Boas,
Revendo aqui mais uma semana instável e, ainda assim, tendencialmente positiva, temos um vencedor, o mercados das Obrigações do Tesouro.
Nos EUA, o título a dez ano viu os juros de referência a cair da zona dos 4,1% para 4% no fecho da semana, sendo que o título "per si" avançou 0,3%.
Na Alemanha, o título equivalente também ganhou, os juros lá vieram de 2,64% para 2,58%
Isto é normal quando outros ativos estão a tremer: as ações norte-americanas andaram, a perder, mas o SPX ainda avançou 0,5% na semana - nada mau atendendo à volatilidade que regressou em força. O DJIA ganhou 1% mas o Nasdaq não passou de 0,4% - estes índices poderiam ter perdido, mas acabaram por recuperar. Por seu turno, uma Europa com ampla diferença, com o DAX a ceder 2,3% na semana, mas EUROstoxx 50 ou CAC a avançarem perto de 1% ou mais de 2% - no caso do CAC graças a um certo alívio dos problemas políticos.
O Nikkei, apesar das perdas de ontem, ganhou 1% na semana, o que é animador. Campeão novamente: Kospi em Seoul com 5,6% na semana e já vai em 44% em 12 meses

- é um espanto se o compararmos com outros na região.
O que dizia eu no outro dia sobre a Prata? Muito cuidado, porque após fortes subidas, há mesmo poderosas correções, como ontem mesmo ocorreu. Foram 6% de queda, mas a semana acaba com 5% de alta, menos mau. O Ouro perde 2% mas também avança 5% na semana - portanto ainda foi uma semana boa para os metais preciosos, mas há que ter cuidado...
O petróleo perde novamente, desta feita mais de 2% e em 30 dias já vai em 10% pelo que o derradeiro grande suporte está ao virar da esquina, muita atenção. Destaco finalmente o Café com mais uma grande semana, foram 6,5% de alta.
Que dizer sobre o Forex clássico? Bom, o EUR/USD parou de subir há muito tempo, veja-se que em 30 dias até está em perda, mas na semana que passou ainda ganhou 0,3% ficando nos 1.16xx - estou ansioso para ver para que lado vai!!!
USD/JPY é mais volátil, perde 0,8% na semana (é a política, estupido) e volta aos 150.xx - vamos agora ver, estou curioso, como e se esta zona será de reação ou suporte.
Mais uma semana (sete dias) negativa para várias criptos, mais uma semana a negar Bitcoin como "ouro digital". Aliás, o BTC perde 4,5% e em 30 dias faz quase 10% de correção. Enquanto estiver abaixo de 110K vai ter problemas.
O ETH recupera hoje, pelo que em 7 dias ganha 1,5% - melhor que o BTC - mas em 30 dias perde ainda 16% pelo que eu diria que abaixo dos 4.000 dólares deverá ser alvo de muita cautela.
Enfim, o impressionante por estes dias é ver que ainda existem ganhos a assinalar em ativos de risco apesar do ambiente de dúvida nos mercados. Para já, há compradores um pouco por todo o lado...
Abraço, que siga um bom fds a todos
dj