Caldeirão da Bolsa

Preços de custo - Report dos Bancos á AT

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Preços de custo - Report dos Bancos á AT

por Vitor Lima » 7/6/2023 10:14

NirSup Escreveu:
Masterchief Escreveu:Tive essa situação que só ficou esclarecida há pouco mas ainda não recebi a nota liquidação corrigida.
A AT no caso cobrou-se com valor de aquisição ZERO. Espetáculo!

E a propósito a que valores irão os acionistas da Altri declarar, no caso de venda onerosa, as ações da Greenvolt adquiridas a preço/custo zero? Estou curioso para saber.
By Nirvana

Não conheço a situação específica da Altri/Greenvolt, ,mas imagino que alguém, na altura, terá determinado a forma correta de fazer esse apuramento utilizando uma máquina de calcular, uma folha de papel e uma regra de apuramento. Se assim for, como imagino que terá acontecido, então é possível que um computador replique esse processo. Normalmente em situações muito particulares que suscitam dúvidas, a própria AT costuma clarificar essas questões.

VL

Registado: 3/9/2021 1:01

por Vitor Lima » 7/6/2023 10:08

NirSup Escreveu:Meu caro Vitor Lima,
Como deve imaginar não é a AT que faz as leis, mas o Governo e a AR.

Agora, fazer o casamento das vendas realizadas com as compras efetuadas pode revelar-se um trabalho ciclópico, que exigiria dos bancos e das instituições financeiras uma aplicação informática conjugada entre todos e complexa.
E até ver não existe lei a exigir isso aos bancos.
Quem dera à AT que essa obrigação estivesse prevista na lei! A AT até ia bater palmas de contente (sabendo-se como se sabe que há uma fuga enorme às mais-valias que ninguém controla).
By Nirvana

Óbvio que é o Governo e a AR que fazem as leis. E fizeram-nas para obrigar as instituições financeiras a enviar-lhe os dados das vendas. Estão feitas.

Quanto ao tal casamento de que fala acho que está equivocado. Talvez não conheça tão bem as capacidades dos Sistemas de Informação e dos computadores em geral, e daí a sua perceção de um trabalho ciclópico. Não é ciclópico não. A pensar assim ainda hoje estaríamos todos a preencher as declarações de IRS em papel, porque obviamente que era um trabalho ciclópico que não só envolvia a mudança de mentalidade de milhares e milhares de cidadãos que em 2006 nunca tinham visto um computador á frente quanto mais preencher o IRS online. Já para não falar no que implicava a implementação técnica da solução. E acredite que na altura houve muitas mentes contra o projeto precisamente porque alguns o consideravam impossível.

A questão é simples, basta pensar no seguinte: Se as compras são feitas de forma eletrónica, o registo da transação é passível de ser feito de forma eletrónica e é feito. A venda também é registada. Como tal porque não comunicar o preço de venda e o preço de custo? Quanto ás situações excecionais que referiu, também podem ser endereçadas aplicando os mesmos algoritmos que os detentores dos títulos utilizam quando fazem o apuramento manual e na eventualidade de se encontrar uma situação extrema em que de facto não seja possível automatizar o algoritmo, essas situações seriam consideradas exceções e tratadas de forma manual. Mas uma coisa lhe garanto: No cômputo geral a grande maioria das situações seria automatizada.

Estou a pensar por exemplo naqueles casos em que os títulos são transferidos de instituição para instituição por exemplo e em que se perde o preço de custo. Bastava que o Banco de Portugal promovesse um protocolo standard em que os títulos seriam transferidos de forma eletrónica com todos os seus atributos óbvios (nomes, etc) mas também o preço de custo. Bastava isso, e o que não falta aí são protocolos de comunicação entre instituições financeiras.

Ou seja não devemos nivelar por baixo dizendo...ahhh mas esta situação não dá para resolver e como tal todo o projeto é ciclópico, quando na verdade estamos em presença de uma minoria de casos que representa provavelmente menos de 1% das situações ( a especulação é minha).

Em resumo quando se trata de 1-Registar, 2-Fazer contas, 3-Processar/Transformar 4-Transmitir dados, um computador de forma geral faz isso muito melhor que nós e com menos erros nos processos.

Portanto não vejo razão objetiva para que o preço de custo não seja comunicado juntamente com o de venda, deixando sempre a possibilidade de o contribuinte, á posteriori fazer as alterações que achar convenientes.

VL

por NirSup » 6/6/2023 19:10

Masterchief Escreveu:Tive essa situação que só ficou esclarecida há pouco mas ainda não recebi a nota liquidação corrigida.

E a propósito a que valores irão os acionistas da Altri declarar, no caso de venda onerosa, as ações da Greenvolt adquiridas a preço/custo zero? Estou curioso para saber.
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

Registado: 29/4/2014 15:34

por Masterchief » 6/6/2023 14:21

Tive essa situação que só ficou esclarecida há pouco mas ainda não recebi a nota liquidação corrigida.
Tive que fazer reclamação "graciosa" (whatever that is) ir ao banco pedir uma declaração que tivesse valores de aquisição e venda. Deram-me duas, uma com os valores de aquisição e outra de venda, que a AT logo complicou porque queriam uma só declaração. (?).
Só dois anos depois de submeter a declaração de IRS é que reclamaram e, depois da minha reclamação, passaram-se 6 meses até alguém da AT se dignar a ligar-me para esclarecer a situação. Por acaso a funcionária que me ligou foi atenciosa e não tenho razão nenhuma de queixa. Lá aceitou as 2 declarações e enviou o processo para finalização, ou seja, emissão da nota de liquidação com as mais valias correctas (espero eu). Os títulos tinham sido adquiridos em 2001 salvo erro.

São situações muito "chatas" e que implicam sempre "chatices". Devia haver uma forma melhor de controlarem isto. Os bancos muitas vezes não enviam os valores correctos para a AT. Não sei qual é o formato em que enviam mas no meu caso, e segundo a técnica da AT, não enviaram esses valores.

Registado: 29/11/2007 2:53

por NirSup » 6/6/2023 12:54

Meu caro Vitor Lima,
Como deve imaginar não é a AT que faz as leis, mas o Governo e a AR.
Obrigar os bancos e outras entidades financeiras a transmitir digitalmente os dados de que dispõem nos seus arquivos, relativamente a preços de aquisição e de venda onerosa (realização) de bens mobiliários é algo perfeitamente comportável e razoável para os bancos e instituições financeiras.
Agora, fazer o casamento das vendas realizadas com as compras efetuadas pode revelar-se um trabalho ciclópico, que exigiria dos bancos e das instituições financeiras uma aplicação informática conjugada entre todos e complexa.
E até ver não existe lei a exigir isso aos bancos.
Quem dera à AT que essa obrigação estivesse prevista na lei! A AT até ia bater palmas de contente (sabendo-se como se sabe que há uma fuga enorme às mais-valias que ninguém controla).
By Nirvana
It’s easy to make money in the stock market. What’s hard is choosing the winning horse. And only he wins the prize

por Spiff69 » 6/6/2023 12:32

Supostamente funciona como sistema FIFO aplicado a todas as suas carteiras nos mais diversos bancos ou corretoras. Como tal a entidade financeira não sabe que preço reportar, pois na verdade a nível fiscal a compra pode dizer respeito ao mesmo título num outro banco em que eventualmente tenha conta.

Foi o que me venderam.

Mas pode sempre corrigir a declaração mesmo á posteriori.

Registado: 2/5/2020 20:05

por Vitor Lima » 6/6/2023 12:26

Vou ser mais claro.
A AT não inventa números.
E ao contrário do que pensa isto não é um favor. É um procedimento que é regulamentado por lei e que visa acompanhar a evolução natural no âmbito da relação contribuinte-Estado e da desmaterialização dos processos.

A AT preenche com os dados que lhe são entregues pelos bancos e outras entidades financeiras segundo regulamentação por lei.
A mim parece-me natural que se a lei diz para se comunicar o valor de venda para efeitos de apuramento das mais valias então a mesma lei deveria dizer para se comunicar os custos (quando disponíveis, para sermos razoáveis). Admito que em algumas situações as entidades financeiras possam não ter o preço de custo mas quando têm deveriam ser obrigados a comunicar essa informação, até porque é algo que podem fazer a custo zero.

Talvez esta minha visão do funcionamento das coisas tenha a ver com um defeito profissional uma vez que trabalho em IT e estou formatado para simplificar os processos sempre que possível. Para mim é inaceitável que comuniquem apenas o preços de venda sabendo eu que eles têm lá o preço de custo. É simplesmente inaceitável.
VL

por NirSup » 6/6/2023 12:04

Meu caro Vítor Lima,
A responsabilidade pelo preenchimento da Declaração do IRS é do próprio declarante. Por isso tem o nome de Declaração. Ponto.
A AT faz-nos o favor de pré-preencher a Declaração com os dados de que dispõe. E que tem como corretos e garantidos.
Ir descobrir os preços de aquisição de uma venda realizada, às vezes, com anos de intervalo, não é nada fácil, nomeadamente em vendas parciais.
Quer dizer, a AT tenta ajudar e facilitar os contribuintes naquilo que pode e, em vez de agradecer, resmunga?
Gente mal agradecida.
By Nirvana

Preços de custo - Report dos Bancos á AT

por Vitor Lima » 6/6/2023 11:19

Bom dia a todos,
Tenho notado sistematicamente que os bancos reportam á Autoridade Tributária os preços de venda das ações que vendo, mas omitem o preço de custo. Já me aconteceu em anos anteriores e isso persiste. Como não especifiquei o preço de custo aquando da declaração levei com um imposto incorreto com todos os inconvenientes que isso acarreta. Uma vez que acho isso inaceitável e mesmo imoral (porque o banco tem lá o preço de custo), gostaria de saber qual tem sido a experiência do resto da comunidade. Para algumas pessoas isso pode ser um ligeiro inconveniente mas para mim é um comportamento inaceitável.

Obrigado
VL

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bernardo Almeida, Bing [Bot], cali010201, Google [Bot], icemetal, jeronimovaldemars, luislobs e 387 visitantes