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Caldeirão da Bolsa

Mundo Automóvel

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 28/4/2024 21:21

Quando um Volvo não parece um Volvo:

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FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 28/4/2024 19:59

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 26/4/2024 21:47

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 19/4/2024 22:11

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 15/4/2024 8:02

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 14/4/2024 8:55

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 12/4/2024 23:17

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 10/4/2024 15:25

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 6/4/2024 20:02

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Re: Mundo Automóvel

por 654235 » 6/4/2024 19:29

Implicações do Robotaxi: efeitos de segunda e terceira ordem

É assim que eu vejo...

1) Inicialmente o Robotaxi supera o Uber/Lift. Esta é uma escolha fácil.

2) Depois, o Robotaxi reduz a propriedade de veículos - levando cada vez mais as pessoas a abandonarem os seus veículos. Se a grande maioria da população puder poupar, digamos, 5.000 dólares ou mais, por ano em custos de transporte – eles fá-lo-ão.

3) Barato não significa que você possa pagar: embora o custo para fabricar um veículo robotáxi possa ser de apenas 20 mil a 25 mil, o valor de um robotáxi é muito mais do que isso. Isto deverá levar a Tesla a parar de vender veículos às pessoas. A Tesla deveria fabricar veículos por US$ 20 mil, colocá-los em sua própria frota e faturar anualmente US$ 30 mil, US$ 40 mil, US$ 50 mil ou mais por ano. Qualquer coisa que possa render de US$ 30 mil a US$ 50 mil por ano NÃO deve ser vendida por US$ 25 mil a US$ 30 mil.

4) O custo do estatuto aumenta: As pessoas que querem o estatuto terão de pagar muito mais por isso - à medida que cada vez menos pessoas compram veículos, a economia dos fabricantes de automóveis vira de cabeça para baixo muito rapidamente. Quaisquer veículos restantes produzidos para compra ficarão muito caros.

5) As taxas de seguro disparam: O seguro funciona porque os custos são distribuídos por milhões de pessoas. À medida que mais e mais pessoas optam pelo robotáxi, elas não comprarão seguro automóvel pessoal – diminuindo o número de pessoas para distribuir as perdas. Com o tempo, os únicos veículos que causarão colisões serão os conduzidos por humanos. As seguradoras aumentarão as taxas para motoristas humanos.

6) Não segurados: O custo crescente do seguro automóvel pessoal também pode significar que muitas pessoas decidem conduzir sem seguro (esta tendência já impactou a indústria de seguros e as suas taxas de seguro automóvel!). Esta pode ser a gota d'água que obriga os reguladores a proibir os humanos de dirigir em vias públicas.

7) No final das contas, o custo é o fator chave. Claro, sempre haverá pessoas para quem o custo não é problema, mas esse subconjunto de pessoas é relativamente pequeno. Se o custo de aquisição de um veículo for elevado e se o custo do seguro for elevado, o número de pessoas dispostas/capazes de adquirir um veículo diminui rapidamente.

8) Essa mudança não é incremental: com o tempo, testemunharemos uma mudança generalizada na forma como funciona o transporte de veículos. Viajar de veículo ficará muito barato e veremos muito mais disso. Irá perturbar o transporte público (incluindo autocarros escolares), companhias aéreas, muitos hotéis, estacionamento e muito mais. Também desfrutaremos de um fluxo de tráfego muito mais suave – e de uma grande economia de vidas humanas – que é o presente de Elon/Tesla para a humanidade.
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 6/4/2024 8:58

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Re: Mundo Automóvel

por Celsius-reloaded » 3/4/2024 22:37

Cem pt Escreveu:

Bonito tópico.

Também fui nos anos 80 um fanático da Alfa Romeo.

O primeiro modelo, o 33 1.7 QV, comprei-o em 1987.

Na altura era uma bomba, tinha 130 cavalos e cheguei a puxá-lo uma vez a mais de 200 km/h na A1 entre Mealhada e Coimbra. O carro era extraordinário, levava-o para as obras de construção de estradas onde eu era diretor e passava por todo o lado, incluindo pisos todos cheios de lama e obstáculos pedregosos onde apenas passavam veículos pesados e jeeps com tração às 4.

Nunca deu problemas mecânicos nenhuns, apenas tive de trocar por duas vezes o elevador dos vidros da frente. Fazia revisões regulares na Mocar da Av. 5 de Outubro e lá, na própria garagem, diziam-me que os dados do carro eram vigiados à risca pela própria Alfa Romeo Italia por ser, passados 4 anos, o modelo 33 1.7 com mais kms feitos em toda a Europa num estado impecável. Na altura a minha profissão obrigava-me a visitar uma data de obras bastante distanciadas umas das outras e daí a grande quilometragem da viatura.

Eu acho que o tratava também bastante bem, era muito cuidadoso com o bicho, nunca deixava escapar as datas de revisão periódicas e havia outro detalhe: de 10.000 em 10.000 kms mudava sempre o óleo e os flltros do motor, daí que não se notasse qualquer barulho anormal de motor cansado.

Vendi-o em 1992 a um encarregado da empresa onde eu trabalhava, que estava muito impressionado com o estado quase novo do carro. Outro pormenor interessante: o desgaste dos pneus era quase inexistente, quando o vendi com quase 600.000 kms só lhe tinha mudado por 3 vezes o jogo de pneus, cada conjunto de 4 pneus durava perto de 200.000 kms.

Enfim, gostei tanto daquela carripana que em 1992 comprei... é claro, outro Alfa Romeo! Desta vez com mais de 200 cavalos, outra bomba, o 164 V6 Turbo.

Bem, tenho de confessar, um contraste enorme e absoluto com o anterior.

Foi um pesadelo e uma desgraça, sempre cheio de defeitos, avarias e reparações caríssimas, o carro só me deu chatices e tristezas. Quando me desfiz dele jurei nunca mais comprar Alfa Romeos para o resto da vida.

A partir daí surgiu outra paixão que ainda hoje se mantém: o Jaguar!

Comprei o primeiro nos anos 90, o modelo S Type de 3.000 de cilindrada e 238 cavalos. É certo que gasta gasolina bem acima da média do restante parque automóvel mas... é como andar num avião em primeira classe, sempre impecável a nível do motor e com um conforto soberbo, ainda hoje ando nele regularmente, é um prazer incrível guiá-lo e fica todos os dias no parque ao ar livre junto ao prédio onde resido, mantendo um aspeto bastante bom por dentro e por fora e sem nenhuns defeitos de corrosão.

Vou agora pedir o respetivo selo de carro de coleção ao ACP, onde sou sócio há quase 40 anos, apenas para não ter de pagar futuramente uma eventual pequena fortuna pelo respetivo imposto de circulação.

Bem, gostei de tal ordem do meu primeiro Jaguar que mais recentemente comprei outro para me entreter nas minhas deslocações em auto-estrada fora de Lisboa, mais recente e desportivo, o F Type.

Este sim, uma verdadeira bomba desportiva de 300 cavalos com um motor de apenas 2.000 de cilindrada, precisamente o mesmo motor padrão do Porsche Cayman-

O design do F Type recorda-me o mítico Jaguar E de 2 lugares, daí uma das razões de o ter comprado para recordar um dos mais belos carros de coleção do século passado e, obviamente, também porque gosto do prazer da aceleração e de andar de vez em quando em alta velocidade em pistas mais ou menos livres para sair da rotina. Espero que a GNR não leia isto! :lol:

Parabéns pelo tópico, continuem.


Belas máquinas. Parabéns!
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 3/4/2024 16:13

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Re: Mundo Automóvel

por Cem pt » 31/3/2024 16:37

Alfa Trader Escreveu:
acintra Escreveu:Iso Rivolta Griffo Serie I de 1969 com motor de 7.000 cc com 320 Cvs da Chevrolet e outras partes mecanicas da Ford.

Foi desenhado por Giorgetto e Bertone com a mecanica a ser idealizada por Bizzarini

Uma marca conhecida por poucos mas que produz viaturas de excelentes e com design fabuloso. Talvez o carro mais conhecido o Isetta (O Ovo da BMW)

O Iso Griffo foi produzido entre 1965 e 1974 com o intuito de concorrer com a Ferrari e Maseratti. Qualquer Iso Griffo tem valor de mercado acima de 500.000€.



Como o designer foi o mesmo, Bertone, as semelhanças são muitas, menos no preço, apesar de facilmente ultrapassarem os 100K se não necessitarem de "obras".... :D :D

O da foto está cá e à venda.



Bonito tópico.

Também fui nos anos 80 um fanático da Alfa Romeo.

O primeiro modelo, o 33 1.7 QV, comprei-o em 1987.

Na altura era uma bomba, tinha 130 cavalos e cheguei a puxá-lo uma vez a mais de 200 km/h na A1 entre Mealhada e Coimbra. O carro era extraordinário, levava-o para as obras de construção de estradas onde eu era diretor e passava por todo o lado, incluindo pisos todos cheios de lama e obstáculos pedregosos onde apenas passavam veículos pesados e jeeps com tração às 4.

Nunca deu problemas mecânicos nenhuns, apenas tive de trocar por duas vezes o elevador dos vidros da frente. Fazia revisões regulares na Mocar da Av. 5 de Outubro e lá, na própria garagem, diziam-me que os dados do carro eram vigiados à risca pela própria Alfa Romeo Italia por ser, passados 4 anos, o modelo 33 1.7 com mais kms feitos em toda a Europa num estado impecável. Na altura a minha profissão obrigava-me a visitar uma data de obras bastante distanciadas umas das outras e daí a grande quilometragem da viatura.

Eu acho que o tratava também bastante bem, era muito cuidadoso com o bicho, nunca deixava escapar as datas de revisão periódicas e havia outro detalhe: de 10.000 em 10.000 kms mudava sempre o óleo e os flltros do motor, daí que não se notasse qualquer barulho anormal de motor cansado.

Vendi-o em 1992 a um encarregado da empresa onde eu trabalhava, que estava muito impressionado com o estado quase novo do carro. Outro pormenor interessante: o desgaste dos pneus era quase inexistente, quando o vendi com quase 600.000 kms só lhe tinha mudado por 3 vezes o jogo de pneus, cada conjunto de 4 pneus durava perto de 200.000 kms.

Enfim, gostei tanto daquela carripana que em 1992 comprei... é claro, outro Alfa Romeo! Desta vez com mais de 200 cavalos, outra bomba, o 164 V6 Turbo.

Bem, tenho de confessar, um contraste enorme e absoluto com o anterior.

Foi um pesadelo e uma desgraça, sempre cheio de defeitos, avarias e reparações caríssimas, o carro só me deu chatices e tristezas. Quando me desfiz dele jurei nunca mais comprar Alfa Romeos para o resto da vida.

A partir daí surgiu outra paixão que ainda hoje se mantém: o Jaguar!

Comprei o primeiro nos anos 90, o modelo S Type de 3.000 de cilindrada e 238 cavalos. É certo que gasta gasolina bem acima da média do restante parque automóvel mas... é como andar num avião em primeira classe, sempre impecável a nível do motor e com um conforto soberbo, ainda hoje ando nele regularmente, é um prazer incrível guiá-lo e fica todos os dias no parque ao ar livre junto ao prédio onde resido, mantendo um aspeto bastante bom por dentro e por fora e sem nenhuns defeitos de corrosão.

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Bem, gostei de tal ordem do meu primeiro Jaguar que mais recentemente comprei outro para me entreter nas minhas deslocações em auto-estrada fora de Lisboa, mais recente e desportivo, o F Type.

Este sim, uma verdadeira bomba desportiva de 300 cavalos com um motor de apenas 2.000 de cilindrada, precisamente o mesmo motor padrão do Porsche Cayman-

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Parabéns pelo tópico, continuem.
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Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 31/3/2024 8:44

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 29/3/2024 9:35

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 24/3/2024 14:09

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Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 22/3/2024 20:27

Maserati apresenta dois elétricos

Maserati GranTurismo e o SUV Grecale elétricos, a que corresponde a designação Folgore, chegam em breve ao mercado português e abrem um novo capítulo na oferta da marca italiana. Os preços são à altura da reputação do emblema. Desde 203.895€ e 136.000€, respetivamente.


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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 21/3/2024 17:17

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 17/3/2024 19:59

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 8/3/2024 17:12

Na constante reviravolta das notícias autos , lembramos nos últimos dias o abandono pela Apple de seus ambiciosos projetos de carros elétricos.

Mas outros gigantes da tecnologia continuam Honda, que desenvolve um carro em parceria com a Sony com um objetivo de comercialização em 2025, ou da chinesa Xiaomi revelou recentemente o SU7.

O mais extraordinário o carro mais vendido na China é da Huawei dos telefones
investiu mais de 3 mil milhões de euros no setor com a ambição declarada de se tornar o »«Android do carro»
O Aito M5, um eléctrico com extensor um motor de 4 cilindros 1.5 recarrega a bateria em 40 kWh, para uma autonomia total reivindicada de mais de 1000 km, para já só na China
 
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 3/3/2024 11:09

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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 2/3/2024 22:42

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Re: Mundo Automóvel

por MarcoAntonio » 1/3/2024 20:57

Opcard Escreveu:Penso que este carro só poderá ser conduzido com um fato especial esses valores de aceleração anda pelos 3 g , a maioria dos seres humanos teria problemas de saúde .


Não creio, os 3 g's são horizontais. Se fossem na vertical, somavam-se ao peso (na prática resultava em 4 g's). Mas estou a falar em termos de saúde. Acho estas acelerações estúpidas, desnecessárias e não descartaria outros efeitos para pessoas comuns, sem treino, como desconcentração, desorientação, etc. Estamos a falar de acelerações ao nível de um jato de combate!

Vamos ver o que sai daqui, Os rockets nem farão parte da versão base, quem sabe vai ter um preço proibitivo e não passam de um gimmick. Falta aliás saber se isto vai ser permitido em utilização comum de estrada...
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Re: Mundo Automóvel

por Opcard » 1/3/2024 20:47

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