Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Jerónimo Martins - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Jerónimo Martins - Tópico Geral

por bioearth » 1/11/2013 16:48

NOX Escreveu:Drupa,

Se te dou razão? TODA! Porque é que se vejo isso n saio já?

Eu acredito mesmo nos fundamentais da JM, o ano passado entrei a 13,5 e depois caiu para 12, aguentei o barco e vendi assim que chegou a 14, so para n dizer que n tinha ganho nada. Resultado, saí cedo demais pq depois o titulo subiu até aos 17!
Da análise que fiz os fundamentais da empresa não mudaram, a operação da polónia continua forte e temos a entrada da colômbia que pode trazer uma grande mais valia. A JM ja tem experiencia no mercado internacional e tem resultado. Por isso vou continuar no barco até ver...

Cumps

Muito bem Nox!

Registado: 16/9/2012 23:57

por tiagopt2 » 1/11/2013 15:29

Parece-me uma visão válida e consciente, isso é o mais importante. Era bom para o PSI que ela acompanhasse as subidas dos restantes titulos
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por NOX » 1/11/2013 14:46

tiagopt Escreveu:
NOX Escreveu:Tou dentro a 13.97. Fico dentro por 3 razões:

1 - acredito nos fundamentais da empresa (ja antes acreditei e resultou!)

2 - sair agora é assumir uma perda alta e n m convém nada mesmo... :-"

3 - o concenso das analises que tenho lido fora do circuito dos analistas espertos partilha da minha opinião, por isso considero esta descida mais especulativa que outra coisa.

Se posso estar enganado? Sim posso, é o risco! :mrgreen:

Cumps

A 13,97 consideras a perda actual como elevada? Não leves o meu comentário a mal, mas não será a tua posição actual demasiado grande?

Permite-me fazer algumas perguntas. Não precisas de responder, são mais para auto-reflexao.
- Imagina que a cotação desce aos 10 (não estou a dizer que aconteça, coloquemos só a possibilidade) antes de o mercado "devolver a racionalidade" à cotação. Estarias disposto a aguentar esse drawdown?
- imagina que a cotação não voltava aos níveis actuais num espaço de 3 anos. Estarias disposto a esperar?
- imagina que os analistas que tens acompanhado e cujas opiniões te ajudaram a tomar a opção de compra se alteram e passam a negativistas. Estarias disposto a assumir uma perda e a vender nessa altura ou continuarias a esperar?
- Por fim, imagina que amanhã a cotação inverte e atinge os 15 euros. Estarias disposto a manter a estratégia de longo prazo ou venderias sem pensar duas vezes?

Tiagopt,

Vamos ver se respondo a tudo! Primeiro, n levo nada a mal, eu estou no forum para partilhar experiencias e sobretudo para aprender com quem já anda nisto há bem mais tempo do que eu. Comecei so em 2008 e foi um inicio muito mau, coloquei pco €€ mas perdi-o quase td...depois resolvi estudar e diversificar, por isso tdas as perguntas que faço ou que recebo encaro-as sempre como oportunidades de aprender qq coisa e n como criticas, pelo menos numa primeira abordagem!
MAs vamos às questões:

A minha posição n é muito grande, eu é que estou teimoso em sair do titulo em perda.
Se o mercado descer mais um pouco tenho um limite ao qual saio, e das duas uma, ou entro curto ou espero para ver qdo bate no fundo para reentrar. Fiz isso com o BES, comprei a 1€ ha meses e depois desceu a pique, como acreditava q ia inverter reforcei na queda, trÊs vezes, acabei com muitas acções e pouco €€ mas ao fim de uns tempos compensou e muito! tive acções que comprei a .59 e vendi agora na subida a .96...
A unica razão que me levaria mesmo a desistir da empresa é deixar de acreditar nos fundamentais, se a polonia ceder ou se a colombia der maus resultados, ai sim faz sentido abandonar o barco. Até la, eu acho que não.

Quanto a estratégia de longo prazo, eu tenho um valor de % definido para sair, não acredito em subidas eternas e é uma acção muito cara para manter anos seguidos, pelo menos esta é a minha visão.
Espero ter respondido a tudo, caso contrario, ask away! Reforço que o que digo são as minhas analises e opiniões e que incluem um factor de subjectividade associado, sou pouco versado em analise técnica, acredito ou não nos fundamentais!

Cumps

Registado: 6/6/2008 13:45

por NOX » 1/11/2013 14:36

Drupa,

Se te dou razão? TODA! Porque é que se vejo isso n saio já?

Eu acredito mesmo nos fundamentais da JM, o ano passado entrei a 13,5 e depois caiu para 12, aguentei o barco e vendi assim que chegou a 14, so para n dizer que n tinha ganho nada. Resultado, saí cedo demais pq depois o titulo subiu até aos 17!
Da análise que fiz os fundamentais da empresa não mudaram, a operação da polónia continua forte e temos a entrada da colômbia que pode trazer uma grande mais valia. A JM ja tem experiencia no mercado internacional e tem resultado. Por isso vou continuar no barco até ver...

Cumps

por tiagopt2 » 1/11/2013 14:32

3 - o concenso das analises que tenho lido fora do circuito dos analistas espertos partilha da minha opinião, por isso considero esta descida mais especulativa que outra coisa.

Cumps

A 13,97 consideras a perda actual como elevada? Não leves o meu comentário a mal, mas não será a tua posição actual demasiado grande?

Permite-me fazer algumas perguntas. Não precisas de responder, são mais para auto-reflexao.
- Imagina que a cotação desce aos 10 (não estou a dizer que aconteça, coloquemos só a possibilidade) antes de o mercado "devolver a racionalidade" à cotação. Estarias disposto a aguentar esse drawdown?
- imagina que a cotação não voltava aos níveis actuais num espaço de 3 anos. Estarias disposto a esperar?
- imagina que os analistas que tens acompanhado e cujas opiniões te ajudaram a tomar a opção de compra se alteram e passam a negativistas. Estarias disposto a assumir uma perda e a vender nessa altura ou continuarias a esperar?
- Por fim, imagina que amanhã a cotação inverte e atinge os 15 euros. Estarias disposto a manter a estratégia de longo prazo ou venderias sem pensar duas vezes?
Surfar a Tendência - Análises técnicas, oportunidades, sugestões de investimento e artigos didácticos

Registado: 24/11/2007 23:02

por Federer » 1/11/2013 14:27

Cumps

Ok. Parecem me bons motivos. A ver se a gaja arrebita :)

Registado: 11/1/2013 0:22

por bioearth » 1/11/2013 13:07

Cumps

Nox, no início segui essa linha e não tive bons resultados. É a tendência do deixar correr se estamos a perder porque pode recuperar, às vezes associada com o não deixar correr os lucros até onde poderiam ir porque é melhor algum na mão do que nada. Percebi que estava errada e comecei a fazer planos de entrada e saída, permitindo-me entrar melhor para se tiver que sair não sair (tão) mal e, por outro lado, sair melhor quando está a correr bem. Não quer dizer que eu esteja certo, deixo aqui o meu testemunho pessoal :)

P.S. Mas atenção, parece-me que para quem está dentro ainda não chegou ao ponto de ter que sair enquanto o suporte aguentar...

por NOX » 1/11/2013 12:00

Tou dentro a 13.97. Fico dentro por 3 razões:

Cumps

por Federer » 1/11/2013 11:47

NOX Escreveu:De acordo com o grafico a JM é lider inconstestada na Polónia o que pode e deve ter impacto positivo a medio-longo prazo...para já fico dentro, até pq estou em perda considerável, vamos ver se a racionalidade se impõe e se a Colômbia começa a dar sinais positivos!

Tas dentro a qt? E pk ficas dentro?

por NOX » 1/11/2013 11:39

De acordo com o grafico a JM é lider inconstestada na Polónia o que pode e deve ter impacto positivo a medio-longo prazo...para já fico dentro, até pq estou em perda considerável, vamos ver se a racionalidade se impõe e se a Colômbia começa a dar sinais positivos!

por PM_82 » 1/11/2013 11:09

m05h Escreveu:
NOX Escreveu:
m05h Escreveu:Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

Se tiveres razão eu aproveito ja a subida para sair...entrei pq acreditava (e acredito) nos fundamentais ad empresa mas depois do que se passou com os resultados n vejo racionalidade no mercado e assim eu n me entendo...

A JM está a encontrar resistencia na Polónia e a expectativa é que continue pressionada pela concorrencia, este é um dos principais factores para a percepção negativa no curto prazo, no longo e médio prazo continua bastante atractiva e a aumentar os lucros globalmente. Agora é preciso é que os 13.500 aguentem a pressão, para já fico dentro para a próxima semana, depois logo se vê.

Verdade, tem-se verificado uma inesperada concorrência ao nível de preço na Polónia, obrigando a JM a aceitar uma redução das suas margens para manter os competidores directos a grande distância.
Dito isto, e como mostra a imagem, a competição está de tal forma longe em termos de preço que qualquer tentativa de o reduzir aos níveis dos da JM acarretaria perdas substanciais para essas empresas. Não creio, por isso, que a liderança da JM possa sequer ser posta em causa num futuro próximo.
Anexos
JM.jpg
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por nuuuuno » 1/11/2013 11:05

nook Escreveu:BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros
01 Novembro 2013, 09:27 por Hugo Paula | hugopaula@negocios.pt

Os analistas do banco português alteraram a avaliação da retalhista que é líder de mercado na Polónia para incorporarem, no curto prazo, o impacto de um aumento da concorrência no país da Europa de Leste.

O BPI emitiu uma nota de análise após a apresentação dos resultados da Jerónimo Martins, em que reduzem a avaliação dos títulos de 19,80 para 18,40 euros. A recomendação continua a ser de “comprar” e reflecte um potencial de valorização de 35,3%, face ao actual valor de mercado das acções.

A alteração tem em conta a revisão dos pressupostos de crescimento e margem de lucro das operações que o grupo que é dono do Pingo Doce tem na Polónia. “Ajustámos os nossos números pressupondo níveis mais baixos das [vendas] comparáveis e das margens, levando a uma redução 8% dos resultados por acção previstos”, explica a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Numa nota de intitulada “A defender o castelo polaco”, os analistas reconhecem o mérito da estratégia de defender a liderança de preço no mercado retalhista polaco. Contudo, o ritmo de crescimento está a sofrer o impacto de um abrandamento do crescimento do país. Ao mesmo tempo, as margens do negócio estão a reflectir as iniciativas mais “imprevistas” da concorrência.

Os analistas José Rito e Bruno Bessa referem que a “Jerónimo Martins fez bem em reagir” à tendência de redução de preços e à dinâmica promocional no país. “Isto parece ser confirmado pelas iniciativas de redução de preços da Jerónimo Martins em Portugal com a recente melhoria do desempenho a fornecer uma leitura positiva das recentes diligências na Polónia.”

O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.

Os títulos da retalhista seguem a depreciar 0,07% para 13,60 euros por acção.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... euros.html

claro que reduz...e quanto mais o preço reduzir, mais eles vao cortar na recomendaçao! :lol: :lol: :roll:

Registado: 10/11/2011 10:05

por bioearth » 1/11/2013 11:05

'O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.'
Está tudo a pensar em sair e eu a pensar se entro :)

por Elias » 1/11/2013 11:00

como quase sempre acontece, os price targets andam a reboque do mercado... :roll:

Registado: 5/11/2002 12:21

por NOX » 1/11/2013 10:55

nook Escreveu:BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros

Os analistas do banco português alteraram a avaliação da retalhista que é líder de mercado na Polónia para incorporarem, no curto prazo, o impacto de um aumento da concorrência no país da Europa de Leste.

O BPI emitiu uma nota de análise após a apresentação dos resultados da Jerónimo Martins, em que reduzem a avaliação dos títulos de 19,80 para 18,40 euros. A recomendação continua a ser de “comprar” e reflecte um potencial de valorização de 35,3%, face ao actual valor de mercado das acções.

A alteração tem em conta a revisão dos pressupostos de crescimento e margem de lucro das operações que o grupo que é dono do Pingo Doce tem na Polónia. “Ajustámos os nossos números pressupondo níveis mais baixos das [vendas] comparáveis e das margens, levando a uma redução 8% dos resultados por acção previstos”, explica a nota de análise a que o Negócios teve acesso.

Numa nota de intitulada “A defender o castelo polaco”, os analistas reconhecem o mérito da estratégia de defender a liderança de preço no mercado retalhista polaco. Contudo, o ritmo de crescimento está a sofrer o impacto de um abrandamento do crescimento do país. Ao mesmo tempo, as margens do negócio estão a reflectir as iniciativas mais “imprevistas” da concorrência.

Os analistas José Rito e Bruno Bessa referem que a “Jerónimo Martins fez bem em reagir” à tendência de redução de preços e à dinâmica promocional no país. “Isto parece ser confirmado pelas iniciativas de redução de preços da Jerónimo Martins em Portugal com a recente melhoria do desempenho a fornecer uma leitura positiva das recentes diligências na Polónia.”

O banco conclui a nota de análise reiterando a sua recomendação de “comprar”, por considerar que as más notícias, que se reflectiram nos resultados do terceiro trimestre, “já estão no mercado”.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de “research” emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de “research” na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.

18,40?? Isso é YE2014, certo? É que para 2013 n estou a ver nem 15, mas eu posso estar enganado...

por nook » 1/11/2013 10:37

BPI corta recomendação da Jerónimo Martins para 18,40 euros

"Only one thing conviced me when i was wrong and that is to lose money. And i am only right when i make money" - Jesse Livermore

Registado: 12/2/2006 14:02

por m05h » 1/11/2013 9:28

NOX Escreveu:
m05h Escreveu:Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

Se tiveres razão eu aproveito ja a subida para sair...entrei pq acreditava (e acredito) nos fundamentais ad empresa mas depois do que se passou com os resultados n vejo racionalidade no mercado e assim eu n me entendo...

A JM está a encontrar resistencia na Polónia e a expectativa é que continue pressionada pela concorrencia, este é um dos principais factores para a percepção negativa no curto prazo, no longo e médio prazo continua bastante atractiva e a aumentar os lucros globalmente. Agora é preciso é que os 13.500 aguentem a pressão, para já fico dentro para a próxima semana, depois logo se vê.

Registado: 13/7/2013 8:12

por Momenta » 1/11/2013 9:24

Penso que será muito importante os touros aparecerem a puxar o título para próximo da velha LTD. A JM tem apresentado penosos sinais de fraqueza técnica e esta LTD parece-me uma espécie de último fôlego antes do mergulho.
Estou penosamente dentro...

Registado: 6/10/2011 13:34

por NOX » 1/11/2013 9:14

por m05h » 1/11/2013 8:50

Ontem tivemos liquidez para comprar em minimos e vender em máximos mesmo abaixo da velha LTD nas primeiras horas de negociação, seguido de uma lateralização que me sugere acumulação, acho que os investidores vão aproveitar esta queda para entrar na JM a curto prazo.

Registado: 13/7/2013 8:12

por MAV8 » 1/11/2013 1:30

Eu diria que as perspectivas são péssimas...
Anexos
JMT2.png
Semanal
JMT.png
Diário

Registado: 10/11/2006 10:43

por Federer » 1/11/2013 1:23

HJOR Escreveu:Já é norma, cair forte depois da apresentação de resultados.

Hjor q perspetivas para esta cotada?

por Storgoff » 1/11/2013 0:32

Os resultados apresentados hoje foram bons.
Alias são melhores do que os de 2012.
A questão são as expectativas incorporadas no preço.
Incorporou muita especulação. Basta ver aquele disparo louco acima dos 18€.
Agora vai arrefecer um pouco para manter uma ascensão mais suave e mais conforme com o ritmo de crescimento real.

Mudança de tendência??
Só se estivermos a falar no curto prazo

Registado: 21/5/2009 18:43

por Melchior » 31/10/2013 23:58

Elias Escreveu:
Touriga Franca Escreveu:Elias, essa análise não corresponde,isto é, foi entre 1999 e 2000 que a JM teve a pior fase da sua vida, em que teve de abandonar o Brasil e desfazer-se de muitas participações não core. Como os resultados aí sim eram negativos a acção teve esse desempenho.
Agora penso que a JM está muito bem de saúde financeira, basta ver a divída (300M€) e as vendas, para além de já ser líder em Portugal e na Polónia no retalho alimentar.

Fosse tudo assim tão simples e estávamos todos ricos...

Diz-me lá Touriga, se achas que a JMT está assim tão bem, como explicas que a valorização das acções nos últimos dois anos tenha sido de ZERO?
(em Julho de 2011 as acções estavam acima dos 14 euros...)

No post anterior referi-me ao teres apresentado o gráfico que começa em 1999.

Agora relativamente ao recente, na minha opinião, a estagnação deve-se a que a empresa é bem gerida e os resultados vão aparecendo sem sobressaltos. Mesmo o que hoje foram apresentados na minha opinião não são maus.
Em relação à AT quando começamos a olhar para esses indicadores normalmente as pessoas ficam receosas e as quedas aparecem bem como o contrário também é verdade.

Registado: 7/10/2013 23:57

por Elias » 31/10/2013 23:40

Touriga Franca Escreveu:Elias, essa análise não corresponde,isto é, foi entre 1999 e 2000 que a JM teve a pior fase da sua vida, em que teve de abandonar o Brasil e desfazer-se de muitas participações não core. Como os resultados aí sim eram negativos a acção teve esse desempenho.
Agora penso que a JM está muito bem de saúde financeira, basta ver a divída (300M€) e as vendas, para além de já ser líder em Portugal e na Polónia no retalho alimentar.

Fosse tudo assim tão simples e estávamos todos ricos...

Diz-me lá Touriga, se achas que a JMT está assim tão bem, como explicas que a valorização das acções nos últimos dois anos tenha sido de ZERO?
(em Julho de 2011 as acções estavam acima dos 14 euros...)

Registado: 5/11/2002 12:21

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Akinfiev, danielme1962, Google [Bot], m-m, malakas, Manchini888, marketisnotefficient, MR32, nunorpsilva, OCTAMA, Olhar Leonino, Shimazaki_2, TTM62, VALHALLA e 123 visitantes