Caldeirão da Bolsa

P/ Ulisses

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Ulisses Pereira » 24/11/2005 1:45

Barra, estás a ver bem a coisa :) Se não houver um "market maker" presente no mercado, a falta de liquidez pode matar qualquer mercado, como o de futuros. ter uma posição aberta e ter que a fechar no mercado de futuros muito longe do que está a fazer no mercado à vista pode ser dramático.

Por isso, apesar de adorar o mercado de futuros, o meu conselho é não tocar em futuros com pouca liquidez.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Futuros sobre o PSI e acções portuguesas

por Barra » 24/11/2005 0:15

Sei que o último post sobre este assunto já tem barbas, vasculhei o fórum e achei importante e bastante actual, sobretudo agora que se fala muito sobre Futuros, depois do Bigonline proporcionar a transacção sobre o nosso PSI20 e 7 acções do mesmo indice para além de à pouco tempo ter reduzido para apenas 10.000 € o montante mínimo para iniciar a conta Futuros.

Penso que o grande problema era e talvez continue a ser a LIQUIDEZ. Ao consultar os movimentos destes Futuros no Big, constato que por exemnplo hoje não houve movimentos.

Se isto é assim, desencoraja qualquer um a realizar operações de futuros sobre estas acções, pois não havendo liquidez, fica-se sujeito à realização da compra ou da venda do futuro a um preço que pode em nada corresponder á cotação da acção, ou até nem haver comprador ou vendedor no mercado.

Estarei a ver bem a coisa?
Como sou iniciado nestas questões, gostaría de ter opiniões avalizadas de quem já tenha experiência nesta área.

Muito obrigado e bons negócios.

Registado: 19/10/2004 19:26

por serenus » 17/12/2002 20:41

Só agora é que pude vir cá responder, e agradeço bastante a explicação dada :P
De certeza que terei mais dúvidas para lhe colocar num futuro próximo. Muito obrigado pela disponibilidade dada.

Um abraço,
Serenus
"A verdadeira riqueza de um homem é o bem que ele faz neste mundo."

Registado: 5/11/2002 0:53

por Mercúrio » 17/12/2002 20:23

Realmente o arbitragista é importante.Comprei 1000fut Son,dos quais me sobram 130,só que tenho a impressão que vou para o 2ºroll-over!
Tenho saudades do tempo que o PSI tinha liquidez!Será que voltam?
Cumps.
Mercúrio

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 19:45

Serenus,

Para facilitar a explicação, fui buscar um post que uma vez tinha escrito na Sic Online em resposta a uma dúvida semelhante...

"O papel do arbitragista não é tentar prever a direcção do mercado. Ele apenas tenta aproveitar-se das ineficiências do mercado, de forma a ganhar uma pequena quantia por operação e a tornar o mercado mais eficaz.

Vou dar-lhe um exemplo com os futuros sobre a PT que talvez seja de mais fácil percepção. Suponhamos que a PT está a cotar a 6,85 no mercado à vista, com a melhor compra a 6,85 e a melhor venda a 6,86.

Imaginemos que o arbitragista, no mercado de futuros coloca uma ordem de compra de 100 contratos a 6,83 e uma ordem de venda de 100 contratos a 6,88.

Imaginemos que alguém vai ao mercado de futuros e compra 100 contratos de futuros ao melhor, ou seja, compra os 100 contratos que o arbitragista está a vender a 6,88.

Nesta altura, o arbitragista tem uma posição curta (vendedora) de 100 contratos, ou seja, de 10000 acções. Mas ele não está curto porque acha que o mercado vai cair. Ele está curto porque quer fazer arbitragem. Então, ele vai ao mercado à vista e compra as 10000 acções a 6,86 e fica com a posição saldada, ganhando o diferencial entre os 6,88 e os 6,86.

Claro que um arbitragista nunca poderá fazer muito dinheiro numa operação, mas é este o seu negócio. Ganhar pouco dinheiro por operação, mas sempre sem risco."

Foi esta a explicação dada na altura à qual gostava de acrescentar a minha experiência pessoal.

Quando quero negociar no mercado de futuros e vejo os COF`s quase vazios e percebo que se quiser abrir/fechar uma posição tenho que o fazer a um preço muito díspar do mercado à vista, tento averiguar da disponibilidade do arbitragista do CBI em assumir a contra-parte do negócio.

Quase sempre ele está disponível, pois é bom para ele e bom para mim. Por isso, faz as contas para ver a que preço lhe compensa a operação ecoloca-se no mercado de futuros com uma posição contrária à que eu pretendo e depois faz a arbitragem tal qual expliquei.

Sinceramente, não sei se há outra corretora onde o arbitragista tenha esta postura, mas duvido porque o CBI sempre foi, por excelência, o "market maker" do mercado de derivados em Portugal.

Se tiver alguma questão que esta explicação tenha suscitado, não hesite em colocá-la.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 17:04

Mais logo, explicarei com calma.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

por serenus » 17/12/2002 16:54

Muito obrigado pelas respostas :P
Já agora se pudesse explicar como funciona esse entendimento agradecia.

Um abraço,
Serenus

por Ulisses Pereira » 17/12/2002 16:49

Serenus,

Esteja à vontade para perguntar tudo o que quiser sobre este tema. O procedimento correcto é mesmo este, ou seja, ir fazendo algumas perguntas de cada vez e não fazer perguntas genéricas que tornam difícil sistematizar uma resposta.

Sei que os warrants vão perdendo o seu valor devido à volatilidade e às variáveis que têm,mas com os futuros passa-se o mesmo ou não?

Sim, os futuros também têm o factor temporal incorporado, mas esse valor é muito residual, nada comparado ao valor dos "warrants". Em termos práticos diria que o máximo que esse valor pode atingir para o contrato desse mês da PT, por exemplo, são dois ou três cêntimos.

Se não, pode-se dizer que os futuros acarretam menos riscos que os warrants?

Apesar da resposta à pergunta anterior que fez ser sim, não me furto à resposta a esta questão. O risco é sempre difícil de avaliar, contudo, penso que as desvantagens de se negociar warrants são muito maiores do que negociar futuros. Julgo que isso os faz mais arriscados, mas talvez esta não seja a palavra certa a aplicar neste caso.

Por último, quais são as acções no psi20 que se pode negociar futuros?

Neste momento, sobre activos portugueses, temos futuros sobre o BCP, EDP, Cimpor, PT, Sonae e PTM, além claro do próprio índice.

Gostaria, no entanto de referir, que a maior parte destes futuros têm uma liquidez ridícula e só é interessante negociá-los caso se consiga ter a colaboração de um arbitragista. Eu trabalho com o CBI que são excelentes nesta matéria e cujo arbitragista (em seu e meu interesse) dota o mercado de liquidez quando eu necessito de negociar. Se alguém tiver interesse nisso, eu posso explicar mais detalhadamente como essa colaboração com o arbitragista funciona.

Um abraço,
Ulisses

Ulisses Pereira

Administrador Fórum

P/ Ulisses

por serenus » 17/12/2002 16:30

Agradecia muito se me pudesse responder a algumas questões acerca de negociar futuros em Portugal:
Sei que os warrants vão perdendo o seu valor devido à volatilidade e às variáveis que têm,mas com os futuros passa-se o mesmo ou não?
Se não, pode-se dizer que os futuros acarretam menos riscos que os warrants?
Por último, quais são as acções no psi20 que se pode negociar futuros?

Peço desculpa por serem tantas perguntas, mas é que eu comecei a negociar em warrants à pouco tempo, e começo a aperceber-me que se calhar é melhor negociar futuros, penso eu.

Um abraço,
Serenus

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Burbano, Google [Bot], PAULOJOAO e 802 visitantes