Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Chipre congela depósitos

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Ee a Fiducia, Cretinos !

por Opcard » 25/3/2013 14:48

Merkel: Bancos a salvar-se a si próprios é o modelo "correcto"

25/03/2013

A chanceler alemã Angela Merkel mostrou-se nesta segunda-feira, 25 de Março, agradada com a solução acordada para resgatar Chipre e reestruturar a sua banca.

“Sempre dissemos que não queríamos contribuintes a salvar bancos, mas antes bancos a salvar-se a si próprios. Será esse o caso em Chipre”, disse. “Este resultado é o correcto: põe o essencial da responsabilidade sobre os que causaram estes desenvolvimentos errados. É assim que deve ser”, acrescentou, citada pela Bloomberg.

Angela Merkel garantiu ainda que Chipre “pode contar com a solidariedade dos outros países europeus”. “Vamos apoiar (o país) a suportar as suas dificuldades ao longo dos anos vindouros”. Esse apoio, acrescentou, estará condicionado ao cumprimento de exigências, como tem sido o caso noutros países do euro intervencionados.

Accionistas, obrigacionistas e depositantes com contas acima de 100 mil euros vão ser chamados a pagar a reestruturação da banca cipriota, que passará pelo encerramento do Laiki, o segundo maior banco, e por saneamento e recapitalização, suportada também pelos depositantes, da maior instituição financeira do país, o Bank of Cyprus.

Empréstimo europeu de 10 mil milhões destinar-se-á a financiar o Estado cipriota. Condicionalidade ainda tem de ser negociada no detalhe, mas passará por privatizações e subida da taxa do IRC de 10% para, pelo menos, 12,5%. A primeira tranche do empréstimo - que deverá contar com uma contribuição de fundos do FMI, relativamente pequena –deverá ser desembolsada em Maio.

bboniek00 Escreveu:Este portal deve estar cheiinho de proto-investidores, sendo eu prooprio um deles.

Pois acho estranho que criaturas para quem a noc,ao de Propriedade "seria natural" venham defender a apropriac,ao da propriedade particular (i.e. nao-puublica).
Ora acham eles correcto que os depositantes fiquem sem uma parte dos fundos que, confiantes, entregaram aa guarda de uma instituic,ao bancaaria. Assim como seraa igualmente aceitaavel que num futuro prooximo e por razoes de forc,a-maior lhes confisquem 1/3 das suas acc,oes ou uma divisao do seu querido t3, um eixo do seu amado automoovel ou entreguem a um empreendimento turiistico puublico a sua casinha de praia.

Uma coisa ee tributar os rendimentos: juros, dividendos, transacc,oes, mais-valias. Outra bem diferente ee apropriarem-se de valores de quem, nao querendo correr risco, apenas pretendeu proteger o seu numeraario dos gatunos, entregando-o a guardiao responsaavel. Esta gente confunde "depositante" com "accionista/obrigacionista" sem pestanejar.

Ee a Fiducia, Cretinos !!!

Agora a gatunagem jaa ataca respaldada pela autoridade pseudo-moral e com as costas quentes pelos mandantes eurocratas. Ee oobvio que os grandes depoositos vao desaparecer de Chipre assim como de toda a zona subjugada aos irresponsaaveis do denominado Eurogrupo e seus peoes de brega.

E aqueles que os defendem que se cuidem: hoje ee o dinheiro de outros (aqui e ali denominados "mafia-russa" pois assim atee lhes deixa a alma sossegada e o espiirito santamente tranquilo), aamanha poderaa ser o seu estimadiissimo e pessoaliissimo patrimoonio.
Quando isso acontecer nao se queixem.

Registado: 14/3/2009 0:19

por STRESSZERO » 25/3/2013 14:47

Não deixa de ser irónico pagar 30% de imposto num paraíso fiscal. :P

Registado: 16/9/2011 9:25

Ee a Fiducia, Cretinos !

por bboniek33 » 25/3/2013 14:25

Este portal deve estar cheiinho de proto-investidores, sendo eu prooprio um deles.

Pois acho estranho que criaturas para quem a noc,ao de Propriedade "seria natural" venham defender a apropriac,ao da propriedade particular (i.e. nao-puublica).
Ora acham eles correcto que os depositantes fiquem sem uma parte dos fundos que, confiantes, entregaram aa guarda de uma instituic,ao bancaaria. Assim como seraa igualmente aceitaavel que num futuro prooximo e por razoes de forc,a-maior lhes confisquem 1/3 das suas acc,oes ou uma divisao do seu querido t3, um eixo do seu amado automoovel ou entreguem a um empreendimento turiistico puublico a sua casinha de praia.

Uma coisa ee tributar os rendimentos: juros, dividendos, transacc,oes, mais-valias. Outra bem diferente ee apropriarem-se de valores de quem, nao querendo correr risco, apenas pretendeu proteger o seu numeraario dos gatunos, entregando-o a guardiao responsaavel. Esta gente confunde "depositante" com "accionista/obrigacionista" sem pestanejar.

Ee a Fiducia, Cretinos !!!

Agora a gatunagem jaa ataca respaldada pela autoridade pseudo-moral e com as costas quentes pelos mandantes eurocratas. Ee oobvio que os grandes depoositos vao desaparecer de Chipre assim como de toda a zona subjugada aos irresponsaaveis do denominado Eurogrupo e seus peoes de brega.

E aqueles que os defendem que se cuidem: hoje ee o dinheiro de outros (aqui e ali denominados "mafia-russa" pois assim atee lhes deixa a alma sossegada e o espiirito santamente tranquilo), aamanha poderaa ser o seu estimadiissimo e pessoaliissimo patrimoonio.
Quando isso acontecer nao se queixem.
Imagem

Registado: 22/4/2003 23:12

por rantomix » 25/3/2013 13:42

Registado: 29/11/2007 12:59

por Opcard » 25/3/2013 13:38

Porque havia de ser votada , se e uma restruturação bancaria , so houve voto na semana passada , porque o governo de Chipre queria por os depósitos ate 100 000 participar

JorgeNobre Escreveu:Estava a pesquisar ,surgem noticias de que depositos acima de 100K pagam 30% :?: será essa,a nova proposta.
Já passou no parlamento ou ainda vai ser votada?
Alguem confirma ?

por JorgeNobre » 25/3/2013 13:16

Estava a pesquisar ,surgem noticias de que depositos acima de 100K pagam 30% :?: será essa,a nova proposta.
Já passou no parlamento ou ainda vai ser votada?
Alguem confirma ?

Registado: 26/6/2011 9:50

por Opcard » 25/3/2013 13:10

Segundo o "Financial Times", o acordo agora selado, ao fim de quase 11 horas ininterruptas de negociações e após uma semana de alta de tensão, aproxima-se ao inicialmente proposto pelo FMI e Berlim, embora estes tivessem sugerido a liquidação de ambos os bancos, o que significaria salvar apenas os depositantes até 100 mil euros.

O Presidente cipriota rejeitou o plano que terá sido então proposto, por temer que gerasse uma fuga maciça de capitais e à destruição do sistema bancário do país, sua principal indústria. Em alternativa, sugeriu uma taxa de imposto extraordinária que afectaria todos os depósitos, inclusive os abaixo de 100 mil euros (valor que coincide com a garantia europeia de depósitos, accionável em caso de falêncioa dos bancos) que foi aceite pelo Eurogrupo. Essa proposta, mesmo na versão modificada que isentava os depósitos até 20 mil euros, acabou, no entanto, por ser chumbada pelo parlamento cipriota, sem um único voto a favor. O partido conservador do presidente tem 20 dos 56 assentos parlamentares em Nicósia.

O FT cita um alto responsável segundo o qual Nicos Anastasiades tentou esta madrugada, até ao último minuto, proteger os grandes depositantes dos dois bancos, ameaçando sair do euro. Mas acabou por ceder, depois de ter obtido a garantia de que o acordo pressuporia a viabilização do Bank of Cyprus.

MiamiBlueHeart Escreveu:
ul Escreveu:"Segundo Schauble, a União Europeia "nunca quis penalizar os depositantes" cipriotas, e, tal como o FMI, defendia que "se os dois principais bancos já não têm um modelo viável, as perdas devem ser assumidas pelos seus accionistas".
"Mas os responsáveis (cipriotas) não queriam sequer ouvir falar disso (...). Os responsáveis devem dizer a verdade à sua população", adiantou."

Dijsselbloem insistiu na necessidade de haver maior justiça na repartição do esforço entre pequenos e grandes depositantes, mas em momento algum exclui que os primeiros fiquem excluídos da solução que venha a ser encontrada: "o que fizemos na sexta-feira era justo, no sentido em que o peso sobre os pequenos depósitos era menor do que sobre os grandes, mas eu pessoalmente gostava de ter visto uma solução mais justa e o Eurogrupo divulgou uma declaração em que diz esperar uma solução que modifique o equilíbrio ainda mais para os grandes depósitos".

Ler mais: http://expresso.sapo.pt/eurogrupo-mante ... z2OS92aWED
:arrow: :arrow: :arrow:

por Marco Martins » 25/3/2013 13:03

mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Continuam a insistir num roubo directo aos depositantes!!!

Roubo?!?!?!?!? São as leis do mercado a funcionar.

Isto é o que devia ter sido feito desde o inicio.

Mas mais vale tarde que nunca.

Quando existe uma descriminação de pagamentos apenas porque a pessoa tem dinheiro no banco, acho que isso é um roubo.

Onde está a igualdade de esforço para aqueles que têm imóveis, dinheiro fora do país, títulos, obrigações, etc superiores a 100mil se não forem taxados?

Uma coisa são impostos, outra é uma retirada direta de dinheiros... o que nos leva a tempos antigos onde os romanos diziam que precisavam de dinheiro e o povo só tinha de pagar.

Parece-me que se está a encontrar a solução mais fácil sem se pensar nas consequências.

Humm.. um Banco vai à falência (e outro anda lá perto), o que tem isso a ver com o que tu referes?

Mas o resgate ao Chipre seria apenas porque estes dois bancos estão mal ou seriam para o governo que está mal?

Se o problema é o bancos que está mal... então aceito que abra falência com a salvaguarda dos 100mil e concordo com a medida.

Se o problema é o estado Cipriota, então não concordo com a medida.

A ideia que tinha é que o problema seria o próprio estado estar falido.

Registado: 7/4/2007 17:13

por alvim » 25/3/2013 12:42

Será que os Milionarios e os Politicos do Chipre, ainda lá têm os seus depositos? Era importante saber isso, antes de fazerem o saque a populaçao. :evil:

Registado: 29/11/2007 1:52

por Valete » 25/3/2013 12:27

masterpro Escreveu:
mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:Continuam a insistir num roubo directo aos depositantes!!!

Quando existe uma descriminação de pagamentos apenas porque a pessoa tem dinheiro no banco, acho que isso é um roubo.

Onde está a igualdade de esforço para aqueles que têm imóveis, dinheiro fora do país, títulos, obrigações, etc superiores a 100mil se não forem taxados?

Uma coisa são impostos, outra é uma retirada direta de dinheiros... o que nos leva a tempos antigos onde os romanos diziam que precisavam de dinheiro e o povo só tinha de pagar.

Parece-me que se está a encontrar a solução mais fácil sem se pensar nas consequências.

Humm.. um Banco vai à falência (e outro anda lá perto), o que tem isso a ver como que tu referes?

Existe uma coisa que se chama fundo de garantia para depósitos até X valor.

O banco que vá à falência e que se garanta os depósitos até esse valor e que se responsabilize quem não soube gerir.

Isto sim é deixar o mercado funcionar.

Agora andar a resgatar a banca à conta do povinho... não me parece que seja qualquer espécie de mercado a funcionar.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Essa é a minha opinião desde sempre.
No BPN,na altura julgo que a garantia era de 25k, se fosse feito isso, teriam sido respeitadas as regras.

A minha pergunta é: esta taxa é para todos os depósitantes ou só para aqueles que tem o capital em bancos falidos?
Se por exemplo, existir naquela ilha um banco saudável, acho injusto que os depositantes desse banco sejam afectados por esse imposto.

Este capitalismo dos bancos, é muito à frente para o comum dos mortais...
In God we trust, all others bring data.

Registado: 2/10/2006 17:40

por Blue Epsilon » 25/3/2013 12:25

Pecosta Escreveu:Isto é grave...!!!

Angela Merkel alababa esta mañana el acuerdo alcanzado, pero parece que a Rusia, con importantes intereses en la isla, no le ha gustado tanto. De hecho, esta mañana saltaban rumores sobre la posibilidad de que Moscú congele los activos de las compañías alemanas como “revancha” al acuerdo pactado ayer con las autoridades chipriotas.

Estas han sido las declaraciones de Dimitry Medvedev, recogidas por The Guardian. “En mi opinión, el robo continúa”.

Deve ser a máfia Russa a pressionar o Dimitry...

A Rússia não esteve interessada em nenhum plano de resgate, por isso agora quer o quê?
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.

Registado: 29/11/2007 2:13

por Caipira » 25/3/2013 12:14

Isto é grave...!!!

Angela Merkel alababa esta mañana el acuerdo alcanzado, pero parece que a Rusia, con importantes intereses en la isla, no le ha gustado tanto. De hecho, esta mañana saltaban rumores sobre la posibilidad de que Moscú congele los activos de las compañías alemanas como “revancha” al acuerdo pactado ayer con las autoridades chipriotas.

Estas han sido las declaraciones de Dimitry Medvedev, recogidas por The Guardian. “En mi opinión, el robo continúa”.

Registado: 4/2/2011 10:22

por masterpro » 25/3/2013 11:20

mais_um Escreveu:
Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:

Humm.. um Banco vai à falência (e outro anda lá perto), o que tem isso a ver como que tu referes?

Existe uma coisa que se chama fundo de garantia para depósitos até X valor.

O banco que vá à falência e que se garanta os depósitos até esse valor e que se responsabilize quem não soube gerir.

Isto sim é deixar o mercado funcionar.

Agora andar a resgatar a banca à conta do povinho... não me parece que seja qualquer espécie de mercado a funcionar.

8-) 8-) 8-) 8-) 8-) 8-)

Registado: 13/3/2007 14:42

por mais_um » 25/3/2013 11:17

Marco Martins Escreveu:
mais_um Escreveu:

Humm.. um Banco vai à falência (e outro anda lá perto), o que tem isso a ver com o que tu referes?
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Marco Martins » 25/3/2013 11:13

mais_um Escreveu:

por mais_um » 25/3/2013 10:59

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por Marco Martins » 25/3/2013 10:56

Continuam a insistir num roubo directo aos depositantes!!!

Se muito do dinheiro que esta no Chipre veio de fora... entao ele certamente sairá com o medo de que esse "roubo" atinja os 40%!

Parece-me que o Chipre entrará numa espiral quase imediata que vai penalizar a europa muito mais diretamente que Portugal ou a Irlanda.

por myself11 » 25/3/2013 10:26

As medidas acordadas fazem, apesar de tudo, mais sentido que o grande disparate inicial.

Também gostava de saber se quem tem 110 mil euros fica sem 44 mil ou sem 4 mil. A segunda opção faz mais sentido.

Registado: 14/6/2012 15:31

por mais_um » 25/3/2013 10:01

Os oito pontos do acordo que garante o resgate de Chipre

As medidas acordadas em Bruxelas envolvem sobretudo o sector financeiro, que irá diminuir de tamanho e infligir fortes perdas aos depositantes mais abastados, accionistas e obrigacionistas.

No comunicado do Eurogrupo são detalhados os oito pontos do plano das autoridades cipriotas para reestruturar o sector financeiro do país, que recebeu a “luz verde” dos ministros das Finanças, em troca de um apoio financeiro de 10 mil milhões de euros e a cedência de liquidez por parte do BCE.

1 - O Laiki, segundo maior banco do país, vai ser fechado imediatamente – com o contributo total dos detentores de capital, de obrigações e depósitos não garantidos (acima de 100 mil euros) – tendo em conta a decisão do banco central do Chipre, numa resolução que foi já aprovada pelos deputados.

2 – O Laiki será dividido num “banco bom” (com activos recuperáveis) e num “banco mau” (com activos tóxicos). Este último será encerrado ao longo do tempo.

3 – O “banco bom” será incorporado no Bank of Cyprus, sendo que o maior do país “ganha” também a linha de liquidez de emergência que tinha sido fornecida ao Laiki pelo BCE. Apenas os depósitos não garantidos (acima de 100 mil euros) no Bank of Cyprus vão permanecer congelados, até que a recapitalização do banco tenha sido efectuada, sendo que podem ser sujeitos a determinadas condições.

O comunicado do Eurogrupo não o diz, mas segundo as agências internacionais, os depósitos acima de 100 mil euros no Bank of Cyprus devem ser sujeitos a uma perda que pode chegar aos 40%.

4 – O Conselho de Governadores do BCE vai providenciar liquidez ao Bank of Cyprus, em linha com as regras aplicáveis.

5 – O Bank of Cyprus vai ser recapitalizado através de uma conversão de depósitos em capital, por parte dos depósitos não garantidos (acima de 100 mil euros) e com a contribuição total dos accionistas e obrigacionistas.

Quer isto dizer que os detentores de acções e obrigações do Bank of Cyprus vão perder tudo e os depositantes podem tornar-se accionistas da instituição financeira.

6 – A conversão dos depósitos em capital será feita de maneira a que o Bank of Cyprus atinja um rácio de capital de 9% no final do programa.

7 – Todos os depósitos garantidos (abaixo de 100 mil euros) serão protegidos, em linha com a legislação da União Europeia.

8 – O dinheiro da assistência financeira de 10 mil milhões de euros não pode ser utilizado para recapitalizar o Bank of Cyprus e o Laiki.

“O Eurogrupo está convencido que esta solução é a melhor para assegurar a viabilidade e estabilidade do sistema financeiro do Chipre e a sua capacidade par financiar a economia de Chipre”, refere o Eurogrupo depois de descrever os oito pontos acima descritos.

http://www.jornaldenegocios.pt/economia ... hipre.html

por Opcard » 25/3/2013 8:55

E Malta , o que se estara a passar com os depositos ?

por raupin » 25/3/2013 7:55

PRONTO...Problema da Europa resolvido no Chipre...ponto final.

Agora o mais importante é com o nosso país.
O nosso país está a viver um momento complicado a nivel económico, e agora parece que a nível político estamos a beira de um colapso.
Se isto acontecer, será uma desgraça para nós...Espero bem que os políticos tenham bom senso, e ponderem bem o que é o melhor para o País neste momento.
" A Bolsa é como um pulmão, Inspira....Expira....."

Registado: 31/7/2011 11:51

por Mcmad » 25/3/2013 3:49

alexandre7ias Escreveu:Calma é o que começa a faltar por lá

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/c ... -4073.html

Não vai ser fácil :(
Confira as minhas opiniões

http://markoeconomico.blogspot.com/

Registado: 29/11/2007 10:26

por alexandre7ias » 25/3/2013 2:22

Calma é o que começa a faltar por lá

http://www.tvi24.iol.pt/internacional/c ... -4073.html
O Sol brilha todos os dias, os humanos é que não!
Android Mobile
Imagem

Registado: 24/2/2005 19:41

por Lion_Heart » 25/3/2013 2:02

Mas calma, vamos supor que tenho la 110k ,não posso levar com 20% ou mais pois 100k são garantidos . Isto vai dar uma bronca!
" Richard's prowess and courage in battle earned him the nickname Coeur De Lion ("heart of the lion")"

Lion_Heart

Registado: 6/11/2002 22:32

por Sr_SNiper » 25/3/2013 1:57

Attentive Escreveu:
Lion_Heart Escreveu:Mais uma trapalhada no Chipre.

E triste ver como para salvar a banca e alguns capitalistas se fazem asneiras destas.

Não é muito mais simples e óbvio deixar falir o banco , pagar até 100k os depósitos , o resto fica a arder como é lógico e óbvio , e os activos serão comprados por outros bancos, o passivo fica com os accionistas.

Mas não, é preciso inventar, como se fez aqui com o BPN.

E o que irá suceder amanhã se os possuidores de depósitos > 100K derem ordens para retirarem/transferirem os restantes 60%.

Se estivesse nessa situação, seria decididamente o que iria fazer amanhã. :wink:

não acontece nada porque ficam impossibilitados de movimentar um valor superior ao que for decretado.
Lose your opinion, not your money

Registado: 27/6/2009 22:08

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, AlfaTrader, Google [Bot], latbal, Luzemburg, m-m, malakas, Manchini888, Mr.Warrior, MR32, OCTAMA, Phil2014, Pmart 1, Shimazaki_2, Tiago2006, zulu404 e 547 visitantes