Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/2/2018 15:05

PC05 Escreveu:
Investbem Escreveu:
PC05 Escreveu:A acão cai 15/20% em pouco mais de 1mês e ainda continuam a traçar retas para cima :D


PC05, até me admira este comentário vindo de ti. Nessa ordem de ideias, como esteve 1 ano quase sempre a subir, a atingir os 100% também não fazia sentido traçar retas para baixo...

De forma simples e objetiva, sem "ses" nem "achos", estão traçadas as duas realidades, uma para o curto prazo e outra para o médio/longo (não me parece que atualmente faça sentido considerar a de muito longo prazo), agora é ver qual delas irá prevalecer.
Eu não tenho certezas de nada, limito-me a observar com atenção e ter os stops onde acho que devem estar.


Investbem,

Essas retas, no contexto em que são construídas, refletem mais uma questão de fé que propriamente estatística.
Tu consegues quantificar a autocorrelação subjacente à serie passadas +/-30 sessões?
Ou identificar algum fator exógeno altamente correlacionado com a série que possa fazer inverter a tendência das últimas semanas?
Todos, ou quase todos, sabemos que o passado recente da série é o melhor preditor do futuro próximo.


PC05,
Sempre disse aqui que, a não ser uma catástrofe ou noticia bombástica, pouco me interessa o que a faz subir ou tombar, não perco tempo a pensar nisso, os meus investimentos são, repito, 95% técnicos e guio-me pelos gráficos/tendencias. Elaborei o meu gráfico que fui efetuando um ou outro reajuste, e delineei a minha estratégia de saída, onde tenho o stop, sempre com base no mesmo horizonte temporal, os stops estão ativos e foram também sendo reajustados, quando e se esses valores forem atingidos, são vendidas. Tranquilamente!
Não faço grande futurologia nem "ses", nem "achos que", limito-mos a seguir à risca a minha estratégia técnica. Não quero saber de paixões nem de fé, não ando a reboque das teorias de ninguém, sejam eufóricas ou pessimistas, leio a opinião de todos, respeito-as, por vezes existe uma ou outra que me faz pensar, mas guio-me exclusivamente pela minha.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 27/2/2018 15:04

luislobs Escreveu:Começo a identificar sinais de fim do bull, noticiarios com a bolha imobiliaria, states a perder folego subida dos juros.

Quanto ao bcp, parece correr a ideia que a estes niveis pouco interesse ou pouca margem de ganhos terá e é notorio o desinteresse..para ja temos os 0.27


É pá, vocês tenham lá calma... os mercados estão todos vermelhos e 95% das acções do PSI também. O BCP desce +/- 0,5% e vocês fazem um drama que até parece que está a cair de novo o Carmo e a Trindade...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/2/2018 15:03

luislobs, odeio vir falar dos States em tópicos que nada têm a ver mas não posso ficar calado quando leio coisas destas. Sabes a que percentagem do máximo histórico está o S&P?

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por luislobs » 27/2/2018 14:53

Começo a identificar sinais de fim do bull, noticiarios com a bolha imobiliaria, states a perder folego subida dos juros.

Quanto ao bcp, parece correr a ideia que a estes niveis pouco interesse ou pouca margem de ganhos terá e é notorio o desinteresse..para ja temos os 0.27
.

É preciso viver..nao apenas existir.
 
Mensagens: 2217
Registado: 19/2/2007 10:01

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 27/2/2018 14:34

Investbem Escreveu:
PC05 Escreveu:A acão cai 15/20% em pouco mais de 1mês e ainda continuam a traçar retas para cima :D


PC05, até me admira este comentário vindo de ti. Nessa ordem de ideias, como esteve 1 ano quase sempre a subir, a atingir os 100% também não fazia sentido traçar retas para baixo...

De forma simples e objetiva, sem "ses" nem "achos", estão traçadas as duas realidades, uma para o curto prazo e outra para o médio/longo (não me parece que atualmente faça sentido considerar a de muito longo prazo), agora é ver qual delas irá prevalecer.
Eu não tenho certezas de nada, limito-me a observar com atenção e ter os stops onde acho que devem estar.


Investbem,

Essas retas, no contexto em que são construídas, refletem mais uma questão de fé que propriamente estatística.
Tu consegues quantificar a autocorrelação subjacente à serie passadas +/-30 sessões?
Ou identificar algum fator exógeno altamente correlacionado com a série que possa fazer inverter a tendência das últimas semanas?
Todos, ou quase todos, sabemos que o passado recente da série é o melhor preditor do futuro próximo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 27/2/2018 14:20

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:

É fantástico: alguém escreve alguma coisa, neste caso eu, e logo alguém pretende tirar, quase do nada, uma grande conclusão relativa ao autor do pequeno texto! :lol:
Isso quer dizer, simplesmente, que quando se tem ações e se está a perder com elas, por razões emotivas, afetivas e outras, pode ser mais difícil tomar a decisão de as vender.

Investbem Escreveu:Também não entendo porque é mais dificil e porque falam em paixões. Paixões não é por papeis!!! O importante é ser regrado e seguir à risco a estrategia delineada. Se vires os meus graficos, tirando ligeirissimos ajustes, estão iguais e para o mesmo horizonte temporal, não os altero conforme me dá mais jeito. E é sempre por aí que me guio e sigo à risca!

As ações presentemente já não são representadas por papeis! Por aqui houve e há muita gente "apaixonada" pelas ações do BCP!!!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 27/2/2018 14:16

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:

É fantástico: alguém escreve alguma coisa, neste caso eu, e logo alguém pretende tirar, quase do nada, uma grande conclusão relativa ao autor do pequeno texto! :lol:
Isso quer dizer, simplesmente, que quando se tem ações e se está a perder com elas, por razões emotivas, afetivas e outras, pode ser mais difícil tomar a decisão de as vender.

artista_ Escreveu:Não sei o que é que é engraçado e o que é que tem de mal ter tirado essa conclusão... até porque, de acordo com a tua resposta, a minha conclusão está certa! :wink:
(...)

Dizes que a tua pretensa conclusão, a meu respeito, está certa, mas não está, pois eu perante uma queda das ações não venderia apenas se estivesse a ganhar com elas, mas é verdade que certamente me custaria mais a tomar a decisão de as vender caso estivesse a perder com elas. Sabes, eu sou também um ser humano. Na verdade, para se ganhar de forma continuada nos mercados de capitais tem, talvez, que se ser não humano! :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 27/2/2018 13:58

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:

É fantástico: alguém escreve alguma coisa, neste caso eu, e logo alguém pretende tirar, quase do nada, uma grande conclusão relativa ao autor do pequeno texto! :lol:
Isso quer dizer, simplesmente, que quando se tem ações e se está a perder com elas, por razões emotivas, afetivas e outras, pode ser mais difícil tomar a decisão de as vender.


Não sei o que é que é engraçado e o que é que tem de mal ter tirado essa conclusão... até porque, de acordo com a tua resposta, a minha conclusão está certa! :wink:

Eu até compreendo e sei que na maioria das pessoas as coisas funcionam assim, mas é um erro. Aliás, eu acho que quando se abre uma posição, seja longa ou curta, nos mercados de capitais, todas as actuações têm de estar desde logo definidas. Na bolsa tudo pode acontecer, se agirmos de acordo com algo que está previamente estabelecido o stress é menor e as probabilidades de sucesso são maiores.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/2/2018 13:55

ativo Escreveu:
artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:

É fantástico: alguém escreve alguma coisa, neste caso eu, e logo alguém pretende tirar, quase do nada, uma grande conclusão relativa ao autor do pequeno texto! :lol:
Isso quer dizer, simplesmente, que quando se tem ações e se está a perder com elas, por razões emotivas, afetivas e outras, pode ser mais difícil tomar a decisão de as vender.


Também não entendo porque é mais dificil e porque falam em paixões. Paixões não é por papeis!!! O importante é ser regrado e seguir à risco a estrategia delineada. Se vires os meus graficos, tirando ligeirissimos ajustes, estão iguais e para o mesmo horizonte temporal, não os altero conforme me dá mais jeito. E é sempre por aí que me guio e sigo à risca!
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Rango » 27/2/2018 13:47

Maior fundo soberano do mundo nunca investiu tanto na bolsa portuguesa

Na bolsa portuguesa o Norges Bank tem uma exposição mais elevada às acções da EDP, Galp Energia, Jerónimo Martins, Nos e BCP.

O Norges Bank - banco central norueguês e gestor do maior fundo soberano mundial – reforçou a aposta na bolsa portuguesa em 2017. No final do ano passado tinha investido 9,58 milhões de coroas norueguesas (1,17 mil milhões de dólares), o que representa o valor mais elevado de sempre (quando medido na moeda do país do Norte da Europa) e compara com o anterior máximo fixado em 2015 abaixo de 8 mil milhões de coroas norueguesas (abaixo de mil milhões de dólares).

Em 2017, o investimento do fundo soberano na bolsa portuguesa tinha ficado abaixo de 7 mil milhões de coroas (800 milhões de dólares), marcando a primeira queda no espaço de quatro anos.

Quando avaliado o investimento em dólares, o máximo foi registado em 2010 nos 1,27 mil milhões de dólares (pouco mais de 7 mil milhões de coroas norueguesas).

No ano passado o Norges Bank tinha investimento em 22 empresas cotadas na bolsa portuguesa. Tem posições em todas as cotadas do PSI-20 (algumas acima de 2%) à excepção da Novabase, sendo que detém participações também na Impresa, Sonaecom, Teixeira Duarte, Sonae Indústria e BPI.

Entre as posições mais relevantes contam-se o BCP, acima dos 700 milhões de coroas (88 milhões de dólares), que no final de 2017 correspondia a uma participação de 1,78% do capital.

Contudo o investimento mais elevado é na EDP, ascendendo no final de 2017 a mais de 2.500 milhões de coroas (337 milhões de dólares), o que equivale a 2,68% do capital da eléctrica.

Na Galp o investimento era de 1.453 milhões de coroas (178 milhões de dólares) e na Jerónimo Martins também superava os mil milhões de coroas (143 milhões de euros). Com posições superiores às registadas no BCP encontra-se também a Nos (quase mil milhões de coroas).

.../...

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1476
Registado: 16/9/2016 15:35

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por FredericoRocha » 27/2/2018 13:46

A vir testar a EMA90 (0,2808). Se quebrar tem caminho aberto para os 0,26 :-k
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 27/2/2018 13:45

artista_ Escreveu:
ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:

É fantástico: alguém escreve alguma coisa, neste caso eu, e logo alguém pretende tirar, quase do nada, uma grande conclusão relativa ao autor do pequeno texto! :lol:
Isso quer dizer, simplesmente, que quando se tem ações e se está a perder com elas, por razões emotivas, afetivas e outras, pode ser mais difícil tomar a decisão de as vender.
Editado pela última vez por Ativo em 27/2/2018 13:48, num total de 2 vezes.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 27/2/2018 13:39

ativo Escreveu:Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!


Isso quer dizer que se estivesse a ganhar era diferente do que se estivesse a perder? Ou seja, identificas uma provável queda das ações mas só vendes se estiveres a ganhar?! :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 27/2/2018 13:26

Flavc Escreveu: (...) Normalmente é mais fácil ter opiniões tão taxativas quando se está de fora. (...)

Concordo! E acrescento, ainda, que geralmente também é mais fácil ter opiniões mais certeiras quando se está fora e não se está "apaixonado" pelas ações que se possua! :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Flavc » 27/2/2018 13:18

Só um reparo ao Ativo. Normalmente é mais fácil ter opiniões tão taxativas quando se está de fora. A meu ver os tempos são de incerteza e a curto prazo podem haver fatores que beneficiem a ação e outros (mais do foro político em contexto internacional) que podem prejudicar e ou beneficiar tb.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: BCP - Novo Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 27/2/2018 13:15

Cada um vê à sua maneira, eu vejo assim mas o cego diz "a ver vamos" ,... :shock: :oops:

Os meus bonecos, não são grande coisa mas não lhe faltam riscos: para baixo, para cima e para o lado, ... :mrgreen: =;

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
BCP.27Fev..png
BCP.27Fev..png (138.92 KiB) Visualizado 4341 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2898
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ativo » 27/2/2018 13:09

Dá mostra de poder descambar... Não tenho ações do BCP, mas se tivesse e estivesse a ganhar alguma coisa com elas, não teria dúvida nenhuma a este respeito, dava-lhes outro dono!
Anexos
BCP.png
BCP.png (42.05 KiB) Visualizado 4293 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/2/2018 13:07

PC05 Escreveu:A acão cai 15/20% em pouco mais de 1mês e ainda continuam a traçar retas para cima :D


PC05, até me admira este comentário vindo de ti. Nessa ordem de ideias, como esteve 1 ano quase sempre a subir, a atingir os 100% também não fazia sentido traçar retas para baixo...

De forma simples e objetiva, sem "ses" nem "achos", estão traçadas as duas realidades, uma para o curto prazo e outra para o médio/longo (não me parece que atualmente faça sentido considerar a de muito longo prazo), agora é ver qual delas irá prevalecer.
Eu não tenho certezas de nada, limito-me a observar com atenção e ter os stops onde acho que devem estar.
Editado pela última vez por Investbem em 27/2/2018 13:10, num total de 1 vez.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/2/2018 12:56

Um tem um gráfico de médio/longo prazo, o outro de curto prazo, é normal que vejam coisas diferentes :)

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por PC05 » 27/2/2018 12:55

A acão cai 15/20% em pouco mais de 1mês e ainda continuam a traçar retas para cima :D
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3256
Registado: 5/12/2005 21:28
Localização: Lisboa

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por NirSup » 27/2/2018 12:39

Onde Sancho vê moinhos.
D. Quixote vê gigantes.
Vê moinhos? São moinhos (de vento).
Vê gigantes? São gigantes.
Anexos
BCP.PNG
BCP.PNG (63.52 KiB) Visualizado 4457 vezes
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/2/2018 12:29

Gosto muito de gráficos e riscos simples, vamos ver se respeita a LTA de médio prazo! Se não respeitar, o que temos a seguir é um suporte na casa dos 0,25**.
O RSI está suficientemente aliviado, agruardemos...
Anexos
bcp hoje.png
bcp hoje.png (67.38 KiB) Visualizado 4608 vezes
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por Investbem » 27/2/2018 10:54

Àlvaro Escreveu:Investebem, quando escrevi o que escrevi a propósito da empresa que não irá dar lucros que se vejam nem daqui a dois anos, penso estar a contribuir para que invistas bem.


Àlvaro, mais uma vez refiro que estava a falar no geral e não para ti ou para A, B ou C.

Mas também não entendo muito bem o teu comentário de gigamtesto flop. Tens ideia de como o banco se encontrava quando o NA lá chegou??? Compara a situação, os resultados e os fundamentais dele à 6 ou 7 anos atras com a realidade atual..., é verdade que ainda estálonge do desejavel, certamente, mas chamar flop aos fundamentais atuais e ao trabalho realizado quando pegou no banco com prejuizos brutais e praticamente falido, parece-me muito má vontade em reconhecer o trabalho realizado.
Cordiais cumprimentos
Investbem
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1842
Registado: 29/11/2007 3:56
Localização: wwwww

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 27/2/2018 10:49

Àlvaro Escreveu:Investebem, quando escrevi o que escrevi a propósito da empresa que não irá dar lucros que se vejam nem daqui a dois anos, penso estar a contribuir para que invistas bem.


E não sabias já isso há uma ano atrás?! Pois quem comprou no último AC mais que duplicou o investimento... fico com curiosidade para perceber que títulos tu tens?!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: BCP - Novo Tópico Geral

por artista_ » 27/2/2018 10:48

EAGLETRADER20 Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Artista, cair um bocadinho? Eh!... tem piada. A que chamas um bocadinho. O Bcp que irá dar lucros para distribuir dividendos que se vejam provavelmente na próxima década é uma das maiores mistificações da bolsa portuguesa. Como mexe com o índice anda meio mundo a ver se o aguentam com bom aspecto técnico, mas em termos de fundamentais, como aqui já foi demonstrado é um gigantesco flop.


A realidade e precisamente essa
Mas uma grande maioria ainda está distraida


Pergunto-me o que diziam vocês quando o BCP fez o último AC?! Não tenho tempo (nem paciência) para procurar... mas acho engraçada a capacidade que tanta gente tem de ter certezas na bolsa, eu ando nisto há vinte anos e quanto mais fui aprendendo menos certezas fui tendo, ou vocês andam nisto há pouco tempo ou estão podres de ricos!

Na bolsa estar certo só não chega, é preciso estar certo na altura certa... e se estar certo já é difícil, conjugar isso com o timming certo é-o ainda mais!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, BigLift, Bing [Bot], Dar Adal, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lito, MR32, nmlopes, pbasto, tami e 73 visitantes