Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

A escola e a qualidade da educação

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Pata-Hari » 5/3/2013 9:04

Lindo...! é o chamado corte na despesa, deixar de pagar ordenados. Só é estranho é que os dos deputados e ministros continuem a chegar, nenhum se queixou ainda de não ter recebido

(olha, podem já ver isto como o a antevisão do resultado das manifs do "que se lixe a troika" - que seria o que teria acontecido a TODOS os serviços públicos se a troika não nos tivessem emprestado dinheiro, tal como mais ninguém quis fazer. A pessoas parecem ignorar esse facto. "Que se lixe a troika" é exactamente isto)
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por mais_um » 5/3/2013 0:16

Lisboa
Professores sem ordenado deixam centenas de alunos sem actividades

Reportagem de Fátima Casanova
Os professores das escolas Padre Rocha e Melo e Professor Nuno Cordeiro Ferreira, que deveriam dar aulas de inglês, educação física, música, teatro e artes plásticas, suspenderam a sua actividade até reposta do Governo.

04-03-2013 18:47 por Fátima Casanova

Centenas de alunos estão sem actividades de enriquecimento curricular em duas escolas do agrupamento do Alto do Lumiar, em Lisboa. Os professores de educação física, inglês e de expressões integradas, deixaram de trabalhar porque estão sem ordenado desde o início do ano.

Os 350 alunos do primeiro ciclo das escolas Padre Rocha e Melo e Professor Nuno Cordeiro Ferreira passam assim a ficar sem aulas a partir das 15h15.

Os 19 professores, que deveriam dar aulas de inglês, educação física, música, teatro e artes plásticas, suspenderam a sua actividade e só regressam quando tiverem uma resposta do Ministério da Educação.

“As actividades estão suspensas até o Ministério de Educação nos dar uma resposta. Antes de chegarmos a este ponto, tentámos todos os meios de comunicação, tentámos de todas as formas obter respostas, mas estamos a pedir informações e esclarecimentos desde Janeiro”, aponta Susana Pragana, coordenadora das actividades de enriquecimento curricular na escola Padre Rocha e Melo.

A coordenadora fala também das dificuldades financeiras que afectam estes professores, que este ano ainda não receberam ordenado. “Os professores já estão há dois meses sem receber. Por muito que queiram continuar, chega a um ponto em que já não conseguem, até mesmo para se deslocar para dar aulas.”

Estão por transferir 34 mil euros para cobrir as despesas neste segundo período lectivo. Contactado pela Renascença, o Ministério da Educação e Ciência, garante que as transferências foram feitas esta segunda-feira.

http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.as ... &did=98993

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

Registado: 14/11/2008 0:48

por Heisenberg » 18/1/2013 16:50

MAV8 - a questão não era essa, e a afirmação que fiz era perfeitamente acessória no contexto do estudo citado. Podia simplesmente dizer "a percepção de que as escolas privadas preparam melhor para os exames não se enquadra com o facto de serem mal sucedidas na preparação dos alunos para o sucesso no ensino superior. "

Registado: 2/9/2011 12:01

por MAV8 » 18/1/2013 16:40

altrio Escreveu:
elreidom Escreveu:Entre outros dados, torna-se óbvio que as escolas privadas preparam melhor para os exames, mas são mal sucedidas na preparação dos alunos para o sucesso no ensino superior.

Nem isto é óbvio. O que é óbvio é que os alunos das escolas privadas têm em média notas superiores nos exames. Isto não significa que esses alunos tenham a preparação correspondente às notas que obtêm - há muitos casos de "empurrõezinhos" na realização dos exames. Quando esses "empurrõezinhos" se acabam...

Não querendo entrar em discução, onde foram buscar essas médias???

Não dou por garantida uma média superior nos exames nos privados para já não falar de outras diferenças entre as escolas.

Eu sei que as primeiras do ranking são privadas mas isso não é uma média do privado, estamos a ver as melhores de cada um dos sistemas e a comparar entre melhores.

Procurem entre as privadas com contrato de associação e fora das zonas urbanas ou seja procurem as privadas em que os pais têm o mesmo tipo de instrução e rendimentos que nas públicas e depois façam as médias.

Agora o que não podem é andar a comparar alhos com bugalhos, o colégio de bem com as escolas que recebem todos, dentro das mesmas escolas há turmas com disparidade de resultados enormes devido aos meios sociais de onde são oriundos apesar de terem as mesmas condições a todos os níveis inclusivamente os mesmos professores!!!

Resumindo, não se deixem levar pelas noticias, se querem discutir estes assuntos peguem num lapis e numa folhinha e procurem fora dos centros urbanos colegios e escolas secundárias de uma mesma zona geográfica e depois analisem e vão chegar a conclusões muito diferentes das conclusões que vos foram transmitidas nos orgãos de comunicação social.

Abraço

Registado: 10/11/2006 10:43

por altrio » 18/1/2013 16:00

elreidom Escreveu:Entre outros dados, torna-se óbvio que as escolas privadas preparam melhor para os exames, mas são mal sucedidas na preparação dos alunos para o sucesso no ensino superior.

Nem isto é óbvio. O que é óbvio é que os alunos das escolas privadas têm em média notas superiores nos exames. Isto não significa que esses alunos tenham a preparação correspondente às notas que obtêm - há muitos casos de "empurrõezinhos" na realização dos exames. Quando esses "empurrõezinhos" se acabam...
It’s a recession when your neighbor loses his job; it’s a depression when you lose your own. — Harry S. Truman

If you're going through hell, keep going. - Winston Churchill

Registado: 11/12/2010 20:34

por Heisenberg » 18/1/2013 15:50

Para melhor esclarecer a suposta superioridade das escolas privadas, foi finalmente feito um estudo científico sobre o assunto, com uma larga amostra de estudantes que acederam à Universidade do Porto no ano lectivo de 2008/09. O estudo para o ano lectivo seguinte será conhecido dentro de dois meses.
A conclusão pode ler-se no Público em versão impressa (ou online para assinantes). Resumo no site:

Escolas públicas preparam melhor os alunos para terem sucesso no superior

Universidade do Porto analisou os resultados de 2226 alunos que concluíram pelo menos 75% das cadeiras ao fim de três anos e concluiu que os provenientes das privadas têm piores resultados.

Lamento não poder colocar a notícia completa.
Entre outros dados, torna-se óbvio que as escolas privadas preparam melhor para os exames, mas são mal sucedidas na preparação dos alunos para o sucesso no ensino superior.

Excertos:

A secundária Garcia de Orta, uma escola pública do Porto, que naquele ano lectivo "colocou" 114 alunos em diferentes faculdades da UP, tinha, ao fim de três anos, 14 desses alunos (12%) entre os 10% melhores do ano. Já o Externato Ribadouro, também do Porto mas privado, colocou 154 alunos na UP, muitos dos quais em Medicina, mas, no fim do terceiro ano, apenas cinco integravam o grupo dos melhores (3%). A Garcia de Orta vinha colocada em 6.º no ranking das secundárias, enquanto o Externato Ribadouro beneficiava de um confortável 3.º lugar.

Em termos globais, por cada 100 estudantes provenientes das escolas públicas que concluíram pelo menos 75% das cadeiras dos três anos, havia 10,69 no grupo dos melhores. No caso das escolas privadas, esse número era de 7,98.

A utilização de notas do secundário (rankings) como meio de avaliação das capacidades dos alunos (ou do sucesso das escolas) é errada, e como tal não há forma de as utilizar para perceber se há mais qualidade no ensino privado ou público.

"Dos 340 alunos que naquele ano entraram nos dois cursos de Medicina da UP, todos com notas elevadíssimas e separadas por centésimas, havia, um ano depois, quem tirasse 20 e quem nem aos 10 conseguisse chegar. Isto torna muito claro que a nota de entrada do aluno não permite perceber qual vai ser o seu desempenho." (José Sarsfield Cabral, Pró-reitor da UP)

Registado: 2/9/2011 12:01

por mcarvalho » 16/12/2012 21:46

não sei se será no género da construção civil..mas deixo o anuncio...

A continuar assim o terceiro mundo é aqui...pior que o biafra

€ 4500 ???

http://emprego.sapo.pt/internacional/em ... i-2013.htm
mcarvalho

Registado: 17/2/2004 1:38

por andraderui » 16/12/2012 16:28

Registado: 12/11/2002 16:18

por rmachado » 11/12/2012 12:24

Pata-Hari Escreveu:
rmachado Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Acho péssimos dado o que custam. E olha que possivelmente foram conseguidos à custa de resultados das escolas privadas.

Research acerca disso (já que pedes sempre fontes e números sem por isso dares nenhuns a contradizer para além de propostas de OE para anos futuros :roll: ):

http://theportugueseeconomy.blogspot.pt ... sults.html

editado: Para teres gente educada, tens que começar por as educar. E se te apoias nisso para justificar o insucesso, nunca sairás disso .

Isso de comparar as duas realidade tb não é lá muito "justo". De certeza que tens nas públicas alunos que não querem estudar e não tens como dar volta a isso. Nas privadas já não será assim. Tirando a parte da teoria conspirativa, o que muitas vezes falta é a exigência dos pais...

Por acaso não tenho essa ideia. Diria que os pais tendem a colocar no privado exactamente os filhos com dificuldades e com pouca vontade de estudar na expectativa de maior controle. Aliás, iria mais longe, os pais tendem a colocar no privado sempre desde que o possam pagar (embora hajam excepções).

Quando referi exigência dos pais é no público... É impressionante a quantidade de histórias que se ouve acerca da "negligência" dos pais e pior ainda da ideia de facilitismo que os pais exigem de alguns professores...

Registado: 24/8/2004 10:42

por artista_ » 11/12/2012 12:11

mais_um Escreveu:Em comunicado, a ANPC revelou ter hoje recorrido à Comissão Europeia, enviando dados sobre os professores em situação precária, uma vez que, segundo dados recolhidos pela associação nos mapas do Ministério, há 37.565 professores a contrato há mais de quatro anos e 11.526 há mais de dez.

Se prestasses atenção ao que escrevo, sem qualquer tipo de "virus", talvez percebesses o que está em causa...

Esses 11.500 professores com mais de 10 anos de docência, refere-se a professores com mais de 10 anos de "tempo de serviço". Eu falei em anos de docência. Pegando no meu exemplo, porque ele é realmente representativo de alguns milhares, este no concorri com menos de 9 anos "tempo de serviço", no entanto tenho 16 anos de docência.

Isto não só prova que o número de docentes com cerca de 15 anos de docência é muito superior ao que sugere o teu raciocínio associado à citação, como vem de encontro ao que eu escrevi e que tu também parece que não deste atenção. É que esses milhares de professores, não só não estão nos quadros ao fim de 15 anos, como nem sequer ganharam um vencimento anual correspondente ao que um contratado ganharia com um horário completo anual!

E, mesmo aqueles que ainda conseguiram entrar para os quadros, não chegam nem de perto nem de longe, ao escalão que lhes corresponde a 15 anos de docência no ECD... Essa correspondência já existiu, ou seria muito próxima disso, até há cerca de 10/15 anos atrás. Porque até aí os professores entravam com facilidade para os quadros ao fim de 3/4 anos de docência... mas nos últimos anos não tem qualquer relação com a prática, e foi isso que eu referi!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28

Registado: 17/3/2003 22:51

por mais_um » 11/12/2012 9:56

artista Escreveu:
O que eu disse é que na prática a grande maioria dos professores quando atingem os 15 anos de docência ainda nem nos quadros estão, isso é inegável. Neste momento haverá uns 20 mil professores que têm mais de 15 anos de docência e ainda nem nos quadros estão, quanto mais no escalão onde deviam estar tendo em conta o ECD. Além destes haverá mais uns milhares que conseguiram entrar para os quadros mas não passaram do primeiro escalão porque as progressões estão congeladas... como vês não sou apenas eu, aliás eu nem estava a pensar em mim, quando dou o meu exemplo é apenas porque sei que ele é representativo de umas dezenas de milhares que estão na mesma situação!

A Associação Nacional de Professores Contratados (ANPC) reclamou hoje a abertura de pelo menos 10.000 vagas nos quadros do Ministério da Educação, argumentando que só assim se aliviará a «grave situação de precariedade de longa duração» na profissão.

Em comunicado, a ANPC revelou ter hoje recorrido à Comissão Europeia, enviando dados sobre os professores em situação precária, uma vez que, segundo dados recolhidos pela associação nos mapas do Ministério, há 37.565 professores a contrato há mais de quatro anos e 11.526 há mais de dez.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da ANPC, César Paulo, afirmou que a «a Comissão Europeia não faz a mínima ideia» da gravidade da situação em Portugal e que o Governo português não pode ir «apresentar a bandeira do combate à precariedade», com o concurso extraordinário de vinculação que pretende lançar.

César Paulo lamentou que a tutela ainda não tenha respondido «qual vai ser a lógica» dessa vinculação extraordinária, nem quantas vagas poderão ser preenchidas.

Para a ANPC, o limiar de dez mil vagas pode ser um princípio e parte de uma resolução aprovada na Assembleia da República em 2010, que recomenda ao Governo a integração excecional dos professores com mais de dez anos de trabalho a contrato.

Se fossem abertas mil vagas e o critério principal fosse o número de anos a trabalhar a contrato, só conseguiriam entrar professores «com mais de 18 anos de serviço», estima a ANPC.

A par do «esclarecimento» à Comissão Europeia, a ANPC questiona também a Comissão sobre um processo que está em análise e que partiu de uma denúncia feita «por um professor que está há 15 anos a contrato» e que reclama a aplicação da diretiva europeia que visa prevenir «abusos decorrentes da utilização de sucessivos contratos de trabalho ou relações laborais a termo».

César Paulo indicou que a ANPC está a trabalhar para recolher mais queixas, para as enviar «em massa para as instituições europeias».
«Se passarem para o Tribunal Europeu, podem vir multas pesadíssimas para o Estado português», afirmou

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?id_news=605970

"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu

por artista_ » 10/12/2012 23:49

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:

Neste tópico só me lembro de ter falado no meu caso uma vez, se fosse único não falaria dele, mas é o mesmo de dezenas de milhares, cerca de 1/4 da totalidade dos professores no ativo, sem os cortes dos últimos dois anos já estariam a rondar os 50%...

E também falei noutros casos... mas tu agora tens esse vírus de ver o que eu escrevo à luz da minha situação. Se eu pensasse isso não diria que talvez seja preciso cortar um pouco mais... ou que os professores que estão destacados (nos sindicatos e noutros lados) deviam voltar para dar aulas ou então não deveriam ser pagos pelo estado! E muitas outras coisas que defendo e que prejudicam um possível regresso meu à escola! Como disse, não conheces a minha vida, não sabes nada de mim. Mas lá está, tu já tens formatado que eu estou lixado com isto e tudo o que escrevo ou digo está fortemente condicionado pela minha situação, e não está! Apenas tenho experiências que me permitem falar de algumas coisas com algum conhecimento de causa, sendo que em situação alguma acho que a minha opinião é a única válida, ou que outros não podem manifestar a sua...

Enfim... agora é que me fico definitivamente por aqui!

Não é virus, é constatar um facto, nem sequer estou a criticar-te, é habitual isso acontecer, contigo ou com outra pessoa.

Como é que chegaste a este numeros?

artista Escreveu:
Na prática, um professor ao fim de 15 anos ainda nem sequer entrou para a carreira, o que é o meu caso, não só não entrei para a carreira, como nem sequer tenho lugar. Ou seja, a grande maioria dos professores com 10/15 anos em Portugal não ganham nem sequer o que está previsto no ínicio de carreira...

Agora compara com a realidade:

http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId= ... inculo.pdf

Mas que realidade? Não compreendo o que pretendes provar com esse link?!

O que eu disse é que na prática a grande maioria dos professores quando atingem os 15 anos de docência ainda nem nos quadros estão, isso é inegável. Neste momento haverá uns 20 mil professores que têm mais de 15 anos de docência e ainda nem nos quadros estão, quanto mais no escalão onde deviam estar tendo em conta o ECD. Além destes haverá mais uns milhares que conseguiram entrar para os quadros mas não passaram do primeiro escalão porque as progressões estão congeladas... como vês não sou apenas eu, aliás eu nem estava a pensar em mim, quando dou o meu exemplo é apenas porque sei que ele é representativo de umas dezenas de milhares que estão na mesma situação!

Vou apenas esclarecer esta situação, como disse, não pretendo continuar com isto...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/

por MarcoAntonio » 10/12/2012 22:07

Pata-Hari Escreveu:Mais um, este artigo fala logo em 13% e só inclui os sem qualquer subsidio estatal (bolas, comparado a 2.9% na UE....).

As amostras no artigo representam:

11.6% em 2006
10.8% em 2009

O gap diminui em matemática e ciências e mantêm-se basicamente o mesmo em leitura. A subida é bastante semelhante nos dois sectores e não sustenta de forma alguma que a subida global se deu à custa do privado (na verdade, é ligeiramente maior até no publico).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por Pata-Hari » 10/12/2012 20:30

mais_um Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Acho péssimos dado o que custam. E olha que possivelmente foram conseguidos à custa de resultados das escolas privadas.

Isso não é verdade, os alunos do privado representam cerca de 11% da amostra. E percentualmente o publico subiu mais que o privado. Logo é impossivel a media global ter sido influenciada principalmente pelos alunos privados.

Já agora:

http://www.gave.min-edu.pt/np3content/? ... _Final.pdf

Mais um, este artigo fala logo em 13% e só inclui os sem qualquer subsidio estatal (bolas, comparado a 2.9% na UE....).
Administrador Fórum

por Automech » 10/12/2012 20:02

No man is rich enough to buy back his past - Oscar Wilde

Registado: 4/6/2010 12:12

por Pata-Hari » 10/12/2012 19:35

rmachado Escreveu:

Research acerca disso (já que pedes sempre fontes e números sem por isso dares nenhuns a contradizer para além de propostas de OE para anos futuros :roll: ):

editado: Para teres gente educada, tens que começar por as educar. E se te apoias nisso para justificar o insucesso, nunca sairás disso .

Isso de comparar as duas realidade tb não é lá muito "justo". De certeza que tens nas públicas alunos que não querem estudar e não tens como dar volta a isso. Nas privadas já não será assim. Tirando a parte da teoria conspirativa, o que muitas vezes falta é a exigência dos pais...

Por acaso não tenho essa ideia. Diria que os pais tendem a colocar no privado exactamente os filhos com dificuldades e com pouca vontade de estudar na expectativa de maior controle. Aliás, iria mais longe, os pais tendem a colocar no privado sempre desde que o possam pagar (embora hajam excepções).
Administrador Fórum

por rmachado » 10/12/2012 19:09

Ui...

A esse quadro só faltam umas coisas... o número de alunos inscritos, número de Disciplinas existentes por ano e o número de escolas.

Digo isto pq tivemos mexidas nestes dois vectores que podem explicar parte dessa mexida.

Além do mais tb temos de ser "honestos" e verificar/saber quais são os outros custos do sistema.

Eu gostava até de saber como se chegou aquele maginifico valor que o estado gasta por aluno. Alguma alma caridosa pode-me informar?

por mais_um » 10/12/2012 18:17

artista Escreveu:

Neste tópico só me lembro de ter falado no meu caso uma vez, se fosse único não falaria dele, mas é o mesmo de dezenas de milhares, cerca de 1/4 da totalidade dos professores no ativo, sem os cortes dos últimos dois anos já estariam a rondar os 50%...

E também falei noutros casos... mas tu agora tens esse vírus de ver o que eu escrevo à luz da minha situação. Se eu pensasse isso não diria que talvez seja preciso cortar um pouco mais... ou que os professores que estão destacados (nos sindicatos e noutros lados) deviam voltar para dar aulas ou então não deveriam ser pagos pelo estado! E muitas outras coisas que defendo e que prejudicam um possível regresso meu à escola! Como disse, não conheces a minha vida, não sabes nada de mim. Mas lá está, tu já tens formatado que eu estou lixado com isto e tudo o que escrevo ou digo está fortemente condicionado pela minha situação, e não está! Apenas tenho experiências que me permitem falar de algumas coisas com algum conhecimento de causa, sendo que em situação alguma acho que a minha opinião é a única válida, ou que outros não podem manifestar a sua...

Não é virus, é constatar um facto, nem sequer estou a criticar-te, é habitual isso acontecer, contigo ou com outra pessoa.

Como é que chegaste a este numeros?

artista Escreveu:
Na prática, um professor ao fim de 15 anos ainda nem sequer entrou para a carreira, o que é o meu caso, não só não entrei para a carreira, como nem sequer tenho lugar. Ou seja, a grande maioria dos professores com 10/15 anos em Portugal não ganham nem sequer o que está previsto no ínicio de carreira...

Agora compara com a realidade:

http://www.gepe.min-edu.pt/np4/?newsId= ... inculo.pdf

por rmachado » 10/12/2012 18:15

por artista_ » 10/12/2012 18:00

mais_um Escreveu:
artista Escreveu:
mais_um Escreveu:
artista Escreveu:Desisto...

Tenho evitado entrar na vossas discussão, mas o facto de seres professor e estares na situação que estás faz com tenhas dificuldade em analisar o tema com distanciamento suficiente para não te focares no teu caso em particular.

Eu não sei o que é que o meu caso particular tem a ver com o assunto?! Eu não disse em lado nenhum que os resultados eram bons e que não se podia fazer melhor, antes pelo contrário... também sei que os professores mais velhos tiveram vencimentos e regalias acima da média, ligeiramente mas acima da média... mas nos últimos anos houve, não só uma correção dos excessos, como um passar para o lado oposto, dando condições e regalias que nos tornam nos piores, em termos de investimento!

Tu dás-me essa resposta mas não me dás um único exemplo que sustentes o que afirmas.

E, por muitos aqui conhecerem a minha situação, apenas a conhecem em relação à escola, conhecem muito pouco de mim. Mas esse conhecimento parcial parece que está a influenciar a forma como vêm o que escrevo, (em relação à Pata acho que o problema é bem mais profundo que isso)...e é por isso que desisto! Vou passar a escrever bem menos, se calhar nada!

Não quero perder tempo com uma discussão esteril, nem fazer-te perder tempo também. Mas mais do que uma vez tens utilizado nos teus comentários o teu caso como exemplo.... e argumento.

por mais_um » 10/12/2012 17:50

artista Escreveu:
mais_um Escreveu:

Tenho evitado entrar na vossas discussão, mas o facto de seres professor e estares na situação que estás faz com tenhas dificuldade em analisar o tema com distanciamento suficiente para não te focares no teu caso em particular.

Eu não sei o que é que o meu caso particular tem a ver com o assunto?! Eu não disse em lado nenhum que os resultados eram bons e que não se podia fazer melhor, antes pelo contrário... também sei que os professores mais velhos tiveram vencimentos e regalias acima da média, ligeiramente mas acima da média... mas nos últimos anos houve, não só uma correção dos excessos, como um passar para o lado oposto, dando condições e regalias que nos tornam nos piores, em termos de investimento!

Tu dás-me essa resposta mas não me dás um único exemplo que sustentes o que afirmas.

E, por muitos aqui conhecerem a minha situação, apenas a conhecem em relação à escola, conhecem muito pouco de mim. Mas esse conhecimento parcial parece que está a influenciar a forma como vêm o que escrevo, (em relação à Pata acho que o problema é bem mais profundo que isso)...e é por isso que desisto! Vou passar a escrever bem menos, se calhar nada!

Não quero perder tempo com uma discussão esteril, nem fazer-te perder tempo também. Mas mais do que uma vez tens utilizado nos teus comentários o teu caso como exemplo.... e argumento.

por mais_um » 10/12/2012 17:46

Pata-Hari Escreveu:Eu citei um estudo, não coloco em causa o modo como se chegou lá embora isso seja a constatação que os melhores optam pelo privado opdendo ter escolha (ou seja, preferem pagar para estar no privado tendo escolha)

Normalmente quem opta pelo privado puro está pagar para ter um ambiente controlado, segurança e em alguns casos status.

Também há alunos no publico que tiram 20. :mrgreen:

http://www.educare.pt/educare/Detail.as ... id&opsel=1

Dos 3, dois vem do publico e um do privado.

por artista_ » 10/12/2012 17:46

mais_um Escreveu:

por Pata-Hari » 10/12/2012 17:41

Eu citei um estudo, não coloco em causa o modo como se chegou lá embora isso seja a constatação que os melhores optam pelo privado opdendo ter escolha (ou seja, preferem pagar para estar no privado tendo escolha)
Administrador Fórum

por mais_um » 10/12/2012 17:40

Pata-Hari Escreveu:viste o estudo que linkei, mais_um?

Obviamente. ;)

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: PAULOJOAO, Phil2014, Shimazaki_2 e 384 visitantes