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Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 30/12/2023 23:25
por yaya
O primeiro carro elétrico com baterias de sódio de produção em série começa a ser vendido em Janeiro na China, que ganha a corrida à Toyota

Sem lítio

Se esta tecnologia resultar então é bem provável que o lítio deixe de ser a principal matéria prima para as baterias. E quando as minas de lítio entrarem em funcionamento em pt, daqui a uns anos, já serão obsoletas.

The first EV with a lithium-free sodium battery hits the road in January
Sodium-ion batteries have lower density but are cheaper and perform better in cold weather.


https://www.stuff.co.nz/life-style/home ... s-for-sale

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 18/10/2022 11:11
por AAA_
Bastante interessante! Obrigado Masterchief!

What is Power-to-Liquid or PtL?
PtL is a synthetically produced liquid hydrocarbon. Renewable electricity is the key energy source, and water and carbon dioxide (CO₂) are the main resources used in PtL production, which consists of three main steps:

Renewable energy powers electrolysers to produce green hydrogen.
Climate-neutral CO₂ – captured via, for example, Direct Air Carbon Capture – is converted into carbon feedstock.
Carbon feedstocks are synthesised with green hydrogen – via processes such as Fischer-Tropsch – to generate liquid hydrocarbons. They are then converted to produce a synthetic equivalent to kerosene.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 18/10/2022 10:47
por Masterchief
No caso dos veiculos automóveis e outros parece que o futuro não passará por baterias eléctricas mas por uma outra forma de combustivel liquido, PtL.
Desconhecia completamente esta tecnologia mas parece ser a solução adoptada, ou a adoptar, na aviação.

Today, the large-scale deployment of renewable energy is accelerating, as the world looks to increasingly decarbonise its energy mix. And a share of this renewable energy is expected to open up new possibilities, such as the conversion of renewable electricity into liquid fuels. Known as Power-to-Liquid (PtL), this type of sustainable aviation fuel (SAF) is emerging as an exciting option to fuel future aircraft.

https://www.airbus.com/en/newsroom/news/2021-07-power-to-liquids-explained

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 18/10/2022 10:16
por BearManBull
Vou deixar aqui uma pequena historia

No final da segunda guerra mundial o Japão estava completamente arruinado.

Como é que uma economia devastada e que era ainda pouco industrializada mesmo antes da guerra se converteu em alguma décadas na segunda maior economia global?

Muitos diriam que foram politicas e tretas mas tudo se resumiu a um pequeno conceito -> Kaizen!

Com particular destaque para um dos 3 pilares que é o Muda que faz referencia a que numa cadeia de valor deve ser eliminado todo o desperdício. E uma das maiores elações dos japoneses na altura foi de que o acto de armazenar é desperdício. Daí surgiu o conceito de Just In Time e é por isso que hoje em dia podem customizar veículos ao gosto de cado um, mas mais do que isso permitiu à Toyota ter o maior standard de qualidade do planeta e ser o maior fabricante, pelo menos, por numero de veículos.

Isto serve para dizer que o conceito de armazenar energia eléctrica, é andar para trás, pelo menos nos conceitos que aprendemos daquilo que é uma abordagem produtiva eficiente. O conceito correcto e que consegue garantir maior qualidade e agregar mais valor é produzir conforme há necessidade. Obviamente que nesta abordagem que se esta a implementar, vai sair muito mais caro para o consumidor embora à primeira vista aparente que não.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 18/10/2022 9:56
por AAA_
NirSup Escreveu:
NO PASARÁN! NO PASARÁN!

Curiosamente ou não, os dois Autores deste Estudo, Alessandro Clerici e Samuel Furfari são dois conhecidíssimos e ferozes defensores da Energia Nuclear e da Opção Nuclear em oposição às Energias Renováveis.
Alguém me explica por que razão subjacente à crítica das Energias Renováveis e do H2 verde há sempre um acérrimo defensor do nuclear? Sempre. Ainda não encontrei um Estudo que se possa dizer que é isento.
By Nirvana


Caro NirSup,
Mas quem é que é isento nisto da energia? Impossível!
Atenção que não estou a dizer que há negócios pessoais envolvidos. Mas isenção não é possível. Há sempre uma opinião, e quanto mais forte melhor. Por princípio, quanto mais se estuda um assunto mais forte é a opinião formada sobre o mesmo.

Prefiro ler o relatório e avaliar da sua qualidade. Esta bastante bem fundamentado e aprendi bastante ao lê-lo.

Tem um problema enorme: foi escrito em 2020 quando o gás natural estava a 13 EUR/MWh. Agora está a 160 e já esteve nos 300. Todas as conclusões a que chega estão totalmente desactualizadas. Temos pena.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 18/10/2022 9:51
por BearManBull
Lusito11 Escreveu:BearManBull

Sim estou a referir-me à forma de produção do Hidrogénio Verde.

Se tiveres curiosidade tens aqui um excelente artigo sobre este tema e principalmente sobre o elevadíssimo custo do investimento do H2

https://www.science-climat-energie.be/2 ... tion-cost/



Li o artigo na diagonal, a unica referencia que vi a rendimento era de 75% e não de 25%, embora indiquem que é para techs de 2050.

Dito isto, o H2 é muito mais flexível que baterias. Portanto para mim terá sempre um papel determinante como forma de armazenamento de energia.

O H2 pode ser transportado em gaseodutos que é uma forma muito mais eficiente do que o transporte de eletricidade nas redes eléctricas que têm perdas nas ordem dos 20-30%

O H2 também tem a grande vantagem de poder ser armazenado em grandes quantidades e de estar imediatamente disponível.

Por fim é um produto que pode ser produzido no ártico e consumido na Europa ou ser usado no abastecimento de navios. Coisa que é inviável para baterias.

Portanto que se gaste ou não mais recursos na produção per se não quer dizer que no final das contas não seja melhor opção.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 23:43
por ParaCima
NirSup Escreveu:
Lusito11 Escreveu:
Se tiveres curiosidade tens aqui um excelente artigo sobre este tema e principalmente sobre o elevadíssimo custo do investimento do H2
https://www.science-climat-energie.be/2 ... tion-cost/


NO PASARÁN! NO PASARÁN!

Curiosamente ou não, os dois Autores deste Estudo, Alessandro Clerici e Samuel Furfari são dois conhecidíssimos e ferozes defensores da Energia Nuclear e da Opção Nuclear em oposição às Energias Renováveis.
Alguém me explica por que razão subjacente à crítica das Energias Renováveis e do H2 verde há sempre um acérrimo defensor do nuclear? Sempre. Ainda não encontrei um Estudo que se possa dizer que é isento.
By Nirvana


nirvana tu não és nada parva. sabes perfeitamente que no dia que o nuclear entrar acabaram todas as outras energias... lá se vai a EDPR.

as renovaveis são um falácia, tanto pelo consumo energético até ao inicio da sua utilização, bem como, pelo espaço que ocupam. uma central nuclear ocupa 20 hectares. para produzir a mesma energia temos de utilizar 50 mil hectares de fauna e flora... enfim

eu vivo em sines, podem meter cá a central nuclear. venha ela, agora não pode ser como no gasóleo... vivemos á porta da refinaria e pagamos a gasolina mais cara do país. até dá vontade de rir.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 23:34
por NirSup
Lusito11 Escreveu:
Se tiveres curiosidade tens aqui um excelente artigo sobre este tema e principalmente sobre o elevadíssimo custo do investimento do H2
https://www.science-climat-energie.be/2 ... tion-cost/


NO PASARÁN! NO PASARÁN!

Curiosamente ou não, os dois Autores deste Estudo, Alessandro Clerici e Samuel Furfari são dois conhecidíssimos e ferozes defensores da Energia Nuclear e da Opção Nuclear em oposição às Energias Renováveis.
Alguém me explica por que razão subjacente à crítica das Energias Renováveis e do H2 verde há sempre um acérrimo defensor do nuclear? Sempre. Ainda não encontrei um Estudo que se possa dizer que é isento.
By Nirvana

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 22:50
por Lusito11
BearManBull

Sim estou a referir-me à forma de produção do Hidrogénio Verde.

Se tiveres curiosidade tens aqui um excelente artigo sobre este tema e principalmente sobre o elevadíssimo custo do investimento do H2

https://www.science-climat-energie.be/2 ... tion-cost/

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 16:17
por Apramg
O problema do sódio e do lítio é a reintrodução destes na natureza. Nós temos que equilibrar o planeta. A solução do hidrogenio parece me mais harmoniosa na gestão dos recursos do Planeta. Água dá hidrogênio que volta a dar água...

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 15:33
por BearManBull
Portanto suponho que querias dizer rendimento de uma sistema que produz H2.

Esse numero 75% deixa-me bastante intrigado, até porque deve depender de dezenas/centenas de parâmetros, gostava de saber como se chega a um numero tao redondo.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 15:26
por yaya
AAA_ Escreveu:Sigo os avanços tecnológicos de Maria Helena Braga da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto há alguns anos e finalmente uma das suas descobertas vê a passagem para o desenvolvimento industrial. Bravo!

Fica a faltar a sua descoberta mais promissora sobre o electrólito sólido. Essa sim, se tiver viabilidade industrial, é o game changer das baterias e da queda a pique do custo dos automóveis eléctricos.


Sem dúvida, a Simoldes prevê ter em 2025 as primeiras células de iões de Sódio em formato comercial
2025 é já ali

A água do mar vai ter importância no futuro das alterações climáticas: des-salinização de água para consumo e o fabrico de baterias sódio.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 15:20
por Lusito11
Quis significar que por cada unidade de energia consumida para produzir o Hidrogénio Verde ( que de verde não tem nada ) perdes 75%. A perda é enorme.
É realmente dificil de justificar este mega investimento com os fundos do PRR

O que teremos de fazer com os excessos de produção é exportá-los numa rede elétrica efetivamente europeia, justamente com o é objetivo do Hidrogénio verde.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 14:01
por BearManBull
Lusito11 Escreveu: taxas de perda de eficácia na ordem dos 75%.


O que é uma taxa de perda de eficacia?

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 13:27
por NirSup
Lusito11 Escreveu:Tem algum sentido produzir energia eólica e solar ( nas quais temos vantagens competitivas ) para depois a ir dispender no Hidrogénio verde ( que de verde não tem nada ) com taxas de perda de eficácia na ordem dos 75%. É de loucos e irracional do ponto de vista económico.


Caro Lusito1,
E se pensares que, em certas horas do dia (ou da noite), a produção de energia elétrica é tão grande que ultrapassa a capacidade de aborção da rede e dos sistemas de armazenagem, o que é que se faz nessa altura? Deita-se fora como já aconteceu no passado? Não será melhor ser aproveitada na produção de H2 verde, mesmo atendendo à baixa eficiência energética na conversão de eletricidade em H2 verde para posterior reconversão em energia eléctrica?
Em todo o modo julgo que com o desenvolvimento técnico e tecnológico essa taxa de conversão e de reconversão (taxa de eficiência) será cada vez maior.
By Nirvana

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 11:21
por MarcoAntonio
Obs: FEUP (FEP é a Faculdade de Economia).

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 11:14
por Lusito11
Sim , grande mérito da FEP mas existe um grande desenvolvimento mundial na tecnologia necessária ao armazenamento da energia ... é o ovo de Colombo de toda a próxima geração industrial.

Por esta razão é que deveremos ser prudentes no investimento do Hidrogénio Verde ( que de verde não tem nada ) porque esta tecnologia pode estar ultrapassada a muito curto prazo e como é sabido o Governo prepara-se para com as verbas do PRR colocar os ovos todos no mesmo cesto.

Tem algum sentido produzir energia eólica e solar ( nas quais temos vantagens competitivas ) para depois a ir dispender no Hidrogénio verde ( que de verde não tem nada ) com taxas de perda de eficácia na ordem dos 75%. É de loucos e irracional do ponto de vista económico.

Re: Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 17/10/2022 10:32
por AAA_
Sigo os avanços tecnológicos de Maria Helena Braga da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto há alguns anos e finalmente uma das suas descobertas vê a passagem para o desenvolvimento industrial. Bravo!

Fica a faltar a sua descoberta mais promissora sobre o electrólito sólido. Essa sim, se tiver viabilidade industrial, é o game changer das baterias e da queda a pique do custo dos automóveis eléctricos.

Baterias iões sódio

MensagemEnviado: 16/10/2022 7:41
por yaya
É sempre bom saber que há uma empresa nacional a investir numa alternativa ao lítio.

https://www.simoldes.com/iao-de-sodio/