Re: Gasoduto Ibérico

AAA_ Escreveu:Amigo,
No outro dia estava na SicNoticias com o José Gomes Ferreira.
Porque dizes isso?
Olha que dois!
Juntaram-se os dois na esquina. A tocar a concertina e a dançar o solidó!







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AAA_ Escreveu:Amigo,
No outro dia estava na SicNoticias com o José Gomes Ferreira.
Porque dizes isso?
NirSup Escreveu:
Este gajo anda a ler-me. Só pode.
Com este acordo Portugal ganhou mais uma interligação elétrica. Estavam previstas três. Ficou uma. Mas como diz o povo e com razão: mais vale uma na mão do que três a voar. Et voilà!
By Nirvana
NirSup Escreveu:O Teminal de GNL de Barcelona será o hub da importação e distribuição do GNL para a Alemanha e para os Países Baixos. Ponto.
Barcelona ganhou importância.
E qual é o interesse nacional primordial no domínio da energia? É a segurança do aprovisionamento. Depois do corte, há um ano, do gás proveniente da Argélia, Portugal ficou numa posição de extrema dependência da Nigéria, país do qual importamos hoje cerca de 50% do nosso consumo anual. Ainda por cima, estamos totalmente dependentes do GNL, isto é gás liquefeito, transportado por navio. Ora, o traçado do novo gasoduto BarMar (e CelZa, i.e., Celorico da Beira-Zamora) abre a Portugal a possibilidade de novas fontes de aprovisionamento, nomeadamente em África e no Mediterrâneo. (Agostinho Pereira de Miranda - advogado)
PC05 Escreveu:O gasoduto ibérico custa 300 milhões a Portugal. Governo quer financiamento europeu ....
Cem pt Escreveu:De facto tudo parece indicar que este projeto "a la Costa", com o beneplácito do PS (porque será que só os socialistas esfregam as mãos de contentes?), vai ser mais um sorvedouro como tem sido por exemplo a Tap, em que todos nós contribuintes vamos pagar isto com língua de palmo.
Ficam algumas perguntas que nunca vi respondidas e algumas delas inclusive nunca terão sido publicamente feitas:
....
NirSup Escreveu:Caro Amigo PC05,
Eu penso pela minha cabeça e não pela cabeça dos outros. Claro que aquilo que escrevo está sustentado em factos conhecidos. E depois cabe a mim retirar as devidas ilações:
1. A Galp tem um contrato com a Nigéria de compras a longo prazo (TAKE OR PAY ) a preços mais baixos do que o preço do mercado. É do conhecimento público.
2. O Galamba deslocou-se à Nigéria com o CEO da Galp para tentar forçar a Nigéria a cumprir o contrato em vigor (isto aconteceu em Agosto/Setembro e já nessa altura a Nigéria tinha falhado alguns fornecimentos)
3. Claro que a Nigéria não quer nem vai cumprir o contrato se os preços do GNL se mantiverem a estes preços. Arranjam as desculpas mais esfarrapadas (e nisso até podem aprender com a Rússia).
By Nirvana
NirSup Escreveu:C'est la Vie!
Portugal (Galp) importava (importa) gás barato da Nigéria. E o SONHO do Costa (e da sua comandita com fortes ligações à Galp) era importar gás barato da Nigéria e vendê-lo caro à Alemanha e aos Países Baixos. Uma chicoespertice à portuguesa. Saloios! Só que esse sonho virou pesadelo. A Nigéria não DROME. E quer ser ela a ganhar o dinheiro que a Galp deixou de ganhar.
C'est la Vie!
By Nirvana
BearManBull Escreveu::arrow: Uma decisão politica, que deveria ser um consenso de engenharia
Que mundo este! Reúnem-se 3 políticos e decidem gastar toneladas de euros numa obra que é fundamentada mais em vontades politicas do que propriamente numa necessidade.
Em apenas algumas semanas o conceito do projecto muda por completo, o que demonstra bem que se estão marimbando para os aspectos técnicos.
Um gasoduto a ligar Barcelona a Marselha
Isto devia ter direito a um galardão de estupidez do ano.
Um gasoduto sub aquático que vai demorar pelo menos 5 anos de obra. Para transportar gás que chega por navio? Ou para transportar H2 que chega a Barcelona de comboio?
Os gasodutos que transportam gás natural não são completamente compatíveis com H2
“As tubagens que existem na rede de transporte [do gás natural] são permeáveis à saída do hidrogénio, não servem. Não se consegue injetar mais do que 10% – no máximo 15% – de hidrogénio numa mistura de gás natural. Para transportar o hidrogénio puro tem de ser uma tubagem completamente diferente”, garante.
Pois para transportar H2 é necessário pelo menos adaptar a infraestrutura.Aposta no H2 sem existir o mínimo de maturidade da tecnologia
Portanto dizem eles que isto é para uma rede de H2.
Um projeto de uma magnitude faraónica para uma tecnologia ainda sem qualquer provas dadas.
Moral da história: este projecto não vai avançar. O mais provável é que seja tudo posto na gaveta principalmente se a recessão bater à porta.
Oportunidade para Sines
O volume atualmente importado por Sines, cerca de 6 bcm/ano, está muito perto da sua máxima capacidade, não por incapacidade do terminal de GNL, mas pela limitação da rede de transporte, a qual poderia ser ultrapassada com a construção de uma estação de compressão (prevista para a zona do Carregado). Por comparação, Espanha tem 20 estações de compressão para uma área que é cerca de 5 vezes superior à de Portugal.
Para Sines poder contribuir para o esperado aumento da importação de GNL pela UE, estimado em 60 bcm/ano a médio prazo, é necessário, para além do investimento nas infraestruturas em Portugal, assegurar a interligação entre Espanha e França, que tem sido recusada pela segunda. Contudo, começa a haver sinais por parte da UE que este projeto possa agora avançar.
Num cenário otimista, a Península Ibérica poderá aumentar a sua produção em 30 bcm/ano e Sines captar 20% desse aumento, assim duplicando a sua capacidade para 12 bcm/ano.