Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por HJOR » 9/4/2014 11:38

Oberon__ Escreveu:
AT2014 Escreveu:Amigo HJOR.
Pacifico. Quando um tem a sua estratégia. A minha baseia-se numa coisa simples: Simplicidade e eficácia. Já li todos os livros que tinha de ler e chega a um ponto que o que interessa é mandar bola prá frente. Eu nunca fui muito teórico na minha vida. Leio q,b e depois uso aquilo que não vem nos livros: Bom senso, capacidade de reconhecer erros e disciplina.

E gosto muito de ensinar aos que sabem menos que eu. Dá-me prazer e ajuda-me a repensar constantemente aquilo que faço porque os mais inexperientes fazem-nos perguntas muito básicas e muito simples que nos obrigam a repensar o que andamos a fazer.

O maior defeito dos experientes é que se tornam muito confiantes e se vão esquecendo do básico. É como quando tiramos a carta de condução. Inicialmente andamos cheios de prudencia, fazemos os piscas todos, respeitamos as velocidades, temos em atenção os pneus e a chuva. Depois vamo-nos tornando experientes e borrifamo-nos nisso tudo e se não temos alguém inexperiente (ou medroso) ao nosso lado que nos vai dizendo que vamos muito depressa ou que fizemos uma manobra perigosa, mais cedo ou mais tarde vamos acordar para a realidade quando levarmos uma multa ou tivemos um acidente.

E não tenho nenhum problema em a divulgar porque quanto mais pessoas utilizarem a minha estratégia mais vai funcionar. Se calhar muitos que têm as estratégias guardadas a sete chaves debaixo do colchão nunca se lembraram disto. Mas eu explico: Se eu compro na EMA e houver 1 milhão de pessoas que façam o mesmo a EMA torna-se muito mais forte. E logo resulta muito mais vezes. Já pensou nisso ? Porque acha que as EMAs funcionam ? Porque há milhares/milhões de pessoas que fazem o mesmo que eu. Eu não inventei nada. Apenas descobri, ao fim de anos de prática, que funciona nesses pontos. Como funciona noutros (resistências, pontos fibo, etc). Eu apenas gosto mais destes. É da idade :lol: :lol: Isso não vem nos livros, lhe garanto.

Mas respeito que prefira manter as suas entradas e estratégia confidencial. Eventualmente não fica exposto, como eu, a que todos venham dizer que falhei esta ou aquela entrada e que a minha estratégia não funciona. E garanto-lhe que não funciona a 100% e para isso os stops fazem parte da estratégia. Mas também há alguma estratégia que funcione a 100% ? Claro que não.

E claro que não tem que provar nada a ninguém. Pela qualidade dos seus "rabiscos" não tenho a minima dúvida que percebe de análise técnica. Como não conheço as suas entradas não posso avaliar se esse conhecimento se reflecte em cash ou não mas isto é apenas um forum e não uma competição. Quer o meu amigo facture ou não isso não acrescenta nada à minha conta bancária. O que acrescenta é executar a minha estratégia como o fiz ontem (vendo a árvore como diz) e hoje estar a ter um ganho potencial superior a 3%. Fico feliz se facturar muito mais do que eu e menos feliz se o não fizer pois dou-lhe as ferramentas para pelo menos fazer o mesmo que eu. O resto são batatas com se diz na giria.

E olhe que apesar de eu estar a contrapor os seus argumentos como aqui faço digo-lhe já, com a maior sinceridade, que leio todos com a maior atenção e repenso a minha estratégia sempre que os leio.

Abraço e bons negócios

:clap:
A isto se chama uma atitude saudável e construtiva. Se algum dia estabilizar um método adpatativo de médio/longo prazo que sistematicamente bata os índices terei todo o gosto em partilhar. Mas partilho de todos os seus princípios e valores. Sem dúvida, que se todos os caldeireiros pensassem dessa forma haveria muito mais sumo nos tópicos. Enfim, o fórum é apenas o reflexo da sociedade portuguesa; não é surpreendente.

Penso que a humildade deve ser um pilar da sociedade. Respeito muito as pessoas humildes e faço questão de o deixar bem claro, e ignoro as pessoas arrogantes, não valem o esforço. Por esse traço que conserva, os meus mais sinceros parabéns.

Abraços

:wall:
Por aqui ninguém quer sumo, quer é dinheiro.
Sempre que surge alguém a falar de algo novo, no fórum, e complexo que obrigue a ler e estudar bibliografia é deitado abaixo e ninguém liga.
O exemplo mais recente é o caso do "O Alquimista", no tópico que criou, "Oportunidades especulativas".
Explicar o método das EMA ou SMA ou XMA ou outros similares não custa nada, todos aplaudem e todos ficam contentes. Bom para todos. :clap:
Na minha atividade ensino todos os dias. Aprender, não é fácil, requer esforço, trabalho e dedicação de ambas as partes, de quem ensina e de quem quer aprender, porque é importante que quem aprende queira aprender.

Não gosto de "dar o peixe" e sou defensor de "ensinar a pescar" mas primeiro têm de comprar o barco e as redes... e isso ninguém quer.
Por isso fico-me pelos "rabiscos".
Assim, quem já tiver o barco e as redes pode escolher onde e como pescar.

Para terminar, Oberon__, pode a minha memória recente me atraiçoar mas de ti nem sumo nem água.

Terminei.
Editado pela última vez por HJOR em 9/4/2014 11:57, num total de 1 vez.
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por whiteshark » 9/4/2014 11:24

MAV8 Escreveu:Para já parece ter-se aguentado, vamos ver como se comporta amanhã...

Também ando de olho nessa linha de tendência.
Parece-me válida se bem que, com a inclinação que tem, não sei se irá aguentar muito

Registado: 4/2/2014 12:33

por Investbem » 9/4/2014 11:12

Oberon__ Escreveu:
Pacifico. Quando um tem a sua estratégia. A minha baseia-se numa coisa simples: Simplicidade e eficácia. Já li todos os livros que tinha de ler e chega a um ponto que o que interessa é mandar bola prá frente. Eu nunca fui muito teórico na minha vida. Leio q,b e depois uso aquilo que não vem nos livros: Bom senso, capacidade de reconhecer erros e disciplina.

E gosto muito de ensinar aos que sabem menos que eu. Dá-me prazer e ajuda-me a repensar constantemente aquilo que faço porque os mais inexperientes fazem-nos perguntas muito básicas e muito simples que nos obrigam a repensar o que andamos a fazer.

O maior defeito dos experientes é que se tornam muito confiantes e se vão esquecendo do básico. É como quando tiramos a carta de condução. Inicialmente andamos cheios de prudencia, fazemos os piscas todos, respeitamos as velocidades, temos em atenção os pneus e a chuva. Depois vamo-nos tornando experientes e borrifamo-nos nisso tudo e se não temos alguém inexperiente (ou medroso) ao nosso lado que nos vai dizendo que vamos muito depressa ou que fizemos uma manobra perigosa, mais cedo ou mais tarde vamos acordar para a realidade quando levarmos uma multa ou tivemos um acidente.

E não tenho nenhum problema em a divulgar porque quanto mais pessoas utilizarem a minha estratégia mais vai funcionar. Se calhar muitos que têm as estratégias guardadas a sete chaves debaixo do colchão nunca se lembraram disto. Mas eu explico: Se eu compro na EMA e houver 1 milhão de pessoas que façam o mesmo a EMA torna-se muito mais forte. E logo resulta muito mais vezes. Já pensou nisso ? Porque acha que as EMAs funcionam ? Porque há milhares/milhões de pessoas que fazem o mesmo que eu. Eu não inventei nada. Apenas descobri, ao fim de anos de prática, que funciona nesses pontos. Como funciona noutros (resistências, pontos fibo, etc). Eu apenas gosto mais destes. É da idade :lol: :lol: Isso não vem nos livros, lhe garanto.

Mas respeito que prefira manter as suas entradas e estratégia confidencial. Eventualmente não fica exposto, como eu, a que todos venham dizer que falhei esta ou aquela entrada e que a minha estratégia não funciona. E garanto-lhe que não funciona a 100% e para isso os stops fazem parte da estratégia. Mas também há alguma estratégia que funcione a 100% ? Claro que não.

E claro que não tem que provar nada a ninguém. Pela qualidade dos seus "rabiscos" não tenho a minima dúvida que percebe de análise técnica. Como não conheço as suas entradas não posso avaliar se esse conhecimento se reflecte em cash ou não mas isto é apenas um forum e não uma competição. Quer o meu amigo facture ou não isso não acrescenta nada à minha conta bancária. O que acrescenta é executar a minha estratégia como o fiz ontem (vendo a árvore como diz) e hoje estar a ter um ganho potencial superior a 3%. Fico feliz se facturar muito mais do que eu e menos feliz se o não fizer pois dou-lhe as ferramentas para pelo menos fazer o mesmo que eu. O resto são batatas com se diz na giria.

E olhe que apesar de eu estar a contrapor os seus argumentos como aqui faço digo-lhe já, com a maior sinceridade, que leio todos com a maior atenção e repenso a minha estratégia sempre que os leio.

Abraço e bons negócios

A isto se chama uma atitude saudável e construtiva. Se algum dia estabilizar um método adpatativo de médio/longo prazo que sistematicamente bata os índices terei todo o gosto em partilhar. Mas partilho de todos os seus princípios e valores. Sem dúvida, que se todos os caldeireiros pensassem dessa forma haveria muito mais sumo nos tópicos. Enfim, o fórum é apenas o reflexo da sociedade portuguesa; não é surpreendente.

Penso que a humildade deve ser um pilar da sociedade. Respeito muito as pessoas humildes e faço questão de o deixar bem claro, e ignoro as pessoas arrogantes, não valem o esforço. Por esse traço que conserva, os meus mais sinceros parabéns.

Abraços

:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: Subscrevo e assino por baixo o comentário dos dois. Infelizmente le-se alguns comentarios que não passam de criticas baratas, gozos e que embora muito critiquem, nada de novo e muito menos de util trazem ao forum. E alguns desses intervenientes já andam por aqui à alguns anos.
É lamentavel e a meu ver merecia maior atenção e chamadas à razão!!!!

Mas falando de coisas que importam, já ontem gostei da reação de fecho e hoje esta-me a agradar a reação à queda dos dois ultimos dias. Embora receie que por hoje não se consiga segurar..., a ver vamos!!!
Cordiais cumprimentos
Investbem

Registado: 29/11/2007 3:56

por Oberon » 9/4/2014 10:58

Abraço e bons negócios

Abraços

Registado: 14/4/2011 15:12

por JEGC » 9/4/2014 10:27

Muito obrigado AT2014 pelas aulas que nos da. Excelente!
Permita-me fazer uma questão de principiante.
Que gráfico costuma usar para analisar as EMAs?
Agradeço sua resposta.

en

Registado: 16/1/2014 9:40

por AT2014 » 9/4/2014 10:04

Wofg Escreveu:Caro AT2014,

Tenho acompanhado o forum e obviamente acabo por ler tudo o que escreve (bem como os outros). Noto que essa estratégia tem resultado bem e não a questiono até tenho dado por mim a fazer o mesmo :D no fundo é como diz anteriormente, quantos mais fizerem o mesmo mais probabilidades tem de resultar é um facto que já tinha concluido.

Mas parece-me que essencialmente apenas aposta na banca (JM numa ocasião). E a questão é mesmo essa é uma estratégia que resulta melhor na banca? Se formos para a energia, retalho ou indústria já não funciona tão bem?

A conclusão a que chego é que a grande volatilidade que a banca tem tido, permite realizar esta estratégia mais vezes..... e por isso a usa essencialmente aqui. Indo ao PSIGeral também encontramos essa volatilidade, mas nesse caso parece-me que já não funciona tão bem.

Obrigado.

Amigo Wofg,

Eu utilizo a mesma estratégia em todas as acções. Sucede é que só descobri aqui o fórum há 3 meses e só a oartir dai é que tenho comentado. O facto de a utilizar sempre na banca e não noutras tem a ver com o seguinte:
1-A banca é mais previsivel neste momento.
2-Não consigo ter dinheiro para investir em todo o lado pois faço sempre entradas minimas de 10-15k. E nunca me exponho mais do que o sleeping point.
3- Não tenho tempo para analisar mais do que 5 acções ao mesmo tempo. E como não gosto de investir sem observar bastante o comportamento histórico tenho de limitar-me a poucas.

Na JM fiz o mesmo (entrei na EMA 20). Ela subiu até à EMA 50 e caiu. As EMAs funcionaram perfeitamente e ao milimetro. Sai a 12,375 e como a acção não entusiasma ninguém estou a acompanhar mas coloco o meu dinheiro naquilo que sobe muito.

Tenho acompanhado a Mota Engil e ontem aconteceu o mesmo na EMA 50.

Não lhe consigo dizer que as EMAs funcionam em todas as acções pois não as observo mas em todas as que observei funciona. Mas se tiver ou encontrar uma estratégia mais adequada a uma acção especifica exponha no forum que eu quero também aprender.

Abraço e bons negócios

Registado: 4/2/2014 2:39

por AT2014 » 9/4/2014 9:54

investpouco Escreveu:AT2014 acrescento aqui uma coisa, relativa ao que disseste sobre as emas, apesar de algumas cotações a respeitarem bem (neste caso o bcp respeita a ema20 e em caso mais correctivos a ema50).
alguns como o bes, será para esquecer a ema20 como optimo ponto de entrada e a ema50 ja será um bom ponto de entrada, tendo sempre em atenção que costuma corrigir por vezes sem respeitar a 100% a ema50.
não nos devemos nunca esquecer com o facto de funcionar bem num bull, mas se inverter a tendencia, será para esquecer as emas pois mostram-se sempre bons pontos de entrada e a cotada sempre a caír.
seria facil se bastasse entrar nas emas e ganhar dinheiro, então assim todos ganhávamos.

Amigo Investpouco,

Não sei se quer acrescentar/retirar alguma coisa a este seu post de ontem :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Não se preocupe que o que o meu amigo teve nos últimos dias foi um problema que afecta muita gente que se chama: virus da confiança. Eu explico:
1- Há 15 dias o meu amigo andava aqui no forum a fazer perguntas básicas pois sabia muito pouco
2- Há uma semana dava aulas aos mais inexperientes
3- Ontem já fazia comentários de trader pro
4- Hoje chocou com a parede da realidade. Ou seja, descobriu que afinal não sabia nada.

Isso sucedeu comigo também. Não fique preocupado. É bom sabermos que somos capazes e que conseguimos ser melhores do que aqueles que nos ensinam. Mas devemos ter a humildade e o cuidado de termos a certeza de que sabemos mesmo. Senão depois colocamo-nos a jeito.

Agora o meu amigo vai vestir outra vez o casaco de aprendiz e colocar as questões que o devem atormentar neste momento que é: Onde errei. O que não vi ? Como fazer melhor para a próxima ? Vai ver que na próxima "Grande correcção" o meu amigo vai estar do lado de cá a facturar como eu e outros estamos hoje. Com EMAs ou sem EMAs. O meu amigo precisa é de encontrar uma estratégia que o coloque do lado de cá em vez de estar ai a sofrer porque as cotações vão de vento em popa.

E não leva a mal que diga que ainda precisa de aprender pois embora seja muito mais simpático dizer-lhe outra coisa o meu amigo só vai ser um trader melhor se eu o chamar à atenção para os erros. E todos erramos. Eu também erro imenso ainda hoje e já lá vão muitos anos.

Abraço e bons negócios.

por WofG » 9/4/2014 9:51

Caro AT2014,

Tenho acompanhado o forum e obviamente acabo por ler tudo o que escreve (bem como os outros). Noto que essa estratégia tem resultado bem e não a questiono até tenho dado por mim a fazer o mesmo :D no fundo é como diz anteriormente, quantos mais fizerem o mesmo mais probabilidades tem de resultar é um facto que já tinha concluido.

Mas parece-me que essencialmente apenas aposta na banca (JM numa ocasião). E a questão é mesmo essa é uma estratégia que resulta melhor na banca? Se formos para a energia, retalho ou indústria já não funciona tão bem?

A conclusão a que chego é que a grande volatilidade que a banca tem tido, permite realizar esta estratégia mais vezes..... e por isso a usa essencialmente aqui. Indo ao PSIGeral também encontramos essa volatilidade, mas nesse caso parece-me que já não funciona tão bem.

Obrigado.
"Carpe diem. Seize the day, boys. Make your lives extraordinary."
"No matter what anybody tells you, words and ideas can change the world."
"There's a time for daring and there's a time for caution, and a wise man understands which is called for."

WingsofGold

Registado: 1/10/2010 15:17

por AT2014 » 9/4/2014 9:31

Alcagoita Escreveu:Caro AT2014,

Ler os seus comentários é sempre um prazer.
Espero que continue a partilhar e não se importe que alguns de nós vão crescendo às "suas custas". Independentemente dos livros que lemos, continuo a achar que não há nada como uma boa conversa recorrendo a exemplos concretos. Felizmente que há quem esteja disposto a expor-se sem se importar que o seu trabalho prévio seja aproveitado por outros.

A nível pessoal, como já percebi que gosta de saber,e acho bem, com que linhas cosemos as nossas posições, aqui fica:

Fechei todas as posições longas na sexta-feira, apenas tenho alguns contratos curtos do DAX.
Não utilizo médias móveis (mas devia, hoje o dax fez um valente ricochete na mm50), guio-me apenas por linhas de tendência de alta ou de baixa, procuro suportes e resistências e, muito de vez em quando, quando estou muito entediado, olho para o RSI ou Stocastic à procura de divergências. Acho que o MACD engorda, por isso não uso. Esforço-me por encontrar padrões e dou muita importância às velas japonesas. Gosto de tudo o que é japonês, carros, motas, comidas, gueixas, etc.

Se a minha estratégia resulta? ainda não tem tempo de utilização suficiente para mostrar alguma coisa de jeito.

Abraço,

Amigo Alcagoita,

O meu amigo ainda pode não ter os conhecimentos necessários e a experiência necessária pois isto vai com o tempo mas tem a melhor coisa que se pode ter para se vencer em tudo na vida: Mente aberta e disponibilidade para aprender. É isso mesmo que eu tenho sempre. Para ganhar dinheiro aqui e na vida não é preciso ser gênio. É preciso é ter essa postura.

O que lhe posso dizer é que deve fazer isso mesmo, aprendendo aqui e ali, ir experimentando com calma e depois de encontrar uma estratégia que funcione executá-la com a maior disciplina. Sem hesitações. Se a mesma for vencedora irá ganhar consistentemente. Se não for terá de arranjar outra.

A minha estratégia é apenas uma entre muitas que existirão. Funciona comigo e adapta-se à minha personalidade. Sou simples, prático, não tenho tempo disponivel para grandes análises quânticas e não tenho tempo para andar aqui todo o dia a seguir as cotações. Logo necessito de algo que em 5m de análise me diga o que fazer. Outros calcularão pontos fibo mas isso leva imenso tempo e requer precisão e seguimento. Para mim não dá. Eventualmente ganham milhões mas como eu apenas quero ter mais no final do ano do que no inicio fico satisfeito assim.

Vá comentando e colocando as suas dúvidas e questões que lhe vão na alma que isso ajuda-me a mim a pensar e a todos os restantes.

Abraço e bons negócios

por AT2014 » 9/4/2014 9:20

HJOR Escreveu:
AT2014 Escreveu:Amigo HJOR,

Escuto sempre os seus conselhos com a maior atenção e gosto muito dos seus, como com piada denomina, "rabiscos". Mas nunca percebi se está long, short ou na bancada.

Neste momento estou "na bancada". Quanto aos "rabisco" julgo já saber a razão da sua existência.

AT2014 Escreveu:Se quiser elucidar onde entrou (se entrou) e qual é a estratégia, eu e os restantes somos todos ouvidos. Estamos cá todos para aprender (e pode ser em video se gostar mais). É que sem isso não consigo sequer comentar a qualidade da sua estratégia e se isso dá dinheiro ou não. A minha já conhece.
Abraço e bons negócios

Começando pela sua estratégia, sou da opinião, como disse, que só olha para "as folhas das árvores". Rapidamente se chega a essa conclusão com as justificações que apresenta:

AT2014 Escreveu:Caros, Long 0,2230- Motivo: Atingiu EMA 20.Bons negócios.

AT2014 Escreveu:Mais uma entrada BES long 1,397. Motivo: Em cima da EMA 20. Gosto do MACd. S&P caiu demasiado rápido nestes dois dias pelo que deve recuperar. Target 1,50-1,55. Assumo ser uma entrada arriscada depois do dia de ontem mas como a estratégia é comprar junto às EMAs, há que a cumprir sem hesitações. Stop abaixo da EMA 50 pois se cair estou disponivel para comprar na EMA 50 (1,333). Vou-me retirar agora para a capela para a reza. Estou atento oportunidades noutras acções se se aproximarem da EMA 20. Abraço e bons negócios

Quanto à minha estratégia não a vou apresentar porque não é simples e nada tenho a provar, nem quero. Apenas refiro que se baseia, principalmente, nas EW e garanto-lhe que olho para as folhas das árvores, para as árvores e para a floresta.
É norma as pessoas começarem a "casa pelo telhado" e nesta matéria não fogem à regra. As pessoas querem é ganhar dinheiro facilmente e de preferência à custa de outros, sem a necessidade de ler e estudar. Não basta ler o que é apresentado neste e noutros fóruns. Aprende-se alguma coisa mas não chega, sendo necessário ler e estudar, muito, bibliografia de referência e diversificada.

Se a estratégia que usa lhe dá ganhos e se está confortável com ela, :clap:

Amigo HJOR.

Abraço e bons negócios

por rocheiro » 9/4/2014 9:06

Bom dia,

nao tirando parte por ninguem e sem saber se o metedo usado pelo AT2014 é o mais correcto, apenas posso dizer que ele tem entrado e saídos nos momentos certos, como se pode comprovar na ultima saida e nova entrada ontem a 0.2230 ..... digo isso pq tenho lido com atençao os post dele e de mais alguns users relativamente as Emas ....

Registado: 29/11/2007 12:43

por AT2014 » 9/4/2014 8:48

JGuimaraes92 Escreveu:AT2014,

A titulo de curiosidade: É do meu entender que seguir uma estratégia baseada em Médias moveis em mercados de tendência pode ter muitos bons resultados, mas que as mesmas se tornam um pouco, para não dizer completamente, ineficientes em trading markets ou tendencia lateral.

Posto isto, como se apercebe do inicio de uma tendencia lateral, e qual a sua reacção face a essa informação? Qual o rumo que tomaria se o mercado entrasse no geral numa tendência lateral?

Abraço, e continuação de bons negócios.

Amigo JGuimaraes,

Quando uma EMA quebra, a mesma passa a ser resistência. Assumo logo que a próxima paragem da cotação é na EMA seguinte. E se a EMA seguinte aguenta assumo logo que pode estar criada uma possibilidade de tendencia lateral. As tendencias laterais são o filet mignon do mercado (para mim). É tão simples como isto: Compro na EMA mais baixa (exemplo 50) e vendo na EMA mais alta (ex: 20). E faço isso tantas vezes como as EMAs aguentem. Stops sempre acima ou abaixo das EMAs para quando alguma quebrar e terminar a laterização. Acredite que se há coisa em que as EMAS são fantásticas é para negociar tendências laterais.

E para ajudar a detectar tendências laterais traço um canal ligando os máximos e minimos em que a cotação vai oscilado. No dia em que o canal for quebrado então é a direcção que a cotação vai tomar.

Abraço e bons negócios

por malvoisin » 9/4/2014 2:05

investpouco Escreveu:post de 7-3-2014
investpouco Escreveu:poderá corrigir na ultima semana de abril....
argumentos.... resultados a 8 de maio e os analistas começam a mandar palpites antes do tempo...como tal muitos investidores resolvem tirar mais valias e entrar quando os analistas mandam os bitaiques e se estes forem positivos....
mas agora existe um senao....é que como estará a nossa cotada até lá??? e se ela leva outro pontapé para o céu como o desta semana???
uma coisa vos digo no longo prazo subirá e muito..............

a minha previsão nao fugia muito em Março...a indicar a correção na ultima semana de abril..... e entramos para a 2ª semana de abril...vamos ver se será apenas esta pequena ou irá mais abaixo, se for mais abaixo entrarei em força

Caro Investpouco,

pode explicar porque diz que "(o BCP) no longo prazo subirá e muito"?
e já agora, o que entende por "muito"? a que valores acha que poderá subir e quando? sei que tudo em bolsa é imprevisivel com grande certeza, ainda mais qd se fala no longo prazo, ainda assim, se puder falar um pouco melhor sobre isto, teria todo o interesse em ouvi-lo.

Registado: 6/3/2014 19:07

por paul_o » 8/4/2014 23:28

Registado: 14/1/2014 12:44

por Limonov » 8/4/2014 23:17

Caro AT2014,

Ler os seus comentários é sempre um prazer.
Espero que continue a partilhar e não se importe que alguns de nós vão crescendo às "suas custas". Independentemente dos livros que lemos, continuo a achar que não há nada como uma boa conversa recorrendo a exemplos concretos. Felizmente que há quem esteja disposto a expor-se sem se importar que o seu trabalho prévio seja aproveitado por outros.

A nível pessoal, como já percebi que gosta de saber,e acho bem, com que linhas cosemos as nossas posições, aqui fica:

Fechei todas as posições longas na sexta-feira, apenas tenho alguns contratos curtos do DAX.
Não utilizo médias móveis (mas devia, hoje o dax fez um valente ricochete na mm50), guio-me apenas por linhas de tendência de alta ou de baixa, procuro suportes e resistências e, muito de vez em quando, quando estou muito entediado, olho para o RSI ou Stocastic à procura de divergências. Acho que o MACD engorda, por isso não uso. Esforço-me por encontrar padrões e dou muita importância às velas japonesas. Gosto de tudo o que é japonês, carros, motas, comidas, gueixas, etc.

Se a minha estratégia resulta? ainda não tem tempo de utilização suficiente para mostrar alguma coisa de jeito.

Abraço,
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho

Registado: 7/2/2014 18:03

por trendismyfriend » 8/4/2014 23:02

Sim aguentou-se.... No longo prazo a tendência é claramente ascendente, e os suportes que me farão mudar de ideias estão muito longe, mas a curto prazo o panorama não é animador - Possibilidade de duplo topo com volumes menores no 2º topo (que indicavam claramente que a resistência não ía ser ultrapassada) e aumento de volume após a inversão.

Se o mercado não virar poderemos assistir a uma correcção, que a confirmar o duplo topo, ainda está no seu inicio...

Registado: 12/11/2013 0:22

por luislobs. » 8/4/2014 22:55

States fecharam verdinhos, vamos acreditar que criou suporte numa lta de curto prazo criada em janeiro.A MM tambem ajudou.
.
-

Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo

Registado: 13/12/2007 10:15

por MAV8 » 8/4/2014 22:01

Para já parece ter-se aguentado, vamos ver como se comporta amanhã...
Anexos
BCP - Diário.png

Registado: 10/11/2006 10:43

por IzNouGuud » 8/4/2014 21:59

Pikota Escreveu:
investpouco Escreveu:
Pikota Escreveu:Alguém me pode dar uma pequena explicação do que são cfds?

eu dei-te a explicacao mas isto nao submeteu...

imagina... 1000 accoes a 0,22 = 2200 seria esse o teu investimento.
se as vendesses a 0,23 = 2300 ganhavas 100euros

nos cfds.... funciona a mesma coisa excepto o valor inicial que tens de ter disponivel, ou seja,
tu basta teres 15% de 2200euros para negociares as mesmas 1000 accoes, ou seja, basta teres na tua carteira profissional 2200x15%= 330 euros
mas ganhas o mesmo.
assim com o valor de 2200 numa carteira poderias multiplicar o valor até 6x mais os ganhos....mas caso percas tambem perdes 6x mais...o concelho que dou é usar apenas 2x mais.
então se tivesses 2200euros em vez de comprares 1000 accoes poderias comprar até 6000 accoes.
p.s: nalgumas cotadas não são 15% mas sim 50 ou 75% outros valores. é o caso da soares da costa q exige 100% da margem e da mota-engil q exige 50%.

Já estive a ver e deu para perceber que para o meu nível de conhecimento na bolsa é melhor não entrar por esses caminhos.
Obrigado a todos pela explicação.

Atenção que os preços dos CFD são piores do que os das ações, quer na compra, quer na venda. Exemplo: imagina que para o PSI20 o spread do CFD é 0,2%. Neste caso, para comprares as mesmas ações que comprarias com 10.000€, vais ter que pagar 10.000€+0,2€= 10.020€. Quando fores vender também tens que descontar esses 0,2%. Ou seja, grosso modo, vais pagar 40€ nesse trade mais a spread (diferença entre compra e venda) da ação. Se ficar de um dia para o outro terás que pagar juro taxa de referência + 0,3% (os 0,3% são valores comuns).
Vantagens: podes alavancar, o que pode ser uma vantagem ou desvantagem, pois podes perder mais do que o valor da carteira. Não pagas a comissão. Não pagas guarda de titulos. Podes entrar curto, ou seja apostar na queda.
Resumo: um instrumento útil, mas a ser utilizado com cuidado. Sugiro que treines numa conta Demo
O cérebro é uma coisa tão maravilhosa que toda a gente devia ter um

Registado: 18/7/2013 20:59

por JGuimaraes92 » 8/4/2014 19:57

AT2014,

A titulo de curiosidade: É do meu entender que seguir uma estratégia baseada em Médias moveis em mercados de tendência pode ter muitos bons resultados, mas que as mesmas se tornam um pouco, para não dizer completamente, ineficientes em trading markets ou tendencia lateral.

Posto isto, como se apercebe do inicio de uma tendencia lateral, e qual a sua reacção face a essa informação? Qual o rumo que tomaria se o mercado entrasse no geral numa tendência lateral?

Abraço, e continuação de bons negócios.

Registado: 14/11/2013 16:48

por HJOR » 8/4/2014 18:49

AT2014 Escreveu:Amigo HJOR,

Escuto sempre os seus conselhos com a maior atenção e gosto muito dos seus, como com piada denomina, "rabiscos". Mas nunca percebi se está long, short ou na bancada.

Neste momento estou "na bancada". Quanto aos "rabisco" julgo já saber a razão da sua existência.

AT2014 Escreveu:Se quiser elucidar onde entrou (se entrou) e qual é a estratégia, eu e os restantes somos todos ouvidos. Estamos cá todos para aprender (e pode ser em video se gostar mais). É que sem isso não consigo sequer comentar a qualidade da sua estratégia e se isso dá dinheiro ou não. A minha já conhece.
Abraço e bons negócios

Começando pela sua estratégia, sou da opinião, como disse, que só olha para "as folhas das árvores". Rapidamente se chega a essa conclusão com as justificações que apresenta:

AT2014 Escreveu:Caros, Long 0,2230- Motivo: Atingiu EMA 20.Bons negócios.

AT2014 Escreveu:Mais uma entrada BES long 1,397. Motivo: Em cima da EMA 20. Gosto do MACd. S&P caiu demasiado rápido nestes dois dias pelo que deve recuperar. Target 1,50-1,55. Assumo ser uma entrada arriscada depois do dia de ontem mas como a estratégia é comprar junto às EMAs, há que a cumprir sem hesitações. Stop abaixo da EMA 50 pois se cair estou disponivel para comprar na EMA 50 (1,333). Vou-me retirar agora para a capela para a reza. Estou atento oportunidades noutras acções se se aproximarem da EMA 20. Abraço e bons negócios

Quanto à minha estratégia não a vou apresentar porque não é simples e nada tenho a provar, nem quero. Apenas refiro que se baseia, principalmente, nas EW e garanto-lhe que olho para as folhas das árvores, para as árvores e para a floresta.
É norma as pessoas começarem a "casa pelo telhado" e nesta matéria não fogem à regra. As pessoas querem é ganhar dinheiro facilmente e de preferência à custa de outros, sem a necessidade de ler e estudar. Não basta ler o que é apresentado neste e noutros fóruns. Aprende-se alguma coisa mas não chega, sendo necessário ler e estudar, muito, bibliografia de referência e diversificada.

Se a estratégia que usa lhe dá ganhos e se está confortável com ela, :clap:
The trend is your friend until it ends. Until then, let the profits run.

Gann Rule #23: Never change your position in the market without a good reason.

Registado: 29/11/2007 3:48

por whiteshark » 8/4/2014 15:44

Pikota Escreveu:
investpouco Escreveu:

nos cfds.... funciona a mesma coisa excepto o valor inicial que tens de ter disponivel, ou seja,
tu basta teres 15% de 2200euros para negociares as mesmas 1000 accoes, ou seja, basta teres na tua carteira profissional 2200x15%= 330 euros
mas ganhas o mesmo.
assim com o valor de 2200 numa carteira poderias multiplicar o valor até 6x mais os ganhos....mas caso percas tambem perdes 6x mais...o concelho que dou é usar apenas 2x mais.
então se tivesses 2200euros em vez de comprares 1000 accoes poderias comprar até 6000 accoes.
p.s: nalgumas cotadas não são 15% mas sim 50 ou 75% outros valores. é o caso da soares da costa q exige 100% da margem e da mota-engil q exige 50%.

Já estive a ver e deu para perceber que para o meu nível de conhecimento na bolsa é melhor não entrar por esses caminhos.

Se poder acrescentar tem a vantagem de que te permite entrar curto, podendo assim proteger posições que tenhas sem as fechares.
Imagina que tens 1000 acções no BCP e achas que vai descer no curto médio prazo mas não queres fechar a tua posição. Podes shortar com CFD's.
Atenção que normalmente o spread dos CFD's é maior que o das acções

por pikota » 8/4/2014 15:38

investpouco Escreveu:

mas ganhas o mesmo.

Registado: 4/2/2010 15:57

por investpouco » 8/4/2014 15:34

mas ganhas o mesmo.
cumptos, Investpouco.

Registado: 20/11/2013 18:19

por whiteshark » 8/4/2014 15:32

Para os mais experientes em análise técnica, poderá considerar-se um inverse H&S no BCP (grafico diário)?
Editado pela última vez por whiteshark em 8/4/2014 15:57, num total de 1 vez.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google [Bot], Massao1, OCTAMA, PAULOJOAO, record4995 e 71 visitantes