Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Discos Pedidos - Sonae SGPS (4 de Setembro)

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Qual a acção que deseja ver analisada?

BPI
38
26%
EDP
33
23%
Sonae SGPS
74
51%

Total de votos : 145

Re: Discos Pedidos - Sonae SGPS (4 de Setembro)

por BearManBull » 6/9/2013 13:18

Ulisses Pereira Escreveu:Deixo aqui a actualização dos gráficos da Sonae que foi alvo da minha análise esta semana.

Um abraço,
Ulisses

Acho que a tua análise catapultou a Sonae :D

Ou será mesmo resultado do desempenho da SonaeCOM. :-k

Este é daqueles títulos para ter em carteira de longo prazo é uma excelente alternativa a um depósito a prazo. A quebra dos 0,79 e relativa imunidade a períodos/situações mais adeversas são um bom indicador que as subidas são sustentadas e vieram para ficar.

PS: no link do negócios está um erro:

Ulisses Pereira realça que “a Sonae SGPS subiu mais de 120% em 4 meses” e que esta cotada é “o veículo perfeito para cavalgar um ‘bull market’”. Veja o vídeo.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Reislb » 6/9/2013 13:14

Mais uma vez, muito obrigado. :wink:

Cumprimentos.
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por Ulisses Pereira » 6/9/2013 12:47

Deixo aqui a actualização dos gráficos da Sonae que foi alvo da minha análise esta semana.

Um abraço,
Ulisses
Anexos
sonae1.png
sonae2.png
sonae 3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Reislb » 5/9/2013 19:33

Boas Ulisses.

Mais uma excelente análise feita por ti.

No entanto, gostaria de te pedir um favor. Podes postar os gráficos de curto, médio e longo prazo da Sonae?

Cumprimentos
"Queres remar contra a maré????
Compra um barco a motor."

Registado: 26/8/2009 17:21

por ROADSTER 1 » 5/9/2013 19:27

ROADSTER 1 Escreveu:Ulisses,

Ultrapassada a zona de consolidação em que o título negoceia actualmente, e sendo a zona de suporte entre os 0.74 e os 0.79 capaz de suportar eventuais retrações, onde podemos situar a próxima resistência?

Revi o vídeo e verifiquei que a próxima resistência está assinalada no gráfico. Logo, pergunta desnecessária :lol: As minhas desculpas.

Abraço
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por Ulisses Pereira » 5/9/2013 17:26

Por isso, é que há diferentes abordagens na análise ao mercado. Se vocês são seguidores de análise fundamental e estão, com base nisso, a avaliar procedimentos de analistas técnicos, então estão completamente desenquadrados. Era o mesmo que eu dizer a um seguidor da análise fundamental que se a acção está a mostrar força e a subir que deve comprar mais..

Quanto à questão de a estes níveis não entrar. De facto, eu também ouvi isso da primeira vez que mostrei o meu optimismo em relação à Sonae, há um ano atrás. Disseram-me que depois de 30% de subida era uma maluqueira. 4 meses depois disseram-me o mesmo, dizendo que depois de 70% de subida era loucura. Por isso, não estranho que o voltem a repetir hoje, 120% acima...

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por ocart » 5/9/2013 14:03

Em verdade a Sonae já estava a subir antes da análise de Ulisses. Teria sido mais oportuna quando há dias tocou nos 0,80 pois nesta subida qualquer opinião de alguem credenciado irá com toda a certeza empurrá-la para cima, para depois certamente cair. Apesar de ir lendo por aqui algumas noticias sobre os investimentos da Sonae, não vi referencia a nenhum deles para justificar o "Bull". Espero bem que a Siria não estrague o momento.

Registado: 29/11/2007 11:18

por Eurouro » 5/9/2013 13:25

Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, uma coisa é tu seres um defensor da análise fundamental. É uma análise que respeito e que tem sido a chave do sucesso de muitos investidores. Outra coisa é dizeres que na análise técnica o problema é que somos stopados com perdas. Às vezes, somos. Outras não. E o mais incrível é que até escreveste num tópico da Sonae, uma acção onde estou bll há mais de um ano sem qualquer razão para os investidores terem accionado qualquer stop.

Elreidom, não é dos meus músicos preferidos mas gosto de variar. :)

Um abraço,
Ulisses

Quando as acções sobem até à estratosfera é impensavel contarem comigo para entrar no activo.
É sempre bom existir diversas visões sobre um activo (neste caso sonae).
É sempre bom o pessoal saber dos números intrinsecos da empresa, não apenas os numeros que vão rolando no preço e nos mercados.

Provavelmente, também teria entrado há um ano, mas hoje não contem comigo, apesar dela estar bull.

Registado: 18/7/2013 16:01

por Ulisses Pereira » 5/9/2013 13:11

Eurouro, uma coisa é tu seres um defensor da análise fundamental. É uma análise que respeito e que tem sido a chave do sucesso de muitos investidores. Outra coisa é dizeres que na análise técnica o problema é que somos stopados com perdas. Às vezes, somos. Outras não. E o mais incrível é que até escreveste num tópico da Sonae, uma acção onde estou bll há mais de um ano sem qualquer razão para os investidores terem accionado qualquer stop.

Elreidom, não é dos meus músicos preferidos mas gosto de variar. :)

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por dragom » 5/9/2013 13:05

ocart Escreveu:É realmente estranho a ausencia da Sonae neste Forum!!!! Porque será?

É realmente muito estranho não ser uma das acções mais discutida aqui no forum.

Uma excelente análise, como sempre, Ulisses. Já há bastante tempo que tenho a carteira all-in na Sonae e não me queixo. Entrei na zona dos 0,40.

Registado: 27/10/2005 23:06

por Presa36 » 5/9/2013 12:22

Celsius Escreveu:Estou a ver que depois das análises do Ulisses as respectivas acções sobem! :lol:

Por isso é que se chama: "Discos Pedidos". :mrgreen:

Registado: 5/11/2002 0:25

por Celsius-reloaded » 5/9/2013 12:17

Estou a ver que depois das análises do Ulisses as respectivas acções sobem! :lol:
The market gives; The market takes.

Registado: 29/11/2007 2:35

por ee03146 » 5/9/2013 11:53

Eurouro Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, stopados quando? Aqueles que entraram na quebra da resistência dos 0,48?

Confesso que não percebi minimamente onde queres chegar...

Abraço,
Ulisses

Eu não me referia a Sonae em concreto. Refiro-me ao uso de stops para quem se baseia na AT. Existe sempre um momento em que se sai a perder.

O que defendo é que: mesmo para quem está no mercado com um sistema de trading, ou se baseia em AT, o risco diminuiria bastante se se focassem em negociar só empresas boas.

Eu dou um exemplo: a Archos(paris) tem capital próprio 1,5euros e tem cotado sempre mais que 2x isso e tem sistemáticamente dado prejuizo. (esta está cara)

Por outro lado, existem actualmente empresas a cotar abaixo do capital próprio e de PER baixos que estão a dar lucro sistemáticamente e o mercado não as puxa já para cima. (estas estão baratas face ao futuro)

Uma empresa pode ver o seu preço a subir ano após ano, e ficar cada vez mais barata. E também o contrário existe: empresas que vão diminuindo sempre de preço e estão cada vez mais caras, e as pessoas apostam cada vez mais nessas por pensarem que uma baixa de preço é sinonimo de oportunidade.
Mas também existem aquelas que quando o preço baixa ficam baratas, e outras que quando o preço aumentam ficam caras.

Segundo o que vejo por aqui, muitos foristas não olham os fundamentais, apenas negoceiam com base em AT, enquanto se devia conjugar as duas coisas.

Se não e sobre a sgps sugiro que discutas estes assuntos noutro local, mas respeita que não esta interessado em compreender a tua lógica

Registado: 7/4/2011 15:21

por Eurouro » 5/9/2013 11:35

Ulisses Pereira Escreveu:Eurouro, stopados quando? Aqueles que entraram na quebra da resistência dos 0,48?

Abraço,
Ulisses

Eu não me referia a Sonae em concreto. Refiro-me ao uso de stops para quem se baseia na AT. Existe sempre um momento em que se sai a perder.

O que defendo é que: mesmo para quem está no mercado com um sistema de trading, ou se baseia em AT, o risco diminuiria bastante se se focassem em negociar só empresas boas.

Eu dou um exemplo: a Archos(paris) tem capital próprio 1,5euros e tem cotado sempre mais que 2x isso e tem sistemáticamente dado prejuizo. (esta está cara)

Por outro lado, existem actualmente empresas a cotar abaixo do capital próprio e de PER baixos que estão a dar lucro sistemáticamente e o mercado não as puxa já para cima. (estas estão baratas face ao futuro)

Uma empresa pode ver o seu preço a subir ano após ano, e ficar cada vez mais barata. E também o contrário existe: empresas que vão diminuindo sempre de preço e estão cada vez mais caras, e as pessoas apostam cada vez mais nessas por pensarem que uma baixa de preço é sinonimo de oportunidade.
Mas também existem aquelas que quando o preço baixa ficam baratas, e outras que quando o preço aumentam ficam caras.

Segundo o que vejo por aqui, muitos foristas não olham os fundamentais, apenas negoceiam com base em AT, enquanto se devia conjugar as duas coisas.

por Heisenberg » 5/9/2013 11:00

Fiquei um pouco desiludido... com a música que estava em audição no YouTube. Não com a análise, é claro.

Registado: 2/9/2011 12:01

por morinni » 5/9/2013 9:53

Esta acção não está bull, mas sim bullíssima!!!
Até arregalei os olhinhos e fui verificar bem os gráficos, não fosse o mês de agosto ter sido explosivo! :D

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... arket.html

Em 4 meses??!!... Ai este jornalismo, que ainda é mais especulativo que os mercados! :mrgreen:

Obrigado Ulisses, mais uma excelente análise, como sempre nos tens habituado!

Abraço,
Morinni
Editado pela última vez por Visitante em 5/9/2013 11:03, num total de 1 vez.

Registado: 27/12/2006 9:44

por rasteiro » 5/9/2013 8:35

pareçe que está mesmo BULL esta ação.
Vamos ver se a Siria não faz mais estragos nos mercados.
Estou dentro

abraços
Rasteiro

Registado: 29/11/2007 12:24

por ocart » 5/9/2013 1:30

É realmente estranho a ausencia da Sonae neste Forum!!!! Porque será?

Registado: 29/11/2007 11:18

por Ulisses Pereira » 4/9/2013 22:19

Eurouro, stopados quando? Aqueles que entraram na quebra da resistência dos 0,48?

Abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Eurouro » 4/9/2013 21:19

PM_82 Escreveu:
Eurouro Escreveu:
0,66(1+0,03)^5=0,765 de capital proprio daqui a 5 anos.

0,765x0,03=0,023 de lucro por acção x 5 anos= 0,115

0,115+ os 0,66 capital próprio actuais=0,775 de valor actual estimado.

Atenção que esse EPS de 0,023 só seria atingido no ano 5, pelo que multiplicá-lo por 5 acaba por sobreavaliar ligeiramente a empresa.

Não creio que sobreavalie a empresa ao multiplicar os 5 anos x o lucro estimado de 0,023 euros/acção em 2018.
É obvio que o ROE vai variando de ano para ano, até pode ser pior ou melhor do que aquele que é actualmente. Repara que os 0,023/acção até podem ser mais rápidamente atingidos antes de 2018 e em 2018 não serem tão bons. Em 2016 e 2017 a empresa deverá apresentar outro valor diferente.
Warren Buffett revê isso só em Maio e no final de cada ano em Dezembro e vai fazendo a média de todos os anos anteriores.
Por isso é impensável que ele esteja disposto a meter o dinheiro como muitos o metem em Análises Técnicas. Depois vão acabar por ser stopados.

por ROADSTER 1 » 4/9/2013 19:51

Ulisses,

Ultrapassada a zona de consolidação em que o título negoceia actualmente, e sendo a zona de suporte entre os 0.74 e os 0.79 capaz de suportar eventuais retrações, onde podemos situar a próxima resistência?
Há duas classes de autores de previsões: os que não sabem - e os que não sabem que não sabem

John Kenneth Galbraith

Registado: 7/5/2013 11:46

por Presa36 » 4/9/2013 17:12

Eurouro Escreveu:Para completar a análise deixa-me referir que a Sonae tem capital próprio actual de 0,66/acção e um ROE de 3%
Por exemplo, que tencionar investir hoje ao preço actual de 0,85 euros/acção deve ponderar, porque:

Ou seja, quem está a pagar 0,85euros/acção está a comprar a empresa 9,6% acima do real valor de longo prazo.
É obvio que quanto maior o horizonte temporal para o investimento, maior também é a probabilidade de rendibilidade, desde que as empresas mantenham as mesmas caracteristicas.
Existem neste momento empresas muito mais baratas do que a Sonae.

Esse é um ponto de vista que, para um investidor que utilize a análise técnica, tem pouca relevância.
Em termos de análise fundamental tem toda a relevância.

Registado: 5/11/2002 0:25

por PM_82 » 4/9/2013 16:38

Eurouro Escreveu:

Atenção que esse EPS de 0,023 só seria atingido no ano 5, pelo que multiplicá-lo por 5 acaba por sobreavaliar ligeiramente a empresa.
In the absence of data, anyone's opinion is valid.

Registado: 19/8/2009 17:46

por Eurouro » 4/9/2013 15:47

Para completar a análise deixa-me referir que a Sonae tem capital próprio actual de 0,66/acção e um ROE de 3%
Por exemplo, que tencionar investir hoje ao preço actual de 0,85 euros/acção deve ponderar, porque:

Ou seja, quem está a pagar 0,85euros/acção está a comprar a empresa 9,6% acima do real valor de longo prazo.
É obvio que quanto maior o horizonte temporal para o investimento, maior também é a probabilidade de rendibilidade, desde que as empresas mantenham as mesmas caracteristicas.
Existem neste momento empresas muito mais baratas do que a Sonae.

por Ulisses Pereira » 4/9/2013 14:13

O vídeo já está online. Mas não estou a conseguir colocá-lo aqui e o Marco não está cá para me dar uma mãozinha no novo fórum, por isso deixo o link para a notícia com o vídeo:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/discos_pedidos/detalhe/ulisses_pereira_sonae_e_o_veiculo_perfeito_para_cavalgar_um_bull_market.html

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, darkreflection, Google [Bot], Heldroo, IX Hispana, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, PacoNasssa, Pedro1974, Pmart 1 e 212 visitantes