Esta é uma forma de fazer position sizing (determinar a exposição em cada trade) que comecei a usar e deixo aqui para quem interessar ou quem quiser comentar... Basicamente foi adaptada do sistema “Turtle” que está na internet e parece-me um bom método, e é certamente melhor que nada – investir sempre o mesmo em cada trade!
A principal utilidade é ajustar o tamanho das posições em função da volatilidade de cada activo, acção ou indice, de forma a formatar o risco num determinado valor que nos interessa.
Não faz muito sentido ter a mesma exposição em duas acções, em que uma delas tem o triplo da volatilidade. Se tivermos como referencia usar 2% do capital em cada trade, mais vale investir menos de 2% na mais volatil e mais de 2% na menos volátil...
Um exemplo de duas acções com volatilidades bem diferentes, a Procter & Gamble (ticker PG) muito pouco volátil:
E a Tellabs (ticker TLAB), muito mais volátil:
Para medir a volatilidade usei o Average True Range de 20 dias dividido pela média móvel ponderada de 9 dias do close, multiplicado por 100, e obtem-se um valor uniformizado entre todas as acções. É o indicador de cima nos gráficos. E dá mais ou menos a variação diaria máxima da acção em percentagem:
ATR% = ATR20 / MMW9 * 100
Como é feito o calculo do numero de acções a investir?
Quanto mais volátil fôr a empresa ou índice, menos acções ou contratos se deverão comprar ou vender, e vice-versa. Antes de mais temos de definir o montante que estamos dispostos a investir em cada trade, consoante a nossa estratégia e money management, por exemplo 2% do capital, se tivermos 25000$, daria 500$ por trade (dollars já que são acções americanas).
Mas quando dizermos que queremos investir 500$ por trade, é em média, para acções medianamente voláteis, e é aqui que entra a formula para adaptar estes 500$ consoante a volatilidade da acção.
Se fizermos a média da volatilidade das acções so SP500 ou das principais praças europeias, medida pelo ATR%, obtemos um valor entre os 3.5% e 4.5%, que arredondei para 4%.
Dessa forma os 500$ seriam investidos numa acção com volatilidade de 4% medida pelo ATR%. Será mais capital se a acção for menos volatil que os 4% e menos capital se a acção for mais volátil que os 4%.
Para cada trade, a formula que dá o numero de acções ou contratos a comprar ou vender é:
Numero de acções ou contratos = [Capital medio por trade] / ATR% x 4 / MMW9
Que nos exemplos que tinha dado fica assim:
a) Procter & Gamble:
- Capital medio a investir por cada trade : 500$ (2% do capital)
- Volatilidade (ATR%) : 1.51%
- Nº de acções dado pela formula : 14.74 (15)
- Capital real nesta trade : 15 x 89.87 = 1348.05 $ (close como valor de entrada)
b) Tellabs:
- Capital medio a investir por cada trade : 500$ (2% do capital)
- Volatilidade (ATR%) : 6.74%
- Nº de acções dado pela formula : 50.78 (51)
- Capital real nesta trade : 51 x 5.92 = 301.92 $ (close como valor de entrada)
Como resultado da formula, na PG urariamos 4.5 vezes mais capital do que na TLAB, já que é 4.5 vezes menos volátil.
Na prática:
Usando o metastock, basta colocar o indicador que contem a fórmula e indicar o capital médio que pretendemos usar em cada trade (exemplo 500$), e o indicador mostra o numero de acções aconselhado.
Para quem quiser experimentar, basta criar um novo indicador no “Indicator Building” e copiar o código:
- Código: Selecionar todos
capital:=Input("capital por trade",1,9999,500);
capital
/(ATR(20) / Mov(C,9,W) * 100)
*4
/Mov(C,9,W);
Nota: para activos em que 1 ponto do activo não equivale a 1 dollar ou 1 euro (Futuros), é necessário normalizar, dividindo a fórmula pelo número de dollars ou euros por ponto do activo.
Espero não me ter enganado em nada, não sei se ficou muito confuso, espero que dêm opiniões...
Abraços,
red