Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Proibição de short-selling: fundamentos e (des)vantagens

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Proibição de short-selling: fundamentos e (des)vantagens

por ricardmag » 2/11/2014 22:34

Visto que se tem falado bastante em posições curtas, nomedamente na PT e no BCP,
decidi puxar para cima este desafio do forista mmrmm que tem andado desaparecido, espero que bem :wink:
Se alguém quiser deixar os seus argumentos esteja à vontade como sempre :lol:

Cumprimentos

CMVM - INTERESSES A DESCOBERTO RELEVANTES - PSI Geral

:arrow: PT
PT-short.PNG
PT-short.PNG (46.57 KiB) Visualizado 3362 vezes

:arrow: BCP
BCP-short.PNG
BCP-short.PNG (41.5 KiB) Visualizado 3362 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's

Registado: 3/4/2014 15:17

por _Bullish_ » 8/8/2014 11:37

Na minha modesta opinião a proibição temporária dos shorts é uma tentativa inocente de dar estabilidade aos mercados, mas não funciona.
Primeiro é temporário.
Primeiro quem tem os shorts abertos, continuam abertos. quem não tem, espera um ou dois dias e pode voltar à carga.
Segundo, se houvesse estabilidade e solidez das empresas a cotação subia naturalmente e quem tinha shorts perdia dinheiro e tinha de fechar posição.
Terceiro, proibir shorts é publicidade barata, para quem realmente estiver interessado em shortar saber exactamente qual o alvo com mais probabilidades de cair 8-)
Querem proibir, proíbam de vez e não temporariamente. Mas aí a questão é se faz sentido limitar o mercado desta maneira

Registado: 21/7/2014 21:24

por mmrmm » 8/8/2014 10:52

ricardmag Escreveu:mmrmm, concordo contigo mas não vamos generalizar o que eu estou a dizer, tudo que estou a escrever neste tópico refere-se apenas a situações anormais, proibições temporárias e não em qualquer situação. No geral concordo com as vendas a descoberto.

Cumprimentos

Correcto. Mas nas situações anormais penso que seria melhor suspender a negociação do que proibir o SS.
cmps,

Registado: 27/2/2014 20:36

por ricardmag » 8/8/2014 10:31

mmrmm, concordo contigo mas não vamos generalizar o que eu estou a dizer, tudo que estou a escrever neste tópico refere-se apenas a situações anormais, proibições temporárias e não em qualquer situação. No geral concordo com as vendas a descoberto.

Cumprimentos

por mmrmm » 8/8/2014 9:34

ricardmag Escreveu:mmrmm, acho que não, pois quem quer sair deverá poder fazê-lo sem problemas, sempre sujeito ás condições do mercado. Agora saídas virtuais (vendas a descoberto), já acho que não.

Cumprimentos

Imagina que quando os CTT chegaram à pouco aos 8,10 analisavas a situação e concluías que iriam ter uma correcção forte, até, por suposição, aos 6,33, embora considerasses que no médio-prazo a cotada iria reagir a esse ponto e voltar a subir. Em consequências fechavas a tua posição. Com o evoluir da situação o teu plano concretizava-se e quando chegasse ao teu target-price voltavas a comprar a posição anterior. Questão: a saída não foi também aqui virtual, uma vez que apenas saíste para gerar um lucro com a queda da acção, ficando com a diferença entre os 8,10 e os 6,33. Ao abrir uma posição curta nos 8,10 estarias a fazer o mesmo mas com acções de outro(s).

cmps,

por ricardmag » 8/8/2014 8:52

mmrmm, acho que não, pois quem quer sair deverá poder fazê-lo sem problemas, sempre sujeito ás condições do mercado. Agora saídas virtuais (vendas a descoberto), já acho que não.

Cumprimentos

por mmrmm » 8/8/2014 2:01

ricardmag Escreveu:
mmrmm Escreveu:No entanto as posições curtas apenas contribuem para as quedas caso essa seja já a tendência do mercado. Quando muito ajudaram a acentuar um sentimento do mercado e acelerarão o mesmo.

mmrmm, é isso que eu quero dizer. Atenção que eu apenas me referindo a estas alturas "anormais" na bolsa. Fora deste contexto acho bastante saudável as vendas a descoberto.

Cumprimentos

Excelente, bem ou mal chegamos a um acordo... LOL... escrevo bem ou mal pois não estou seguro do que escrevi no anterior ponto.
No entanto deixo-te uma questão: não seria antes preferível suspender a cotada em caso de situações "anormais", do que deixa-la correr impedindo a utilização do SS, com todos os efeitos perniciosos que daqui podem advir?

cmps,

por ricardmag » 8/8/2014 1:49

mmrmm Escreveu:No entanto as posições curtas apenas contribuem para as quedas caso essa seja já a tendência do mercado. Quando muito ajudaram a acentuar um sentimento do mercado e acelerarão o mesmo.

mmrmm, é isso que eu quero dizer. Atenção que eu apenas me referindo a estas alturas "anormais" na bolsa. Fora deste contexto acho bastante saudável as vendas a descoberto.

Cumprimentos

por ricardmag » 8/8/2014 1:40

Claro que não, até aconselho mais os estudo que a minha percepção 8-)
Mais que à minha percepção, dou mais valor ao senso comum, em determinados assuntos gosto de seguir a tendência :lol:
Volto a repetir que para ser assim é porque alguém também se baseou em estudos. Os mercados muitas vezes não são métricos e como tal a componente psicologia por vezes assume o controlo dos mercados, e nesses casos não à métrica, AT ,ou AF o salve.

VirtuaGod Escreveu:Achas que o receio e pânico é uma coisa anormal no mercado accionista? :shock: Tenho más notícias para ti :cry: Caramba, 2008 e 2011 não foram assim há tanto tempo :!:

Normal ou anormal depende do espaço temporal que estamos a considerar. Eu estou a considerar espaços curtos de tempo. Não é todas as semanas, meses ou anos que acontecem estas coisas, este tipo de pânico.

Cumprimentos

por mmrmm » 8/8/2014 1:27

ricardmag Escreveu:mmrmm, o que eu quero dizer é que nestas situações de pânico com grandes volumes de vendas,
as vendas a descoberto introduzem uma pressão extra no preço. Em relação à concorrência desleal,
digo isso porque as pessoas que vendem a descoberto não são acionistas e portanto devem ter uma prioridade mais baixa no acesso
a preços melhores. Mas isto sou eu que penso assim, não quer dizer que seja o mais correto.

Cumprimentos

Certo. Faz sentido o que dizes e sinto-me um pouco o advogado do Diabo pois concordando em parte tento apenas ver o outro lado da questão. Espero não escrever asneiras no que vou dizer a seguir. Quando abro um posição curta peço emprestadas acções a um accionista para as vender, ou seja, fecho a posição de outro que o deixa de ser, mas sempre na certeza que essa posição irá novamente abrir com o exacto número de acções anteriormente detidas. Existe aqui apenas uma inversão relativamente à posição longa, exerço pressão vendedora para no final exercer a compradora. No entanto as posições curtas apenas contribuem para as quedas caso essa seja já a tendência do mercado. Quando muito ajudaram a acentuar um sentimento do mercado e acelerarão o mesmo. Só por si serão elas capazes de criar uma tendência? Sinceramente não me parece. Da pouca experiência que tenho lembro-me do último rally ascendente da PT entre o dia 4 e 11 de Junho em que creio estivemos envolvidos (pelo menos eu estive), em 7 dias subiu pouco mais de 16%. Alguém postou no respectivo tópico que uma possível razão da subida, sobretudo na vela do dia 6 de Junho, se poderia dever ao fecho de posições curtas, ou seja, à abertura de novas posições, devido aos stop-loss. Aqui temos o sentimento contrário, ou seja, tendo a tendência do mercado virado para cima, as posições curtas ajudaram a exacerbar esse mesmo sentimento. Não sei se o que argumento está correcto pelo que agradeço, caso não esteja, que me corrijam.

cmps,

por VirtuaGod » 8/8/2014 1:20

ricardmag Escreveu:VirtuaGod, sim a minha opinião é baseada na minha percepção, que admito que o mais certo é estar errada, e no senso comum. Sei que existem muitas regras que estão erradas mas se são estas que temos é porque alguém também estudou e chegou à conclusão que é melhor. O que não implica que esteja correcto.

Concordemos em discordar :mrgreen: Acho que não levas a mal se concordar mais com diversos estudos econométricos do que com a tua percepção pois não? Ainda hoje o meu cérebro (quando estou a passear) não entende como o mundo é redondo, mas olha... dizem que sim :wink: Da mesma forma aceito que te guies pela tua percepção.

ricardmag Escreveu:Eu estava a pensar no receio e medo que a situação do BES está a provocar.

Achas que o receio e pânico é uma coisa anormal no mercado accionista? :shock: Tenho más notícias para ti :cry: Caramba, 2008 e 2011 não foram assim há tanto tempo :!:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por ricardmag » 8/8/2014 1:09

mmrmm, o que eu quero dizer é que nestas situações de pânico com grandes volumes de vendas,
as vendas a descoberto introduzem uma pressão extra no preço. Em relação à concorrência desleal,
digo isso porque as pessoas que vendem a descoberto não são acionistas e portanto devem ter uma prioridade mais baixa no acesso
a preços melhores. Mas isto sou eu que penso assim, não quer dizer que seja o mais correto.

Cumprimentos

por ricardmag » 8/8/2014 0:56

VirtuaGod, sim a minha opinião é baseada na minha percepção, que admito que o mais certo é estar errada, e no senso comum. Sei que existem muitas regras que estão erradas mas se são estas que temos é porque alguém também estudou e chegou à conclusão que é melhor. O que não implica que esteja correcto.

VirtuaGod Escreveu:Estamos a falar da situação do BES ou o receio que isso gerou? Pessoalmente estou a falar do receio que é o que faz com que as pessoas "estão a correr para vender tudo que seja acções, obrigações e afins da banca.". Independentemente da situação que se tenha passado no BES o que eu vejo é medo, mais nada. Isso vejo regularmente nos mercados financeiros e não acho isso nada estranho.

Eu estava a pensar no receio e medo que a situação do BES está a provocar.

Obrigado pelo link, cumprimentos.

por mmrmm » 8/8/2014 0:53

ricardmag Escreveu:
mmrmm Escreveu:Nunca percebi o que é que os mercados ganham com este instrumento em si, ou a economia em geral, mas existindo também não percebo o que se ganha em suspender por curtos períodos de tempo. Parece que podemos cair numa situação em que se vira o feitiço contra o feiticeiro.

O que se ganha, no meu ponto de vista, é um preço mais justo para quem está a vender. As vendas a descoberto competem directamente com um verdadeiro accionista, logo cria uma certa injustiça e concorrência desleal.

Cumprimentos

Desculpa, mas não percebo como é que o SS é justo para o vendedor e injusto pela concorrência desleal. Percebi mal seguramente.
cmps,

por Artista Romeno » 8/8/2014 0:50

VirtuaGod Escreveu:
ricardmag Escreveu:VirtuaGod, não percebi o que não percebeste na anormalidade que foi a solução adoptada para o BES.

Estamos a falar da situação do BES ou o receio que isso gerou? Pessoalmente estou a falar do receio que é o que faz com que as pessoas "estão a correr para vender tudo que seja acções, obrigações e afins da banca.". Independentemente da situação que se tenha passado no BES o que eu vejo é medo, mais nada. Isso vejo regularmente nos mercados financeiros e não acho isso nada estranho.

Sobre se a solução adoptada é "estranha" chamo a atenção para o que se passou no bankia.

Ha muita incompreensao da contabilidade dos bancos, assim foi evidente que no pos chipre o risco pos acionistas era clarinho..depois dos resultados do h1 2014 do bes
E sim o bankia pelo modo como aquele ipo... com a conivencia da deloitte foi feito, pode se dizer que foi quase pior que o folhetim bes...
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento

Registado: 4/4/2014 18:06

por VirtuaGod » 8/8/2014 0:36

ricardmag Escreveu:VirtuaGod, não percebi o que não percebeste na anormalidade que foi a solução adoptada para o BES.

Estamos a falar da situação do BES ou o receio que isso gerou? Pessoalmente estou a falar do receio que é o que faz com que as pessoas "estão a correr para vender tudo que seja acções, obrigações e afins da banca.". Independentemente da situação que se tenha passado no BES o que eu vejo é medo, mais nada. Isso vejo regularmente nos mercados financeiros e não acho isso nada estranho.

Sobre se a solução adoptada é "estranha" chamo a atenção para o que se passou no bankia.
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

por VirtuaGod » 8/8/2014 0:31

ricardmag Escreveu:Já agora, o quê que é um preço eficiente?

É um determinado preço que corresponde ao preço justo da cotada?
Eficiência é a força compradora conseguir fazer frente à força vendedora e vice-versa?

Obrigado, cumprimentos.

http://www.investopedia.com/terms/p/pri ... ciency.asp

por VirtuaGod » 8/8/2014 0:28

VirtuaGod Escreveu:Poderei estar a perceber mal. O que compreendi é que achas que o SS influência negativamente a eficiência do mercado e directamente o preço da cotada fica mais distorcido? E banindo o SS o preço é mais justo e eficiente?

O que acho é que, nestas situações anormais, as vendas a descoberto influenciam negativamente e distorcem o preço da cotada.
Banindo as vendas a descoberto, nestas situações anormais, acho que torna o preço mais justo, porque as vendas a descoberto amplificam virtualmente a pressão vendedora. Como já disse em cima, sei que estamos na selva, mas um pouco de ética só faz bem. Isto é a minha maneira de ver, não quer dizer que seja a correcta.

Nem com estudos sobre banir o SS (só se faz isso em situações "anormais") deixas de ter essa opinião pois não? Aassumo que aches 2008 tempo de crise ou uma situação "anormal". Tens algo que comprove o que dizes? Pk tens essa opinião? Feeling/senso comum?

P.S. Nem vou discutir se SS é ético ou não. Isso era outra discussão mas essa infelizmente é de opiniões, ao contrário da questão discutida acima e honestamente até percebo a opção de ser contra SS (éticamente) em tempos de crise mesmo quando está provado que isso beneficia os mercados e a cotada!!

por ricardmag » 8/8/2014 0:27

Já agora, o quê que é um preço eficiente?

É um determinado preço que corresponde ao preço justo da cotada?
Eficiência é a força compradora conseguir fazer frente à força vendedora e vice-versa?

Obrigado, cumprimentos.

por ricardmag » 8/8/2014 0:16

VirtuaGod, não percebi o que não percebeste na anormalidade que foi a solução adoptada para o BES.

VirtuaGod Escreveu:Poderei estar a perceber mal. O que compreendi é que achas que o SS influência negativamente a eficiência do mercado e directamente o preço da cotada fica mais distorcido? E banindo o SS o preço é mais justo e eficiente?

O que acho é que, nestas situações anormais, as vendas a descoberto influenciam negativamente e distorcem o preço da cotada.
Banindo as vendas a descoberto, nestas situações anormais, acho que torna o preço mais justo, porque as vendas a descoberto amplificam virtualmente a pressão vendedora. Como já disse em cima, sei que estamos na selva, mas um pouco de ética só faz bem. Isto é a minha maneira de ver, não quer dizer que seja a correcta.

Cumprimentos

por VirtuaGod » 7/8/2014 23:52

ricardmag Escreveu:O que se ganha, no meu ponto de vista, é um preço mais justo para quem está a vender. As vendas a descoberto competem directamente com um verdadeiro accionista, logo cria uma certa injustiça e concorrência desleal.

Poderei estar a perceber mal. O que compreendi é que achas que o SS influência negativamente a eficiência do mercado e directamente o preço da cotada fica mais distorcido? E banindo o SS o preço é mais justo e eficiente?

por VirtuaGod » 7/8/2014 23:47

ricardmag Escreveu:
VirtuaGod Escreveu:
ricardmag Escreveu: no caso do BCP, se trata de uma situação anormal.

Porquê dizes isso??

VirtuaGod, deves estar a chegar de férias, não :?: :lol:
As pessoas estão com medo devido ao que se passou no BES e estão a correr para vender tudo que seja acções, obrigações e afins da banca.

Ainda não percebi é o que é anormal nisso :?: O medo ou a irracionalidade?
Editado pela última vez por VirtuaGod em 7/8/2014 23:57, num total de 1 vez.

por ricardmag » 7/8/2014 23:43

mmrmm Escreveu:Mas quando o regulador proíbe este instrumento financeiro não está a dar um sinal de fraqueza da cotada?

A única fraqueza que vejo nestas situações é falta de compradores que não conseguem absorver tais volumes de venda, não penso que seja uma fraqueza do banco mas sim dos compradores.

mmrmm Escreveu:Não pode o investidor neste cenário vender por medo que no dia seguinte, com a levantamento da proibição, a cotada vá cair ainda mais?

Sim acho possível, mas as pessoas têm de ter uma noção do valor real da cotada e não se deixar influenciar em demasia pelo gráfico.

mmrmm Escreveu:Nunca percebi o que é que os mercados ganham com este instrumento em si, ou a economia em geral, mas existindo também não percebo o que se ganha em suspender por curtos períodos de tempo. Parece que podemos cair numa situação em que se vira o feitiço contra o feiticeiro.

O que se ganha, no meu ponto de vista, é um preço mais justo para quem está a vender. As vendas a descoberto competem directamente com um verdadeiro accionista, logo cria uma certa injustiça e concorrência desleal.

Cumprimentos

por ricardmag » 7/8/2014 23:24

VirtuaGod Escreveu:
ricardmag Escreveu: no caso do BCP, se trata de uma situação anormal.

Porquê dizes isso??

VirtuaGod, deves estar a chegar de férias, não :?: :lol:
As pessoas estão com medo devido ao que se passou no BES e estão a correr para vender tudo que seja acções, obrigações e afins da banca.

Cumprimentos

por somja » 7/8/2014 23:18

A desvantagem é chegar 0

Registado: 5/8/2014 2:52

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], peterteam2, Phil2014, PMP69 e 176 visitantes