Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

nb

por luislobs. » 14/12/2012 11:24

daqui nao saio, daqui ninguem me tira, la la ra-


-
-


Sonhar, saber esquecer, gostar de aprender, ter paciência para repetir, ousar, arriscar, partilhar é o caminho para ter sucesso numa vivência equilibrada do uso do tempo e da vida. - Ti Belmiro 01-2008

voce nasce sem pedir, morre sem querer....aproveite o intervalo
 
Mensagens: 715
Registado: 13/12/2007 10:15

por Joca601 » 13/12/2012 17:55

Investbem Escreveu:
Joca601 Escreveu:
FGRACIA3 Escreveu:Supervisão dos seis maiores bancos nacionais passa para o BCE

.


não sei até que ponto isso é favorável aos bancos nacionais... se o supervisor nacional, que é daqui da porta, não deu conta de nada, nem soube prever nada do que veio acontecer... não sei como um supervisor que está distante fará melhor supervisão.
estas coisas da união bancária ainda não ficaram claras para mim...


Penso que aqui se levantará outras duvidas, será que o supervisor nacional estava de facto a cumprir plenamente o seu papel??? Será que com um supervisor nacional não acontece o "fecha os olhos que é amigo..."??? Só coloco estas questões porque muitos já previam e falavam à alguns anos da possibilidade destes acontecimentos surgirem..., porque será que ninguem tomou decisões firmes para evitar este colapso? Penso que com um suervisor internacional, desde que seja liderado por alguem inflexivel a influencias, so teremos a ganhar.



depende como vai ser feita a supervisão.
controlar à distância parece-me mais dificil e complicado.
contudo também faz sentido a tua observação, provavelmente o supervisor nacional fechou os olhos e assobiou para o lado, enquanto a banca e os amigos faziam os maiores disparates... se for para repetir mais vale um supervisor de fora.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por Investbem » 13/12/2012 17:31

Joca601 Escreveu:
FGRACIA3 Escreveu:Supervisão dos seis maiores bancos nacionais passa para o BCE

.


não sei até que ponto isso é favorável aos bancos nacionais... se o supervisor nacional, que é daqui da porta, não deu conta de nada, nem soube prever nada do que veio acontecer... não sei como um supervisor que está distante fará melhor supervisão.
estas coisas da união bancária ainda não ficaram claras para mim...


Penso que aqui se levantará outras duvidas, será que o supervisor nacional estava de facto a cumprir plenamente o seu papel??? Será que com um supervisor nacional não acontece o "fecha os olhos que é amigo..."??? Só coloco estas questões porque muitos já previam e falavam à alguns anos da possibilidade destes acontecimentos surgirem..., porque será que ninguem tomou decisões firmes para evitar este colapso? Penso que com um supervisor internacional, desde que seja liderado por alguem inflexivel a influencias, so teremos a ganhar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Continua em coma... nem para cima nem para baixo...

por kanu1929 » 13/12/2012 14:26

Joca601 Escreveu:
carrancho Escreveu:
hugojan Escreveu:O que vale é que por muito que o bcp esteja em baixo, todos continuam optimistas (inc. eu) .. Penso que em muitas das cotadas está presente o factor psicológico, e parece que o bcp o tem, e tem bem forte.

cumps, bn


Hugo,

Se assim for então ainda tem muito por onde cair, isto provávelmente só sobe quando a esmagadora maioria estiver péssimista.



na minha opinião, a maioria está pessimista com exclusão de quem detém acções..... os que detém acções estão optimistas, apesar de os detentores apresentarem algumas dúvidas. as dúvidas são normais em investimentos em bolsa, faz parte do risco..

outra grande parte dos investidores sabem que o banco tem de demonstrar capacidade de inverter o ciclo e estes são os expectantes, estão de fora à espera da grande oportunidade. normalmente estes são os grandes fundos.

por enquanto, infelizmente "no pasa nada"
 
Mensagens: 106
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 10

por Joca601 » 13/12/2012 13:26

carrancho Escreveu:
hugojan Escreveu:O que vale é que por muito que o bcp esteja em baixo, todos continuam optimistas (inc. eu) .. Penso que em muitas das cotadas está presente o factor psicológico, e parece que o bcp o tem, e tem bem forte.

cumps, bn


Hugo,

Se assim for então ainda tem muito por onde cair, isto provávelmente só sobe quando a esmagadora maioria estiver péssimista.



na minha opinião, a maioria está pessimista com exclusão de quem detém acções..... os que detém acções estão optimistas, apesar de os detentores apresentarem algumas dúvidas. as dúvidas são normais em investimentos em bolsa, faz parte do risco..

outra grande parte dos investidores sabem que o banco tem de demonstrar capacidade de inverter o ciclo e estes são os expectantes, estão de fora à espera da grande oportunidade. normalmente estes são os grandes fundos.

por enquanto, infelizmente "no pasa nada"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por carrancho » 13/12/2012 12:12

hugojan Escreveu:O que vale é que por muito que o bcp esteja em baixo, todos continuam optimistas (inc. eu) .. Penso que em muitas das cotadas está presente o factor psicológico, e parece que o bcp o tem, e tem bem forte.

cumps, bn


Hugo,

Se assim for então ainda tem muito por onde cair, isto provávelmente só sobe quando a esmagadora maioria estiver péssimista.
Abraço,
Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4363
Registado: 10/8/2006 19:44
Localização: Aveiro

por Joca601 » 13/12/2012 10:59

FGRACIA3 Escreveu:Supervisão dos seis maiores bancos nacionais passa para o BCE

.


não sei até que ponto isso é favorável aos bancos nacionais... se o supervisor nacional, que é daqui da porta, não deu conta de nada, nem soube prever nada do que veio acontecer... não sei como um supervisor que está distante fará melhor supervisão.
estas coisas da união bancária ainda não ficaram claras para mim...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por Joca601 » 13/12/2012 10:53

hugojan Escreveu:O que vale é que por muito que o bcp esteja em baixo, todos continuam optimistas (inc. eu) .. Penso que em muitas das cotadas está presente o factor psicológico, e parece que o bcp o tem, e tem bem forte.

cumps, bn


quem investe em bcp tem de estar optimista na valorização da empresa ou então é louco ou ainda joga na sorte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por FGRACIA3 » 13/12/2012 10:48

Supervisão dos seis maiores bancos nacionais passa para o BCE

13 Dezembro 2012, 09:36 por Edgar Caetano | edgarcaetano@negocios.pt


























inShare.












Critérios do acordo prevêem que bancos com activos superiores a 30 mil milhões de euros ou que receberam algum tipo de assistência estatal passam a estar sob a alçada do novo supervisor, o que pode dar acesso aos recursos do Mecanismo Europeu de Estabilidade.


BES, BCP, BPI, Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta e Banif estarão entre os bancos cuja supervisão ficará, a partir de 2014, ao cargo do “Single Supervisory Mechanism” (SSM), organismo criado na estrutura do BCE.

O plano acordado ontem pelos ministros das Finanças, sobre o qual houve mais detalhes depois da comunicação de Michel Barnier (na foto), comissário europeu para os serviços financeiros, segue para discussão no Parlamento Europeu.

Os cinco primeiros bancos referidos têm mais do que os 30 mil milhões em activos – outro critério é o volume de activos correspondente a um quinto do PIB anual do país – e, portanto, passam a ser supervisionados pelo organismo do BCE, em coordenação com os bancos centrais nacionais.

Já o Banif, que se prepara para receber assistência estatal, ficará, portanto, entre os bancos supervisionados pelo SSM.

O acordo prevê também que os três maiores bancos de cada país subscritor do novo organismo sejam supervisionados por este.

Uma vez sob a supervisão do SSM, os ministros das Finanças da Zona Euro poderão fazer um pedido ao Mecanismo Europeu de Estabilidade (dotado de 500 mil milhões de euros) para que os recursos deste organismo sejam utilizados pelo BCE para recapitalizar uma instituição em dificuldades.

Dessa forma, a recapitalização poderá ser feita sem que o respectivo Estado tenha de assumir o fardo dos fundos necessários na sua dívida pública.

Um dos aspectos sobre o qual não é claro se essa recapitalização poderá acontecer é quando se trata de activos anteriores à entrada em vigor do novo supervisor, algo que tem sido um dos pontos de discórdia entre os países europeus.
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

por hugojan » 12/12/2012 15:25

O que vale é que por muito que o bcp esteja em baixo, todos continuam optimistas (inc. eu) .. Penso que em muitas das cotadas está presente o factor psicológico, e parece que o bcp o tem, e tem bem forte.

cumps, bn
 
Mensagens: 73
Registado: 26/2/2009 16:16
Localização: Torres Novas

por Joca601 » 12/12/2012 12:19

fleming7 Escreveu:Boa noite acho foi batido um record , desde o passado dia 7 sem um unico comentário ao bcp



bom dia,

evidentemente não há ainda nada a dizer sobre o BCP.

no entanto posso acrescentar:

A consumação da venda do banco bcp na Grécia, será motivo para um salto na cotação... a minha vontade era que fosse vendido até ao final do ano. desta forma para não afectar os resultados de 2013., a ver vamos...

As apostas do BCP na África, quer seja em Moçambique ou Angola, vão ser duas apostas certeiras, mais do que na Polónia.

Apesar da aparente falta de interesse, continuo optimista em relação ao futuro do bcp e a cumprir com o meu plano de investimento.


Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por fle7 » 11/12/2012 21:52

Boa noite acho foi batido um record , desde o passado dia 7 sem um unico comentário ao bcp
 
Mensagens: 128
Registado: 30/9/2011 19:33
Localização: Portugal

Re: Exercícios de reanimação - Sinais vitais a desvanecerem

por Storgoff » 7/12/2012 17:01

ZEsteves Escreveu:
O que quero dizer é que nem tu nem eu fazemos a menor ideia se o BCP vai subir ou descer.
Se fizéssemos, estávamos ambos ricos.


Uma verdade de LaPalice.
Sim nos mercados não há certezas.
Há expectativas, há especulação, há risco...
Mas por outro lada também há elementos muito concretos que nos permitem projectar com alguma racionalidade o futuro dos fundamentais do banco. E, até agora só vejo nuvens muito negras mesmo.

Infelizmente por aqui escreve-se a potes mas há muito pouca reflexão.
Há até uma certa aversão a falar nos fundamentais, e nos aspectos económicos em geral que poderão condicionar fortemente a actividade do banco.

Em contrapartida há muita fezada que agora é que é, agora é que bateu no fundo e portanto a partir de aqui é sempre a subir.
O habitual.

ZEsteves Escreveu:A cotação actual, naturalmente, já contempla essas previsões e quaisquer outros dados sobre a situação actual do BCP. Não há motivo aparente para acreditarmos que vai descer mais (ou subir...) enquanto não parar de lateralizar.



Não sei a que previsões te referes.

Eu falei foi de provisões. Não é bem a mesma coisa.
E essa conversa de que o mercado, qual entidade etérea , já imcorpora tudo e mais um par de botas.
Já incorpora o presente o futuro próximo e distante é uma conversa que diz pouco ou nada.
Sabes lá tu o que o mercado incorpora.

O mercado é o somatório de todos nós investidores na respectiva medida do peso da aposta que cada um faz nele. Não é propriamente um julgador supremo que tudo sabe sobre o presente e o futuro.
É antes um bicho muito volatil nas suas convicções.

É pior que os políticos

:lol:
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por Joca601 » 7/12/2012 16:27

ainda não há nada para escrever em relação ao bcp, por isso não me admira os reduzidos posts ultimamente... a unica coisa que se pode adiantar é, a recuperação vai ser demorada.

ninguém pode esperar subidas desta cotada nos tempos mais próximos. há que ter paciência. o bcp vai fazer o seu caminho ao ritmo que lhe for possivel. o bcp será grato para quem souber esperar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1487
Registado: 7/1/2012 13:03

por FHSMONTEIRO » 7/12/2012 16:10

"Até arrepia quando se leiem certezas relativamente ao comportamento dos mercados financeiros"...

Já não lembro bem de quem escreveu isto, mas cá fica para reflexão Ehehehe
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

Re: Exercícios de reanimação - Sinais vitais a desvanecerem

por ZEsteves » 7/12/2012 15:54

Storgoff Escreveu:
ZEsteves Escreveu:[
De facto é uma pena não se poder shortar BCP, decerto ias ganhar uma fortuna!



Troca-la isso por miudos.

Tens garantido que a cotação do BCP não vai cair a partir de agora??

Veremos como será 2013, com as provisões e imparidades sempre a somar e a economia portuguesa em forte contracção.
Graças ao nosso amiguinho Gaspar

Posso te dizer que o BCP desde o ano passado me deu muito dinheiro a ganhar mas somente quando assumi posições curtas. As poucas posições longas que tive foram sempre perdedoras.

Neste momento nem se ganha longo nem curto tal não é o estado de letargia.
Como já aqui tinha referido, Basta pensar que para se entrar no break-even é preciso um movimento de 2% a nosso favor


O que quero dizer é que nem tu nem eu fazemos a menor ideia se o BCP vai subir ou descer.
Se fizéssemos, estávamos ambos ricos.

A cotação actual, naturalmente, já contempla essas previsões e quaisquer outros dados sobre a situação actual do BCP. Não há motivo aparente para acreditarmos que vai descer mais (ou subir...) enquanto não parar de lateralizar.
 
Mensagens: 126
Registado: 21/9/2012 18:42

Re: Exercícios de reanimação - Sinais vitais a desvanecerem

por Storgoff » 7/12/2012 15:45

ZEsteves Escreveu:[
De facto é uma pena não se poder shortar BCP, decerto ias ganhar uma fortuna!



Troca-la isso por miudos.

Tens garantido que a cotação do BCP não vai cair a partir de agora??

Veremos como será 2013, com as provisões e imparidades sempre a somar e a economia portuguesa em forte contracção.
Graças ao nosso amiguinho Gaspar

Posso te dizer que o BCP desde o ano passado me deu muito dinheiro a ganhar mas somente quando assumi posições curtas. As poucas posições longas que tive foram sempre perdedoras.

Neste momento nem se ganha longo nem curto tal não é o estado de letargia.
Como já aqui tinha referido, Basta pensar que para se entrar no break-even é preciso um movimento de 2% a nosso favor
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Exercícios de reanimação - Sinais vitais a desvanecerem

por ZEsteves » 7/12/2012 15:15

Storgoff Escreveu:Impressionante como este tópico continua a estar no topo da lista.

Muito se escreve por aqui e nada se diz.

Alias o que podera existir para dizer sobre esta cotada completamente moribunda.
Sinais vitais mínimos e muito fraquinhos.

Em estado vegetal, completamente ligado à maquina, o BCP corre o sério risco de a ver desligada por não ter dinheiro para pagar a conta da electricidade.
:wink:

E o mais chato é que agora já nem se consegue shortar BCP.
:)


Como se não bastasse o nível de perdas assumidas até agora , neste ultimo trimestre do ano lá vem mais cerca de 200 milhoes de euros em imparidades.
Para o ano o ritmo das imparidades e provisoes lá continuará alegremente.
O Nuno Amado já afastou qualquer cenario de lucros nos proximos tempos. 2013 é para esquecer e 2014 deverá ir pelo mesmo caminho.

Com o nivel das taxas REFI do BCE a manterem-se muito provavelmente nestes niveis por varios anos, a carteira de credito do BCP torna-se um verdadeiro pesadelo.

Não sei como o banco vai conseguir manter os racios de capital mínimos exigidos.
Ao ritmo que o delapida....

Muito preocupante quando mais de 80% desse capital foi la metido por todos nós contribuintes e corremos o risco de não lhe ver mais a cor.

Um verdadeiro cash burner este BCP

Porque não tiram isto do PSI20 ???


De facto é uma pena não se poder shortar BCP, decerto ias ganhar uma fortuna!
 
Mensagens: 126
Registado: 21/9/2012 18:42

por STRESSZERO » 7/12/2012 15:14

O BCP precisa urgentemente de um fecho acima dos 0,075 senão o coma continua. Penso que um fecho acima desse valor poderá levar a uma boa subida no curto prazo. Pelo que vou seguindo esse fecho poderá acontecer nas próxima 2-3 sessões. A ver vamos se dá esse sinal.
Anexos
B.COM.PORTUGUES.png
B.COM.PORTUGUES.png (13.77 KiB) Visualizado 6927 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

Exercícios de reanimação - Sinais vitais a desvanecerem-se

por Storgoff » 7/12/2012 15:00

Impressionante como este tópico continua a estar no topo da lista.

Muito se escreve por aqui e nada se diz.

Alias o que podera existir para dizer sobre esta cotada completamente moribunda.
Sinais vitais mínimos e muito fraquinhos.

Em estado vegetal, completamente ligado à maquina, o BCP corre o sério risco de a ver desligada por não ter dinheiro para pagar a conta da electricidade.
:wink:

E o mais chato é que agora já nem se consegue shortar BCP.
:)


Como se não bastasse o nível de perdas assumidas até agora , neste ultimo trimestre do ano lá vem mais cerca de 200 milhoes de euros em imparidades.
Para o ano o ritmo das imparidades e provisoes lá continuará alegremente.
O Nuno Amado já afastou qualquer cenario de lucros nos proximos tempos. 2013 é para esquecer e 2014 deverá ir pelo mesmo caminho.

Com o nivel das taxas REFI do BCE a manterem-se muito provavelmente nestes niveis por varios anos, a carteira de credito do BCP torna-se um verdadeiro pesadelo.

Não sei como o banco vai conseguir manter os racios de capital mínimos exigidos.
Ao ritmo que o delapida....

Muito preocupante quando mais de 80% desse capital foi la metido por todos nós contribuintes e corremos o risco de não lhe ver mais a cor.

Um verdadeiro cash burner este BCP

Porque não tiram isto do PSI20 ???
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

por STRESSZERO » 7/12/2012 13:27

FGRACIA3 Escreveu:Bom dia.
entrei a 0,072.
acredito que para breve irá haver noticias positivas para o BCP.
- Venda do BCP grécia ou outro tipo de alienação:
- conhecimento de algum novo accionista, também para breve.
- fim de ano que normalmente as açoes sobem.
A ver vamos se estou correcto.
:mrgreen: :mrgreen:


Caro Fgracia3, estás correctíssimo! :shock: :shock:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1199
Registado: 16/9/2011 9:25
Localização: 24

por FGRACIA3 » 7/12/2012 13:25

Bom dia.
entrei a 0,072.
acredito que para breve irá haver noticias positivas para o BCP.
- Venda do BCP grécia ou outro tipo de alienação:
- conhecimento de algum novo accionista, também para breve.
- fim de ano que normalmente as açoes sobem.
A ver vamos se estou correcto.
:mrgreen: :mrgreen:
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

por FHSMONTEIRO » 6/12/2012 10:52

CTR2004 Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:Grande indicador contrário!!! O PVG está bearish no BCP!!!! :D


Estava mesmo a pensar nisso...cotação atual: 0,070€ :wink:


Cotação atual 0.074... 4/5% de valorização não ?

Parece-me bem :wink: :wink:
 
Mensagens: 721
Registado: 29/11/2007 2:47
Localização: Unknown

por balta » 5/12/2012 18:06

Boas, parece que a psicologia de ter entrado ontem estava certa, pelo menos de manhã fez-me ficar com a moral em alta, agora em fecho ficou um tanto mais deprimida. A acompanhar!!! Confirma-se a golden cross?
 
Mensagens: 305
Registado: 6/4/2005 10:39
Localização: Castelo Branco

por pvg80713 » 5/12/2012 12:50

agora rescisões.
e a seguir.....

a unica coisa que ninguém pensou foi que o BCP descesse de 1000 milhões de euros de lucro por ano.
Eu nunca pensei.
 
Mensagens: 4191
Registado: 19/4/2005 11:11

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Andre vez, Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Mmmartins, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, Regisregis, remoc1, rtinto, Shimazaki_2, silva_39, smog63, zulu404 e 386 visitantes