IRS 2012
mais_um Escreveu:Para quem anda stressado com o reembolso do IRS, o ano passado demorou 2 meses entre eu entregar a declaração do IRS e ter o dinheiro na conta.
Este ano foram mais rápidos, desde dia 19 de Junho que tenho o reembolso processado, entrou hoje na conta.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
tonirai Escreveu:Não tinha visto a questão aqui, respondi no tópico que criaste...
É como o Sr_SNiper disse;
Se optaste pelo englobamento na entrega de 2012, então está tudo bem - optas de novo agora e o cálculo será feito pelas finanças (ao simular, obviamente não, pois o simulador não vai ver quanto prejuízo declaraste).
Pois tb espero que sim caso contrario não estava nada à espera desta noticia

Não tinha visto a questão aqui, respondi no tópico que criaste...
Se optaste pelo englobamento na entrega de 2012, então está tudo bem - optas de novo agora e o cálculo será feito pelas finanças (ao simular, obviamente não, pois o simulador não vai ver quanto prejuízo declaraste).
Se fizeste o ano passado ' Este ano fazes novamente englobamento e julgo que esse desconto das menos valias julgo que é automatico .Não é necessário fazer nenhuma referencia a 2011 julgo eulafs00 Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:Em 2011 Corn os prejuízos optnt pelo englobamento? Se sim fazes o mesmo este ano. Se não. Não dá
Sim em 2011 optei pelo englobamento no entanto este ano já fiz a simulação é da um rombo no IRS a receber
E já estive a ver o anexo G e não faz qq referencia a anos anteriores. alias o próprio quadro 8 e diferente para o ano de 2012 comparativamente ao ano de 2011
Lose your opinion, not your money
Sr_SNiper Escreveu:Em 2011 Corn os prejuízos optnt pelo englobamento? Se sim fazes o mesmo este ano. Se não. Não dá
Sim em 2011 optei pelo englobamento no entanto este ano já fiz a simulação é da um rombo no IRS a receber

E já estive a ver o anexo G e não faz qq referencia a anos anteriores. alias o próprio quadro 8 e diferente para o ano de 2012 comparativamente ao ano de 2011
Anexo G irs dúvida
Boas Pessoal
Pois é la recebi uma notificação do AT para verificar o anexo G, no entanto surge-me uma questão.
Relativamente as ações em questão que foram adquiridas em finais de 2011 e vendidas em Janeiro de 2012 obtive um lucro com as mesmas.
No entanto na declaração de IRS referente a 2011 declarei prejuízos, minha questão coloca-se se dá para englobar a totalidade, ou seja juntar o prejuízos da declaração de 2011 com os lucros da declaração de 2012?
Já li que existe essa possibilidade num fórum no entanto gostaria de saber se for possível como.
Gracie
Pois é la recebi uma notificação do AT para verificar o anexo G, no entanto surge-me uma questão.
Relativamente as ações em questão que foram adquiridas em finais de 2011 e vendidas em Janeiro de 2012 obtive um lucro com as mesmas.
No entanto na declaração de IRS referente a 2011 declarei prejuízos, minha questão coloca-se se dá para englobar a totalidade, ou seja juntar o prejuízos da declaração de 2011 com os lucros da declaração de 2012?
Já li que existe essa possibilidade num fórum no entanto gostaria de saber se for possível como.
Gracie
Ainda o IRS, help
pc05 Escreveu:u3lk5 Escreveu:Olá,
por exemplo, alguém que tenha feito 2483 compras e vendas em 2012, tem que inserir cada uma delas em detalhe ou é possível preencher tudo de uma só vez?
Obrigado pela atenção.
Podes agregar tudo numa só linha, considerando os meses da 1ª compra e da última venda.
Esqueci-me do anexo G e vou ter de fazer declaracao de substituicao.
É a primeira vez que dão pela falta!
Já vi neste post que posso preencher só uma linha, estava assustada, porque tenho muitas transações!
Dúvida: nesse caso, o que inscrevo no campo " entidade emitente"?
Ou tenho de fazer uma linha por cada cotada transacionada?
Obrigada pela ajuda!
Drecksack Escreveu:2013-06-07 - A declaração de IRS entregue em 2013-05-28 foi considerada certa após validação central.
Quanto tempo vão agora demorar a reembolsar ?
A minha esteve assim uns 15 dias, agora já está como liquidade desde anteontem.. Vamos ver quanto tempo demora agora.
Bom como o Estado emitiu divida hoje, cerca de 1500 milhoes, pode ser que paguem com esse dinheiro????
Obrigado malta,
Mas a divergência deve ter mesmo a ver com os direitos. Ainda não recebi a notificação pelos CTT, mas no portal diz o seguinte:
"Divergência :
O valor dos rendimentos ilíquidos declarado(s) no(s) quadro(s) 8, 9 ou 10 do anexo G é inferior à informação que possuímos (0,00 €), enviada por n/d, ou as partes sociais alienadas declaradas no quadro 8/8A do anexo G não pertencem a micro e pequenas empresas. [+info]"
Vou ligar para o meu banco a perguntar qual a % de direitos a declarar.
Ainda assim, caso sejam os direitos é pura e simplesmente colocar o valor da venda, certo? Tendo em conta que não exerci nenhum direito. Apenas os vendi.
Mas a divergência deve ter mesmo a ver com os direitos. Ainda não recebi a notificação pelos CTT, mas no portal diz o seguinte:
"Divergência :
O valor dos rendimentos ilíquidos declarado(s) no(s) quadro(s) 8, 9 ou 10 do anexo G é inferior à informação que possuímos (0,00 €), enviada por n/d, ou as partes sociais alienadas declaradas no quadro 8/8A do anexo G não pertencem a micro e pequenas empresas. [+info]"
Vou ligar para o meu banco a perguntar qual a % de direitos a declarar.
Ainda assim, caso sejam os direitos é pura e simplesmente colocar o valor da venda, certo? Tendo em conta que não exerci nenhum direito. Apenas os vendi.
- Registado: 2/1/2012 0:20
Titleist Escreveu:A divergência existente puderá nada ter haver com os direitos que referes. Aguarda pela carta dos CTT e depois verás. Uma variação, p.e., nas despesas de saude superior 100% é o qb para se ser chamado. O sistema emite uma divergência tb nestes casos e nao se trata de uma divergencia na verdadeira acepção da palabra. É uma variação anómala, no entender da AT, e como tal pretende ver os comprovativos.
Pode também consultar no link das divergências da declaração.
A situação da divergência das despesas de saúde, pelo que conheço, não acontece de um ano para o outro mas sim quando apresentam despesas desenquadradas da média de um determinado número de anos, que desconheço.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”.
Warren Buffett
Warren Buffett
Kodro21 Escreveu:Ninguém?
Esta conta era uma conta partilhada com outra pessoa. Coloco metade do valor, certo?
Sugiro que vás ao teu banco e perguntes o que foi comunidado às finanças para que possas preencher corretamente o Mod3.
Tive uma divergência semelhante em que as finanças diziam que devia preencher o anexo G devido a mais valias de obrigações. Junto do meu banco apurei que não deveria ser declarado no anexo G, mas sim no J devido a serem rendimentos com origem no estrangeiro (O Banco emitente das Obrigações está sediado nas ilhas Caimão (a ver se um dia ainda lá passo)).
Tudo isto para dizer que o meu banco me facultou um documento com o que devo preencher no modelo 3 do IRS, relativo às referidas Obrigações.
A ver vamos se as finanças estarão de acordo...

A divergência existente puderá nada ter haver com os direitos que referes. Aguarda pela carta dos CTT e depois verás. Uma variação, p.e., nas despesas de saude superior 100% é o qb para se ser chamado. O sistema emite uma divergência tb nestes casos e nao se trata de uma divergencia na verdadeira acepção da palabra. É uma variação anómala, no entender da AT, e como tal pretende ver os comprovativos.
"O $$$ foi feito para se gastar
, não para se perder
..."

Malta,
Recebi um mail a dizer que tenho divergências e que serei informado brevemente por CTT. Estive a confirmar e esqueci-me de declarar uma venda de direitos do BCP. Tendo em conta que é a primeira vez que preencho o anexo G, onde se insere a venda de direitos? No quadro 9? Basta colocar o valor da venda no 902, certo?
Obrigado
Recebi um mail a dizer que tenho divergências e que serei informado brevemente por CTT. Estive a confirmar e esqueci-me de declarar uma venda de direitos do BCP. Tendo em conta que é a primeira vez que preencho o anexo G, onde se insere a venda de direitos? No quadro 9? Basta colocar o valor da venda no 902, certo?
Obrigado
- Registado: 2/1/2012 0:20
luissm Escreveu:Solicito ajuda para uma situação.
Efetuei uma operação de venda de algumas ações na sessão de bolsa do último dia de 2012, afim de gerar menos valias para equilibrar as mais valias obtidas durante o ano.
Como eram ações de uma conta dos meus pais num banco, a ordem foi dada via telefone diretamente com o gerente, que me confirmou a venda e os valores.
Qual não é o meu espanto, quando recebo a declaração para IRS e a operação não aparecia.
Fui ver ao extrato e aparece o movimento de liquidação no dia 4 de Janeiro de 2013.
Contactei o gerente que ficou tão surpreendido quanto eu e tratou de efetuar uma reclamação interna dado que foi ele mesmo a efetuar e confirmar a operação.
Recebi este mês uma carta do Departamento de Organização e Qualidade do banco informando o seguinte:
“As operações são reportadas, para efeitos fiscais em função da data de liquidação financeira que é a data em que o Banco debita as despesas associadas à operação. Essa é a data que consta no campo 12 da Declaração Modelo 13 que o Banco também submete à Autoridade Tributária.”
Faz algum sentido o banco declarar em 2013 operações que os seus clientes efetuaram em efetivamente em 2012?
Fiz operações idênticas no mesmo dia na mesma sessão através do Banco Carregosa (na plataforma Gobulling) e as mesmas apareceram declaradas nesse mesmo dia.
Supondo que o comprador dessas mesmas ações é cliente do Banco Carregosa essa compra é declarada em 2012, sendo a venda das mesmas declaradas em 2013 pela instituição intermediária da venda?
É possível obter informação via CMVM dessa operação?
Se eu pedir ao Banco os elementos que normalmente as corretoras nos dão, com os elementos de confirmação da operação o banco é obrigado a fornecer-me?
Uma operação realizada em sessão de bolsa com data de 2012 pode ser declarada pelo banco como realizada em 2013, só porque o banco debita despesas associadas à operação nessa data?
Gostava de saber se alguém já passou pela mesma situação, e de que forma poderei resolver isto.
Obrigado.
LUissm,
Comigo passou-se exactamente a mesma situação, venda a 31 Dezembro que na declaração do banco (barclays) vem a data de liquidação dia4 Janeiro. No Irs declarei a venda a 2012 mas a verdade é que algum alerta deve dar pois a declarações não são coincidentes.
Não faz mal!...
Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Para quem anda stressado com o reembolso do IRS, o ano passado demorou 2 meses entre eu entregar a declaração do IRS e ter o dinheiro na conta.
E para pagar?
Nem sequer recebi um email a considerar válida a entrega.
Nada. Até agora só tenho declaração certa e entreguei a 9 (e também não há divergências reportadas).
No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde
Olá!
Como fiz englobamento opcional, anexo E, com um pequeno esquecimento, tenho de fazer uma declaração de substituição e pôr os juros de cupão de umas Obrigações BES que tiveram uma taxa de retenção de 27%?! Ora o simulador pede pra corrigir e não deixa submeter. Só aceita até 26,5%. Já aconteceu isto a mais alguém?
Ainda hj fui às finanças e disseram-me que dava pra submeter mesmo que o simulador desse erro. Eu disse que achava que não, mas como nunca tinha tentado, lá fui praticamente obrigada a confiar na segurança de quem me deu a informação... Mas não dá! Isto parece de loucos
(E eu já lhes tinha dito que a taxa de retenção era superior ao tal limite que eles chamam de legal...)
Será que o banco é que errou nas contas?
É que não faço mais nada senão ir às Finanças. Help!
Como fiz englobamento opcional, anexo E, com um pequeno esquecimento, tenho de fazer uma declaração de substituição e pôr os juros de cupão de umas Obrigações BES que tiveram uma taxa de retenção de 27%?! Ora o simulador pede pra corrigir e não deixa submeter. Só aceita até 26,5%. Já aconteceu isto a mais alguém?
Ainda hj fui às finanças e disseram-me que dava pra submeter mesmo que o simulador desse erro. Eu disse que achava que não, mas como nunca tinha tentado, lá fui praticamente obrigada a confiar na segurança de quem me deu a informação... Mas não dá! Isto parece de loucos

Será que o banco é que errou nas contas?
É que não faço mais nada senão ir às Finanças. Help!
- Registado: 23/12/2011 14:35
mais_um Escreveu:Sr_SNiper Escreveu:mais_um Escreveu:Para quem anda stressado com o reembolso do IRS, o ano passado demorou 2 meses entre eu entregar a declaração do IRS e ter o dinheiro na conta.
E para pagar?
Nem sequer recebi um email a considerar válida a entrega.
Não recebi um email mas recebi uma mensagem na minha caixa de correio da AT.
VOu ver então

Obrigado...
E ainda dizem que o capital não tem austeridade...
Lose your opinion, not your money