Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

As subidas de taxas

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: As subidas de taxas

por Eurouro » 23/3/2014 0:04

A caracteristica essêncial deste bull Market em relação à descida de juros é que a descida por parte da Fed significa que a economia do Ocidente necessitava de liquidez para tapar divida e impedir deflação num periodo em que o sistema financeiro colapsou. Mas a raiz do problema ainda não foi totalmente resolvida com a depreciação do dolar porque o mundo está cada vez mais a transacionar em outras moedas.

Para a China e o Oriente não perder valor, os EUA precisam de apresentar garantias de reserva do dolar.
Só uma apreciação do dólar levará a um colapso temporário (cerca de -20% a -30%) das acções como fundamento essêncial do adiamento da retoma economica mundial à medida que outros países tentam transacionar em outras divisas, os EUA vão querer manter as relações economicas com UE e China.

O normal nesta sociedade é que os salários sejam pagos em dinheiro para pagar despesas correntes do dia a dia.
Mas se as pessoas pensassem um pouco, negociavam, deviam preferir algo que não desvalorizasse tanto e que lhes garatisse valor futuro e não tanto o dinheiro que é canalizado para dívida ficando assim com nenhum valor.

A Fed e posteriormente o BCE devem garantir o valor da moeda à medida que a lenta recuperação acompanha o Ocidente.
Porque se assim não for, o dinheiro rola apenas para pagar divida e despesas correntes, não como algo de valor. Ou seja, as pessoas trabalham para o momento presente que nem uns doidos e correm, mas não conseguem valor.

Por isso é que deverá ser importante uma subida de juros.

Pessoalmente preferia ser pago com um salário em ouro do que em dinheiro, mesmo sabendo que o ouro tem pouca liquidez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 498
Registado: 18/7/2013 16:01

Re: As subidas de taxas

por Lisboa_Casino » 22/3/2014 22:50

Boas Ulisses,

Realmente a situação ocorrida é estranha e coloca em causa a teoria económica! ou será mais uma demonstração da irracionalidade dos mercados e o aguentar do touro a todo o custo?!

Se nos mantivermos ligados ao crash de 2000 , 2008 e 2014---? poderemos estar no fim da grande festa que dura desde o choque de 73 e onde 87 ( subida de taxas) foi apenas a 1 correcção ao movimento de subida!

É tudo muito estranho.... mas aproveitemos enquanto dura , porque nunca........dura!

abco
 
Mensagens: 3338
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: As subidas de taxas

por CMVM » 21/3/2014 20:30

Deixo uma ideia para os economistas comentarem:
Em cenário de recuperação económica há duas coisas que sobem: as taxas de juro e a inflação.
Penso que a inflação é a culpada pela continuação da subida das cotações das acções (que são elas também preços) dado o poder de "amplificação" da inflação!
Ex:
Se "hoje" custa 10, "amanhã" custa 20;
com uma margem de lucro constante de 10% - hoje tem um lucro de "1", amanhã tem lucro "2".
Embora em termos "reais" a coisa seja "semelhante", em termos de percepção não é!
 
Mensagens: 22
Registado: 9/3/2014 15:10

Re: As subidas de taxas

por Rantamplan » 21/3/2014 18:03

Ulisses Pereira Escreveu:Bom post, Momenta. Queria apenas esclarecer uma coisa: Eu não digo que são as subidas de taxas que fazem subir os mercados. O que eu digo é que são um bom indicador do que acontece a seguir e que é o oposto das consequências que a teoria explica.

Um abraço,
Ulisses


Parece-me relevante notar que a formulação teórica monetária por detrás deste "postulado", sobe taxa -> desce preço e vice-versa, aconteceu num ambiente em que a intervenção dos Bancos Centrais diretamente sobre a taxa de juro era mais reduzida porque era conseguida através do controlo da massa monetária em circulação. Se quiserem num modelo de mercado mais puro.
Hoje as taxas são "administrativas" e altamente manipuladas pelos bancos centrais, e é altamente questionável que seja uma fiel medida do prémio de risco entre quem financia e quem é financiado. Os colaterais de securitização de dívida são hoje imensos e com maturidades diversas e parece-me que contribuem para que a percepção do risco seja bastante difusa e diluída no tempo e, consequentemente no preço.

Por outro lado não deixa importante definir de que taxas de juro falamos (interbancárias, títulos do tesouro, mercado secundário, etc. etc.) e de que ativos falamos. Se olharmos para o mercado obrigacionista a relação preço -> taxa de juro é direta e este fenómeno não se verifica.

Cumps
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 133
Registado: 4/1/2008 15:57

Re: As subidas de taxas

por FDPC » 21/3/2014 17:03

De todas as leituras enriquecedoras sobre o assunto eu também gosto desta, principalmente em saber que a saúde da economia cria crescimento e valorização dos preços.



Wrong Again!

Time after time hyperactive traders have called the Fed moves wrong. So after Wednesday's immediate sell off on the FOMC announcement we now see the positive reaction that should have happened in the first place.

Reity, why is the Fed's announcement positive?

Glad you asked. The current amount of Fed accommodation is truly historic even after 3 rounds of the taper. Because once the bond buying is over you still have interest rates that need to be ratcheted higher to not create painful excesses in the economy (remember the popping of that nasty real estate bubble? ...let's not do that again ).

The key is to know that the Fed will only remove these programs if the economy is healthy enough to thrive without them. That means that each reduction in Fed steroids is actually a vote of confidence in the economy. And a healthy economy is the fuel behind earnings growth and higher stock prices.

(Please read the above paragraph again and again so it gets firmly rooted in your investment DNA. Because this is likely not the last time that the immediate reaction by attention deficit impaired traders will be off the mark.)

Bons negócios
Por uma Politica Solidária a Migração, abaixo os muros da intolerância
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1469
Registado: 15/9/2013 23:16
Localização: Sintra

Re: As subidas de taxas

por António Pedro » 21/3/2014 16:58

As ações são para manter! Novos máximos a caminho...? China a descer e as taxas de juro também! Portugal vive um Bull market à quase dois anos, outros países da UE desde final de 2011, mais de 2 anos, e as taxas de juro por parte do BCE a bater mínimos sucessivamente! Pelo que parece temos casos e casos.

http://www.bloomberg.com/video/equities-are-the-only-place-to-go-now-mccormick-LHOjYsk_SVOHGnboi4MiRw.html

http://www.bloomberg.com/video/are-higher-rates-good-for-the-economy-ObVHRIlDSwuh2dhJUDqq1g.html

Cumps,
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 2:01
Localização: Porto

Re: As subidas de taxas

por hpalma87 » 21/3/2014 16:26

Boas,

Acho que a injecção de capital foi feita para voltar ao estado pré crise e isto levou as bolsas até ao mesmo ponto ou próximo de onde estava. A partir deste ponto o mercado vai ter que voltar a funcionar dentro da normalidade com os ciclos já conhecidos.
Nos é que apanhamos uma medida extraordinária para cobrir um evento extraordinário que levaria a economia mundial para o colapso, e os EUA como chip leader só podiam ser eles a imprimir esta quantidade de moeda sem mandar o Dolar para as couves, o que nos baralhou as contas todas, e não conseguimos ter uma visão clara do caminho, pois os indicadores estão baseados em pressupostos normais.

Abraço
Hélio Palma
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Re: As subidas de taxas

por nmprc » 21/3/2014 15:16

Ulisses,

Foi precisamente isso que eu disse. As valorização nos ultimos anos nos indices americanos não foram sustentados pelos resultados das empresas, isto é, mais uma vez os mercados anteciparam a economia real, mas neste caso com uma grande antecedência. Julgo que nos próximos 2 anos a economia Americana vai crescer, daí o aumento das taxas. Além disso, estamos a falar num aumento em finais de 2015, até lá...
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: As subidas de taxas

por Ulisses Pereira » 21/3/2014 13:26

Bom post, Momenta. Queria apenas esclarecer uma coisa: Eu não digo que são as subidas de taxas que fazem subir os mercados. O que eu digo é que são um bom indicador do que acontece a seguir e que é o oposto das consequências que a teoria explica.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: As subidas de taxas

por Momenta » 21/3/2014 10:50

Para se fazer teorias muitas vezes precisam-se de pressupostos. E em economia há um muito famoso: Ceteris Paribus, ou seja, tudo o resto constante. Se as taxas fossem alteradas, ceteris paribus, seria de esperar o que a teoria sustenta. Mas as taxas de juro são uma ferramenta de política económica, usada em articulação com outras (orçamental e cambial), portanto, o famoso pressuposto raramente se verifica.
Considerando a matriz mais para o liberal dos EUA, a preocupação com tensões inflacionistas resultantes da injeção de liquidez com a recuperação da economia deverá ter sido considerado na tomada desta decisão.
 
Mensagens: 421
Registado: 6/10/2011 13:34
Localização: 14

Re: As subidas de taxas

por António Pedro » 21/3/2014 2:03

Taxas baixas por um lado incentivam o consumo, pois á mais dinheiro, não para banca, mas para a economia. Evitar a estrangulação.

Mas por outro lado:

- O consumo apresenta um aumento mais significativo, como já se começa a verificar ligeiramente, provocando um aumento das taxas e diminuição dos spreads;
- As empresas encontram com maior facilidade crédito para os seus negócios, alavancando os seus investimentos e apostando em novos mercados, novos clientes. Há dinheiro, as empresas respiram, procuram e encontram.

Há mais dinheiro a circular, aparentemente há melhor qualidade de vida! Será que nesta fase as taxas irão subir? A ideia que se tem passado por vários economistas internacionais e pelo BCE, não é essa.

Por isso será que esse indicador, subida das taxas, não passará ao lado da viragem de Bull market para Bear market? Ou será que teremos uma fase longa de lateralização?

Na verdade o que verifico, é que continua a não haver trânsito para entrar nas grandes cidades, e o consumo pode até ter aumentado, mas não vejo compradores. Penso que quem podia comprar anda pelo mundo fora...
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 2:01
Localização: Porto

Re: As subidas de taxas

por eu-ro-bo-rn » 21/3/2014 1:55

Para já foi um aviso que poderá ou não concretizar-se em função da evolução concreta da economia americana.
Pode ter sido também para gestão de expetativas e, eventualmente, para acalmar algumas cabeças...

Uma coisa é certa, a confirmar-se o crescimento sustentável nos EUA, as taxas terão de subir.
Esperemos que esse crescimento surja, pois é preferível a bolsa descer por aumento de taxas de juros do que por falta de crescimento sustentável nos EUA.
Não sabermos é se o presente crescimento é sustentável (com tanto cash introduzido na economia)...

Outra questão, como se comportará o PSI20, dado que o PSI iniciou o seu bull em Junho de 2012 (talvez por causa da crise concreta).
Será que o PSI terá força para contrariar a quedas das bolsas nos EUA, e durante quanto tempo, 1 ano?
 
Mensagens: 101
Registado: 21/10/2007 21:38

Re: As subidas de taxas

por Ulisses Pereira » 21/3/2014 1:46

Interessante debate.

Goo e hpalma, de facto, a situação foi atípica. Eu penso que a grave crise que afectou a Europa preocupou as autoridades americanas que procuraram manter os estímulos e as taxas de juro hiper-baixas. E só quando a situação na Europa se começa a desagravar, começam a pensar em subir os juros. Atípico, sem dúvida.

nmprc, a questão é se não terá caído demais e as primeiras subidas foram mais um reflexo ao excesso das quedas do que aos resultados que falas.

Obrigado Luis.

trend, parece difícil de facto. E o facto do Bull Market nos Stataes durar há 5 anos preocupa muitas pessoas. Claro que também me põe a pensar, mas não há prazo de validades para os Bull Markets. Se os cliclos fossem sempre os mesmos era fácil...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: As subidas de taxas

por Luis Cascais » 20/3/2014 22:52

Este tópico e post de abertura mostram bem como que o Mago Ulisses informa, ensina e ampara aqui e nos outros tópicos… e pela minha parte os meus sinceros agradecimentos.
 
Mensagens: 15
Registado: 23/7/2008 13:48
Localização: 16

Re: As subidas de taxas

por trend=friend » 20/3/2014 22:47

Ulisses Pereira Escreveu:Este Bull Market tem características completamente diferentes dos anteriores. Por exemplo, a FED está a sinalizar que vai começar a subir taxas 5 anos depois deste Bull Market ter começado nos States... Por exemplo, no último Bull Market (entre 2003 e 2007), a FED começou a subir taxas cerca de um ano depois dele ter começado e continuo a subi-las durante mais 3 anos, praticamente até ao topo.

É muito difícil por isso tentar fazer prognósticos desse género. Uma coisa costuma ser um padrão comum: Quando as taxas começarem a cair, aí é um sinal de perigo.

Um abraço,
Ulisses


Obrigado Ulisses. É precisamente essa questão...tudo isto me parece único, "curioso" se alguns quiserem...
Confesso que só acompanho desde finais dos anos 90 e não me lembro de nada parecido... A verdade é que a "Grande Recessão" também foi algo provavelmente irrepetível nas próximas décadas.
Era bom que o bull durasse até às taxas começarem a descer, como também atrás se disse, mas será minimamente plausível este bull com cerca de 10 anos? Mesmo descontando o facto de os anos 2009 e 2010 talvez se terem limitado a repor os níveis de um bear "normal", anulando os efeitos amplificadores de uma crise financeira.
2014 será talvez um ano flat, como parece apontar o "barómetro" dos primeiros meses do ano. Isso poderá ser bom para a teoria do bull prolongado, dá para respirar um pouco depois de 30% de subidas em 2013 (e já agora para a Europa mais atrasada continuar a fazer o catch up, se não fizer diferença :wink: )
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4447
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: As subidas de taxas

por nmprc » 20/3/2014 22:44

GooPrime Escreveu:É um caso para dizer que o último bear, foi muito rápido igualmente?

Porque o facto de as taxas só agora começarem a subir, quer dizer que só agora, a economia real, começou a estar alavancada ao ponto de as suportar? (Ou então uma mudança de mentalidade na forma como o FED continuamente injectou dinheiro na economia para além do normalmente necessário ao longo dos últimos anos, uma mudança de política portanto.)


E que então podemos concluir que o os mercados financeiros nos states andaram desfazados num período de tempo maior que o normal, da economia?




Curioso.


Essa é uma questão muito falada... a valorização das cotações não foi acompanhada pelo crescimento nos resultados das empresas, ou antes, eles cresceram, mas muito menos do que as cotações. Só agora em 2014 e 2015 se prevê um crescimento considerável dos resultados nas empresas americanas. Não sei se isto sustentará novas subidas nos indices, mas talvez evite descidas.

Em Portugal passa-se o mesmo fenómeno
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: As subidas de taxas

por hpalma87 » 20/3/2014 22:28

Mas se eles estavam a injectar dinheiro para estimular a economia, nao podiam aumentar a taxa de juro pois isso teria o efeito de a esfriar, penso eu.
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Re: As subidas de taxas

por Gonee111 » 20/3/2014 22:03

É um caso para dizer que o último bear, foi muito rápido igualmente?

Porque o facto de as taxas só agora começarem a subir, quer dizer que só agora, a economia real, começou a estar alavancada ao ponto de as suportar? (Ou então uma mudança de mentalidade na forma como o FED continuamente injectou dinheiro na economia para além do normalmente necessário ao longo dos últimos anos, uma mudança de política portanto.)


E que então podemos concluir que o os mercados financeiros nos states andaram desfazados num período de tempo maior que o normal, da economia?




Curioso.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: As subidas de taxas

por Ulisses Pereira » 20/3/2014 21:59

Este Bull Market tem características completamente diferentes dos anteriores. Por exemplo, a FED está a sinalizar que vai começar a subir taxas 5 anos depois deste Bull Market ter começado nos States... Por exemplo, no último Bull Market (entre 2003 e 2007), a FED começou a subir taxas cerca de um ano depois dele ter começado e continuo a subi-las durante mais 3 anos, praticamente até ao topo.

É muito difícil por isso tentar fazer prognósticos desse género. Uma coisa costuma ser um padrão comum: Quando as taxas começarem a cair, aí é um sinal de perigo.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: As subidas de taxas

por nmprc » 20/3/2014 21:59

GooPrime Escreveu:Parece que não tás a acompanhar o tema trend=friend, o bull aguenta até as taxas começarem a descer. :P


Eu diria que por essa lógica, o Bull ainda está no seu inicio \:D/
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: As subidas de taxas

por Gonee111 » 20/3/2014 21:39

Parece que não tás a acompanhar o tema trend=friend, o bull aguenta até as taxas começarem a descer. :P
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: As subidas de taxas

por trend=friend » 20/3/2014 21:35

Ulisses, já agora, atendendo à tua experiência, qual o período de tempo médio que o bull nos US ainda consegue "aguentar" após o início da subida de taxas? Obrigado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4447
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: As subidas de taxas

por Ulisses Pereira » 20/3/2014 21:20

Exactamente, hpalma.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: As subidas de taxas

por hpalma87 » 20/3/2014 20:54

Boas,

Como sou novato nisto estava a ler o "De Zero a Cem" do Howard Marks, e ele também fala lá desse facto, de a teoria não se replicar na pratica neste caso. Pois o dinheiro fica mais caro para as empresas mas como coincide com um ciclo de melhoria da economia não se faz sentir.

Foi o que percebi, espero estar correcto.

Abraços
Hélio Palma
 
Mensagens: 16
Registado: 25/1/2014 17:19

Re: As subidas de taxas

por Ulisses Pereira » 20/3/2014 18:59

Vou corrigir. ;)

Obrigado,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Esquinas3, Heldroo, HFCA, latbal, m-m, Mar58, PAULOJOAO, PIKAS, Pmart 1, PMP69, TTM62 e 259 visitantes