Sonae SGPS - Tópico Geral
Re: Sonae SGPS - Tópico Geral
Rocha,
Julgo que o digníssimo rsacramento se estará a referir ao modo "sms" como tendes a abreviar, por exemplo os "que" substituindo-os por "k", o que acaba por dificultar a legibilidade de alguns posts.
Cumps
Julgo que o digníssimo rsacramento se estará a referir ao modo "sms" como tendes a abreviar, por exemplo os "que" substituindo-os por "k", o que acaba por dificultar a legibilidade de alguns posts.
Cumps
PairOfJacks
rsacramento Escreveu:Rocha28 Escreveu:na minha opiniao a accao continua de boa saude, é necessario manter a zona de suporte nos 1.28 debaixo de olho no toque no suporte fez um ressalto com volume crescente o k e muito bom e destas ultimas descidas tem vindo gradualmete a diminuir o k e igualmente bom. zona de suporte mais forte nos 1.152 k considero um minimo relativo e k é a minha zona de stop, a LTA admito ser martelada mas considero a valida. agradeco desde ja opinioes e criticas fundamentadas
como podes conferir vendo o gráfico que deixei na página anterior, para mim o suporte mais relevante passa pelos fechos(1.11), e não pelo fundo relativo; o outro, tenho-o nos 1.269 euros
já agora, peço-te que evites escrever dessa maneira tão apressada
quanto ao suporte mais forte tens razao, suponho k estara melhor colocado na zona k mensionaste ja k foi a antiga resistencia.
ja o suporte de curto prazo coloquei por considerar um minimo relativo e pk a accao teve uma excelente reacao a tocar nele, mas independentemente disso as resistencias e suportes custumam ser zonas e nao um valor estatico dai podermos estar os dois corretos
quanto a minha escrita, percebo o k queres dizer e bem, no entando nao sei bem como a melhorar, talvez tentando participar mais...
cumprs e bons negocios
- Registado: 5/11/2013 21:43
Rocha28 Escreveu:na minha opiniao a accao continua de boa saude, é necessario manter a zona de suporte nos 1.28 debaixo de olho no toque no suporte fez um ressalto com volume crescente o k e muito bom e destas ultimas descidas tem vindo gradualmete a diminuir o k e igualmente bom. zona de suporte mais forte nos 1.152 k considero um minimo relativo e k é a minha zona de stop, a LTA admito ser martelada mas considero a valida. agradeco desde ja opinioes e criticas fundamentadas
como podes conferir vendo o gráfico que deixei na página anterior, para mim o suporte mais relevante passa pelos fechos(1.11), e não pelo fundo relativo; o outro, tenho-o nos 1.269 euros
já agora, peço-te que evites escrever dessa maneira tão apressada
na minha opiniao a accao continua de boa saude, é necessario manter a zona de suporte nos 1.28 debaixo de olho no toque no suporte fez um ressalto com volume crescente o k e muito bom e destas ultimas descidas tem vindo gradualmete a diminuir o k e igualmente bom. zona de suporte mais forte nos 1.152 k considero um minimo relativo e k é a minha zona de stop, a LTA admito ser martelada mas considero a valida. agradeco desde ja opinioes e criticas fundamentadas
- Registado: 5/11/2013 21:43
Ok. Vou ver se o encontro.
é esse mesmo
rsacramento, sera este livro?

E colocar stops...também não é uma tarefa só racional......tudo é semovente.. e naturalmente, falível......senão sairíamos sempre a ganhar e/ou as perdas seriam mínimas.... mas a colocação de stops numa situação de queda abrupta as vezes não funciona ou funciona com perdas enormes.....outro sim, quando a volatilidade é notória......é um assunto de quase presunção....e por isso incerto...
O melhor será o estabelecimento de stops mentais, disciplinadamente accionados ....
cumps
O melhor será o estabelecimento de stops mentais, disciplinadamente accionados ....
cumps
- Registado: 3/12/2007 20:31
Ainda não há nenhum comunicado oficial sobre o valor do dividendo ?
- Registado: 30/6/2008 20:42
Diacono Escreveu:Duvido que ha-ja aqui muita gente que siga o seu plano escrupolosamente. Nem sempre a razao vence a emoção...
Mas deveria, pelo menos na colocação de stop.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.
Esperar e acreditar sao palavras que fazem todo o cabimento neste meio. Sem elas não fazias nenhum trade.
Por mais analises que faças, por mais planos que desenhes, so avanças sem acreditares neles.
O meu comentario foi curto, mas não quer dizer que tenha sido o resultado de um devaneio. Nao sou expert em at, mas ja vou tendo umas noções que me permitem nao mandar bitaites.
Duvido que ha-ja aqui muita gente que siga o seu plano escrupolosamente. Nem sempre a razao vence a emoção...
Cumprimentos
Por mais analises que faças, por mais planos que desenhes, so avanças sem acreditares neles.
O meu comentario foi curto, mas não quer dizer que tenha sido o resultado de um devaneio. Nao sou expert em at, mas ja vou tendo umas noções que me permitem nao mandar bitaites.
Duvido que ha-ja aqui muita gente que siga o seu plano escrupolosamente. Nem sempre a razao vence a emoção...
Cumprimentos
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Diacono Escreveu:estar dentro não me ajuda na análise. A visão fica deturpada e faz-me ver aquilo que quero e não o que lá possa estar
mais uma vez, e contra a opinião de alguns ilustres, recomendo vivamente a leitura do livro do M Douglas, Trading in the zone (já existe a versão portuguesa, mas não sei qual é o título)
Diacono Escreveu:Acredito que na segunda feira abra em alta.
Só vejo um pequeno suporte nos 1,27 e espero que não chegue lá.
acredito, espero, são tudo desejos que em bolsa não deveriam ter cabimento, desculpa lá a minha opinião
quando se parte para um qualquer negócio em bolsa, há que ter presentes aquilo que o Elder carimbou como os 3Ms:
mind, ou seja, disciplina (ler o livro do Douglas)
method, ou seja ter um plano cabal de negociação (já volto aqui mais à frente)
money management, sem o qual arrisca-te a rapidamente falires
quanto ao método, vou repetir aquilo que já foi dito aqui no fórum vezes sem conta:
antes de comprar, é necessário ter um plano detalhado que te diga (para além de quanto da tua carteira estás disposto a por em risco, ou seja ter presente o money management) a quanto entras, quando entras, com quanto; depois as saídas: sais, se a perder quando? e se a ganhar, quando?
pensas reforçar, se a ganhar? quando? com quanto?
pensas vender parte, se a perder um tanto? quanto?
tudo isto porquê? justamente pela perda de objectividade decorrente de estarmos envolvidos num negócio - de fora é sempre mais fácil; assim, antes de entrarmos, pensamos em todas as possibilidades, planeamos toas as respostas às possíveis situações, e a coisa torna-se muito, mas muito mais fácil; resta por fim ter a disciplina de levar a cabo o previamente planeado, sem hesitações!
deixo um gráfico:
Podem explicar o que aconteceu por volta do almoço que desatou a subir após a manhã toda a marinar na casa dos 1,32.
Estive em venda a 1,326 e de repente escalou acima dos 1,34 35. Não vi noticias o SP não abriu a escalar, subiu mais que a banca. ??
Continua em valorização e esta dentro dos parametros de AT masi comuns. Estou longo numa parte da carteira e vou tendo alguns upsides. Como se diz "follow the Trend".
Estive em venda a 1,326 e de repente escalou acima dos 1,34 35. Não vi noticias o SP não abriu a escalar, subiu mais que a banca. ??
Continua em valorização e esta dentro dos parametros de AT masi comuns. Estou longo numa parte da carteira e vou tendo alguns upsides. Como se diz "follow the Trend".
- Registado: 29/11/2007 2:37
Parece-me este momento um teste enorme à linha de suporte.
Quen quiser colocar um g.a. tipo os do Ulisses está à vontade.
Quen quiser colocar um g.a. tipo os do Ulisses está à vontade.
The market gives; The market takes.
- Registado: 29/11/2007 2:35
estar dentro não me ajuda na análise. A visão fica deturpada e faz-me ver aquilo que quero e não o que lá possa estar
Esteve perto de tocar na EMA 50 e está a reagir positivamente. Acredito que na segunda feira abra em alta.
Esteve perto de tocar na EMA 50 e está a reagir positivamente. Acredito que na segunda feira abra em alta.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do verdadeiro investidor. - Warren Buffett
Penso que os 1.30 darão luta e depois os 1.28 também e se ambos não aguentarem os 1.25 está tão perto que já não merece a pena sair e depois pode nem parar aí que esse valor vale tanto ou menos que os outros.
Agora já não penso sair, é das poucas posições no PSI20 que não liquidei e nem sequer tenho um stop mental. Talvez os 1,28. Tenho dúvidas, para mim o importante era os 1,34. Como não fui a tempo de sair na quebra desse suporte tenho andando com elas a ver um outro ponto.
Isto para curto prazo, quem está mais longo prazo antes dos 1,15 nem olhava para elas.
Agora já não penso sair, é das poucas posições no PSI20 que não liquidei e nem sequer tenho um stop mental. Talvez os 1,28. Tenho dúvidas, para mim o importante era os 1,34. Como não fui a tempo de sair na quebra desse suporte tenho andando com elas a ver um outro ponto.
Isto para curto prazo, quem está mais longo prazo antes dos 1,15 nem olhava para elas.
- Registado: 4/2/2014 15:24
Ola a todos. Com a quebra dos 1.32 parece poder vir testar os 1.25, depois do dia de ontem pensei que ia aguentar mas o dia de hoje esta a dizer o contrario. O que acham?
- Registado: 13/7/2011 18:19
Boa tarde a todos,
Qual a melhor forma de traçar linhas de tendência? em escala linear ou logarítmica?
Grato pela atenção, abraço,
Qual a melhor forma de traçar linhas de tendência? em escala linear ou logarítmica?
Grato pela atenção, abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
- Registado: 7/2/2014 18:03
joao4702 Escreveu:e-finance Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.
Outro dado curioso: esta nem foi a maior quebra da Sonae até junto desta LTA. As quebras de princípio de Janeiro e de meados de Fevereiro foram bem maiores.
Um abraço,
Raposo Tavares
O meu gráfico está assim...
Cumps
E-finance,
Não é que não possamos traçar linhas com declive elevado, pois depende de estratégia de cada um, mas a tua linha parece-me exagerada.
Para mim é uma correção tecnica com alguma expressão, que se torna pior com reforços graduais e parciais da carteira.
Há que estar atento, mas como toda a gente estava a anunciar a correção é provavel que seja limitada![]()
Ab.
Vamos acompanhando, também não é por 2 ou 3% de diferença nas LTAs que alguém vai ficar pobre ou rico, é só uma variável a ter em conta. Existe sempre subjetividade.
Queria só acrescentar que desde o fim de janeiro os picos de volume nas quedas, são sempre superiores aos picos de volume nas subidas.
Cumps
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
e-finance Escreveu:Raposo Tavares Escreveu:Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.
Outro dado curioso: esta nem foi a maior quebra da Sonae até junto desta LTA. As quebras de princípio de Janeiro e de meados de Fevereiro foram bem maiores.
Um abraço,
Raposo Tavares
Cumps
E-finance,
Não é que não possamos traçar linhas com declive elevado, pois depende de estratégia de cada um, mas a tua linha parece-me exagerada.
Para mim é uma correção tecnica com alguma expressão, que se torna pior com reforços graduais e parciais da carteira.
Há que estar atento, mas como toda a gente estava a anunciar a correção é provavel que seja limitada
Ab.
Pois é caro e-finance. O meu gráfico não é assim, é de linhas.
Não tendo como base uma perna de uma vela dos recuados dias de Julho, a minha LTA tem uma inclinação menos orientada para o setentrião. Por isso a cotação hoje -só hoje!- não furou a linha de tendência com a mesma intensidade que no teu.
Mas sim, é verdade, também no meu gráfico houve penetração.
Vamos ver se a pílula do dia seguinte resolve o problema amanhã.
Um abraço,
Raposo Tavares
Não tendo como base uma perna de uma vela dos recuados dias de Julho, a minha LTA tem uma inclinação menos orientada para o setentrião. Por isso a cotação hoje -só hoje!- não furou a linha de tendência com a mesma intensidade que no teu.
Mas sim, é verdade, também no meu gráfico houve penetração.
Vamos ver se a pílula do dia seguinte resolve o problema amanhã.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Raposo Tavares Escreveu:Num gráfico de linhas com valores de fecho da Sonae Sgps, assente numa escala logarítmica surgem três apoios ancorando um LTA com 9 meses: 3 de Julho, 13 de Dezembro e 30 de Dezembro. A quebra destes dois último dias levou a cotação a um eventual (e desejável) quarto ponto de apoio.
Um abraço,
Raposo Tavares
Cumps
- Anexos
-
- SONAE.png (42.38 KiB) Visualizado 9593 vezes
Don't run a race that doesn't have a finish line.
Turney Duff
Turney Duff
- Registado: 29/11/2007 2:01
Diacono Escreveu:vamos ver se no final do dia de hoje essa LTA ainda a vai manter segura.
Está com pouca força hoje.
Sem dúvida, é mesmo de aguardar para ver se a LT vai segurar a cotação!! A minha preocupação, foi mesmo o volume excessivo ontem e hoje com pouco força num dia em que o psi 20 negoceia em terreno bem positivo!!
O volume é um excelente indicador! Ontem com aquele volume quase que arrisco a dizer, que teremos mais quedas nos próximos dias mas, mantém o aspecto bull no médio prazo, por isso, mesmo umas correcções pode-lhe fazer bem, para futuras subidas! a resistência situa-se nos 1.75..Acredito que não tenha sido atacada ainda, porque muita gente quer fazer mais valias e isso claro está-se a reflectir na queda da cotação!! Assim que essas mais valias forem realizadas e o valor de 1.42 ultrapassado ( máximo anterior), teremos certamente forte subida e quem sabe, até perto da resistência!! è aguardar e quem está longo ( como eu:-) ), penso que ainda não tem muito a temer!! As subidas nas ultimas semanas foram muito boas, logo umas correcções e tomadas de mais valias, é sempre bom para a consolidação da acção e para a formação de novos suportes ( que neste momento está a cerca de 1.32, com a LT).
Abraço e boas apostas!!
- Registado: 12/10/2013 16:23
Outra visão deste papel...
Ainda sem a vela de hoje e falta mais um toque na linha.
Abraços
Ainda sem a vela de hoje e falta mais um toque na linha.
Abraços
- Anexos
-
- SONAE.png (67.41 KiB) Visualizado 10052 vezes
- Registado: 28/7/2009 14:54