Fundos à la carte
Re: Fundos à la carte
@CoimbraPT
Estás a começar muito bem, neste mundo, devagar, com calma, mas atento e a aprender.
Na Bloomberg é só para veres cotações, retornos diários dos fundos e da carteira. Leres noticias e artigos, e acompanhar os mercados.
Na Unience, procura o ISIN, se existe no site, mas não consegues adicionar á tua carteira, mandas uma mensagem, através da opção "Help" que está no canto inferior direito, a pedir que activem o fundo. Colocas o ISIN, nome do fundo e o link. Eu escrevo em inglês, é mais rápido. Não estranhes se depois de enviares a mensagem, que o site fique a "pensar", é normal, o site da Unience é um bocado pesado. Mas recebes ao fim de alguns minutos, 1 e-mail de confirmação da Unience, do teu pedido. Normalmente, demora 1 dia útil, para o fundo ficar activo. E quando ficar activo, a Maria manda-te um e-mail, a confirmar que o fundo que pedistes, já está activo. Por vezes, fica activo antes do e-mail da Maria.
O fundo é este:
https://www.unience.com/cotizacion/fondos-inversion/LU0300357638-Dws_invest_euro_corporate_bonds_nc
Eu podia pedir-lo para ti, mas deixo que faças tu, para aprenderes e ires te habituado, pois podes criar as carteiras que quiseres, para testes, para apostas fictícias, várias contas em EUR e/ou USD (longo e/ou curto prazo). Como já deves ter reparado, eu criei 7 carteiras públicas no site da Unience, 1 EUR lazy portfolio para LP, 4 EUR para CP, 1 USD para CP, todas fictícias e coloquei a minha carteira real de EUR de CP, também de forma pública.
Os fundos que lá colocastes, alguns já tinha pedido anteriormente, os fundos de acções, que te sugeri, estão todos activos na Unience, pois pedi-os para a minha carteira. Vou pedindo os fundos em falta, conforme os vou comprando. Para não massacrar a Maria, não vou pedir 50 fundos de uma só vez.
O mais certo é adicionares 1 fundo de cada vez e dares o OK, e vais ver a página do P&L, para ver se está lá e voltas a começar mas com outro fundo. Ou seja apaga essa carteira que já criastes. E faz tudo de novo. O site da Unience é super "pesado", e ás vezes, passa-se. Coloca o ISIN dos fundos, se não aparecerem, anda com a tecla cursora, se mesmo assim, não aparecer, é porque não está activo, e tens de pedir que o activem. Escolhes a opção "buy", a data da cotação de compra, e colas o número exacto de UP que comprastes, com todas as casas decimais. O Unience faz os cálculos correctamente, sem arredondamentos, apesar de aparecer no separador "Trades", apenas 2 casas decimais.
Só coloques em qualquer site que uses, o ISIN ou classe que tens. Porque como bem dizes, cada classe, tem as suas condições comerciais, que afectam a sua rendibilidade.
Como és cliente do Best, se colocares o nome e descobres logo, qual é a classe dos pobres nos fundos.
Ficas já conhecer, as classes de fundos de investimento em Portugal, para investidores de retalho, de algumas gestoras são:
Eurizon = R / RH (Hedge cambial)
Invesco = E
UBS = P
JPMorgan = D
Franklin Templeton = N
Pictet = R / HR (Hedge cambial)
Axa = E
DWS = N
Nordea = E
PIMCO = E
Em relação, as cotações dos teus fundos no BB, elas estão sempre atrasadas, daí advém a diferença de rendibilidade. Nem uso, o BB para ver os meus fundos. Aquela "coisa" que serve para a gestão do nosso património, é do mais básico possível. Não dá gráficos com as rendibilidades do total do nosso património, nem sequer das nossas carteiras de fundos. Nem o simples calculo de rendibilidade do total ou das carteiras.
Se queres "A" ferramenta ideal de para analise da carteira. Ainda não encontrei. Tens que usar vários sites em conjunto. Repara que nem Morningstar, não tem tudo sobre cada fundo.
Porque de certa maneira, deves ter seguido as sugestões de alguém que percebe alguma coisa disto.
Agora entras nas acções conservadores que estão saldo. Mais um bom passo.
Basta fazeres copy/paste desses nomes, que aparece no Best, o fundo certo. Em caso de dúvida, na minha listagem de fundos EUR, na 1ª página deste tópico, tens lá os links dos fundos para as fichas deles na Morningstar, que contém os ISIN.
Os ISIN estão todos correctos, quando tiveres dúvidas, checka na minha listagem de FI EUR na 1ª página do tópico. Eu coloco os ISIN apenas de fundos que não estejam lá incluídos. E a maioria das minhas sugestões de fundos, são de fundos que estão nesta listagem. Se são bons para mim e invisto neles, também poderão ser para outras pessoas. Se não for bom para mim, não sugiro a ninguém.
Já vês correlações.
Gostei da tua maneira de pensar:
O que conta é os números de retorno, DP, etc, não são as classificações ou ratings, que são subjectivas e como bem dizes, valem o que valem.
Com calma, sim. O dinheiro não foge. Mais vale perder uma mais-valia, do que ganhar uma menos-valia.
De nada, basta de te lembrares de mim, quando fores multimilionário.
Já vejo que vais no caminho certo. Vais longe. Continua.
Estás a começar muito bem, neste mundo, devagar, com calma, mas atento e a aprender.

CoimbraPT Escreveu:Sinceramente ainda ando à procura da melhor forma para analisar a minha carteira e fazer benchmarking. Na Bloomberg consegui encontrar os 5 fundos que actualmente subscrevo, contudo as rendibilidades são um bocado diferentes dos valores que tenho no BB. Na Unience consegui adicionar todos sem problema, mas a nivel de P&L apenas me aparecem 3. No trustnetoffshore o portfolio também é incompleto. Dos 3 o que mais gosto a nivel de gestão de portfolio é a Unience, sabes a razão de só aparecer P&L de alguns? Quando os consigo adicionar correctamente, embora tenha que fazer um ajuste no preço de compra, talvez seja por isso...
CoimbraPT Escreveu:Uma última questão, que já apresentei mas, sinceramente, continuo com bastantes dúvidas:
Por exemplo naa Unience o fundo DWS Invest Euro Corporate Bonds NC não existe (que é o que eu tenho subscrito) mas o DWS Invest Euro Corporate Bonds FC já existe. É muito errado adicionar a outra classe (uma espécie de listagem com sigla-significado)? Eu sei que tem a ver com taxas de subscrição, resgate, gestão, etc, mas existe algum site onde possa saber as diferentes siglas de cada classe sem abrir cada um dos fundos. Outro exemplo aquando da minha análise foi o EURIZON EASYFUND EQUITY PHARMA LTE Z e EURIZON EASYFUND EQUITY PHARMA LTE R.
Na Bloomberg é só para veres cotações, retornos diários dos fundos e da carteira. Leres noticias e artigos, e acompanhar os mercados.
Na Unience, procura o ISIN, se existe no site, mas não consegues adicionar á tua carteira, mandas uma mensagem, através da opção "Help" que está no canto inferior direito, a pedir que activem o fundo. Colocas o ISIN, nome do fundo e o link. Eu escrevo em inglês, é mais rápido. Não estranhes se depois de enviares a mensagem, que o site fique a "pensar", é normal, o site da Unience é um bocado pesado. Mas recebes ao fim de alguns minutos, 1 e-mail de confirmação da Unience, do teu pedido. Normalmente, demora 1 dia útil, para o fundo ficar activo. E quando ficar activo, a Maria manda-te um e-mail, a confirmar que o fundo que pedistes, já está activo. Por vezes, fica activo antes do e-mail da Maria.
O fundo é este:
https://www.unience.com/cotizacion/fondos-inversion/LU0300357638-Dws_invest_euro_corporate_bonds_nc
Eu podia pedir-lo para ti, mas deixo que faças tu, para aprenderes e ires te habituado, pois podes criar as carteiras que quiseres, para testes, para apostas fictícias, várias contas em EUR e/ou USD (longo e/ou curto prazo). Como já deves ter reparado, eu criei 7 carteiras públicas no site da Unience, 1 EUR lazy portfolio para LP, 4 EUR para CP, 1 USD para CP, todas fictícias e coloquei a minha carteira real de EUR de CP, também de forma pública.
Os fundos que lá colocastes, alguns já tinha pedido anteriormente, os fundos de acções, que te sugeri, estão todos activos na Unience, pois pedi-os para a minha carteira. Vou pedindo os fundos em falta, conforme os vou comprando. Para não massacrar a Maria, não vou pedir 50 fundos de uma só vez.

O mais certo é adicionares 1 fundo de cada vez e dares o OK, e vais ver a página do P&L, para ver se está lá e voltas a começar mas com outro fundo. Ou seja apaga essa carteira que já criastes. E faz tudo de novo. O site da Unience é super "pesado", e ás vezes, passa-se. Coloca o ISIN dos fundos, se não aparecerem, anda com a tecla cursora, se mesmo assim, não aparecer, é porque não está activo, e tens de pedir que o activem. Escolhes a opção "buy", a data da cotação de compra, e colas o número exacto de UP que comprastes, com todas as casas decimais. O Unience faz os cálculos correctamente, sem arredondamentos, apesar de aparecer no separador "Trades", apenas 2 casas decimais.
Só coloques em qualquer site que uses, o ISIN ou classe que tens. Porque como bem dizes, cada classe, tem as suas condições comerciais, que afectam a sua rendibilidade.
Como és cliente do Best, se colocares o nome e descobres logo, qual é a classe dos pobres nos fundos.
Ficas já conhecer, as classes de fundos de investimento em Portugal, para investidores de retalho, de algumas gestoras são:
Eurizon = R / RH (Hedge cambial)
Invesco = E
UBS = P
JPMorgan = D
Franklin Templeton = N
Pictet = R / HR (Hedge cambial)
Axa = E
DWS = N
Nordea = E
PIMCO = E
Em relação, as cotações dos teus fundos no BB, elas estão sempre atrasadas, daí advém a diferença de rendibilidade. Nem uso, o BB para ver os meus fundos. Aquela "coisa" que serve para a gestão do nosso património, é do mais básico possível. Não dá gráficos com as rendibilidades do total do nosso património, nem sequer das nossas carteiras de fundos. Nem o simples calculo de rendibilidade do total ou das carteiras.
Se queres "A" ferramenta ideal de para analise da carteira. Ainda não encontrei. Tens que usar vários sites em conjunto. Repara que nem Morningstar, não tem tudo sobre cada fundo.

CoimbraPT Escreveu::arrow:Rick Lusitano Escreveu:Com esta carteira, deves andar animado.
Com os soldadinhos de chumbo, na Crimeia e a China a desiludir.
E as acções a cair.
Está tudo no verde, o que já não é mau para começar (devido à pequena percentagem de acções actualmente)![]()
Porque de certa maneira, deves ter seguido as sugestões de alguém que percebe alguma coisa disto.

Agora entras nas acções conservadores que estão saldo. Mais um bom passo.

CoimbraPT Escreveu:Vou adicionar os ISIN dos fundos que referiste para confirmar que são os correctos, tenho sempre receio de estar a ver o errado quando falo apenas pelo nome dos FI.
Rick Lusitano Escreveu:Eurizon Pharma R (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais os EUA) * Sector Saúde, que inclui biotechs do sector Saúde. Podia mas não fiz 1 artigo sobre este sector, o aumento da idade da população, a necessidade de mais cuidados médicos, tratamentos e medicamentos específicos para 3ª idade e blá blá. Aqui acho que toda a gente, sabe a importância do Sector Saúde na vida humana.
ISIN LU0114064081. Tem vindo em crescimento constante desde 2009 e é um sector tem potencial e ao mesmo tempo é "seguro" pela necessidade óbvia da população. O foco é US.Rick Lusitano Escreveu:UBS Infrastructure (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais a Europa) * Podes ler o artigo que fiz sobre as Infraestruturas através do link no 1º post deste tópico.
ISIN LU0366711900 . A análise que fazes a este fundo é muito completa e permite melhor perceber as vantagens deste fundo relativamente a outros.Rick Lusitano Escreveu: M&G Optimal Income (pelo PFA, através de impresso. O mínimo é 1.000 EUR) (Peso % <=> Eurizon CS)
Já foge muito do meu orçamento.Rick Lusitano Escreveu:Invesco Global Smaller Companies (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS)Tens 1/3 nos EUA, 1/3 em Europa, 1/3 no restante mundo (10% Japão). Logo os pesos entre os EUA e a Europa, devem ficar parecidos ao que agora tens, na tua carteira. Vai também aumentar o peso do Japão na tua carteira. Não vale a pena, comprar para o longo prazo, 1 fundo só de Japão.
ISIN LU0607512935. Distribuição geográfica equilibrada. Como disseste não tem grande informação, mas o seu crescimento está a ser bem forte. Até fiquei surpreendido quando o risk PT (que vale o que vale) é "apenas" 4.
A correlação entre fundos (existentes e novos) parece-me aceitavel, sendo na ordem dos 0.2-0.6.
Basta fazeres copy/paste desses nomes, que aparece no Best, o fundo certo. Em caso de dúvida, na minha listagem de fundos EUR, na 1ª página deste tópico, tens lá os links dos fundos para as fichas deles na Morningstar, que contém os ISIN.
Os ISIN estão todos correctos, quando tiveres dúvidas, checka na minha listagem de FI EUR na 1ª página do tópico. Eu coloco os ISIN apenas de fundos que não estejam lá incluídos. E a maioria das minhas sugestões de fundos, são de fundos que estão nesta listagem. Se são bons para mim e invisto neles, também poderão ser para outras pessoas. Se não for bom para mim, não sugiro a ninguém.
Já vês correlações.

Gostei da tua maneira de pensar:
CoimbraPT Escreveu:Até fiquei surpreendido quando o risk PT (que vale o que vale)...
O que conta é os números de retorno, DP, etc, não são as classificações ou ratings, que são subjectivas e como bem dizes, valem o que valem.
CoimbraPT Escreveu:
Rick Lusitano Escreveu:Para longo prazo, não te metas em Emergentes, e muito menos em fundos específicos de países (emergentes ou outros). Estás a começar, vai devagar. Passos firmes. E depois com mais experiência de mercados, e tendo a tua carteira montada para o longo prazo, arranjas se quiseres, uma carteirita pequena, para "brincar" aos traders.![]()
Já pensei nessa possibilidade sim, após ter +- estabilizada a carteira de médio/longo prazo. Para curto prazo ainda tenho que aprender a antecipar-me um pouco aos acontecimentos.

Com calma, sim. O dinheiro não foge. Mais vale perder uma mais-valia, do que ganhar uma menos-valia.
CoimbraPT Escreveu:Obrigado pela análise e pelo teu ponto de vista que são de uma utilidade enorme e crucial. Não houve exames dolorosos (que seria algo do género "Dedica-te à pesca que está tudo errado"
)
De nada, basta de te lembrares de mim, quando fores multimilionário.

Já vejo que vais no caminho certo. Vais longe. Continua.

Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech
Fundos de Investimento, Mercados Financeiros, Gestão de Carteiras, Alternative Finance, FinTech

Rick Lusitano Escreveu:Com esta carteira, deves andar animado.
Com os soldadinhos de chumbo, na Crimeia e a China a desiludir.
E as acções a cair.
Sinceramente ainda ando à procura da melhor forma para analisar a minha carteira e fazer benchmarking. Na Bloomberg consegui encontrar os 5 fundos que actualmente subscrevo, contudo as rendibilidades são um bocado diferentes dos valores que tenho no BB. Na Unience consegui adicionar todos sem problema, mas a nivel de P&L apenas me aparecem 3. No trustnetoffshore o portfolio também é incompleto. Dos 3 o que mais gosto a nivel de gestão de portfolio é a Unience, sabes a razão de só aparecer P&L de alguns? Quando os consigo adicionar correctamente, embora tenha que fazer um ajuste no preço de compra, talvez seja por isso...
Está tudo no verde, o que já não é mau para começar (devido à pequena percentagem de acções actualmente)

Rick Lusitano Escreveu:Eurizon Pharma R (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais os EUA) * Sector Saúde, que inclui biotechs do sector Saúde. Podia mas não fiz 1 artigo sobre este sector, o aumento da idade da população, a necessidade de mais cuidados médicos, tratamentos e medicamentos específicos para 3ª idade e blá blá. Aqui acho que toda a gente, sabe a importância do Sector Saúde na vida humana.
ISIN LU0114064081. Tem vindo em crescimento constante desde 2009 e é um sector tem potencial e ao mesmo tempo é "seguro" pela necessidade óbvia da população. O foco é US.
Rick Lusitano Escreveu:UBS Infrastructure (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS) (este pesa mais a Europa) * Podes ler o artigo que fiz sobre as Infraestruturas através do link no 1º post deste tópico.
ISIN LU0366711900 . A análise que fazes a este fundo é muito completa e permite melhor perceber as vantagens deste fundo relativamente a outros.
Rick Lusitano Escreveu: M&G Optimal Income (pelo PFA, através de impresso. O mínimo é 1.000 EUR) (Peso % <=> Eurizon CS)
Já foge muito do meu orçamento.
Rick Lusitano Escreveu:Invesco Global Smaller Companies (Peso % <=> 1/2 do Eurizon CS)Tens 1/3 nos EUA, 1/3 em Europa, 1/3 no restante mundo (10% Japão). Logo os pesos entre os EUA e a Europa, devem ficar parecidos ao que agora tens, na tua carteira. Vai também aumentar o peso do Japão na tua carteira. Não vale a pena, comprar para o longo prazo, 1 fundo só de Japão.
ISIN LU0607512935. Distribuição geográfica equilibrada. Como disseste não tem grande informação, mas o seu crescimento está a ser bem forte. Até fiquei surpreendido quando o risk PT (que vale o que vale) é "apenas" 4.
A correlação entre fundos (existentes e novos) parece-me aceitavel, sendo na ordem dos 0.2-0.6.

Rick Lusitano Escreveu:Para longo prazo, não te metas em Emergentes, e muito menos em fundos específicos de países (emergentes ou outros). Estás a começar, vai devagar. Passos firmes. E depois com mais experiência de mercados, e tendo a tua carteira montada para o longo prazo, arranjas se quiseres, uma carteirita pequena, para "brincar" aos traders.![]()
Já pensei nessa possibilidade sim, após ter +- estabilizada a carteira de médio/longo prazo. Para curto prazo ainda tenho que aprender a antecipar-me um pouco aos acontecimentos.

Rick Lusitano Escreveu:Estes fundos de acções que te sugeri, estão em baixa (mas de curto prazo, por causa, dos Russos e Chineses), eles são bons, a comprar agora, estás a comprar os fundos que sabes que são bons, mas por circunstâncias exteriores aos próprios, estão mais arrefecidos. Logo estás a juntar o útil ao agradável, compras o que bom, mas a preços mais acessíveis.
Faz sentido e já tinha pensado nisso também.

Por exemplo naa Unience o fundo DWS Invest Euro Corporate Bonds NC não existe (que é o que eu tenho subscrito) mas o DWS Invest Euro Corporate Bonds FC já existe. É muito errado adicionar a outra classe (uma espécie de listagem com sigla-significado)? Eu sei que tem a ver com taxas de subscrição, resgate, gestão, etc, mas existe algum site onde possa saber as diferentes siglas de cada classe sem abrir cada um dos fundos. Outro exemplo aquando da minha análise foi o EURIZON EASYFUND EQUITY PHARMA LTE Z e EURIZON EASYFUND EQUITY PHARMA LTE R.
Obrigado pela análise e pelo teu ponto de vista que são de uma utilidade enorme e crucial

- Registado: 17/12/2013 22:53
Chico_laranja Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:zzzptg Escreveu:Aproveito que falam na Bloomberg, sei que é possivel criar lá um Portfolio, comecei a colocar à uns tempos a minhar carteira no Unience.
Agora pergunto se existe alguma forma simples de importar Trades para a Bloomberg ?
Já que tenho bastantes Trades (63) tinha uma ideia em usar as "Units" e "Average purchase price" que tenho na Unience ?
Outra coisa chata na Bloomberg é que não dá a cotação do dia quando se está a inserir o movimento.
Na Bloomberg, não há compras, vendas, dividendos, ou seja, nada de "Trades". Na Bloomberg é o mais simples e básico que há. Só servem para ver. O nome diz tudo "listas de observação", "Watchlists".
Sites que permitem carteiras com "Trades" e com cotações automáticas, são:
Unience
Financial Times/Morningstar UK
MSN Money/Morningstar USA
Morningstar: Espanha; Itália; etc (excepto Morningstar PT)
Não permitem "Trades" só compras ou apagar como a Bloomberg, mas também aparece as cotações automaticamente, e tem uma clara mais-valia, na analise da carteira.
Trustnet Offshore (ISIN ex-GB & PT)
Trustnet UK (ISIN GB)
O ideal era pegar em todas as funcionalidades destes sites, incluindo o site da Bloomberg, e criar uma ferramenta integrada, com todas as funcionalidades de todos. Não existe um "stand-alone" completo. Temos que usar vários sites para várias coisas.
Quando falam em trades falam em reforços de posições?
O Trustnetoffshore dá para abrir posições e fazer reforços noutra data
Por "Trades", assumo aquilo, que os sites consideram, ou seja, compras (inclui reforços), vendas e dividendos (em alguns sites).
Fundos à la carte - UCITS (SICAV, OEIC, Unit Trusts, FCP), Investment Trusts & US mutual funds
Rick Lusitano Escreveu:zzzptg Escreveu:Aproveito que falam na Bloomberg, sei que é possivel criar lá um Portfolio, comecei a colocar à uns tempos a minhar carteira no Unience.
Agora pergunto se existe alguma forma simples de importar Trades para a Bloomberg ?
Já que tenho bastantes Trades (63) tinha uma ideia em usar as "Units" e "Average purchase price" que tenho na Unience ?
Outra coisa chata na Bloomberg é que não dá a cotação do dia quando se está a inserir o movimento.
Na Bloomberg, não há compras, vendas, dividendos, ou seja, nada de "Trades". Na Bloomberg é o mais simples e básico que há. Só servem para ver. O nome diz tudo "listas de observação", "Watchlists".
Unience
Financial Times/Morningstar UK
MSN Money/Morningstar USA
Morningstar: Espanha; Itália; etc (excepto Morningstar PT)
Não permitem "Trades" só compras ou apagar como a Bloomberg, mas também aparece as cotações automaticamente, e tem uma clara mais-valia, na analise da carteira.
Trustnet Offshore (ISIN ex-GB & PT)
Trustnet UK (ISIN GB)
O ideal era pegar em todas as funcionalidades destes sites, incluindo o site da Bloomberg, e criar uma ferramenta integrada, com todas as funcionalidades de todos. Não existe um "stand-alone" completo. Temos que usar vários sites para várias coisas.
Quando falam em trades falam em reforços de posições?
O Trustnetoffshore dá para abrir posições e fazer reforços noutra data

Ao fim de semana o tempo é para o mercado dos afectos para com a cara metade e com os filhos .
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
Uma vez que o meu tempo disponível para o acompanhar o fórum é mínimo, se precisarem de algo da minha parte mandem PM que tento passar por cá.
Um abraço e bons investimentos.
- Registado: 29/11/2007 2:37
Boas,
Rick,
Deixo à tua consideração o objetivo de organizares um TOP Geral de fundos acionistas e obrigacionistas, que deveria incluir vários subTOP's para as diferentes situações do mercado, a saber:
1.TOP's de fundos de ações:
- TOP de fundos de ações com bom funcionamento em bullmarket;
- TOP de fundos de ações com melhor funcionamento em mercado neutral;
- TOP de fundos de ações que se comportam menos mal em bearmarket;
- TOP Geral de fundos de ações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado (bull, bear ou neutral market).
2.TOP's de fundos de obrigações:
- TOP's em função dos 3 níveis de qualidade creditícia;
- TOP's em função dos 3 níveis de sensibilidade às taxas de juro;
- TOP's com proteção da inflação e do câmbio;
- TOP Geral de obrigações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado.
Isto é uma ideia que pode e deve ser amadurecida e melhorada. O TOP Geral seria mais apropriado para o investimento de médio-longo prazo (3 a 10 anos e > 10 anos), enquanto os subTOP's seriam mais a ter em conta pelos investidores de gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing.
Estes vários TOP's não é para complicar, pelo contrário, é para simplificar os vários caminhos que os investidores teriam ao seu dispor em função do seu perfil de risco e do tempo de detenção dos ativos/fundos em carteira.
Temos que inovar e criar alfa no TOP de fundos relativamente ao benchmark internacional e depois até podias ensinar o Rei dos fundos (espanhol) do Unience de como se faz um TOP dos TOP's.
Abr,
BedRock
Rick,
Deixo à tua consideração o objetivo de organizares um TOP Geral de fundos acionistas e obrigacionistas, que deveria incluir vários subTOP's para as diferentes situações do mercado, a saber:
1.TOP's de fundos de ações:
- TOP de fundos de ações com bom funcionamento em bullmarket;
- TOP de fundos de ações com melhor funcionamento em mercado neutral;
- TOP de fundos de ações que se comportam menos mal em bearmarket;
- TOP Geral de fundos de ações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado (bull, bear ou neutral market).
2.TOP's de fundos de obrigações:
- TOP's em função dos 3 níveis de qualidade creditícia;
- TOP's em função dos 3 níveis de sensibilidade às taxas de juro;
- TOP's com proteção da inflação e do câmbio;
- TOP Geral de obrigações "todo-o-terreno" com melhor funcionamento geral nas diferentes situações de mercado.
Isto é uma ideia que pode e deve ser amadurecida e melhorada. O TOP Geral seria mais apropriado para o investimento de médio-longo prazo (3 a 10 anos e > 10 anos), enquanto os subTOP's seriam mais a ter em conta pelos investidores de gestão ativa de curto prazo (<= 3 anos) ou praticantes de market timing.
Estes vários TOP's não é para complicar, pelo contrário, é para simplificar os vários caminhos que os investidores teriam ao seu dispor em função do seu perfil de risco e do tempo de detenção dos ativos/fundos em carteira.
Temos que inovar e criar alfa no TOP de fundos relativamente ao benchmark internacional e depois até podias ensinar o Rei dos fundos (espanhol) do Unience de como se faz um TOP dos TOP's.
Abr,
BedRock
Editado pela última vez por BedRocK em 17/3/2014 13:39, num total de 1 vez.
- Registado: 1/3/2014 0:50
Vês isso é uma advinhação. Para além de ser ruído. São aquelas noticias que só serve para criar dúvidas aos investidores. Se vais investir para 10 anos e tens uma carteira diversificada, não é motivo para preocupação. Quando chegares ao final dos 10 anos, já tivestes vários crashes, e sais com mais dinheiro, do que quando entrares.
Queres uma previsão que vai acontecer?
O S&P 500, vai ter uma grande queda.
Quando?
Não sei.
O que fazer?
Diversificar e investir para o longo prazo
petergonçalves Escreveu:(...)
Rick, porque ficaspor eu ouvir os conselhos do Best??
![]()
Na minha carteira actual tenho muitas ações sim, mas mesmo o fundo das obrigações está a cair (LU0772944731). Mas já tenho outros fundos de obrigações em vista para equilibrar um pouco a minha carteira.
Tinha a ideia que os fundos de obrigações actualmente não deveriam render grande coisa pois as yields estão todas a cair.
Bons fundos de obrigações para a actualidade, tens?? Quais são os teus top 5??![]()
As tuas listas de fundos que estão no início deste tópico são constantemente actualizadas? Quando dizes que determinado fundo vai para as tuas escolhas ou listas quer dizer que actualizas naquelas listas da primeira página deste tópico?
Relativamente a análises, se bem percebi, olhar para os gráficos (rendibilidades) + perspectivas económicas e tentar tirar conclusões. Mas também é admissível que um investidor sem perceber nada do assunto, e que se limite "apenas" a ver gráficos, pode ter grandes resultados se acertar nas tendências. Certo?
Estive a ver a lista de livros que tu e o VG aconselham e queria pedir-te que me dissesses um para eu começar a ler. É que aquela biblioteca toda eu não vou conseguir ler nem nada que se pareça, já leio BUÉ para o meu trabalho diário e, infelizmente, pouco tempo me sobra para estas outras "artes".![]()
Duas importantes questões:
Há quem ganhe dinheiro com os fundos? Mesmo os pequenos investidores como eu?
Abraço

Antes prefiro, os meus conselhos.

Ou seja, prefiro, ter mais trabalho, e procurar informação e obter conhecimentos por mim mesmo, e montar a minha estratégia. Já lidei com diversos profissionais de vários bancos, desde do "empregado de balcão", gestores de conta, "Financial Advisors", a gerentes, e contam-se por uma mão com 5 dedos, os que realmente eram conhecedores de mercados e de produtos financeiros para clientes de retalho e não apenas "vendedores" com um discurso pré-formatado.
A iliteracia financeira, é muito comum nos bancos. Por acaso, recentemente fiquei surpreendido pela positiva por 1 "Financial Advisor" de 1 banco, pelo grau de conhecimentos que tinha, não só dos produtos do seu banco, mas também dos mercados e pelo seu á vontade em falar deles. Uma conversa de mais de 1.5 hora, que poderia ter sido mais alongada, mas o tempo é um monstro sem controle.
Deves estar com grandes perdas no total da carteira, pois quisestes entrar a matar.

O fundo de obrigações que mencionas (Nordea-1 European Financial Debt Fund E EUR | LU0772944731), também é de 1 sector arriscado, Sector Financeiro, que é muito volátil. Qualquer coisinha e lá vai ele, para cima ou para baixo, é 1 sector nervoso, se vires a minha listagem de FI EUR, ele não aparece lá, nem acções, nem obrigações. Só aparece este fundo especifico na minha página de fundos em observação, e se reparares, ele tem um comentário meu sobre ele. Mas não deves estar a perder muito, nele, a 1 mês, ele está com retorno de +2.07%, segundo a Morningstar.
A minha listagem de FI EUR, é constituída apenas por fundos para o longo prazo, o mais conservador possível. É actualizada com alguma frequência, mas como são fundos de longo prazo, têm poucas alterações. São mais as entradas de fundos do que saídas. Não são fundos "foguetes", para ganhar no curto prazo, são bons corredores de maratona, que aguentem grandes horizontes temporais numa carteira de longo prazo.
Para fundos de obrigações, tens as respostas que procuras, quando analisei a tua carteira e sugeri-te uma carteira, aqui:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100358
Sim, podes olhar para os gráficos ("Análise Técnica" ou AT) + "Análise Fundamental" (AF) = "conclusões pessoais". Mas mesmo os mais experientes "traders", também falham e com alguma regularidade. Agora imagina 1a pessoa completamente inexperiente, pode ter sorte em alguns "traders", mas acabam sempre por cair. Os mercados são impiedosos, no curto prazo. Não te esqueças, que estás a lutar contra "traders" profissionais de todo mundo, mais os investidores profissionais, bancos, "Hedge Funds", Fundos de Investimento, Fundos de Pensões, etc. E também podes incluir os computadores como teus adversários. Os "traders" com "inside information" (informação privilegiada), as manipulações de mercados feitas por "traders" e bancos e outras instituições financeiras. O teu capital acaba mais depressa do que o deles. O que falas é tentar acertar nas tendências. Eu olho para o longo prazo e diversifico, e as probabilidades de eu ter os retornos que eu quero, são diminutas. Com o tentar advinhar o futuro a curto prazo, as probabilidades de acertar, quase que desaparecem.
Vê estes 2 posts:
High-frequency trading - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081032
Flash Crash - http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?t=82630&p=1081053#p1081049
Não tentes domar o mercado, é um monstro indomável. Entra devagar, e tenta manter-te o maior tempo possível, dentro do jogo, ou seja, 1ª prioridade manter o capital investido, 2ª - manter o capital investido, 3ª, 4ª, ...., só no final é tentar obter retornos. O que tu queres é ao contrário. Se fosse tão simples fazer dinheiro. quem tentasse era milionário. E todos, em poucos anos e pouco capital investido éramos também.
Em Fundos de Investimento, ganhas dinheiro, mas não a entrar com adivinhações e apostas arriscadas, isso é jogar, apostas de casino. Dou o meu exemplo, tenho a sorte de estar com ~+70% num fundo de Biotechs em ~1 ano, mas tenho 4 fundos de países dos ASEAN, com média de ~-8%, e 2 deles já tiveram com ~-30%. Nos 3 primeiros meses desta carteira, já estava com ~+15%. Actualmente, esta carteira, anda com ~+6% com cerca de 1 ano de existência. Estes meus exemplos, servem para te explicar, que advinhar é extremamente dificil, principalmente em curto prazo.
Não penses com 1.000 EUR consegues ganhar 1.000.000 EUR em 10 anos em fundos de investimento. Mas podes ir multiplicando o capital investido aos poucos.
Queres ler? Lê os papers em PDF, que o VG tem no tópico dele. Também dar uma olhadela aos papaers da JPMorgan que tenho neste tópico, que actualizados trimestralmente. São de leitura leve e simples. E não têm centenas de páginas para ler, e têm informação gráfica (infografias).
Já conseguistes acertar com a cena da app da Bloomberg?
- Registado: 26/2/2014 12:28
BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Só um pequeno pormenor que deixo à tua consideração: Quando ao lado de um fundo colocas o link da morningstar.pt e também o símbolo de outro site como, por exemplo, o CW da Citywire Global, em que tu consideras como um 2º site importante de análise do fundo (deduzo eu), podias também ativar o link no respetivo símbolo, tal como fazes com a morningstar.pt.
Abr,
BedRock
Percebo a tua ideia. Mas os ícones que coloco após o link da Morningstar, como do FE Alpha Manager (FE Trustnet UK) e Fund Manager Rating (Citywire Global), servem apenas demonstrar que os gestores desse fundo, são gestores reconhecidos como gestores de qualidade. Não pretende, valorizar a fonte do reconhecimento, como fonte de analise do fundo. Nem todos os fundos têm gestores reconhecidos como gestores de qualidade, e depois tens outros que são reconhecidos por várias fontes. E como podes observar, hoje já coloquei um 3º ícone, o ícone de subscrição via impresso, que serve para indicar que o fundo de momento, só através da via impresso, é que se consegue subscrever. Mais ícones irão aparecer em momento oportuno.
BR, o file112 não te disse, que sou uma pessoa, que pensa a longo prazo, metódica e organizada? Vou lançado as novidades, mas tenho sempre mais novidades já preparadas para apresentar. E tenho sempre planos e estratégias de lançamento e apresentação gráfica. Estas pequenas alterações na listagem de FI EUR, fazem parte de um plano muito maior.
A listagem poderá nunca ficar completa, mas poderá ter mais de 100 fundos. Será um Top 100, dos melhores fundos que existem em todo mundo desenvolvido. Quantos fóruns, ou sites, ou até mesmo, bancos, poderão ter este tipo de pesquisa, análise e escolha de fundos de investimento? Só depende da CMVM e dos IF.

Eu faço o mais trabalhoso. Só depende a sua comercialização e a mais-valia na diferenciação da oferta de fundos de investimento, trazendo a consolidação de quota de mercado nestes produtos financeiros, das entidades financeiras, que quiserem apostar.
Rick Lusitano Escreveu:petergonçalves Escreveu: (...)
Rick desculpa só agora responder...
Obrigado pela tua resposta!![]()
Não consegui ler nem metade do que indicaste...É muita coisa para ler, mas estou a esforçar-me para aprender rápido.
Estou a ter uns problemas no site da Bloomberg, criei uma watchlist e quando tento aceder através do Iphone não me aparece nada, mesmo depois de fazer login. Não percebo se será um bug ou algo do género...
Entretanto tenho reparado que a maior parte dos fundos que subscrevi ou que estou a seguir estão a ter rendibilidades negativas nos últimos dias. Isto é mesmo assim, certo??![]()
Todos sabemos que nos últimos meses as biotecnologias tiveram rendibilidades incríveis, a questão que se coloca é, se há um ano os investidores sabiam disso ou se tinham forma de poder prever tamanhos resultados. Também se dizia há cerca de um ano ou mais, que os mercados emergentes iam ter grandes resultados e actualmente é que se vê... Em suma, quando eu pergunto "como se analisam mercados?" é precisamente por isto, os números dos analistas não conseguem prever as tendências, ou conseguem??
Por exemplo, se actualmente as biotecnologias estão "muito aquecidas" e provavelmente irão abrandar as subidas, então para onde seguem as tendências? Banca...??
Não estou limitado ao Best, mas sim, tenho ouvido os conselhos deles e da Deco também.
Já agora, também acho que a tua ideia de abrires um site é muito interessante. Espero é que continues esta boa partilha!![]()
Abraço e obrigado
Oh Peter..., népia de desculpas.![]()
Aqui, não há obrigações. O fórum não é a nossa vida ou trabalho. Apesar de ás vezes parecer.![]()
Não tenhas pressas em ler tudo, porque acabares, tens mais para ler, nunca acaba. É um abismo de informação.![]()
A sério, é preferível leres com calma e aprenderes, do que leres á pressa para despachar.
Se tens a maior parte dos fundos no vermelho, é porque são fundos de acções.![]()
Se é normal? Mediante as situações actuais com a disputa territorial na Crimeia e a situação económica na China, diria que sim. Agora não ponhas a vender os fundos, aguenta como um Homem e respira. Toda esta situação irá eventualmente desaparecer ou cair no esquecimento dos mercados. E depois, o normal será os fundos disparem, recuperando as perdas e subir com mais força. Chama-se a isso, o ressalto. Mas até é bom, as quedas, para os activos respirarem e também para quem quer comprar os fundos ou outros activos mais baratos. Para os novatos, é bom para aprenderem, a psicologia nos mercados é um factor muito importante, para não dizer, que é o mais importante. Os fracos vendem e perdem dinheiro, são os fortes que aguentam as pancadas, que têm lucros.
Conselhos do Best.Da Deco?!
(Esquece a Deco, aprendes mais com o fórum, não é só com este tópico. Acho que cada vez que leio estes "conselhos" da Deco, vou é desaprendendo.) Disse-te para leres o link que postei no tópico do VG, apenas para conheceres os básicos dos fundos. Não é para seguir os "conselhos" financeiros deles, em relação a investimentos em fundos de investimento.
Se tiveres dúvidas em relação á qualidade dos "conselhos" da Deco, podes perguntar a qualquer participante, o que pensam destes "conselhos".![]()
As tendências que falas, como as Biotechs. Posso falar por mim, os segmentos de mercado, têm altos e baixos, são cíclicos. Uns nunca mais recuperam, por exemplo, a indústria do carvão, qual achas que será o seu futuro? Irias apostar nesta indústria? Porquê? Então vais investir na industria alternativa á industria do carvão? Mas voltando, as tendências, vamos supor que o sector da saúde, cai 20% em 2014. O que farias? Achas que o sector da Saúde não recupera?
O que quero dizer, é que os sectores/activos caem regularmente, e os investidores "surfistas" (fazem "market timing"), seguem esses activos que caíram, á espera de uma inversão da tendência de descida, para "surfar" a tendência ascendente, pode ser por pouco tempo, ou numa perspectiva de investimento mais prolongada, depende da estratégia de cada um. Depende da analise que faz do activo, se é um activo com futuro de valorização, mas que caiu muito no passado recente, está a começar a inverter a queda. Quem quer entrar a ganhar muito, mesmo que seja para manter esse activo, numa carteira de longo prazo, compram os activos que caíram recentemente.
Em 2013, foi as US Small Caps e Biotechs que bombaram, é natural que abrandem este ano. Queres conhecer as tendências para a moda de Primavera/Verão 2014? Espero que seja, muita Beach and ....![]()
Mas queres ver os abaixos-de-cão, que venceram. É fácil, abre os fundos e vê os retornos em 2008 e o que aconteceu em 2009 e depois em 2011 e o que aconteceu em 2012-2013. É bom, para veres quedas, ressaltos e a evolução dos fundos durante alguns anos. Em 2008, quase tudo caiu. Mas após esse ano, houve sectores que caíram e recuperaram ou estão em vias de recuperação, juntas a isso, as perspectivas económicas ("analise fundamental"), e podes chegar a ter uma ideia do que poderá acontecer no futuro. Mas é sempre futurologia.
Penso que prever tendências é um acto perigoso para o bolso. Por isso, é que se diversifica, assim tens sempre, um ou mais fundos a bombarem. Não vou sugerir em investir em Acções Sector Financeiro. O sector da banca é muito arriscado.
Rick, porque ficas

Na minha carteira actual tenho muitas ações sim, mas mesmo o fundo das obrigações está a cair (LU0772944731). Mas já tenho outros fundos de obrigações em vista para equilibrar um pouco a minha carteira.
Tinha a ideia que os fundos de obrigações actualmente não deveriam render grande coisa pois as yields estão todas a cair.
Bons fundos de obrigações para a actualidade, tens?? Quais são os teus top 5??

As tuas listas de fundos que estão no início deste tópico são constantemente actualizadas? Quando dizes que determinado fundo vai para as tuas escolhas ou listas quer dizer que actualizas naquelas listas da primeira página deste tópico?
Relativamente a análises, se bem percebi, olhar para os gráficos (rendibilidades) + perspectivas económicas e tentar tirar conclusões. Mas também é admissível que um investidor sem perceber nada do assunto, e que se limite "apenas" a ver gráficos, pode ter grandes resultados se acertar nas tendências. Certo?
Estive a ver a lista de livros que tu e o VG aconselham e queria pedir-te que me dissesses um para eu começar a ler. É que aquela biblioteca toda eu não vou conseguir ler nem nada que se pareça, já leio BUÉ para o meu trabalho diário e, infelizmente, pouco tempo me sobra para estas outras "artes".

Duas importantes questões:
Há quem ganhe dinheiro com os fundos? Mesmo os pequenos investidores como eu?
Abraço
BedRock Escreveu:Boas,
Rick,
Quando puderes faz um post sobre vantagens e desvantagens de ETF's versus FIGA's e linka o que conheceres de autores isentos, sem bias, sobre a temática.
Uma das coisas que me saltou logo à 1ª vista quando há cerca de 1 ano comecei a estudar FI, foi verificar que, de uma forma geral, nos fundos acionistas amplos (não setoriais ou específicos) dos EUA não se obtinham, em anos vistos na forma discreta e não continua, a maior % de retornos, mas também não se obtinham as maiores % de perdas, relativamente a outros mercados.
Ou seja, quem pretendesse ganhar dinheiro acima da média em prazos ultra-curtos ou curtos, não iria apostar nos EUA, mas quem pretendesse ganhar mais retornos ajustados ao risco de perdas (DP), no longo prazo, então a aposta deveria ser no mercado acionista dos EUA. A visão de olhar só para uma tabela de resultados anuais discretos de retornos e não olhar para um gráfico de retornos cumulativos (continuo) para esse mesmo período de tempo, leva-nos a ter uma perceção um pouco distorcida da realidade, pois temos que analisar o comportamento dinâmico ao longo de vários anos de um fundo e não em termos estáticos anuais.
A justificação para o mercado acionista dos EUA, que tem um peso da ordem dos 50% do total mundial, ser o mercado mais fiável, no longo prazo, prende-se com o maior volume de AUM (ativos sob gestão, Assets Under Management), e assim esta maior quantidade de amostra faz com que a distribuição dos retornos versus DP/risco se faça mais em torno da média, pois aquela elevada quantidade de ativos vai amortecer ou diluir a cauda gorda dos grandes ganhos(direita) e a cada gorda das grandes perdas (esquerda). Teoricamente, no longo prazo, é nos EUA onde o rácio de Sharpe deve ser o mais elevado em termos mundiais.
Eu andei durante cerca de meio ano a subestimar as potencialidades do mercado acionista dos EUA, porque também nunca li nenhum artigo ou livro que referisse esta simples e curta justificação de probabilidade estatística, e eu na altura ainda não tinha puxado a estatística para auxiliar o meu raciocínio. O solo de fundação segura para a construção de uma edificação é a designada camada de bedrock, e no investimento em fundos, para além do capital necessário e de alguma sorte, a nossa bedrock será a otimização dos nossos conhecimentos sobre o negócio em causa.
Abr,
BedRock
Não é por má vontade, BR. Mas como não temos um mercado de ETFs semelhante ao que temos nos FI, não tenho me debruçado muito sobre os ETFs, sei os básicos, e conheço os ETFs domiciliados nos EUA, das "gestoras mais conhecidas", SPDR, iShares, WisdomTree, Vanguard; Market Vectors, CurrencyShares. Agora não perco tempo, a estudar ETFs, se estou assim tão limitado. Quando o mercado dos ETFs, em Portugal estiver mais evoluído, com mais e melhor oferta, terei todo o gosto em esmiuçar este tipo de veículo de investimento colectivo. Até lá, tenho muitos frangos para virar nos FI.

Como pudestes observar, hoje, com uma gestora nova no BB, com 3 fundos bons e mais 4 fundos como alternativas a esses fundos, todos a entrar no "meu top de escolhas".
zzzptg Escreveu:Aproveito que falam na Bloomberg, sei que é possivel criar lá um Portfolio, comecei a colocar à uns tempos a minhar carteira no Unience.

Aproveito que falam na Bloomberg, sei que é possivel criar lá um Portfolio, comecei a colocar à uns tempos a minhar carteira no Unience.
- Registado: 16/3/2014 19:37
petergonçalves Escreveu:Estou a ter uns problemas no site da Bloomberg, criei uma watchlist e quando tento aceder através do Iphone não me aparece nada, mesmo depois de fazer login. Não percebo se será um bug ou algo do género...
petergonçalves Escreveu:Já agora, aproveito para perguntar:
Criei uma conta na Bloomberg e várias watchlist mas quando tento aceder através da app do Iphone não me aparecem as watchlist. Mesmo depois de fazer o login!!
Sabem como posso resolver o problema?
Obrigado
Vou explicar o meu exemplo:

O que sincroniza, é a tua "Watchlist" da app, com a Bloomberg, criando no site, essa "Wacthlist" e não o contrário.
O que queres era muito bom, que se fosse possível, aceder ou criar várias "Watchlists" na app. Porque a app só dá para criar uma "Wactlist" com apenas 100 símbolos, tenho que estar a apagar símbolos ou a omitir-los.

Se pudesse ter várias "watchlists" na app era excelente.
petergonçalves Escreveu: (...)
Obrigado pela tua resposta!![]()
Não consegui ler nem metade do que indicaste...É muita coisa para ler, mas estou a esforçar-me para aprender rápido.
Estou a ter uns problemas no site da Bloomberg, criei uma watchlist e quando tento aceder através do Iphone não me aparece nada, mesmo depois de fazer login. Não percebo se será um bug ou algo do género...
Entretanto tenho reparado que a maior parte dos fundos que subscrevi ou que estou a seguir estão a ter rendibilidades negativas nos últimos dias. Isto é mesmo assim, certo??![]()
Todos sabemos que nos últimos meses as biotecnologias tiveram rendibilidades incríveis, a questão que se coloca é, se há um ano os investidores sabiam disso ou se tinham forma de poder prever tamanhos resultados. Também se dizia há cerca de um ano ou mais, que os mercados emergentes iam ter grandes resultados e actualmente é que se vê... Em suma, quando eu pergunto "como se analisam mercados?" é precisamente por isto, os números dos analistas não conseguem prever as tendências, ou conseguem??
Por exemplo, se actualmente as biotecnologias estão "muito aquecidas" e provavelmente irão abrandar as subidas, então para onde seguem as tendências? Banca...??
Não estou limitado ao Best, mas sim, tenho ouvido os conselhos deles e da Deco também.
Já agora, também acho que a tua ideia de abrires um site é muito interessante. Espero é que continues esta boa partilha!![]()
Abraço e obrigado
Oh Peter..., népia de desculpas.

Aqui, não há obrigações. O fórum não é a nossa vida ou trabalho. Apesar de ás vezes parecer.

Não tenhas pressas em ler tudo, porque acabares, tens mais para ler, nunca acaba. É um abismo de informação.

A sério, é preferível leres com calma e aprenderes, do que leres á pressa para despachar.
Se tens a maior parte dos fundos no vermelho, é porque são fundos de acções.

Se é normal? Mediante as situações actuais com a disputa territorial na Crimeia e a situação económica na China, diria que sim. Agora não ponhas a vender os fundos, aguenta como um Homem e respira. Toda esta situação irá eventualmente desaparecer ou cair no esquecimento dos mercados. E depois, o normal será os fundos disparem, recuperando as perdas e subir com mais força. Chama-se a isso, o ressalto. Mas até é bom, as quedas, para os activos respirarem e também para quem quer comprar os fundos ou outros activos mais baratos. Para os novatos, é bom para aprenderem, a psicologia nos mercados é um factor muito importante, para não dizer, que é o mais importante. Os fracos vendem e perdem dinheiro, são os fortes que aguentam as pancadas, que têm lucros.
Conselhos do Best.

Se tiveres dúvidas em relação á qualidade dos "conselhos" da Deco, podes perguntar a qualquer participante, o que pensam destes "conselhos".

As tendências que falas, como as Biotechs. Posso falar por mim, os segmentos de mercado, têm altos e baixos, são cíclicos. Uns nunca mais recuperam, por exemplo, a indústria do carvão, qual achas que será o seu futuro? Irias apostar nesta indústria? Porquê? Então vais investir na industria alternativa á industria do carvão? Mas voltando, as tendências, vamos supor que o sector da saúde, cai 20% em 2014. O que farias? Achas que o sector da Saúde não recupera?
O que quero dizer, é que os sectores/activos caem regularmente, e os investidores "surfistas" (fazem "market timing"), seguem esses activos que caíram, á espera de uma inversão da tendência de descida, para "surfar" a tendência ascendente, pode ser por pouco tempo, ou numa perspectiva de investimento mais prolongada, depende da estratégia de cada um. Depende da analise que faz do activo, se é um activo com futuro de valorização, mas que caiu muito no passado recente, está a começar a inverter a queda. Quem quer entrar a ganhar muito, mesmo que seja para manter esse activo, numa carteira de longo prazo, compram os activos que caíram recentemente.
Em 2013, foi as US Small Caps e Biotechs que bombaram, é natural que abrandem este ano. Queres conhecer as tendências para a moda de Primavera/Verão 2014? Espero que seja, muita Beach and ....

Mas queres ver os abaixos-de-cão, que venceram. É fácil, abre os fundos e vê os retornos em 2008 e o que aconteceu em 2009 e depois em 2011 e o que aconteceu em 2012-2013. É bom, para veres quedas, ressaltos e a evolução dos fundos durante alguns anos. Em 2008, quase tudo caiu. Mas após esse ano, houve sectores que caíram e recuperaram ou estão em vias de recuperação, juntas a isso, as perspectivas económicas ("analise fundamental"), e podes chegar a ter uma ideia do que poderá acontecer no futuro. Mas é sempre futurologia.
Penso que prever tendências é um acto perigoso para o bolso. Por isso, é que se diversifica, assim tens sempre, um ou mais fundos a bombarem. Não vou sugerir em investir em Acções Sector Financeiro. O sector da banca é muito arriscado.
zzzptg Escreveu:Olá a todos, é o meu primeiro post aqui no caldeirão, embora tenho sido um visitante assiduo.
Antes de tudo quero agradecer a todos os participantes, já aprendi bastante.
Agora gostaria de questionar se não existe uma categoria de fundos que siga as Commodities ?
Neste momento de crise da Crimeira o Ouro e outros metais tão em subida. Infelizmente o IBRA (Invesco Balanced Return) não está a acompanhar tanto como esperava.
Será que não existe mesmo um Fundo associado a matérias primas / metais precisos, não me interessa muito empresas mineiras.
Obrigado
Bem vindo ZZZ
Em fundos de investimento, só tens exposição indirectamente ás matérias-primas, no caso do ouro e outros metais, através de empresas mineiras.
Exposição directa só mesmo ETFs. Vê o exemplo do Invesco BRA, ele próprio tem 1 ETF sobre o ouro, o "ETFS Gold Bullion Securities ETC". O Invesco não acompanha o Ouro, porque é 1 misto, com exposição a índices de acções e obrigações, através de futuros. E como as acções têm ultimamente, levado porrada por causa da questão da Crimeia e da China, acaba por puxar para baixo, o Invesco.
O ouro tem tido estas subidas, mas são de curto prazo. A tendência de longo prazo, é de descida. Logo que acabe este ruído, poderá voltar á sua tendência de longo prazo.
Rick Lusitano Escreveu:Brunomanco Escreveu:Qual a diferença de fundos Asia de fundos Emergentes? a localizaçao dos ativos? os fundos Asia incluem Japao?
Fidelity Asian High Yld A-Acc-Eur LU0286668966
Schroder ISF Asian Total Ret A € H Acc LU0372739705
é que tenho visto os emergentes, e o comportamento destes nao é nada encorajador, ja estes fundos Asia teem-se portado bem, de modo semelhante aos de outras localizaçoes geograficas
Ainda não fui ver, os fundos em causa. Mas os fundos por vezes têm nomes, que não correspondem totalmente á realidade. E depois com a ajuda da Morningstar, a cataloga-los em categorias generalistas, acabam por indizir em erro, os investidores, por isso, o melhor é esmiuçar o fundo, carteira, política de investimentos do fundo, etc. No caso em concreto, Ásia, pode ser Ásia com ou sem Japão, ou Ásia-Pacifico (inclui Austrália e Nova Zelândia), ou Ásia desenvolvidos, ou Ásia "total" (desenvolvidos, emergentes, Japão, Austrália e Nova Zelândia).
Já espreito os fundos.
A forma mais rápida e simples, é abrires a ficha PDF da Morningstar, porque só aqui, a Morningstar, faz a distinção por países em vez, de zonas geográficas.
Bruno
Checka aqui:
FF Asian High Yield
Trustnet Offshore
Morningstar/Banco Best
Schroder ISF Asian Total Return
Trustnet Offshore
Morningstar/Banco Best
Os fundos diferenciam-se no seguinte:

Benchmark do fundo
BofAML Asian Dollar Corporate HY TR USD

Benchmark do fundo
MSCI AC Asia Pac Ex JPN NR USD
Conclusão apesar de serem fundos de diferentes classes de activos, ambos têm exposição a toda a Ásia-Pacifico ex Japão, logo contém todos os países, desenvolvidos e emergentes, excepto o Japão.
Para longo prazo, em Obrigações prefiro sempre o Hedge cambial, e nas Acções prefiro sem Hedge cambial. Para o curto prazo, é que poderei eventualmente usar o hedge cambial, consoante as perspectivas de cada mercado.
Já agora, aproveito para perguntar:
Criei uma conta na Bloomberg e várias watchlist mas quando tento aceder através da app do Iphone não me aparecem as watchlist. Mesmo depois de fazer o login!!
Obrigado
Obrigado
Olá a todos, é o meu primeiro post aqui no caldeirão, embora tenho sido um visitante assiduo.
Agora gostaria de questionar se não existe uma categoria de fundos que siga as Commodities ?
Neste momento de crise da Crimeira o Ouro e outros metais tão em subida. Infelizmente o IBRA (Invesco Balanced Return) não está a acompanhar tanto como esperava.
Será que não existe mesmo um Fundo associado a matérias primas / metais precisos, não me interessa muito empresas mineiras.
Obrigado
Obrigado
- Registado: 16/3/2014 19:37
Rick Lusitano Escreveu:petergonçalves Escreveu:Podes dar-me o ISIN do fundo da Threadneedle em EUR? Não o encontro...petergonçalves Escreveu:Podes explicar-me um pouco mais sobre as vantagens e desvantagens de comprar em moeda estrangeira? Ou indicar algum artigo ou tópico que tenha informações sobre esta matéria?
A vantagem imediata, é poder comprar fundos ou outros activos que só existam em moeda estrangeira.
Outra vantagem, será ter a carteira de activos, diversificada também em moeda.
Uma possível vantagem é ganhar com o câmbio. Basicamente é investir em Forex.
Desvantagens, grande volatilidade. Tens o risco cambial, ou seja, comprar por exemplo 1 fundo USD com EUR, com o cambio EURUSD = x, e vender a EURUSD = x - y ou x + y. Outra desvantagem, são as comissões que os bancos cobram nas conversões cambiais, por exemplo, EURUSD = 1.38 USD e o banco faz a 1.37 USD, a diferença é o spread do banco. E isto, acontece sempre nas compras e vendas.
Segue este exemplo real do nosso amigo Legendz e as respostas que se seguiram a esta questão:
http://caldeiraodebolsa.jornaldenegocios.pt/viewtopic.php?f=3&t=82630&start=900#p1100178petergonçalves Escreveu:Relativamente a estes indicadores que mostras (independentemente do fundo em questão), acho que já percebi mais ou menos o que é o Rácio de Sharpe, mas continuo sem perceber muito bem o Desvio Padrão. Para que serve e como se analisa??
Desvio-Padrão (DP) é uma medida que indica a volatilidade (risco), quanto maior o DP, maior é a volatilidade, ou seja, é um fundo mais arriscado.
Rácio de Sharpe (RS) é um indicador do equilíbrio entre o DP e o retorno num respectivo período de tempo:
RS > 1.0 Maior retorno do que risco
RS < 1.0 Mais risco do que retorno
Vê este vídeo - http://www.investopedia.com/video/play/sharpe-ratio/
Descrição escrita - http://www.investopedia.com/terms/s/sharperatio.asppetergonçalves Escreveu:Já agora, quando me dizem "analisa os mercados", como poderei faze-lo? quais são as ferramentas e métodos essenciais?
Podes começar por ver as definições, os termos técnicos, ou seja, a linguagem, tens também artigos em:
http://www.investopedia.com
Tem informação útil e simples para investidores de retalho. Tens de dar um desconto, por ser 1 site nos EUA, basea-se muito em conteúdos relacionados nos EUA.
Aconselho vivamente, a leres pelo menos, o nível básico, as brochuras da CMVM, o link para a Deco Proteste, que lá deixei, que estão na página do tópico do VirtuaGod.
Para começares a conduzir, tens pelo menos saber o código da estrada.![]()
Depois também no meu link "Ferramentas diversas", Sites da especialidade de noticias, sites com cotações. etc. Podes indo explorando.petergonçalves Escreveu:Acho que tens razão, enquanto não tiver mais certezas, gaurdo o € num fundo mais "tranquilo". O Liquidez parece-me uma boa opção, mas também tenho estado a analisar o ES Plano Prudente e o ES Euro Bond. Talvez divida o € entre eles... Que dizes??
Guarda no ES Liquidez, não sucumbas á tentação. Também comprarias um SU-27 ou um Rafale sem sabes primeiro o que era?![]()
Sabes o que os investidores mais experientes, fazem quando, não fazem o que fazer com o dinheiro, ou quando os mercados estão indefinidos?
Simplesmente ficam em liquidez, ou seja, mercado monetário. No teu caso, no ES Liquidez. Como tens acções voláteis, o ES Liquidez, sempre vai te dando algumas alegrias.petergonçalves Escreveu:Não percebi a tua última pergunta...!![]()
Se foi esta:Rick Lusitano Escreveu:(Diz-me uma coisa, estás limitado por estares num banco não-Banco Best?)
Perguntei por causa das tuas escolhas de fundos.petergonçalves Escreveu:(Como é que faço para citar várias vezes um utilizador? Queria citar-te como tu fizeste, por frases separadas mas não consegui...)
Para ser mais simples para te explicar, fazes vários copy/paste e apagas o que não te interessa.
Obrigado pela tua resposta!

Não consegui ler nem metade do que indicaste...

Entretanto tenho reparado que a maior parte dos fundos que subscrevi ou que estou a seguir estão a ter rendibilidades negativas nos últimos dias. Isto é mesmo assim, certo??

Já agora, também acho que a tua ideia de abrires um site é muito interessante. Espero é que continues esta boa partilha!

Abraço e obrigado
Re: MFS Meridian Funds
Rick Lusitano Escreveu:(...)
Mas aparentemente será, ainda está não claramente definida:
5.000,00 = mont. mín. inicial
2.500,00 = mont. mín. adicional
E eu que achava 4.000 no ActivoBank, já era puxado para o investidor de retalho, e que normalmente é a quantia pedida em vários países.
Tenho pena, mas será muito alto, para a grande maioria dos investidores. Eu bem queria fundos entre 500-1.000 EUR no máximo. Quem manda são as gestoras.
Bem, como já conheço de cor e salteado, toda a oferta da MFS, antes deles ser colocados, dos 24 fundos apresentados, apenas 3 fundos entram para a minha listagem:USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar
EUR - MFS Meridian European Value A1 EUR Acc Morningstar
EUR - MFS Meridian European Smaller Companies A1 EUR Acc Morningstar
Como estava a prever mínimos de investimento altos nos fundos da MFS, já tinha alternativas mais acessíveis, de apenas de 500 EUR e que curiosamente, até têm tido melhores resultados recentemente:
ACÇÕES EUROPAEUR - Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR Morningstar
EUR - Invesco Pan European Structured Equity E Morningstar
Para as 2 categorias em falta, muito brevemente vou dar notícias.![]()
A listagem dos fundos em EUR, já foi modificada com mais fundos, devido ao conhecimento de novas aparições, já tinha limpado anteriormente, os "pés-de-chumbo" para a lista das despromoções, para deixar o espaço livre. E tenho 1 rascunho já formatado e pronto a ser publicado com mais fundos novos para poderem entrar, vão entrar ou todos de uma só vez ou aos poucos. Só depende da CMVM e dos bancos em causa. (Pode ser Banco Best ou de outros bancos.)
Fundos de Investimento (FI) - EUR (2013-10-14)
Por isso, os senhores da Direcção de Investimento, ou conseguem reduzir os mínimos dos fundos da MFS para 500 EUR, ou no máximo para os 1.000 EUR, ou então vão ter resultados residuais no total dos fundos comercializados pelo banco.
( Claramente, uma falta de comunicação entre DI Best e "as partes conhecedoras".)
Tal como prometi:
Rick Lusitano Escreveu:Para as 2 categorias em falta, muito brevemente vou dar notícias.![]()
E:
Como estava a prever mínimos de investimento altos nos fundos da MFS, já tinha alternativas mais acessíveis, de apenas de 500 EUR e que curiosamente, até têm tido melhores resultados recentemente:
E como:
Rick Lusitano Escreveu:A listagem dos fundos em EUR, já foi modificada com mais fundos, devido ao conhecimento de novas aparições, já tinha limpado anteriormente, os "pés-de-chumbo" para a lista das despromoções, para deixar o espaço livre. E tenho 1 rascunho já formatado e pronto a ser publicado com mais fundos novos para poderem entrar, vão entrar ou todos de uma só vez ou aos poucos. Só depende da CMVM e dos bancos em causa. (Pode ser Banco Best ou de outros bancos.)
Faço a revelação agora, apenas 2 dos 17 fundos que antecipadamente, pedi ao Best em 12/Fevereiro/2014 para incluir na oferta do Banco, de momento, só dá para os subscrever via impresso (

Pedi antecipadamente este fundo, por ser a melhor alternativa ao fundo Acções Global da MFS, acima mencionado, e por apenas 500 EUR, para o caso de o MFS, ter maiores mínimos de investimento:
ACÇÕES GLOBAIS
Acções Global Capitalização Grande Crescimento

Percebem agora, o porquê de eu ter dito:

Rick Lusitano Escreveu:( Claramente, uma falta de comunicação entre DI Best e "as partes conhecedoras".)
Senão tinham falado comigo antes de lançar os fundos da MFS. Já ando a pensar á frente da DI Best, há muito tempo. E isto é 1 exemplo claro, quando apresentam novos fundos, já eu tinha pedido melhores fundos do que esses, antes, e directamente á DI Best. Vão ter que fazer melhor, que eu.

E pedi este fundo que é a versão com cobertura cambial (Hedge) do "famoso" Threadneedle American Extended Alpha EUR", para quem quiser se proteger das oscilações de curto prazo EURUSD:
ACÇÕES - EUR HEDGED
Acções EUA Capitalização Grande Crescimento - EUR Hedged

Posso adiantar que o meu pedido dos 17 fundos ao Best em 12/Fevereiro/2014, inclui fundos de acções, obrigações e alternativos. Das seguintes gestoras: Axa, Nordea, Threadneedle, Invesco, PIMCO.
E as minhas listas de novos fundos vão aumentando. Mas quando alguém chegar a devidas conclusões. Eu coloco as cartas na mesa, mas antes tem que pôr dinheiro na mesa, para eu mostrar as cartas. Será um "Full-house" ou "Straight Flush"?

P.S. Já inclui estes 2 fundos na minha listagem de fundos de investimento EUR:

Querem mais fundos? 

Rick Lusitano Escreveu:Daemoon Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:YES!!!! FINALLY SOMETHING NEW!!! AND ONE MY WISHES COME TRUE!!!
Não é uma gestora em Portugal, mas é nova no Banco Best. Alguma coisa, parece que consegui. Acordou-se o mercado. E vamos ter mais novidades online, depende da CMVM, apenas.![]()
MFS Meridian Funds (Massachusetts Financial Services)
É a gestora que criou o 1º fundo de investimento aberto.
24 fundos:
EUR = 12
USD = 12
E eu que achava 4.000 no ActivoBank, já era puxado para o investidor de retalho, e que normalmente é a quantia pedida em vários países.
Tenho pena, mas será muito alto, para a grande maioria dos investidores. Eu bem queria fundos entre 500-1.000 EUR no máximo. Quem manda são as gestoras.
Bem, como já conheço de cor e salteado, toda a oferta da MFS, antes deles ser colocados, dos 24 fundos apresentados, apenas 3 fundos entram para a minha listagem:USD - MFS Meridian Global Equity A1 EUR Acc Morningstar
ACÇÕES EUROPAEUR - Threadneedle Pan European Equity Dividend Retail Net EUR Morningstar
A listagem dos fundos em EUR, já foi modificada com mais fundos, devido ao conhecimento de novas aparições, já tinha limpado anteriormente, os "pés-de-chumbo" para a lista das despromoções, para deixar o espaço livre. E tenho 1 rascunho já formatado e pronto a ser publicado com mais fundos novos para poderem entrar, vão entrar ou todos de uma só vez ou aos poucos. Só depende da CMVM e dos bancos em causa. (Pode ser Banco Best ou de outros bancos.)
Por isso, os senhores da Direcção de Investimento, ou conseguem reduzir os mínimos dos fundos da MFS para 500 EUR, ou no máximo para os 1.000 EUR, ou então vão ter resultados residuais no total dos fundos comercializados pelo banco.
( Claramente, uma falta de comunicação entre DI Best e "as partes conhecedoras".)
Rick na DI do Best JÁAAAA![]()
![]()
Ainda vais ter a Isabel Ferreira atrás de ti![]()
mas cuidado que a tipa é cinturão negro
Presumo que estás referir a Senhora Isabel Ferreira, CEO do Best. Realmente é uma Senhora bastante atraente. Mas não gosto de misturar negócios com prazer.
Claro que é à CEO que me referia

- Registado: 14/2/2009 14:06
Mas se o papa, não resolve, realmente, devemos ir falar directamente a Deus. 

Daemoon Escreveu:Rick Lusitano Escreveu:YES!!!! FINALLY SOMETHING NEW!!! AND ONE MY WISHES COME TRUE!!!
Não é uma gestora em Portugal, mas é nova no Banco Best. Alguma coisa, parece que consegui. Acordou-se o mercado. E vamos ter mais novidades online, depende da CMVM, apenas.![]()
MFS Meridian Funds (Massachusetts Financial Services)
É a gestora que criou o 1º fundo de investimento aberto.
24 fundos:
EUR = 12
USD = 12
Rick na DI do Best JÁAAAA![]()
![]()
Ainda vais ter a Isabel Ferreira atrás de ti![]()
mas cuidado que a tipa é cinturão negro
Presumo que estás referir a Senhora Isabel Ferreira, CEO do Best. Realmente é uma Senhora bastante atraente. Mas não gosto de misturar negócios com prazer.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Goya777, hugob0ss, iniciado1, karaya75, latbal, m-m, malakas, Manchini888, OCTAMA, SalvaFP, trilhos2006 e 176 visitantes