Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por JPedro83 » 19/2/2022 9:46

bigest Escreveu:E, penso que essa herança passa para a posse do herdeiro ao valor de mercado!
Neste caso se tiverem sido compradas há muito tempo e tenham valorizado, essa mais valia não será considerada!
Penso também que será necessário um qualquer certificado passado pela CMVM, mas aqui como tudo muda muito depressa, requere informação da legislação actual.


Sim, a cotação que passa a contar para os herdeiros é a cotação à data do óbito.

Como tinha dito, a transferência de ações já foi pedida no banco de origem, pelo que esse certificado da CMVM que refere e a relação de bens já foram feitas e esta última apresentada com o pedido.
 
Mensagens: 4
Registado: 16/2/2022 7:44

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por bigest » 19/2/2022 9:42

E, penso que essa herança passa para a posse do herdeiro ao valor de mercado!
Neste caso se tiverem sido compradas há muito tempo e tenham valorizado, essa mais valia não será considerada!
Penso também que será necessário um qualquer certificado passado pela CMVM, mas aqui como tudo muda muito depressa, requere informação da legislação actual.
 
Mensagens: 604
Registado: 12/2/2014 14:33

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por JPedro83 » 19/2/2022 3:40

marijon2 Escreveu:Teria sido mais fácil não informar o banco do falecimento, vender as ações e distribuir o dinheiro pelos herdeiros.


Pois teria, mas agora já não há nada a fazer em relação a isso.

volvista Escreveu:Pois, o Banco não precisava de saber de nada e tinham resolvido assim o assunto. A transferencia para outro Banco é encarada como uma venda e eventualmente terá mais custos associados ainda por cima vários herdeiros e vários Bancos. Mas parece-me que os Bancos ao fazerem a declaração, vão até um ano atrás,precisamente para isso constar na relação de Bens.
Resumindo: o ideal é ter conta corrente no Banco onde recebem ordenados ou reformas e as poupanças em outro. Assim a declartação a apresentar seráprestada pelo 1º Banco.


A transferência em contexto de herança não é encarada como venda, é uma transmissão gratuita de valores mobiliários.
Editado pela última vez por JPedro83 em 19/2/2022 3:41, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4
Registado: 16/2/2022 7:44

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por volvista » 18/2/2022 20:27

Pois, o Banco não precisava de saber de nada e tinham resolvido assim o assunto. A transferencia para outro Banco é encarada como uma venda e eventualmente terá mais custos associados ainda por cima vários herdeiros e vários Bancos. Mas parece-me que os Bancos ao fazerem a declaração, vão até um ano atrás,precisamente para isso constar na relação de Bens.
Resumindo: o ideal é ter conta corrente no Banco onde recebem ordenados ou reformas e as poupanças em outro. Assim a declartação a apresentar seráprestada pelo 1º Banco.
 
Mensagens: 474
Registado: 9/9/2017 21:28

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por marijon2 » 18/2/2022 19:47

JPedro83 Escreveu:Bom dia,

Os meus pais tinham uma carteira de títulos conjunta composta por ações. Entretanto a minha mãe faleceu e a relação de bens foi feita, tendo-se pedido ao banco a transferência dos títulos para as contas dos respetivos herdeiros, contas essas que estão sediadas em bancos diferentes do banco de origem. Este pedido já foi feito há mais de um mês e até agora ainda nada aconteceu. A resposta que tenho obtido é que este é um processo demorado e burocrático.

Começo a achar um pouco estranho tanta demora neste processo.

Venho perguntar se já alguém passou por esta situação e se me pode aconselhar, nomeadamente no que diz respeito ao tempo de espera deste processo e a eventuais procedimentos que deva tomar.

Obrigado


Teria sido mais fácil não informar o banco do falecimento, vender as ações e distribuir o dinheiro pelos herdeiros.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por JPedro83 » 17/2/2022 8:17

Obrigado Pata. Vou ter isso em consideração quando chegar a altura.
 
Mensagens: 4
Registado: 16/2/2022 7:44

Re: Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por Pata-Hari » 16/2/2022 12:42

Não te sei responder quanto ao tempo mas chamo à atenção para o seguinte: normalmente os bancos não registam os custos de aquisição na entrada dos títulos. Quan do chegarem ao banco de destino, verifica isso e pede a correcção para o valor a que herdaste para te poupar maçada no futuro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Transferência de ações entre bancos diferentes - Herança

por JPedro83 » 16/2/2022 7:46

Bom dia,

Os meus pais tinham uma carteira de títulos conjunta composta por ações. Entretanto a minha mãe faleceu e a relação de bens foi feita, tendo-se pedido ao banco a transferência dos títulos para as contas dos respetivos herdeiros, contas essas que estão sediadas em bancos diferentes do banco de origem. Este pedido já foi feito há mais de um mês e até agora ainda nada aconteceu. A resposta que tenho obtido é que este é um processo demorado e burocrático.

Começo a achar um pouco estranho tanta demora neste processo.

Venho perguntar se já alguém passou por esta situação e se me pode aconselhar, nomeadamente no que diz respeito ao tempo de espera deste processo e a eventuais procedimentos que deva tomar.

Obrigado
 
Mensagens: 4
Registado: 16/2/2022 7:44


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], macau5m e 190 visitantes