Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Abertura e fecho como funcionam ?

Anúncios de Dividendos, Resultados e Perguntas/Respostas Frequentes (FAQ)

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por iniciado1 » 24/2/2024 20:14

ok .....entendi , obrigado
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por MarcoAntonio » 24/2/2024 20:00

Essa ordem foi executada no ambito do período que o Arlos falou (nessa altura já não há negociação per se, quero dizer no sentido que os preços já não são recalculados, é tudo executado ao valor que foi estabelecido no leilão de fecho, desde que haja condições para executar a ordem).
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por iniciado1 » 24/2/2024 19:54

Obrigado a todos os que responderam , o Marco esclareceu a minha duvida.
Só por curiosidade já me aconteceu colocar uma ordem depois do fecho , por volta das 16:38 (depois do fecho ) e essa mesma ordem ser executada.
È claro que ainda havia quantidade suficiente para essa ordem ser executada ao preço do fecho.
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por MarcoAntonio » 24/2/2024 19:41

Arlos Escreveu:Iniciado, pode dar ordens até às 16:30h mas depois, nos 5 minutos seguintes, existe o "leilão" e você pode dar uma ordem, por exemplo ao melhor preço, entra sempre e será ao preço do fecho.


Bom, isso não é um leilão mas um período extra em que podem ser introduzidas ordens que serão executadas ao preço que foi estabelecido no leilão. Durante o leilão passa-se o que eu descrevi antes e creio que é sobre esse período que o iniciado estava a questionar.


Recapitulando: há um período de leilão (pré-abertura, pré-fecho e também outras situações excepcionais) em que são recebidas ordens, que não são executadas imediatamente. O preço que é divulgado durante esse período é meramente indicativo (era o preço a que se daria o fecho do leilão nesse momento). Assim que termina o período de recepção de ordens, termina o leilão e o fecho da-se ao preço de equilibrio: é o valor que permite executar o máximo de transações (ie, o máximo de acções, cumprindo as ordens que foram introduzidas) e todas as ordens são executadas a esse valor. Segue as regras que expliquei com os exemplos acima. Terminado este leilão, no caso do fecho depois ainda há um período adicional em que se podem transaccionar acções ao preço que foi estabelecido no leilão de fecho.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por Arlos » 24/2/2024 19:19

Iniciado, pode dar ordens até às 16:30h mas depois, nos 5 minutos seguintes, existe o "leilão" e você pode dar uma ordem, por exemplo ao melhor preço, entra sempre e será ao preço do fecho.
Muitos dias o BCP negociou nesses 5 minutos 1/3 das ações. As grandes transações são efetuadas nesses minutos, porque o volume é pouco e grandes quantidades fazia grandes alterações de preço.
80% das minhas transações são assim efetuadas.
Se quiser comprar sei que compro de certeza e ao preco de fecho. Se quizer vender sei que as vendo todas ao preco de fecho.
 
Mensagens: 209
Registado: 17/9/2020 18:18

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por MarcoAntonio » 23/2/2024 21:22

iniciado1 Escreveu:Já aconteceu ....(principalmente em fecho de mercado) as quantidades e preços para fechar , pelas minhas contas (de merceeiro é certo) iriam dar um fecho terrivel para a ação , mas á ultima hora aparece uma ordem que equilibra o preço. Se calhar não me faço entender , mas para mim por vezes , leva me a pensar que é tudo maquinado.


Assim de forma genérica, não vou / não consigo comentar. Se quiseres eventualmente exemplificar com alguma situação concreta...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por iniciado1 » 23/2/2024 20:53

Já aconteceu ....(principalmente em fecho de mercado) as quantidades e preços para fechar , pelas minhas contas (de merceeiro é certo) iriam dar um fecho terrivel para a ação , mas á ultima hora aparece uma ordem que equilibra o preço. Se calhar não me faço entender , mas para mim por vezes , leva me a pensar que é tudo maquinado.
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por MarcoAntonio » 23/2/2024 18:23

iniciado1 Escreveu:Abro este tópico com o intuito de entender melhor como funcionam a abertura e fecho das ações.
Como se compõem os cof , serão ajeitados para uma determinada ação fechar acima de x para compor os graficos .
Quem dá ordens nessas situações ? Os pequenos investidores ?
Gostava de ler a vossa opinião


Se estás a questionar especificamente os períodos (leilões) de abertura e fecho, a regra é a de que a cotação abre/fecha ao preço de equilibrio (o preço de equilibrio garante/satisfaz o máximo de transações). Posso exemplificar com alguns pequenos exemplos, é menos complicado do que possa parecer.

Eu já o fiz no passado, até mais do que uma vez. Mas está "enterrado" nos milhares de posts.



Imagina que em dado momento temos:

Venda a 1.53 de 1000 acções
Compra de 10 acções ao melhor
Compra a 1.51 de 5000 acções

Neste cenário simples, com 3 ordens, o preço de fecho é 1.53 (e vão sobrar 990 acções à venda). É, aliás, a única transacção possível.

Agora imagina que ainda não chegamos ao fecho e entra nova ordem, agora de venda ao melhor de 2000 acções. O que vai acontecer é que o preço de fecho passa para 1.51 (10+1990 e sobram 3010 na compra a 1.51).


Só há um valor de fecho/abertura. Todas as ordens são executadas ao mesmo valor e a execução tem de respeitar as condições a priori das proprias ordens. Portanto, no primeiro caso só é possível transaccionar 10 acções (e que terá de ser a 1.53 dado que a venda não permite mais baixo). No segundo caso só é possível transaccionar 2000 acções e são todas vendidas/compradas a esse novo valor (1.51), incluindo a ordem ao melhor ed 10 acções que no momento anterior estava para ser executada a 1.53...

Julgo que era isto que estavas a perguntar e penso que o exemplo é suficiente para explicar, mas caso não seja isto ou mantenhas alguma questão, estás à vontade.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38408
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Abertura e fecho como funcionam ?

por BearManBull » 23/2/2024 18:17

Quem trata da mediação de mercado são os chamados market makers.

A minha opinião é que o trading deve ser minimalista. Ou seja conhecer meia duzia de ferramentas e tentar tirar o maior partido das mesmas. A partir daí ou é trabalho para gênios que conseguem conciliar mil e uma fontes de informação ou acaba tudo a ser somente ruido.

Portanto não vale muito a pena andar a perder tempo a saber esse tipo de detalhes a menos que tenhas um estilo de trading super especializado em que esse tipo de conhecimento seja relevante.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8814
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Abertura e fecho como funcionam ?

por iniciado1 » 23/2/2024 17:37

Abro este tópico com o intuito de entender melhor como funcionam a abertura e fecho das ações.
Como se compõem os cof , serão ajeitados para uma determinada ação fechar acima de x para compor os graficos .
Quem dá ordens nessas situações ? Os pequenos investidores ?
Gostava de ler a vossa opinião
 
Mensagens: 214
Registado: 12/4/2021 11:59


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Nenhum utilizador registado e 4 visitantes