Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais diferentes

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Kooc » 27/4/2022 19:44

Obrigado pela partilha. É sem dúvida um assunto interessante, apesar de considerar que ter posições contrarias em escalas de horizonte temporais diferentes é complicado para a maioria de nós, mais não seja pela questão prática das plataformas de negociação.

Mas, sempre que quiseres partilhar as posições do sistema, estaremos aqui, avidamente, à espera.

Cumprimentos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1220
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por J_Investidor » 27/4/2022 18:53

Cem obrigado por mais este tópico de qualidade.

Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 27/4/2022 18:12

Desta vez temos o 2º fecho de posições anteriormente abertas desde que este tópico foi iniciado, numa trade executada com compra de fecho às 18 horas de Lisboa.

Trata-se de fechar posições curtas oscilatórias na escala das 4 horas, numa posição que esteve em aberto durante 36 dias de calendário.

Venda em 22/03/2022 – 4476,5 Usd / Contrato
Compra em 27/04/2022 – 4228,1 Usd / Contrato

Resultado: + 248,4 Usd / Contrato

Pessoalmente acho que vale a pena explorar todas as possibilidades de trading nas diversas modalidades, tanto a oscilatória menos frequente como a tendencial que deverá ser sem dúvida a principal opção de trading.

Espero que tenham daqui extraído algumas ideias para o vosso trading pessoal, da minha parte termina aqui este tópico.

BN


S&P 500 20220427 NM 4H.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Escala 4 Horas
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 20/4/2022 17:15

Terminou a primeira trade completa na modalidade oscilatória, neste caso com uma perda, na escala horária:

Compra ( 1/04/2022 ) - 4533,1
Venda ( 20/04/2022 ) - 4473,6

Resultado = -59,5 Usd / Contrato

Curiosamente esta trade manteve uma posição em aberto durante 20 dias de calendário, apesar de se tratar da escala horária.

BN


S&P 500 20220420 NM 1H.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Escala 1 Hora
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 2/4/2022 17:44

Kooc Escreveu:Já estou a ficar um pouco confuso.
Significa, então, que temos 2 posições compradas e uma vendida?
É claro que são em períodos temporais diferentes, mas, se for assim, para uma ganhar, as outras têm de perder. ( A minha plataforma de negociação, nem me deixa fazer isso)
Mais valia fechar a curta e voltar a abri-la mais tarde, ou sou eu que estou a ver mal a coisa?



Sim, na prática tens razão em dizer que possuir uma posição longa aberta e outra curta aberta é o mesmo que não ter nenhuma posição em risco, porque estamos a lidar com a mesma carteira no mesmo produto financeiro, o S&P 500.

Na teoria no entanto é bastante diferente lidar com o S&P 500 em diferentes escalas temporais porque as ordens são disparadas em momentos bastante diferentes e por isso para mim a verificação em cada escala tem a sua própria história intrínseca.

Ainda por cima se associarmos a modalidade tendencial como uma nova forma de trading ao índice americano, para além desta modalidade de trading oscilatório que aqui é referida neste tópico, então a foto do saldo das posições poderá parecer uma misturada quase sem sentido!

A verdade é mesmo essa: o resumo geral do layout de várias escalas temporais que utilizo no S&P 500 incluem: apenas posições tendenciais na escala semanal e nas restantes escalas a partir da diária para baixo utilizo posições tendenciais e oscilatórias!

Para finalizar devo acrescentar que a importância das posições tendenciais é substancialmente maior que a das posições oscilatórias, devido aos resultados dos testes históricos do sistema de trading no S&P 500, que comprovam que o saldo final duma posição tendencial compensa qualquer posição oscilatória.

Daí que se eu tiver um sinal tendencial numa escala qualquer vou arriscar um número de contratos maior do que se tivesse um sinal oscilatório disparado. Da mesma forma confio mais nos sinais de compra no que nos sinais de venda, seja em trading tendencial ou oscilatório, pelo que assumo um maior número de contratos em posições compradas ou longas do que em posições vendidas ou curtas.

Como curiosidade final basta dizer que o verdadeiro “holy grail” neste tipo de negociação tem a ver com facto de suceder o mesmo sinal tendencial e oscilatório em todas as escalas: aí estaríamos carregados de contratos com o S&P 500 a deslizar em força para cima ou para baixo, gerando o máximo lucro possível de acordo com a força evidente direcional do mercado. É bastante raro ocorrer tal cenário, mas quando acontece… é deixar o dinheiro entrar!

Abaixo deixo ficar por curiosidade o layout que uso nas diferentes escalas do S&P 500, com a ordem da esquerda para a direita: semanal, diária, 4 horas, 2 horas, 1 hora e 30 minutos. Cada vez que um sinal é disparado existe um "expert advisor" em cada gráfico que emite sons de compra e de venda diferentes para me avisar que é chegada a hora de enviar o respetivo sinal de compra e venda para a corretora online.


BN


S&P 500 20220401 Layout NM.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Layout de negociação Metastock
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Kooc » 1/4/2022 22:30

Já estou a ficar um pouco confuso.
Significa, então, que temos 2 posições compradas e uma vendida?
É claro que são em períodos temporais diferentes, mas, se for assim, para uma ganhar, as outras têm de perder. ( A minha plataforma de negociação, nem me deixa fazer isso)
Mais valia fechar a curta e voltar a abri-la mais tarde, ou sou eu que estou a ver mal a coisa?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1220
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 1/4/2022 21:26

Não há fome que não dê em fartura, temos mais um sinal de compra oscilatório, desta vez na escala das 2 horas, de novo para estrear a abertura duma nova posição.

Ao contrário da escala anteriormente referida, o sinal aconselha um preço de compra a um valor limite válido até às 16h da próxima 2ª feira que não exceda os 4539,5. Este preço foi disparado poucos minutos após o fecho da sessão.

BN


S&P 500 20220401 NM 2H.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Escala 2H
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 1/4/2022 20:18

Aqui vai um novo sinal, desta vez de compra noutra escala (horária) a estrear para abertura de uma nova posição oscilatória, quando falta precisamente uma hora para terminar a sessão em Wall Street.

O valor do preço limite de compra aconselhado encontra-se acima do valor de fecho da barra, pelo que equivale a uma ordem de compra ao mercado, executada a 4533,1.

As duas anteriores posições abertas em escalas diferentes continuam a rolar, sem que tenha havido até agora qualquer ordem de alteração.

BN


S&P 500 20220401 NM 1H.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Escala Horária
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 24/3/2022 0:01

Boa noite, amigo Kooc,

As perguntas que fazes são importantes por se enquadrarem no campo do money management.

O número de contratos otimizado a alocar a cada trade depende essencialmente de 3 fatores: do capital da carteira, da performance da taxa de sucesso esperada do sistema de trading usado e do fator defensivo histórico dos drawdowns esperados que por sua vez dependem da estratégia defensiva que vai ser utilizada (quanto mais anos negociarmos maior a probabilidade de enfrentarmos negócios altamente perdedores do tipo “crash” contra eventuais posições assumidas, uso de stops mais ou menos afastados do ponto de entrada, etc, postura mais ou menos agressiva em overtrading face à possibilidade de enfrentar cenários de falência em carteiras alavancadas, etc).

Basicamente isto significa que haverá que adaptar o número de contratos a parâmetros que diferem de trader para trader.

Portanto eu só posso responder por mim mesmo, uma vez que conheço o capital alocado em cada negócio arriscado e a taxa de sucesso dos resultados previsíveis baseada em testes efetuados no histórico dos mercados.

Uma vez que o sistema de trading é o mesmo para qualquer das escalas de negociação, concluo pela minha experiência que poderemos usar o mesmo número de contratos para qualquer uma das escalas usadas.

Chamo contudo a atenção que os lucros médios nas escalas mais rápidas, ou de menor duração, tendem a ser “comidos” por eventuais diferenças “bid-ask” quando fecharmos posições a preços de mercado. Ou seja, na prática a partir da escala dos 15 minutos para baixo os resultados alcançados começam a não compensar o risco do “slippage” acrescido de eventuais comissões. Daí que só aconselhe a operar o S&P 500 em regime intraday a partir da escala horária ou eventualmente da semi-horária para cima, o que acaba por corresponder a um estilo de day trading mais relaxado e com menor capacidade de atenção ou concentração.

Voltando ao caso específico deste sistema de trading chamo a atenção que na verdade estou a executar dois tipos de operações distintas: trading tendencial e trading oscilatório, pelo que os resultados da performance esperada em cada um deles são distintos. Equivale a dizer que o sistema de trading permite executar dois tipos de operações com regras bem diferenciadas, se bem que exista alguma interdependência na autorização de avançar com ordens em swing trading quando as tendências nas escalas superiores não sofram impedimentos, no caso dos sinais gerados pelas ordens oscilatórias.

No caso concreto das trades oscilatórias os testes mostram que o sistema de trading possui uma taxa de sucesso esperada que ronda os 60%, em cada 5 trades serão esperados 3 negócios vencedores e 2 perdedores, com uma relação de 1 para 1 entre a média de cada ganho sobre a média de cada perda.

Se introduzir estes 2 importantes parâmetros na fórmula do critério de Kelly, que estabelece a quantidade máxima ótima de capital a colocar em risco para acumular o máximo de capital numa carteira a prazo, a fórmula diz-nos que, para W% (Taxa de sucesso) = 60% e K (Ganho médio / -Perda média) = 1/1 = 1:

K% (Critério de Kelly) = W% - (100% - W%) / K = 60% - (100% - 60%) / 1 = +20%

Ou seja, se a nossa carteira possuísse apenas a possibilidade de usar a negociação sobre uma única escala do índice S&P 500, poderíamos utilizar até 20% da margem autorizada pela corretora para preencher em contratos sobre o S&P 500 em cada negócio em risco.

Na prática o que temos de fazer à partida é atribuir o capital de trading que queremos ou podemos alocar para uma carteira dedicada apenas a negociar o trading oscilatório sobre o S&P 500.

Por outro lado, como temos 4 escalas diferentes de negociação do tipo oscilatório (diária, 4 horas, 2 horas e 1 hora) a usar o mesmo sistema de trading e o mesmo índice, é como se possuíssemos uma carteira potencialmente simultânea com um máximo de 4 ativos financeiros diferentes mas com resultados finais esperados semelhantes no final.

Logo, em cada uma das 4 escalas o número máximo de contratos a alocar não poderá exceder 5% (= 20% / 4) da margem autorizada pela corretora em relação ao valor da carteira sobre o S&P 500 dedicada ao trading oscilatório.

O capital da carteira depende de cada trader mas vamos supor, para exemplificar numa carteira hipotética, que cada contrato do S&P 500 (Mini, por exemplo) fazia aumentar a margem da corretora usada na carteira em 1.5%. Nesse caso em cada uma das escalas sabemos que não devemos exceder em cada negócio mais de 5% de margem autorizada em termos de risco, pelo que no caso do exemplo em questão o número máximo de contratos a usar em cada trade e em cada escala não poderá ultrapassar o valor de:

5% de margem máxima / 1,5% de margem por contrato = 3 contratos

Em resumo, tudo depende do capital de trading de cada um e da performance esperada à partida para cada negócio!

Chamo a atenção que o cálculo do risco não depende apenas daquela fórmula que indiquei atrás do critério de Kelly, que é dedicada a calcular o número máximo de contratos a alocar por alavancagem no caso de maximização dos lucros duma carteira do tipo hedge-fund. É preciso levar também em linha de conta o risco defensivo dos drawdowns máximos admissíveis que têm de estar sempre muito presentes, mais a mais quando usamos precisamente o mesmo ativo 100% interdependente.

Ou seja, se temos supostamente as 4 escalas a negociar trades todas compradas ou todas vendidas e se o índice efetuar um movimento contrário ao do sentido dos negócios em risco, o resultado será cumulativamente negativo em todas as 4 operações. Portanto, nem tudo são rosas neste tipo de trading…

Espero ter respondido, desculpa a resposta ter sido um pouco longa!

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Kooc » 23/3/2022 22:06

Boa noite cem,

Antes de mais, obrigado pela partilha,

Como deves imaginar, eu, que já estava curto em tudo o que mexe, aproveitei a indicação da maquineta, para meter mais uns ferrinhos (suaves, neste caso, que isto de ter a tendência diária e Semanal neutrais não me estava a inspirar grande confiança).

Neste caso em concreto, quando há uma indicação de um período temporal maior a corroborar o período mais curto, reforças a posição, entrando com uma nova ordem de venda?

Se sim, como é feita a gestão das quantidades de contratos? Cada período temporal, vale um contrato (ou um determinado número de contratos) e o período de 4 horas é apenas 1/3 das posições que poderás vir a assumir?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1220
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 23/3/2022 21:37

Surgiu um novo sinal de venda oscilatório, desta vez no gráfico diário, mesmo apesar da sua tendência possuir à presente data um pendor ascendente.

A operação não é contudo impedida pela tendência do gráfico semanal, que por enquanto se vai mantendo neutral.

O preço de venda aconselhado pelo programa, com validade até ao final da sessão de amanhã, deverá ser superior a 4463,98 $Usd / contrato.

Nas restantes escalas temporais ainda não se registaram mais alterações para além da venda que foi mencionada anteriormente na escala de 4 horas.

O índice efetuou uma sessão em baixa relativamente calma fechando próximo dos 4456 pontos.

BN

Nota adicional: A operação de venda foi confirmada por trade executada em 24/03/2022 ao preço de 4464 $Usd / contrato, com comissões nulas.


S&P 500 20220323 NM Day.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Gráfico Diário
Editado pela última vez por Cem pt em 24/3/2022 14:25, num total de 2 vezes.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

Re: S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais difere

por Cem pt » 21/3/2022 23:56

Cá temos o primeiro sinal oscilatório deste sistema de trading no S&P 500.

Foi disparado no gráfico da escala de 4 horas do índice, tendo sido acionado precisamente no final da sessão.

O sinal de venda é autorizado porque as tendências nas escalas diária e semanal, que se encontram logo acima das 4 horas, não se encontram coincidentemente ascendentes (a diária está de facto positiva mas a semanal encontra-se neutra).

De notar que no caso das trades oscilatórias não me vai interessar o sinal da tendência na escala em que a trade oscilatória acontece mas sim eventuais impedimentos que possam ocorrer por eventual contradição com as tendências nas 2 escalas superiores àquela em que o sinal oscilatório ocorreu.

Obviamente que o facto da tendência do S&P 500 se encontrar agora ascendente na escala das 4 horas obriga também a assumir posições longas mas isso sucede apenas na modalidade do trading tendencial, que não é o caso aqui tratado porque neste espaço do tópico estamos apenas a falar do trading cíclico ou oscilatório.

A operação de venda à partida não pode ser dada como garantida porque a posição deverá ser aberta através dum valor a preço limite, que na maioria das vezes é atingido e outras não.

No caso específico deste sistema de trading, atendendo à volatilidade do mercado acionista americano, o preço limite que deverá estar vigente até às 17h da sessão de amanhã dos mercados norte-americanos, para garantir que a trade deverá ser executada com uma probabilidade a rondar os 75%, deverá ser dado a um preço de venda superior a 4476,54 $Usd por contrato. O fecho do S&P 500 registou-se hoje perto dos 4461 pontos.

BN

Nota adicional: A operação de venda foi confirmada por trade executada em 22/03/2022 às 8h 34m, ao preço de 4476,58 $Usd / contrato, com comissões nulas.


S&P 500 20220321 NM 4H.png
S&P 500: Sistema de trading Nova Maquineta / Gráfico 4 Horas
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16

S&P 500: Trading oscilatório em escalas temporais diferentes

por Cem pt » 21/3/2022 20:03

Se tiver tempo disponível gostava de abrir este tópico com a possibilidade de divulgar trades oscilatórias sobre o principal índice acionista mundial, o S&P 500.

Contrariamente ao que possam imaginar as oportunidades de trading na modalidade de swings para cima e para baixo, para terem alguma probabilidade positiva de sucesso, são em número inferior aos ciclos tendenciais ascendentes e descendentes.

À primeira vista estamos sempre a pensar que a quantidade dos ciclos dentro duma tendência supera sempre o ciclo tendencial em que estão inseridos os movimentos do sobe e desce e que tais movimentos poderiam ser aproveitados para comprar junto à base do canal e vender perto do topo.

Sucede que esses ciclos contêm quase sempre dois problemas: ou detêm uma amplitude muito insuficiente ou então os sinais gerados são quase todos anti-trend, ou seja, a esmagadora maioria dos sinais de compra ocorre em tendências descendentes e, de forma similar, a maioria dos sinais de venda é disparada em tendências ascendentes.

Ora, como bem sabemos, no trading correto vai contra todas as regras fechar posições contra a tendência, para deixarmos correr os lucros.

Daí que os únicos sinais de trading oscilatório aceitáveis acabem por ser aqueles que estejam em consonância com a tendência de uma ou duas escalas temporais acima da escala em que foram disparados. Se a trade estiver a correr mal a posição será fechada quando as tendências nas escalas acima acabarem por virar para sentidos contrários ao sinal oscilatório que tiver sido tomado.

Nada melhor do que observar na prática a forma como estes sinais aparecem. Para o efeito tenho utilizado com algum sucesso relativo o índice S&P 500 em 4 escalas bastante diferentes: diária, 4 horas, 2 horas e horária (a escala semanal é apenas dedicada a trading tendencial).

Abaixo da escala horária não aconselho que se faça trading sobre o S&P 500. Não só os spreads bid-ask já não oferecem padrões de risco aceitáveis para trading oscilatório, daí que desaconselhe francamente negociar abaixo da escala de 1 hora em intraday, como também o nível de concentração e dedicação abaixo do período horário terá de ser muito mais absorvente, tal como se fossemos uns verdadeiros controladores de voos comerciais. Aqui uma desatenção ou distração pode ser a morte do artista!

E já chega de paleio, quando aparecer uma trade na modalidade oscilatória vou ver se não me esqueço de a postar neste espaço juntamente com o gráfico que lhe deu origem. Acho que os resultados podem ser interessantes, se corresponderem ao que me aconteceu até agora. Obviamente com trades vencedoras e perdedoras à mistura, mas sempre com cada uma delas a obedecer ao timing adequado estabelecido em cada caso.

BN
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.


Citações que me assentam bem:


Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez


O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau
 
Mensagens: 3143
Registado: 4/3/2008 17:21
Localização: 16


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Esquinas3, Google [Bot], hfmagalhaes, hugoch89, m-m, machadosoares31, malakas, MPAM, mpaquim, MR32, naxis18, nfaz, Noel1, peterteam2, Phil2014, Shift72 e 161 visitantes