Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

FED- "TAPA" ou não "TAPA"?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: FED- "TAPA" OU NÃO "TAPA"?

por VirtuaGod » 18/12/2013 16:26

Ulisses Pereira Escreveu:Quando Bernanke foi eleito presidente da FED tinha por alcunha "O helicóptero" pela facilidade em fazer levantar os mercados. Não sabemos o efeito que a sua política de estímulo aos mercados terá nos próximos anos mas, no seu mandato, enfrentou uma crise gravíssima e conseguiu que os Estados Unidos fugissem da recessão. Com que consequências no futuro? Não sei. Mas Bernanke fez jus à sua alcunha.

Um abraço,
Ulisses

Deflation, Ben Bernanke and the Famous Helicopter

Citing Milton Friedman‘s “helicopter drop” — the figurative notion of handing out cash to the public, effectively fighting deflation — would come back to haunt Mr. Bernanke, who was simply making a passing reference to a commonly used theoretical concept. Some traders unfairly dubbed him Helicopter Ben, a nickname that gained even more popularity three years later when he was nominated to be Fed chairman.

Sou apologista de muitas políticas que ele tomou mas sim dizes tudo com "Com que consequências no futuro?". A história vai mostrar se foram (ou não) boas políticas!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Ulisses Pereira » 18/12/2013 16:05

Quando Bernanke foi eleito presidente da FED tinha por alcunha "O helicóptero" pela facilidade em fazer levantar os mercados. Não sabemos o efeito que a sua política de estímulo aos mercados terá nos próximos anos mas, no seu mandato, enfrentou uma crise gravíssima e conseguiu que os Estados Unidos fugissem da recessão. Com que consequências no futuro? Não sei. Mas Bernanke fez jus à sua alcunha.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por VirtuaGod » 18/12/2013 16:03

coinflip

Relembro que é a última reunião durante a presidência do Bernanke e às 19:30 (hora Portuguesa) temos o último discurso dele nessa condição!!
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor

Registado: 20/11/2002 21:56

por Eurouro » 18/12/2013 15:30

Eu penso que no final de 2015 inicio de 2016 o SP500 andará em máximos.
2014 a lateralizar ou subir pouco, por via da retirada progressiva dos estimulos mas não total.
Em 2016 a Fed e BCE podem vir a ter que tomar medidas para combater a inflação, mas até lá penso que os bancos centrais vão ver-se livres do perigo da deflação (os mercados a subir e as pessoas a perder poder de compra). De facto em 2016 a inflação tanto nos EUA como aqui pode já andar acima ou perto de 3% e aí os bancos centrais acherem a altura ideal para retirar definitivamente os estimulos, bem como seus efeitos cessarem, levando a taxa de inflação de novo para baixo de 2%.
Assim, nos anos pós 2016, ou seja, na decada de 2016 a 2026 podemos ter bastante prosperidade com a economia a crescer e com a inflação reduzida capaz de dar folgo ao crescimento economico tanto nos EUA como aqui.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Puregene » 18/12/2013 15:19

"I buy expensive suits. They just look cheap on me."

Registado: 6/12/2007 15:10

por Puregene » 18/12/2013 15:14

balta Escreveu:Eu pessoalmente acho que está mais do que na hora de começar a afunilar os pacotes de ajuda ou estímulo pela via de redução de compra de activos por parte da FED. As economias já estão mais preparadas para isso e mais cedo ou mais tarde irão ter que tomar essa decisão.
Assim entendo que quem começou o programa também seja ele a dar o primeiro passo no sentido de agora aliviar esse programa de compra, retirando o ónus de cima da sua sucessora pelas eventuais consequências (que a meu ver serão apenas de curto prazo) menos boas que venham a ocorrer.
Bons Negócios.

Pessoalmente não acho que ele esteja interessado em retirar esse peso dos ombros de Yellen, antes pelo contrário. Por razões que, infelizmente, se prendem com o carácter especial do próximo sucessor aos comandos da maior máquina de fazer dinheiro do mundo (basta (em primeiro lugar) ser a primeira mulher no cargo)... Concordo que está mais do que na hora de retirar estímulos artificiais à economia dos USA (e consequentemente do mundo), mas conhecendo a irracionalidade dos mercados bolsistas (que ultimamente quase mais têm subido com notícias negativas para a economia do que com positivas), tenho praticamente a certeza que ninguém vai querer agitar as águas, ainda para mais nesta altura do ano.

Bernanke vai querer receber a prenda no sapatinho que toda a gente (big corporations) lhe prometeu ao longo destes últimos 5 anos.

por Momenta » 18/12/2013 13:51

Eu estou cada vez mais atento às reuniões da FED. Nos últimos meses têm sido boas oportunidade de compra, pelo que estou a considerar ter uns cobres para investir nas vésperas das reuniões.
Quanto ao resto, refugio-me no princípio do mercado descontar tudo e nem tenho opinião, nem ocupo muito tempo a pensar nisso. Os estímulos irão baixar mais cedo ou mais tarde, por isso, por que motivo não estarão antecipados?

Registado: 6/10/2011 13:34

por balta » 18/12/2013 13:22

Eu pessoalmente acho que está mais do que na hora de começar a afunilar os pacotes de ajuda ou estímulo pela via de redução de compra de activos por parte da FED. As economias já estão mais preparadas para isso e mais cedo ou mais tarde irão ter que tomar essa decisão.
Assim entendo que quem começou o programa também seja ele a dar o primeiro passo no sentido de agora aliviar esse programa de compra, retirando o ónus de cima da sua sucessora pelas eventuais consequências (que a meu ver serão apenas de curto prazo) menos boas que venham a ocorrer.
Bons Negócios.

Registado: 6/4/2005 10:39

por Puregene » 18/12/2013 13:13

Na minha opinião Não vai avançar com o tappering.. Parece-me uma decisão muito importante que Bernanke não quer tomar, agora que está mesmo de saída da FED... Avançar com a decisão poderia provocar uma correcção nas bolsas e Bernanke não quer ficar para a História como o primeiro que iniciou o processo de tappering, despoletando uma queda bolsista que ninguém quer (addicted to tappering). Essa decisão já deverá ser tomada durante o próximo reinado de Yellen.

FED- "TAPA" ou não "TAPA"?

por Puregene » 18/12/2013 12:57

Gostava de saber as vossas opiniões e por favor esgrimam os vossos argumentos a respeito da antevisão da decisão da FED.

Cumprimentos!

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], nickforum, TheKuby e 73 visitantes