Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Comprar casa ou arrendar?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Comprar casa ou arrendar?

por traderh » 14/10/2014 13:00

Só de pensar que aos 60 anos não tenho qualquer divida para a frente deixa-me bem mais descansado, ao passo que o pessoa que arrenda terá de pagar até ao ultimos dos seus dias uma despesa fixa.

Depois quando chegarem à reforma e vos retirarem 30% ou 40% do rendimento que tinham e entrarem os medicamentos etc... etc... Venham falar comigo.

Registado: 10/6/2014 9:24

Re:

por fbatista72 » 14/10/2014 10:43

Em maio 2008 coloquei este post:
fbatista72 Escreveu:Talvez esteja aqui a resposta a muitas perguntas:
http://www.nytimes.com/2007/04/10/busin ... APHIC.html

A página foi alterada com uma interatividade diferente, é pena que muitos parâmetros indicados em inglês não sejam de fácil interpretação.
Se houver alguém que queira traduzir e explicar todas estas variáveis era muito bom. :)

Registado: 3/3/2004 18:21

por rodriguesO » 14/10/2014 7:37

Bom dia
Em resumo, tanto comprar ou arrendar, tem as suas vantagens, para mim a pior vantagem de arrendar é que ao fim de uma vida andas-te a encher a conta bancária a alguem (como estou a fazer à 6 anos no Pais onde trabalho), por essa razão vou optar por comprar, pensado eu que o imobiliario por aqui continuara a valorizar, não como à 10 anos atras mas continuará.
Quanto ao comprar e falando mais concretamente em Portugal conpensaria possivelmente comprar se não houvesse os impostos que existem (Serviço casa pronta :D , IMT, Imposto de selo) e depois se juntar-mos mais a comissão do banco, estamos a falar em +/-3000€ se juntar-mos o IMI todos os anos, para um País com um salario minimo de +/-500, comprar casa acaba por ser um luxo. Para comprar casa como investimento, continuo com a ideia que tb poderá não ser boa opção porque no fim retiramos os 28%, possiveis obra do condominio e os possiveis problemas com o arrendatário, possivelmente acaba por não compensar.

Registado: 29/11/2007 12:00

por jccgold » 14/10/2014 0:58

Pagas os alugueres da casa, tens liberdade de ires pra onde quiseres, e no fim se o preço das casas desceu como está a acontecer com o mesmo dinheiro compras um T3 em vez de um T2. Nao nos esqueçamos que IMI + condominio só isso vai facilmente aos 100 euros mês. Se compensa ou nao compensa está ligado à variacao do preço das casas.

Registado: 11/11/2011 3:58

por AmigosdaBolsa » 14/10/2014 0:55

jccgold Escreveu:
Dialmedia Escreveu:Se a compra de casa for realizada com capitais próprios (i.e., sem financiamento) e se virmos numa óptica estritamente de despesas (custos com ter casa própria vs custos com rendas), penso que é quase sempre vantajoso comprar a casa, pois uma casa própria tem como custos fixos o IMI, condomínio e seguro da habitação que são irrisórios em comparação com suportar 12 rendas por ano numa situação de arrendamento.

Mas é quase sempre vantajoso comprar casa porquê? A questão é simples e voces estao a complica-la. Comprar casa pode compensar "SE" o imobiliário valorizar, ou seja se ao fim de por exemplo voces comprarem a casa por 100 mil e ao fim de 20 anos valer por exemplo 150 mil. Se ao fim dos 20 anos continuar a valer os mesmos 100 mil estao a perder bastante dinheiro. Por exemplo se tiverem os 100 mil euros investidos a 20 anos a juro de 4% ao fim dos 20 anos têm 220 mil euros.
Compensar comprar casa está muito dependente de se depois de a comprarem ela valoriza ou desvaloriza. E neste momento desvalorizam. Eu avisei um amigo meu em 2011 q em 2012 as casas deviam desvalorizar 10%, n quiz acreditar, e no fim desvalorizaram mesmo 9.1%. Comprei em 2013, consciente q ainda deviam cair 2 ou 3% no preço na melhor das hipoteses manter o preço. O imobiliário manter o preço é perder dinheiro porque aplicado no banco dá juros.
Portanto se é pela racionalidade económica esqueçam comprar casa nos próximos 3 anos pelo menos. Deixo-vos a evolução do preço das casas em Portugal e na Europa até 2013 e tirem as vossas próprias conclusões.

gold,

Nessa contas dos 220 mil euros é necessário retirar a renda que irás ter de pagar ao senhorio.
Ou ficas a dormir ao relento :wink:
O autor fornece opinião sem ter em conta os objectivos de investimento de qualquer utilizador privado e não deve ser tido em conta como um aconselhamento de investimento, incluindo, mas não se limitando, às decisões de transacções ou de natureza de gestão de risco. Todas as opiniões apresentadas podem ser alteradas sem aviso prévio.

Registado: 25/10/2010 9:57

por jccgold » 13/10/2014 23:27

Dialmedia Escreveu:Se a compra de casa for realizada com capitais próprios (i.e., sem financiamento) e se virmos numa óptica estritamente de despesas (custos com ter casa própria vs custos com rendas), penso que é quase sempre vantajoso comprar a casa, pois uma casa própria tem como custos fixos o IMI, condomínio e seguro da habitação que são irrisórios em comparação com suportar 12 rendas por ano numa situação de arrendamento.

Mas é quase sempre vantajoso comprar casa porquê? A questão é simples e voces estao a complica-la. Comprar casa pode compensar "SE" o imobiliário valorizar, ou seja se ao fim de por exemplo voces comprarem a casa por 100 mil e ao fim de 20 anos valer por exemplo 150 mil. Se ao fim dos 20 anos continuar a valer os mesmos 100 mil estao a perder bastante dinheiro. Por exemplo se tiverem os 100 mil euros investidos a 20 anos a juro de 4% ao fim dos 20 anos têm 220 mil euros.
Compensar comprar casa está muito dependente de se depois de a comprarem ela valoriza ou desvaloriza. E neste momento desvalorizam. Eu avisei um amigo meu em 2011 q em 2012 as casas deviam desvalorizar 10%, n quiz acreditar, e no fim desvalorizaram mesmo 9.1%. Comprei em 2013, consciente q ainda deviam cair 2 ou 3% no preço na melhor das hipoteses manter o preço. O imobiliário manter o preço é perder dinheiro porque aplicado no banco dá juros.
Portanto se é pela racionalidade económica esqueçam comprar casa nos próximos 3 anos pelo menos. Deixo-vos a evolução do preço das casas em Portugal e na Europa até 2013 e tirem as vossas próprias conclusões.
Anexos
Precos casas Europa 1995 - 2013.jpg
Precos casas Europa 1995 - 2013.jpg (41.05 KiB) Visualizado 7905 vezes

por bboniek33 » 13/10/2014 20:54

pvg80713 Escreveu:joao santos e rodrigues,

eu sempre fui adepto da compra. mas agora pensem comigo :

e se em Londres eu puder ganhar o dobro ?

e se eu me divorciar ?

deixo apenas estas duas questoes que até não são as que me afectam... mas há mais.

Londres ?? Xissa.

Casado ?? Pourra !
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por Sr_SNiper » 13/10/2014 20:50

Para um jovem calmo e tranquilo, solteiro e bom rapaz, que é o meu caso, nem tenho dúvidas que compensa arrendar
Embora jovem, já arrendei 3 casas, vou para uma, gosto do sítio, depois passado 2 anos, fico farto e vou para outro lado onde gosto mais, zero despesas além da renda e gás agua luz, solteiro, nem tenho dúvidas
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

por pvg80713 » 13/10/2014 20:41

joao santos e rodrigues,

eu sempre fui adepto da compra. mas agora pensem comigo :

e se em Londres eu puder ganhar o dobro ?

e se eu me divorciar ?

deixo apenas estas duas questoes que até não são as que me afectam... mas há mais.

Registado: 19/4/2005 11:11

por PXYC » 13/10/2014 18:00

penso que a resposta depende de factores pessoais e de contexto geo-económico.
na minha experiência pessoal, em Lisboa, compensou-me comprar habitação própria e permanente. esta minha opinião é baseada no seguinte:

1. as despesas fixas de habitação diminuíram para metade (prestação vs renda);

2. se somar o dinheiro "perdido" com a casa nos últimos 4 anos, no qual contabilizo juros ao banco + condomínio + impostos iniciais de compra, esse valor corresponderia a 250€ mensais no mesmo período de 4 anos. nota para este valor ser muito valorizado pelos impostos inicias de compra, custo que será diluído com o passar do tempo (pe. o valor baixava para 190€ mensais a 8 anos). seja como for, mesmo com o exercício a 4 anos, ninguém consegue alugar uma casa por 250€ em Lisboa.

3. se somar o dinheiro amortizado na casa, por entrada de capital + amortização extraordinária + prestação, o mesmo renderia uns 512€ anuais líquidos em DP 1.5%. se conseguisse uma taxa mais optimista de 2%, 700€. não são valores muito expressivos... além disso, e porque tenho mais capacidade de poupança mensal devido ao ponto #1, consigo recuperar parcialmente este valor para a conta bancária.

4. a casa que comprei é maior e melhor do que aquelas que tinha dinheiro para arrendar. neste ponto, ganha a "compra" novamente (apesar de o meu CH estar indexado a um spread que já não existe para novos compradores).

5. embora tendo-me mantido na cidade de Lisboa, a zona onde comprei é menos "nobre" do que as zonas onde arrendava.. tinha antes arrendado 3 casas diferentes em zonas distintas de Lisboa, e, se estivesse a arrendar esta casa que comprei, já teria mudado outra vez, porque não gosto da zona. ok, aqui a opção "arrendamento" ganha com muita vantagem. :lol:

6. é difícil perceber se consigo recuperar o dinheiro amortizado do ponto 3. estou confiante no potencial de valorização porque vou vendo caras novas no prédio (não sei se arrendatários ou novos compradores), mas só saberei se algum dia tentar vender a casa. este ponto é essencial, mas difícil de prever, por isso when in doubt ganha a opção de ter o dinheiro no banco com garantia do fundo do Banco de Portugal e, como tal, ainda ganha a opção "arrendamento"..

no geral estou muito confiante de que me compensou comprar, e faz-me alguma confusão compreender a recomendação para alugar olhando para a minha experiência pessoal.
agora seria interessante alguém fazer o mesmo exercício na perspectiva de investimento, e não de habitação própria. :)
Editado pela última vez por PXYC em 15/10/2014 11:42, num total de 2 vezes.

Registado: 13/10/2014 16:44

por rodriguesO » 13/10/2014 14:21

Pessoalmente e claro é só mesmo uma opinião, penso que os imoveis se forem comprados em sitios talvez "estrategicos" isto é numa cidade onde exista economia, emprego, o imóvel não tem tendencia a desvalorizar, alias até penso que nos grandes centros não houve uma grande desvalorização.
Agora desvalorização houve nas vilas/terras pequenas em que se construia grandes moradias por 200.000€ quando não havia nada que justifica-se esse preço, escolas, hospital, supermercado, autoestrada, etc...e as pessoas foram caindo na velha historia do construtor que com isso foi enchendo a sua conta bancária, e agora olhamos para muitas dessas casas e com as exigencias energeticas exigidas hoje em dia...ainda conseguem valer menos, alias penso que quando se compra deve-se olha muito a isso (paineis solares, classes energeticas, etc...) por que cada vez mais vai-se dar valor a isso.
Por essa razão penso que investir em imobiliario, se tirar.mos a carga de impostos existentes IMI ou taxa de retenção no aluguer (não digo deixar de existir, mas 28% é um exagero) acaba por ser um bom investimento, claro para quem tem dinheiro ou parte dele.

por Dialmedia » 13/10/2014 14:05

Se a compra de casa for realizada com capitais próprios (i.e., sem financiamento) e se virmos numa óptica estritamente de despesas (custos com ter casa própria vs custos com rendas), penso que é quase sempre vantajoso comprar a casa, pois uma casa própria tem como custos fixos o IMI, condomínio e seguro da habitação que são irrisórios em comparação com suportar 12 rendas por ano numa situação de arrendamento. Nestas condições, as principais variáveis a ter em conta seriam:

1) Se comprar a casa está a converter um activo líquido (cash) num activo muito pouco líquido (imóvel), que na actual situação de mercado pode ser difícil converter em dinheiro rapidamente, pelo menos no mesmo montante. Se existirem outras poupanças confortáveis isto pode não ser um problema, mas para quem está a aplicar todas as poupanças na compra de um imóvel já pode ser pois está literalmente a ficar sem pé de meia.

2) Conforme referi acima, numa óptica de despesas comprar é mais vantajoso, mas se incluirmos a variação do valor do imóvel então a história pode ser outra, nomeadamente se o imóvel desvalorizar significativamente (por circunstâncias de mercado, por motivo de venda forçada ou porque o valor de aquisição foi superior ao real valor do imóvel).

Já se a questão for comprar com recurso a financiamento (normalmente o tema comprar vs arrendar é com base neste pressuposto), então ai sim já entram outras variáveis em jogo, nomeadamente as condições em que é feito o financiamento. Existem imensos simuladores por ai fora para esse assunto.

Na minha opinião, neste momento os spreads para crédito habitação, assumindo loan-to-vale máximo permitido pelo banco, não se encontram muito atractivos e uma vez contratado o CH, o spread fica estável ou na pior das hipóteses sobe, já para não referir que as Euribors andam em mínimos, pelo que comprar com as condições certas tem muito impacto no interesse (ou não) de comprar uma casa em detrimento do arrendamento.

Cumps.

Registado: 26/1/2007 17:07

por traderh » 13/10/2014 13:40

jccgold Escreveu:Esse raciocinio estava todo correcto nao fosse o facto de que voce nao aluga uma casa de 100 mil euros por 400 euros mes, e que nao tem em conta a desvalorizacao da casa + gastos de manutencao da mesma

Então? a casa alugada é mais barata ou mais cara? Se for mais cara ainda mais me ajudas :-)

A manutenção está quase toda metida no valor do condominio, porque depois quando há obras acabamos por pagar uma pequena parte da obra é quase negligenciável, 1000€ numa obra de 10 em 10 anos é peaneersss como diria o Jesus.

Agora o que interessa a desvalorização se a intenção é viveres lá para sempre?

por jccgold » 13/10/2014 13:05

Esse raciocinio estava todo correcto nao fosse o facto de que voce nao aluga uma casa de 100 mil euros por 400 euros mes, e que nao tem em conta a desvalorizacao da casa + gastos de manutencao da mesma

por traderh » 13/10/2014 11:59

Será que compensa mesmo arrendar?

Então vejamos, eu tenho 100.000

Posso comprar uma casinha apronto e fico com uma despesa mensal de digamos 30€ de condomínio + 250/12 de IMI

Ou então posso alugar uma casa que rondaria os 400€ mês. Colocando o dinheiro no banco a render juro a uma taxa de 2% e tendo em conta que o valor da renda aumentaria também os 2% quer dizer que ao fim de 20 anos vou entrar no prejuízo.

Ao passo que com a casinha comprada temos um aumento marginal de condomínio e uma diminuição do IMI por via da vetustez da habitação.

Para mim compensa a compra da casa.

Quando é que não compensa quando a pessoa gosta de saltar de local em local, quando não tem um posto de trabalho fixo e opta por mudar-se sempre para próximo da zona em que trabalha.

Mas esta situação tem alguns inconvenientes nomeadamente para quem tem filhos, como é com a escola e os amigos e se treinar em algum local, passa a vida a alterar as suas rotinas?

por jccgold » 13/10/2014 11:14

Numa prespectiva económica obviamente compensa arrendar. Comprei unicamente porque queria meter a casa à minha maneira, mas já sabia que era um luxo com o qual ia perder dinheiro.
Comprar casa compensa se as casas estiverem a valorizar coisa que nao acontece actualmente em Portugal. Casas em Portugal sao activos em constante desvalorização além de que quem aluga tem a liberdade de mudar-se. A não ser que como eu queiram uma casa à vossa maneira nao vejo qq razão para comprar casa actualmente

por rodriguesO » 13/10/2014 9:52

Muitas vezes somos nós que temos a culpa, ainda agora se viu quando foi a questão de eliminar juntas de freguesias, a polémica que foi..quando se trata de juntas que possivelmente tem 100 ou 200 habitantes, será que se justifica ter uma junta? Claro que não mas é dificl o povo entender isso ou então porque não sabe fazer contas.
E o mesmo digo para as câmaras Municipais, até poderia dar o exemplo da minha (não vou mencionar o nome) mas não se justifica os gastos que uma Câmara dá à População em geral quando se tem 2000 habitantes, não seria mais util ter um pequeno escritório para atendimento ao publico e juntar 2 ou 3 cãmaras (ter uma só uma cãmara Municipal?) claro que se poupava muito dinheiro e os assuntos eram resolvidos da mesma maneira que é hoje em dia...com lentidão :mrgreen: mas em Portugal é bonito ter um poder local por Vila, que é para dar a ideia de grandeza, mas no fundo de grandeza não se tem nada, tem-se é despezas!
Claro que depois tem que se pagar IMI...

por pvg80713 » 13/10/2014 9:42

rodriguesO Escreveu:Bom dia.
E a primeira vez que participo e vou aproveir este titulo.
Este ano e tentando aproveitar um pouco a baixa de preço do imobiliario, e algum dinheiro a prazo e como desloco-me algumas vezes para passar o fim de semana em Pt, optei por comprar apartamento, mais concretamente em Coimbra, e considero o País uma desilusão e comeco a perceber porque é que não existe e as pessoas não se interessam e investir o €. Neste processo todo ao nivel de Banco, uma desilusão, comecando pela parte dos juros em que estou a pagar 3,5% numa taxa fixa em 10 anos, apesar de saber que fixa é sempre mais caro, mas tentei mesmo aproveitar a parceria construtora/banco porque se não tinha uma proposta de 7,5%, de rir, ou se calhar de chorar :-k , e estamos a falar num emprestimo de +/-60000€, já para não falar de que tive que esperar uns 4 meses para ter o "projeto aprovado" posso dizer que o Banco é a CGD.
Depois começa a parte melhor que são os imposto, tem logica andar uma vida inteira a pagar IMI? estando a falar de possivelmente 600€ anuais, eu pedi isenção mas possivelmente nem vou ter porque la pensaram que ganho uma fortuna e pago 200€ ou 300€ de renda no exterior quando pago 900€, mas quando se trata de "CFN" as finanças esquecem de tudo, mas vamos ver...
Depois é a parte do investimento, comprei para habitar de ao fim de semana e nas férias, mas se um dia para o outro optar por arrendar, será que compensa? Não! claro que não! se alugar por 400€ faço logo uma retenção de 28%, para isso vale mais estar vazio, nem o emprestimo dá para pagar, sem falar depois dos impostos, que ainda diminui + o lucro!
Por essa razão acho que investir em pt na compra e olhando um pouco para o valor das rendas, não vale a pena a compra.
Ou então faço como a maior parte em Coimbra alugo quartos a 200€ cada sem contrato, que é o que se passa pela "cidade inteira" e ninguem vê ou então não quer ver, o que acho escandaloso, mas enquanto os vizinhos que se calhar até tem que pagar impostos por tudo e por nada compactuar com esse tipo de situações e não acusar quem tem que ser acusado, é sinal que é correcto! (de certeza que não é o pobre ou o da classe média que aluga)
Apesar de não gostar muito de comparar Países, mas onde estou o imobiliário (apesar de ser muito caro) existe investimento porque os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e depois a nivel de impostos, bem...quem tem dinheiro investe porque tem lucro no investimento. Se calhar é por essas e por outras razões que Portugal nunca irá sair da "cepa torta", e cada vez pior e quem tiver € que se deixe estar quieto, se não que invista noutros Paises, que hoje em dia isso tb já é possivel e tem uma rentabilidade maior.
Mas agora já é um pouco tarde, resta-me pagar o investimento rápido e vender de seguida. Não estou para andar 30 ou 40 anos a pagar IMI, para as Câmaras andarem a gastar dinheiro em almoços / escursões, ou então para contratarem familiares :shame: .

concordo contigo.
para teres uma pequena ideia, fiz os investimentos da minha vida em imobiliário... e agora não ganho para pagar IMI's...
as Camaras são um sorvedouro, como é a Justiça que não funciona, a Saúde que não funciona bem, as Forças armadas que devem ter mais Generais que soldados.......

o PSD/CDS pôs as contas do País na ordem, mas não à conta da despesa mas sim cobrando mais aos contribuintes...

mas agora vem aí o PS/Costa que vai mudar tudo........ aumentar a despesa, reduzir as contribuições........lixar novamente as contas.

a Economia está a desaparecer, a Banca está miserável.... o resto vendido........

é de facto triste.

Registado: 19/4/2005 11:11

por rodriguesO » 13/10/2014 8:47

Bom dia.
E a primeira vez que participo e vou aproveir este titulo.
Este ano e tentando aproveitar um pouco a baixa de preço do imobiliario, e algum dinheiro a prazo e como desloco-me algumas vezes para passar o fim de semana em Pt, optei por comprar apartamento, mais concretamente em Coimbra, e considero o País uma desilusão e comeco a perceber porque é que não existe e as pessoas não se interessam e investir o €. Neste processo todo ao nivel de Banco, uma desilusão, comecando pela parte dos juros em que estou a pagar 3,5% numa taxa fixa em 10 anos, apesar de saber que fixa é sempre mais caro, mas tentei mesmo aproveitar a parceria construtora/banco porque se não tinha uma proposta de 7,5%, de rir, ou se calhar de chorar :-k , e estamos a falar num emprestimo de +/-60000€, já para não falar de que tive que esperar uns 4 meses para ter o "projeto aprovado" posso dizer que o Banco é a CGD.
Depois começa a parte melhor que são os imposto, tem logica andar uma vida inteira a pagar IMI? estando a falar de possivelmente 600€ anuais, eu pedi isenção mas possivelmente nem vou ter porque la pensaram que ganho uma fortuna e pago 200€ ou 300€ de renda no exterior quando pago 900€, mas quando se trata de "CFN" as finanças esquecem de tudo, mas vamos ver...
Depois é a parte do investimento, comprei para habitar de ao fim de semana e nas férias, mas se um dia para o outro optar por arrendar, será que compensa? Não! claro que não! se alugar por 400€ faço logo uma retenção de 28%, para isso vale mais estar vazio, nem o emprestimo dá para pagar, sem falar depois dos impostos, que ainda diminui + o lucro!
Por essa razão acho que investir em pt na compra e olhando um pouco para o valor das rendas, não vale a pena a compra.
Ou então faço como a maior parte em Coimbra alugo quartos a 200€ cada sem contrato, que é o que se passa pela "cidade inteira" e ninguem vê ou então não quer ver, o que acho escandaloso, mas enquanto os vizinhos que se calhar até tem que pagar impostos por tudo e por nada compactuar com esse tipo de situações e não acusar quem tem que ser acusado, é sinal que é correcto! (de certeza que não é o pobre ou o da classe média que aluga)
Apesar de não gostar muito de comparar Países, mas onde estou o imobiliário (apesar de ser muito caro) existe investimento porque os bancos oferecem taxas de juros mais baixas e depois a nivel de impostos, bem...quem tem dinheiro investe porque tem lucro no investimento. Se calhar é por essas e por outras razões que Portugal nunca irá sair da "cepa torta", e cada vez pior e quem tiver € que se deixe estar quieto, se não que invista noutros Paises, que hoje em dia isso tb já é possivel e tem uma rentabilidade maior.
Mas agora já é um pouco tarde, resta-me pagar o investimento rápido e vender de seguida. Não estou para andar 30 ou 40 anos a pagar IMI, para as Câmaras andarem a gastar dinheiro em almoços / escursões, ou então para contratarem familiares :shame: .

por Jconnor » 12/10/2014 16:16

Em média ao fim de 30 anos, gasta menos dinheiro com o arrendamento do que com a aquisição, no entanto chega ao fim sem património imobiliário.
Comprar ou arrendar é uma opção a considerar a todos os níveis.
http://empregodinheiro.com/2012/11/arrendar-casa.html

Registado: 11/10/2014 23:56

por goodmoney » 15/9/2014 21:37

LionH Escreveu:
Heisenberg Escreveu:Ressuscito este tópico para pedir uma opinião.
Há alguma forma de prever a evolução dos spreads para novos créditos à habitação, no prazo de um ano? De há um ano para cá baixaram muito (os mínimos estão abaixo de 2,5%), sei que não há garantias de nada para o futuro, mas talvez alguém saiba de alguns indicadores que ajudem a prever de alguma forma.

em 2008 por exemplo os máximos deviam andar pelos 2,5% , agora são quase os mínimos. Isso é caríssimo tendo em conta que a taxa de referencia do BCE e quase 0

Altura houve em que os bancos ofereciam créditos, agora querem ganhar tudo de uma vez...

Registado: 9/11/2012 16:27

por pcm1979 » 15/9/2014 16:44

A melhor opção é ir morar para uma escola primária recém-fechada por uma renda irrisória! Os ciganos têm feito isso e ainda não se arrependeram.

Registado: 26/7/2014 12:37

por Heisenberg » 15/9/2014 16:35

dozens Escreveu:E isso deve ser só o SPREAD. Imagino a TAEG. Ainda há quem se meta em casas de 100k/150k pagas a 40 ou 50 anos com TAEG de 5% ou mais... Será que não percebem que vão pagar o preço de 2 casas para no fim possuir apenas 1?

Eu perguntei só informações sobre previsão da evolução do spread, não sobre TAEG, prazos de empréstimos ou outras componentes.

Mas já agora respondo isto: não se pode analisar exclusivamente a TAEG sem a comparar com a taxa a que corresponde a valor pago pelo arrendamento do mesmo imóvel. Entre muitas outras variáveis, naturalmente.

Registado: 2/9/2011 12:01

por Heisenberg » 15/9/2014 16:27

A taxa de referência do BCE não tem nada a ver com o spread, mas sim com a euribor. Não se pode comparar 2014 com 2008, o tempo não volta atrás. Além de que a euribor em 2008 era acima de 4%, portanto os empréstimos nessa altura eram bem mais caros do que hoje, já que a soma do spread com a euribor era bem mais alta.

Registado: 2/9/2011 12:01

por dozens » 15/9/2014 16:18

E isso deve ser só o SPREAD. Imagino a TAEG. Ainda há quem se meta em casas de 100k/150k pagas a 40 ou 50 anos com TAEG de 5% ou mais... Será que não percebem que vão pagar o preço de 2 casas para no fim possuir apenas 1?
viewtopic.php?f=3&t=82630&start=3750

Quem irá perder o medo, e aceitar o desafio do Mouro?

Dos fracos não reza a história.

Registado: 9/9/2014 12:26

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Jonas74, OCTAMA, paul_invest, PMP69, rg7803 e 157 visitantes