exemplos de cursos com "pouca procura" : Eng Civil no técnico teve mais de 80 colocados na 1ª fase e Informática mais de 100 seguramente (só no técnico, atenção)! E queres comparar isso com cursos tipo EMRC... Enfim, haja paciência...
Também se poderia privatizar todo o ensino e acabar com mais cursos como seja civil e informatica que foram menos procurados...
Marco Martins Escreveu:moppie85 Escreveu:Marco Martins Escreveu:Embora este não seja o melhor local para este tópico, indiretamente afeta a nossa sociedade e consequentemente a estabilidade econômica e social.
Como pode o cavaco vir dizer que é necessária uma reflexão? Ha mais de 20 anos que é necessário fazer algo e não refletir!!!
http://m.jn.pt/m/newsArticle?contentId=4177826&page=1
- e compreensivel que os contratados passem mais de 10 anos a dar aulas e ainda não estejam nos quadros?
- e inaceitavel que para dar aulas de moral numa escola pública, seja necessário um curso na católica que e privada
- e inaceitavel as colocações sairem so em setembro, tendo os professores de procurar habitacao a pressa
existem milhentas injustiças que qualquer mortal ve... e vem um PR dizer que é preciso reflexao?!? Em país ele esta??
não entendo a revolta com a EMRC... se é educação moral religiosa católica (atenção que há de outras religiões) é natural que seja necessário a pessoa ter um curso reconhecido para isso... Ora, se a Católica (que como o nome indica é uma Universidade Católica) tem esse curso organizado e a procura não é assim tão elevada, porque motivo se haveria de gastar dinheiro na criação de um curso público para isso??
Faz sentido um curso de escolas públicas unicamente existir em faculdades privadas?
Então para isso ou se privatiza tudo ou então se acabe com a disciplina no ensino público.
O francês, alemão e outras disciplinas também tem pouca procura, deverao passar apenas para fac privadas?
Acho que se não houver procura para isso, devem encerrar... ou andamos a pagar para dizer que temos formação publica em tudo? Cursos como "licenciatura em estudos gerais" e outros cuja utilidade seja duvidosa deviam encerrar. Os que têm pouca procura, deviam ser adaptados à procura. Se algum privado tiver interesse nessa área, que abra o curso e suporte os gastos disso.
Olha lá, se te revolta tanto o curso de EMRC, porque não te revolta apenas a Católica (que é privada como tu próprio dizes) leccione teologia? Dois pesos, duas medidas?
A disciplina EMRC (assim como doutras confissões) é opcional no ensino público... Tu daqui a pouco querias que existisse no público um curso de EMRC, EMRE, EMRI, etc etc - é só contar o número de religiões que existe no mundo - mesmo que estes ficassem vazios, pela tua lógica, deviam existir - até porque Portugal é um país rico...
moppie85 Escreveu:Marco Martins Escreveu:Embora este não seja o melhor local para este tópico, indiretamente afeta a nossa sociedade e consequentemente a estabilidade econômica e social.
Como pode o cavaco vir dizer que é necessária uma reflexão? Ha mais de 20 anos que é necessário fazer algo e não refletir!!!
- e compreensivel que os contratados passem mais de 10 anos a dar aulas e ainda não estejam nos quadros?
- e inaceitavel que para dar aulas de moral numa escola pública, seja necessário um curso na católica que e privada
- e inaceitavel as colocações sairem so em setembro, tendo os professores de procurar habitacao a pressa
existem milhentas injustiças que qualquer mortal ve... e vem um PR dizer que é preciso reflexao?!? Em país ele esta??
não entendo a revolta com a EMRC... se é educação moral religiosa católica (atenção que há de outras religiões) é natural que seja necessário a pessoa ter um curso reconhecido para isso... Ora, se a Católica (que como o nome indica é uma Universidade Católica) tem esse curso organizado e a procura não é assim tão elevada, porque motivo se haveria de gastar dinheiro na criação de um curso público para isso??
Faz sentido um curso de escolas públicas unicamente existir em faculdades privadas?
Então para isso ou se privatiza tudo ou então se acabe com a disciplina no ensino público.
O francês, alemão e outras disciplinas também tem pouca procura, deverao passar apenas para fac privadas?
Marco Martins Escreveu:Embora este não seja o melhor local para este tópico, indiretamente afeta a nossa sociedade e consequentemente a estabilidade econômica e social.
portugal e os professores - off topic
Embora este não seja o melhor local para este tópico, indiretamente afeta a nossa sociedade e consequentemente a estabilidade econômica e social.
16 mensagens
|Página 1 de 1
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, Google [Bot], Google Adsense [Bot], OCTAMA, Purificaçao, VALHALLA e 155 visitantes