Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Passos Coelho anuncia às 19h15 novas medidas de austeridade

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por mfsr1980 » 31/5/2013 22:10

Caros,
No entanto, eu aceito algumas criticas ao PPC.
Eu se fosse ele, isentaria de impostos todas as empresas que quisessem investir em Portugal por um período de 10 anos. Esta medida radical é para reduzir o desemprego e dinamizar o mercado português o mais rápido possível.
Para compensar a redução de receitas no Estado, mandava para a rua "paletes" de FP's que andam por lá a coçar a "micose".
Abraço mfsr1980

Registado: 3/5/2007 13:55

por MiamiBlue » 31/5/2013 22:00

Adamhedge Escreveu:
boa noite caro miami

se o b.c.e. amanhã dizer que não financiava mais,iremos levar com a troika outra vez para nos emprestar dinheiro para honrarmos as nossas dividas de curto-medio prazo,e ai tal como em 2010 os credores iriam exigir uma maior % nos juros devido a um maior risco de incumprimento o que no meu pensar está correcto

Meu caro,

Concordo inteiramente com o presente texto.

Por isso, o mérito pela descida dos juros, na sua maior parte, não é mérito do Governo é do BCE.

Registado: 17/10/2010 19:32

por tava3 » 31/5/2013 21:36

Deviam fazer o mesmo que fazem com os canais de tv. Isto não dá para todos, então, criavam-se umas duas ou três licenças e eles que se esfolassem para as adquirir.
Plan the trade and trade the plan

Registado: 3/11/2004 15:53

por Adam hedge » 31/5/2013 21:30

tavaverquenao2 Escreveu:Qual babes, não alimento vicios, compra uma insuflavel que fica mais barato. :wink:

hehhe boa...boa... :wink:

ps: mas caro tavaver ... caro tavaver... :|
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

Registado: 21/2/2007 18:24

por tava3 » 31/5/2013 21:27

Qual babes, não alimento vicios, compra uma insuflavel que fica mais barato. :wink:

por Adam hedge » 31/5/2013 21:18

MiamiBlueHeart Escreveu:
Adamhedge Escreveu:
artista Escreveu:

Acho que todos aqui concordam que o estado em que o governo PS deixou o país foi lastimável, mas isso não quer dizer que agora se deva aceitar tudo e mais alguma coisa... sobretudo quando o que estamos a ver são sucessivas falhas expressivas de todos os indicadores (défice, taxa de desemprego, dívida, etc...)!

E sim, o facto de as taxas de juro do mercado secundário estarem a cair tem a ver com a mudança de rumo da UE e não com o que se está especificamente a fazer em Portugal... as taxas de juro dos outros países também estão a cair (Grécia, Irlanda, Espanha, Itália), querem ver que é tudo devido à austeridade aplicada aos tugas?!

:roll:

caro artista, é possível que eu tenha entendido mal o que o srº escreveu,mas nos outros países os juros tb estão a baixar devido ás medidas de austeridade que implementaram senão não estavam a cair.

já agora há pessoas que pensam que as medidas de austeridade são só na tugolandia e que outros países que estão ma mesma situação que nós não tem austeridade.

eu só gostava que me respondessem a estas perguntas :sem medidas de austeridade os juros a 10anos estavam nos 5,5%. sem as medidas de austeridade Portugal tinha conseguido financiar-se nos últimos meses? mesmo com a ajuda do b.c.e.
e se a divida não tem parado de crescer mesmo com financiamento a juros mais baixos como seria com os juros a 15%.

por vezes lendo certos comentários,dá.me a sensação que só os próprios é que sentem a austeridade,que a austeridade é só daqueles que são de esquerda e quem se revê em politicas e actos mais á direita não sofrem,não estão com dificuldades, que está tudo bem,os impostos só sobem para os de esquerda que só eles é que são cortados nos ordenados e o pior ainda,quando não tem mais nada para se chorar vão buscar o salazar,pensando eu que com essas atitudes não mais estão a fazer do que estar a branquiar o que se passou na ditadura. mas prontUs tem que se compreender que com exemplos vindos de personagens de esquerda em que só há democracia quando são eles a mandar...

há uma certa esquerda em Portugal que é mais burguesa do que os burgueses que marx quis combater...

O BCE que amanhã diga "deixaremos cair os países que não consigam financiar-se sozinhos".

Situação que ocorria em 2010, e ai veremos qual o verdadeiro valor dos juros.

P.S. Mas se um défice elevado, um dívida pública que não pára de subir e um desemprego na casa dos 18% é sinal que vamos pagar o que devemos, ai os juros devem estar extremamente baixos- diria mesmo perto do zero!!!

boa noite caro miami

se o b.c.e. amanhã dizer que não financiava mais,iremos levar com a troika outra vez para nos emprestar dinheiro para honrarmos as nossas dividas de curto-medio prazo,e ai tal como em 2010 os credores iriam exigir uma maior % nos juros devido a um maior risco de incumprimento o que no meu pensar está correcto. se eu pedisse dinheirinho ao caro miami o srº iria-me cobrar uma taxa de juro pelo capital emprestado,com a condição de eu honrar os meus compromissos nos prazos acordados sabendo á partida que eu era pessoa de bem e honrar os acordos estabelecidos,mas ao chegar á data pré estabelecida para liquidação de capital eu iria ter com o caro miami e dizia-lhe:meu caro não lhe poderei pagar o que lhe devo nos prazos acordados,mas como eu sou pessoa de bem,e pretendo honrar os meus acordos ia ter com o caro tavaver e pedia-lhe dinheiro emprestado para lhe pagar a si caro miami. o caro tavaver sabendo que já lhe devia dinheiro ao senhor e que não estava conseguindo pagar nos prazos estabelecidos, é natural que me exigisse uma percentagem de juros superior á sua,para cobrir o risco de um meu futuro imcomprimento.

mas o caro tavaver conhecendo-me bem,e sabendo que eu era uma pessoa blá... blá...blá, também sabia que eu tinha vícios,vicios esses que me levavam a gastar uma parte importante do meu rendimento e que o sustento desses vivios iria contribuir para eu não honrar o que estabeleci. _ eu era 20 empregados (ai desculpem agora chama se colaboradores),era 3 maços de tabaco,era casa de babes todos os dias,,e eu com este sistema de vida´não iria sobrar quase nada para pagar,e quando o caro tavaver exigiu-me que para emprestar o dinheirinho para lhe pagar ao ilustre em que tinha que cortar no... e nas babes...

bem malvado... ele é mas é um capitalista um liberal... verme...
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...

por tava3 » 31/5/2013 20:39

Já passou pela cabecinha de alguém, a necessidade de tanto banco cá no nosso quintal? Acho que temos bancos acima das nossas possibilidades, como dizia o outro. É que quando as coisas dão para o torto, não temos de sustentar vicios de bancos de vão de escada tipo bpn e bpp. Um, dois ou vá lá três, davam bem conta do recado, isto é um país de tesos mesmo. 8-)

por MiamiBlue » 31/5/2013 20:31

Adamhedge Escreveu:
artista Escreveu:

Acho que todos aqui concordam que o estado em que o governo PS deixou o país foi lastimável, mas isso não quer dizer que agora se deva aceitar tudo e mais alguma coisa... sobretudo quando o que estamos a ver são sucessivas falhas expressivas de todos os indicadores (défice, taxa de desemprego, dívida, etc...)!

E sim, o facto de as taxas de juro do mercado secundário estarem a cair tem a ver com a mudança de rumo da UE e não com o que se está especificamente a fazer em Portugal... as taxas de juro dos outros países também estão a cair (Grécia, Irlanda, Espanha, Itália), querem ver que é tudo devido à austeridade aplicada aos tugas?!

caro artista, é possível que eu tenha entendido mal o que o srº escreveu,mas nos outros países os juros tb estão a baixar devido ás medidas de austeridade que implementaram senão não estavam a cair.

já agora há pessoas que pensam que as medidas de austeridade são só na tugolandia e que outros países que estão ma mesma situação que nós não tem austeridade.

eu só gostava que me respondessem a estas perguntas :sem medidas de austeridade os juros a 10anos estavam nos 5,5%. sem as medidas de austeridade Portugal tinha conseguido financiar-se nos últimos meses? mesmo com a ajuda do b.c.e.
e se a divida não tem parado de crescer mesmo com financiamento a juros mais baixos como seria com os juros a 15%.

por vezes lendo certos comentários,dá.me a sensação que só os próprios é que sentem a austeridade,que a austeridade é só daqueles que são de esquerda e quem se revê em politicas e actos mais á direita não sofrem,não estão com dificuldades, que está tudo bem,os impostos só sobem para os de esquerda que só eles é que são cortados nos ordenados e o pior ainda,quando não tem mais nada para se chorar vão buscar o salazar,pensando eu que com essas atitudes não mais estão a fazer do que estar a branquiar o que se passou na ditadura. mas prontUs tem que se compreender que com exemplos vindos de personagens de esquerda em que só há democracia quando são eles a mandar...

há uma certa esquerda em Portugal que é mais burguesa do que os burgueses que marx quis combater...

O BCE que amanhã diga "deixaremos cair os países que não consigam financiar-se sozinhos".

Situação que ocorria em 2010, e ai veremos qual o verdadeiro valor dos juros.

P.S. Mas se um défice elevado, um dívida pública que não pára de subir e um desemprego na casa dos 18% é sinal que vamos pagar o que devemos, ai os juros devem estar extremamente baixos- diria mesmo perto do zero!!!

por Adam hedge » 31/5/2013 19:51

artista Escreveu:

ficarão para trás.

por JMHP » 31/5/2013 19:24

mfsr1980 Escreveu:O País é irrecuperável porque está técnicamente falido ou seja a recuperação dependerá sempre da boa vontade dos credores.
As falhas dos indicadores défice e dívida que referes são actos de boa vontade por parte dos credores(se eles quiserem nós comemos pela medida grossa).

Não tenho a mínima duvida sobre a nossa falta quase completa de soberania e sobre a resolução da divida. Sozinhos seremos esmagados pela dimensão da nossa divida.

Ao fim de quase década e meia sem crescimento real e défices acumulados o resultado só poderia ser o que estamos todos a viver, aqui ou em qualquer outra parte do mundo.

A grande diferença é que fora da zona Euro outras nações estão por sua conta e risco, logo existem poucos países que se dão ao luxo de correr riscos desta magnitude. Enquanto por cá tudo fizemos e foi-nos permitido tocar o "céu"... Agora estamos em queda e a força de impacto não depende de nós.

Um buraco sem fundo.....

Swaps obrigam Governo a emprestar mais dinheiro às empresas públicas

O Governo vai reforçar este ano os empréstimos e as dotações de capital às empresas públicas que contam para o défice para permitir a liquidação dos contratos swaps subscritos nos últimos anos, revela a proposta de lei de Orçamento do Estado (OE) rectificativo entregue nesta sexta-feira pelo Governo na Assembleia da República.

O relatório do OE rectificativo prevê um reforço da dotação orçamental de activos financeiros por causa de “despesas excepcionais” que vão incluir um “reforço das dotações de capital e/ou empréstimos às empresas públicas reclassificadas” (que entram no perímetro das contas públicas) para “assegurar a liquidação antecipada das operações de derivados financeiros”.

O documento não refere quais os valores a emprestar ou a atribuir a estas entidades, explicando apenas que serão “num montante equivalente ao necessário” para denunciar os contratos swaps que celebraram.

No entanto, na proposta de lei entregue no Parlamento, o Governo inscreve uma alteração aos limites dos empréstimos a conceder pelo Estado em 2013: em vez dos 9600 milhões de euros previstos anteriormente, passaram a constar 10.040 milhões de euros. O diploma diz ainda que "as empresas públicas não financeiras devem manter as suas disponibilidades e aplicações financeiras junto do IGCP", tal como está previsto desde o ano passado.

Estes produtos, que foram subscritos entre 2003 e 2011 por 15 empresas públicas, acumularam perdas superiores a três mil milhões de euros. Numa auditoria conduzida pelo IGCP, concluiu-se que 56 dos contratos são especulativos, por não servirem apenas o propósito a que os swaps se destinam: cobrir o risco de variação da taxa de juro.

Os instrumentos considerados tóxicos, que foram celebrados por seis empresas (Metro de Lisboa, Metro do Porto, Carris, STCP, CP e Egrep) acumularam um risco de prejuízo de 2600 milhões.

O Governo iniciou em Fevereiro negociações com os bancos estrangeiros que comercializaram estes produtos para os liquidar e reduzir as perdas potenciais associadas. Desde que anunciou ter chegado a acordo com três instituições financeiras (Crédit Suisse, Nomura e Barclays), o executivo não voltou a fazer um novo balanço das conversações.

O PÚBLICO sabe, porém, que o processo negocial tem vindo a dar frutos com outros bancos, nomeadamente com o BNP Paribas. O Expresso noticiou no passado sábado que as perdas potenciais já foram reduzidas em 1400 milhões de euros até agora.

A polémica dos swaps levou a maioria PSD/CDS a propor uma comissão parlamentar de inquérito ao caso, que tomou posse na terça-feira.

Transtejo recebe 119 milhões

Na proposta de lei do OE rectificativo, o Governo especifica apenas o caso da Transtejo, por a empresa pública ter sido recentemente incluída no perímetro do défice. Neste caso, escreve-se que haverá em 2013 a "concessão de empréstimos em cerca de 199 milhões para cobertura de necessidades de financiamento", associadas essencialmente "ao refinanciamento do passivo bancário de curto prazo".

Ainda na rubrica das dotação orçamental de activos financeiros, o executivo inscreve o "reforço da rubrica de concessão de empréstimos às autarquias", em cerca de 257 milhões de euros, e das regiões autónomas, em 23 milhões de euros, no âmbito do Programa de Apoio à Economia Local (PAEL).

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... as-1596066[/b]

Registado: 19/5/2009 18:26

por mfsr1980 » 31/5/2013 19:01

Caro Artista,
O País é irrecuperável porque está técnicamente falido ou seja a recuperação dependerá sempre da boa vontade dos credores.
As falhas dos indicadores défice e dívida que referes são actos de boa vontade por parte dos credores(se eles quiserem nós comemos pela medida grossa).

por artista_ » 31/5/2013 18:47

mfsr1980 Escreveu:
mais_um Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Só podias fazer alguma coisa por eles se o louco do Sócrates não tivesse empenhado o País!

Já agora, se o Sócrates era louco, estes são o quê?... :roll: :roll:

Finanças
Estado deve endividar-se em mais 3.490 milhões de euros

O Governo quer aumentar o limite máximo de endividamento para financiar o Orçamento do Estado para 15.840 milhões de euros.

Com uma meta de défice alargada - em vez de 4,5%, o Governo poderá atingir os 5,5% em contabilidade nacional - o Ministério das Finanças poderá aumentar o endividamento do Estado em mais 3.490 milhões de euros do que o que se previa no Orçamento inicial.

Ou seja, o limite máximo que o Governo vai agora pedir à Assembleia da República é de 15.840 milhões de euros de euros, só para financiar o Orçamento do Estado. Na versão original o limite era de 12.350 milhões de euros.

http://economico.sapo.pt/noticias/estad ... 70457.html

PS- alguém disse que os sacríficos pedidos eram para pagar a divida? Ou será que era para aumentar a divida? :twisted: :twisted:

Mais um,
Estás a querer esquecer que atrás das dívidas vêm os juros das mesmas. O que se passou é que a divida do Sócrates deixou-nos técnicamente falidos.
Quer isso dizer que a nossa capacidade de criar riqueza não consegue sequer satisfazer o serviço (juros!) da divida. Ora, esse crime deixou-nos à mercê dos credores, PERCEBES?
Tu que estás a pagar a tua casa percebes que uma parte dos teus ganhos são para pagar os juros da divida que contraiste, não é?
És inteligente(suponho!) não te vais pôr a comprar 2 ou 3 casas porque sabes que se o fizesses o dinheiro que ganharias não daria para pagar os juros da divida contraida e lógicamente acabarias na situação que o Sócrates nos pôs.
É o que nos está a acontecer!!!
Não estamos sequer a conseguir pagar os juros dos compromissos assumidos da completa loucura socrática e assim sendo estamos a aumentar divida!
Sendo este o cenário negro, a seguinte frase e de maior relevância
"Os juros no mercado secundário estão mais baixos porque há a convicção que o BCE e a UE não vão deixar cair Portugal"
Abraço que melhoras da partidarite!

Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por JMHP » 31/5/2013 18:25

Rantamplan Escreveu:Os liberais de pacotilha, instalados do regime, lá saltaram todos porque alguém resolveu pôr em perspectiva o que os media fazem, contorcem e retorcem por tornar verdadeiro.

Questionem o que vos apresentam de bandeja como realidade e talvez tenham surpresas.

Não votei "Socras" pelo que estou à vontade.

Teria o governo do Socras chegado à pré-bancarrota se o Sr. Silva não lhe tivesse tirado o tapete e inviabilizado qualquer governabilidade a partir de 2009?

Os juros da dívida não começaram a disparar a partir de 2009?

Não foi a partir de 2009 que a percepção de risco sistémico da banca portuguesa disparou?

A aprovação do PEC IV não garantia o financiamento necessário à economia portuguesa com a rede de suporte da CE, do BCE e da Alemanha?

A conta-gotas e porque agora lhes começa a dar jeito, Pachecos Pereiras, Lobos Xavieres e outros que tal, lá vão deixando escapar algumas coisinhas do que se passou, em particular nos 5 ou 6 dias anteriores ao chumbo do PEC IV.

Eu por mim não como tudo o que me põem à frente. Vocês não sei. Mas cada um é livre de formar os seus juízos de valor.
Ainda. Porque esta coisa da democracia não dá lá muito jeito à camarilha de xuxistas que se governa e nos (des)governa.

2009?!.... Sr. Silva?!.... PEC IV?!.... Juros?!

Imagem

Imagem

Stock da divida directa do Estado em % PIB:
http://www.pordata.pt/Portugal/Ambiente ... co/4684343

Crise económica: Anos 2010

Nas primeiras semanas de 2010, a ansiedade renovada sobre os níveis excessivos de dívida em alguns países da UE e mais genericamente sobre a saúde da propagação de euros da Irlanda e da Grécia a Portugal, Espanha e Itália.

Alguns analistas políticos alemães chegaram a dizer que a ajuda de emergência para a Grécia e os beneficiários da ajuda da UE no futuro deve trazer com ele duras penas.

Em 2010, as siglas PIIGS e PIGS (“suínos” em inglês) foram amplamente utilizado por analistas de títulos internacionais, académicos e da imprensa económica internacional ao se referir ao fraco desempenho das economias dos países em inglês de Portugal, Italy, Ireland, Greece, and Spain (Portugal, Itália, Irlanda, Grécia e Espanha).

No verão de 2010, Moody's Investors Service cortou a avaliação de títulos soberanos de Portugal, ao estabelecer dois níveis de um Aa2 para o A1. Devido aos gastos com estímulos económicos, a dívida em Portugal aumentaram significativamente em relacção ao Produto Interno Bruto. Moody observou que o crescimento da dívida, que pesam sobre as finanças de curto prazo do governo.

No início do ano, Portugal foi um dos países identificados na Crise do Euro em 2010 como difundiram a preocupação com o aumento do déficit do governo e a dívida pública em alguns países.

Também em 2010, o país alcançou uma taxa de desemprego recorde de quase 11%, um valor não visto por mais de duas décadas, enquanto o número de funcionários públicos manteve-se muito elevado.

Os mercados financeiros internacionais levaram o Governo Português, como outros governos europeus, para fazer mudanças radicais na política econômica. Assim, em Setembro de 2010, o Governo Português anunciou um pacote de austeridade frescos seguintes parceiros da Zona do Euro, por intermédio de uma série de aumentos de impostos e cortes de salário para servidores públicos. Em 2009, o déficit havia sido de 9,4 por cento, uma das mais elevadas da zona do euro e meio acima do Pacto do Crescimento e Estabilidade da União Europeia de limite de três por cento.

Em novembro de 2010, os prémios de risco dos títulos portugueses bateram o limite de vida do euro, os investidores e credores temem que o país deixaria de reinar em seu défice orçamental e a dívida pública. O rendimento dos títulos do país a 10 anos chegou a 7 por cento, um nível do ministro das Finanças, Fernando Teixeira dos Santos havia dito anteriormente que iria exigir que o país a procurar ajuda financeira de instituições internacionais.

Um relatório publicado em 7 de Janeiro de 2011 pelo Diário de Notícias, um dos principais jornais portugueses, demonstrou que no período entre a Revolução dos Cravos em 1974 e 2010, os governos democráticos da Republicana Portuguesa têm incentivado sobre as despesas e as bolhas de investimento por meio das obscuras parcerias público-privadas, financiamento das numerosas ineficazes e desnecessárias consultorias externas e comissões e empresas, ao permitir à considerável derrapagem em estado de gestão de obras públicas, a inflar prémios oficiais de gestão e topo da liderança e salários, persistente e duradoura política de contratação que aumenta o número de funcionários públicos despedidos, juntamente com o ajuda de risco de crédito, a criação de dívida pública e má estruturada estrutural e coesão dos fundos europeus em quase quatro décadas, que o gabinete de Sócrates não foi capaz de prever ou prevenir em primeira mão em 2005 e posteriormente, foi incapaz de fazer qualquer coisa para remediar a situação quando o país estava à beira da falência em 2011.

Em 23 de Março do mesmo ano, José Sócrates demitiu após a aprovação de uma moção de confiança não patrocinada por todos os cinco partidos da oposição no parlamento sobre cortes de gastos e aumentos de impostos.

Em 6 de abril, o primeiro-ministro demissionário anunciou na televisão que o país, está a enfrentar situação de faléncia, a pedir ajuda financeira ao FMI e ao Estabilidade Financeira Facilidade Europeia, como a Grécia e a Irlanda tinha feito antes.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3 ... e_Portugal

por mfsr1980 » 31/5/2013 17:56

mais_um Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Só podias fazer alguma coisa por eles se o louco do Sócrates não tivesse empenhado o País!

Finanças

O Governo quer aumentar o limite máximo de endividamento para financiar o Orçamento do Estado para 15.840 milhões de euros.

Com uma meta de défice alargada - em vez de 4,5%, o Governo poderá atingir os 5,5% em contabilidade nacional - o Ministério das Finanças poderá aumentar o endividamento do Estado em mais 3.490 milhões de euros do que o que se previa no Orçamento inicial.

Ou seja, o limite máximo que o Governo vai agora pedir à Assembleia da República é de 15.840 milhões de euros de euros, só para financiar o Orçamento do Estado. Na versão original o limite era de 12.350 milhões de euros.

PS- alguém disse que os sacríficos pedidos eram para pagar a divida? Ou será que era para aumentar a divida? :twisted: :twisted:

Mais um,
Estás a querer esquecer que atrás das dívidas vêm os juros das mesmas. O que se passou é que a divida do Sócrates deixou-nos técnicamente falidos.
Quer isso dizer que a nossa capacidade de criar riqueza não consegue sequer satisfazer o serviço (juros!) da divida. Ora, esse crime deixou-nos à mercê dos credores, PERCEBES?
Tu que estás a pagar a tua casa percebes que uma parte dos teus ganhos são para pagar os juros da divida que contraiste, não é?
És inteligente(suponho!) não te vais pôr a comprar 2 ou 3 casas porque sabes que se o fizesses o dinheiro que ganharias não daria para pagar os juros da divida contraida e lógicamente acabarias na situação que o Sócrates nos pôs.
É o que nos está a acontecer!!!
Não estamos sequer a conseguir pagar os juros dos compromissos assumidos da completa loucura socrática e assim sendo estamos a aumentar divida!
Sendo este o cenário negro, a seguinte frase e de maior relevância
"Os juros no mercado secundário estão mais baixos porque há a convicção que o BCE e a UE não vão deixar cair Portugal"
Abraço e melhoras da partidarite!
Editado pela última vez por mfsr1980 em 31/5/2013 18:47, num total de 1 vez.

por MiamiBlue » 31/5/2013 17:24

O Governo continua a bom ritmo a destruir a economia. para quem duvida:

Orçamento Rectificativo revê em forte baixa todas as previsões de receita com impostos.

O Governo reviu em baixa a previsão para a receita de impostos este ano em cerca de 1,6 mil milhões de euros (-4,5% face à previsão inicial), segundo a proposta de Orçamento Rectificativo hoje entregue na Assembleia da República.

No documento, a que o Económico teve acesso, o governo explica a revisão com a degradação significativa da conjuntura económica face ao previsto no Orçamento do Estado para 2012, apresentado em Outubro do ano passado.

Os impostos indirectos - sobre o consumo - são os que mais caem face ao previsto, menos 837,5 milhões de euros (-4,3%). A receita de IVA foi revista em baixa em 588 milhões de euros (-4,4%), sendo o factor mais influente em termos financeiros nos impostos indirectos. As revisões maiores em percentagem foram do Imposto Sobre Veículos (-7,7%) e do Imposto do Selo (-8,3%).

Também os impostos directos sofreram uma forte revisão em baixa, de 757 milhões de euros. No IRS - que até aqui tem "segurado" a execução orçamental - o governo espera arrecadar menos 336,4 milhões de euros (-2,8%). No IRC a quebra face ao previsto no Orçamento anterior é de 420,8 milhões de euros (-9,2%).

O colapso das previsões para a receita fiscal, sete meses depois da apresentação do Orçamento inicial, deve-se à revisão em forte baixa do cenário macroeconómico. O governo mais do que duplicou a previsão de contracção do PIB, de -1% para -2,3%. A perda de receita no Rectificativo só não é maior porque a devolução de um dos subsídios aos funcionários públicos e pensionistas implica um acréscimo de receita fiscal.

E já se fala da necessidade de um 3º orçamento de estado para 2013.

desde que tomou posse, Vitor Gaspar, tem que fazer 3 por ano porquÊ? Falha sempre!!!

por Rantamplan » 31/5/2013 17:22

Os liberais de pacotilha, instalados do regime, lá saltaram todos porque alguém resolveu pôr em perspectiva o que os media fazem, contorcem e retorcem por tornar verdadeiro.

Questionem o que vos apresentam de bandeja como realidade e talvez tenham surpresas.

Não votei "Socras" pelo que estou à vontade.

Teria o governo do Socras chegado à pré-bancarrota se o Sr. Silva não lhe tivesse tirado o tapete e inviabilizado qualquer governabilidade a partir de 2009?

Os juros da dívida não começaram a disparar a partir de 2009?

Não foi a partir de 2009 que a percepção de risco sistémico da banca portuguesa disparou?

A aprovação do PEC IV não garantia o financiamento necessário à economia portuguesa com a rede de suporte da CE, do BCE e da Alemanha?

A conta-gotas e porque agora lhes começa a dar jeito, Pachecos Pereiras, Lobos Xavieres e outros que tal, lá vão deixando escapar algumas coisinhas do que se passou, em particular nos 5 ou 6 dias anteriores ao chumbo do PEC IV.

Eu por mim não como tudo o que me põem à frente. Vocês não sei. Mas cada um é livre de formar os seus juízos de valor.
Ainda. Porque esta coisa da democracia não dá lá muito jeito à camarilha de xuxistas que se governa e nos (des)governa.
Editado pela última vez por Rantamplan em 31/5/2013 17:30, num total de 1 vez.
"Caminante, no hay camino, se hace camino al andar", Antonio Machado

Registado: 4/1/2008 15:57

por MiamiBlue » 31/5/2013 17:06

mfsr1980 Escreveu:
mais_um Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Ora aí está a frase "chave"
mais_um Escreveu: Os juros no mercado secundário estão mais baixos porque há a convicção que o BCE e a UE não vão deixar cair Portugal

Precisas de mais alguma coisa?

Para já isso é independente de quem governa Portugal, também tínhamos o mesmo apoio com o Sócrates e dizias (e dizes) cobras e lagartos dele.

E o cidadão que ficou sem emprego, que já não recebe subsidio de desemprego, não se alimenta da taxa de juros do mercado secundário.....

Lembras bem, há vitimas do desgoverno socratista!
São os desempregados!
Só podias fazer alguma coisa por eles se o louco do Sócrates não tivesse empenhado o País!

Desempregados..

Culpa de JS? Sim

Culpa de PPC e Vitor Gaspar? Sim, sim e sim..

Como havia os apoiantes de JS agora temos os apoiantes de PPC e afins. Diferenças?

Nenhuma.. ambos esquecem de ver os números..

por Opcard » 31/5/2013 15:53

Falam , falam , mas afinal quem é responsável por tanta irresponsabilidade passada ' um exemplo criar um complemento de reforma em que os interessados apenas pagam 6 a 7% o estado paga o resto . Procurem na Europa exemplos desta desgovernação passada . No futuro quando escreverem ponham os pontos nos I .

"Governo autorizado a transferir 40 milhões para o fundo de pensões dos militares

31/05/2013

O Orçamento Rectificativo, entregue ao final desta manhã na Assembleia da República, especifica que o Governo fica autorizado a transferir do “orçamento do Ministério da Defesa Nacional para o Fundo de Pensões dos Militares das Forças Armadas (FPMFA)” o montante “máximo” de 40 milhões de euros para “fazer face ao pagamento dos complementos de pensão”.

O fundo de pensões não pode receber transferências directas do Orçamento do Estado, por isso a solução encontrada foi transferir uma parte das verbas do orçamento do Ministério de José Pedro Aguiar Branco, que em 2013 ronda os 2,2 mil milhões de euros.

Porém, esta verba não será transferida a fundo perdido. “Os montantes transferidos nos termos do número anterior são obrigatoriamente restituídos” ao ministério, por parte do fundo, após a venda dos “bens imóveis que lhe estejam afectos”, e cujo lucro será retido pelo Ministério da Defesa Nacional.

O fundo de pensões dos militares tem tido problemas crónicos de descapitalização, obrigando o Governo a ir injectando periodicamente verbas para garantir o pagamento das pensões. Os encargos anuais com pensões são de 32 milhões de euros, mas os militares no activo apenas o financiam com cerca de dois milhões de euros por ano, criando um “buraco” de 30 milhões.

Registado: 14/3/2009 0:19

por mais_um » 31/5/2013 15:45

Finanças

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por mais_um » 31/5/2013 15:23

mfsr1980 Escreveu:
São os desempregados!
Só podias fazer alguma coisa por eles se o louco do Sócrates não tivesse empenhado o País!

Claro que convém ignorar o facto deste governo ainda ter endividado mais o país e de uma forma mais rápida que o anterior.

Aliás deixei por ai o link da OCDE que dava para comparar alguns dados macroeconómicos dos países da OCDE e comparar com Portugal. É curioso verificar que na maior parte deles o comportamento até 2011 é igual ao nosso, devia ser o Sócrates que também estava à frente desses países.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por JMHP » 31/5/2013 15:16

Rantamplan Escreveu:
JMHP Escreveu:Essa novela dos PEC's enfim..... Só mesmo para entreter pacóvios.

Fosse o PEC IV em frente, em que PEC já íamos hoje?!... XX, XXI?!

Os PEC's eram e seriam as avaliações de hoje que os nossos credores nos impõem, ou seja a Troika.

Eu, como sou pacóvio, entretenho-me com isto!

Estás à vontade e no teu direito. Até me poupas nas palavras e portanto dispenso qualquer dos teus restantes argumentos.

Este que acima cito da tua autoria, é o único merecedor de um comentário, pois ambos estamos de acordo numa coisa..... Na parte do entretenimento.
Editado pela última vez por JMHP em 31/5/2013 15:24, num total de 1 vez.

por tava3 » 31/5/2013 15:15

Todos mesmo? Podes provar?

por mfsr1980 » 31/5/2013 15:14

mais_um Escreveu:
mais_um Escreveu: Os juros no mercado secundário estão mais baixos porque há a convicção que o BCE e a UE não vão deixar cair Portugal

Para já isso é independente de quem governa Portugal, também tínhamos o mesmo apoio com o Sócrates e dizias (e dizes) cobras e lagartos dele.

E o cidadão que ficou sem emprego, que já não recebe subsidio de desemprego, não se alimenta da taxa de juros do mercado secundário.....

São os desempregados!

por mfsr1980 » 31/5/2013 15:11

tavaverquenao2 Escreveu:Então a ajuda é ideológica, independetemente do estado do país. O importante é manter esta cambada. :roll:

Todos os partidos estão ligados a "cenas" de corrupção graves. Todos sem excepção!
Estes pelo menos, como estão sob "resgate" são os que se portam melhor!

Abraço mfsr1980

por mais_um » 31/5/2013 15:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: carlosdsousa, Google [Bot], Kury Yozo, Pmart 1, trend=friend e 224 visitantes