Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao de p

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao

por MarcoAntonio » 17/2/2022 18:59

cloubird Escreveu:indignado com o facto de se querer atribuir à tecnologia/serviços em cloud com sendo a origem de todos os males, e de terem medo de sos sistemas de informação viverm na cloud.

E isso está onde?

Eu não percebo sequer porque é que estás a escrever estas coisas.


cloubird Escreveu: A CNPD é uma entidade retrograda, que olha para a tecnologia com histeria e não a tenta entender.

A iniciativa não é da CNPD, a CNPD é antes o membro do CEF (Coordinated Enforcement Framework) que será responsável por levar a cabo a iniciativa no caso de Portugal. A iniciativa está a ser levada a cabo à escala europeia e não foi decidida nem é liderada pela CNPD.

O contexto desta iniciativa é o cumprimento do GDPR, de 2016, do qual sugiro que leias o Artigo 5 em particular, uma vez que a generalidade do que estás a escrever não tem nexo neste contexto. Esta iniciativa enquadra-se no mecanismo de supervisão já planeado em Outubro de 2020 e que é coordenado com um outro mecanismo separado, o SPE (Support Pool of Experts), que intervirá com o seu apoio especializado numa base caso-a-caso (quando e se se justificar). As guidelines do SPE encontram-se aqui. O contexto é portanto o de saber se as entidades (seja as públicas seja as sub-contratadas) estão a cumprir com a regulamentação europeia, que é bastante abrangente. Sendo que os controladores dos dados são responsáveis pelo tratamento dos dados e também de ser capazes de demonstrar que estão a cumprir.


O mínimo que consigo dizer do que estás a escrever é que é completamente despropositado.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38513
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao

por cloubird » 17/2/2022 18:48

MarcoAntonio Escreveu:Ao certo, com que é que estás indignado? Embora saiba a que é que a notícia se está a referir, não tenho acesso ao artigo em questão na sua versão integral e o teu post anterior, que só contém explicações/considerações genéricas sobre a cloud, não permite perceber tão pouco qual é a tua questão especificamente. Queres citar a parte do artigo que te causa problemas e/ou partilhar o e-mail que enviaste para se saber especificamente qual é a causa da tua indignação?


indignado com o facto de se querer atribuir à tecnologia/serviços em cloud com sendo a origem de todos os males, e de terem medo de sos sistemas de informação viverm na cloud.

Não faz sentido, alarma a apopulação, que com é obvio não tem de ter o memso entendimento do que eu.

MAs fazerem o raciocinio

em cloud = a desprotegido e acesso publicito . não posso falr muito abertamente sobre o tema pois já participei em muitos porjetcos de cloud tanto em PT com fora . MAs toda a informação que está na cloud não está acessível ao mundo, os daod estão encriptado, e é quase impossível desencriptar.. . o que a comição de proteção de dados poderá quere dizer, é com pelo que vejo não tem tido um papel dinamizador, para justificar o que recebem, querem agora começar a fazer a cama à cloud.

há uns anos, na indústria da banca falássemos em cloud numa entrevista, éramos enviados para um hospital psiquiátrico e era corridos a ponta é. as coisas estão diferentes.

CLoud é algo de belo, permite-nos crira sistemas de informação robustos, quse com se fosse uma orquestra.

é complexo, e difícil, mas usando terraform + docker + cloud consegues construir este mundo e o outro.

Imagina, basta alguém começara a falar em clous e dizer. e cartigos a insinuar que é inseguro. não deveria a comissão de proteção de dados
proibir a utilização da cloud....a ignorância é algo com m muita força, e infelizmente, por vezes dá-se voz a ignorância.

Eles se querem brilhar podem legislar, legislarem para por exemplo as bd ter encriptação at rest, obrigatório, e se houver a um inspeção e se em PRd isso não acontecer, então sim uma multa.

Isso é acompanhar a tecnologia, agora fazerem artigos deste é que não. Eu compreendo , o problema é a CNPD, não a jornalista do publico.....

Já agora , só ´uma coisa assusta um pouco as empresas, quando detectam algum a usar kali linux nos seus sistemas, tocam logo alarmes.

A CNPD é uma entidade retrograda, que olha para a tecnologia com histeria e não a tenta entender.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

Re: os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao

por MarcoAntonio » 16/2/2022 2:13

Ao certo, com que é que estás indignado? Embora saiba a que é que a notícia se está a referir, não tenho acesso ao artigo em questão na sua versão integral e o teu post anterior, que só contém explicações/considerações genéricas sobre a cloud, não permite perceber tão pouco qual é a tua questão especificamente. Queres citar a parte do artigo que te causa problemas e/ou partilhar o e-mail que enviaste para se saber especificamente qual é a causa da tua indignação?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38513
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao

por cloubird » 16/2/2022 2:01

estou indignado com isto já enviei um mail a comissão, ao grupo parlamentar do PS so jornal publico.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13

os perigos do mundo e a ignorância.. acloud..a comissao de p

por cloubird » 16/2/2022 0:57

Antes de mais, quem sou eu, sou especialista em clous principalmente AWS, certificado, pela AWS e já participei em muito projetos de claoud para varios sectores de actividade, com é obvio não vou aqui revelar empresas.
E sou pago e bem pago para fazer estes projetos,

Em suma, usando a "nuvem" uma empresa pode reduzir o CAPEX brutalmenet no que respeita a IT, e mesmo o OPEX fica mais contido e previsível.



a ignorância é a mãe da intolerância, do medo,



https://www.publico.pt/2022/02/15/tecno ... ca-1995625

Li isto e assustei-me já estou a ver os jornalistas da CM TV e muita gente a gritar e berrar. O que...dados na nuvem assim basta olhar para o ceu e está lá tudo.. e os dados não caem das nuvens.

A ignorância que tomou conta da Europa durante centenas de anos, na idade média, não nos deixou evoluir.

a ignorância é muito perigo. Sou um especialista em cloud já tive em projeto em cloud para bancos, operadores de telcos ou fintec, e empresas de cariz financeiro.



e assusta-me o histerismo típico na ignorância.

e poque é ignorância ?

Porque a nuvem foi um conceito de marketing criado nos EUA, para defino o produto...porque na realidade o conceito de nuvem e o que a compõem, já existe há mais de 50 anos.

Vejamos o que é essa tal nuvem ?

a nuvem é um datacenter composto por centenas de servidores, dotados de tecnologia de virtualização, que permite que pensemos numa infraestrutura com peças de lego.

Assim posso pensar em servidores com uma peça, de lego, e criar uma para mim, demora pouco mais de 5 minutos. usando processo de escalabilidade automática posso ter o meu sistema a criar servidores automaticamente para responder às necessidades no meu negocio.
Esses datacenteres docom da AWS tem segurança fisica, com ipos armados, rdundancia de harware, equipes de tecnicos 24/24, por vezes até mini centrais elétricas, brutais sistemas de arrefecimento, e tda a segurança.


vou dar aqui um exemplo real e outro possível.

por exemplo uma loja online, , vem Black Friday, milhares de acessos... antigamente eles tinham de prever essa necessidade e no tempos em que não existia os produtos em cloud, tinham de comprar ou alugar servidores físicos. Uma dor de cabeça. e um gasto brutal. Um servidor na altura podia custar 20.000 € .

Hoje na nuvem SE e repito, SE o sistema detectar que sofre uma sobrecarga, PODE em 5 minutos criar outro servidor , que custa por hora pouco mais de 1$ e SE mesmo assim não for suficiente, pode criar mais outro.

e no final da black frayday, pode simplesmente eliminar esse servidor, sem qualquer custo.

Portanto no passado, no tempo dos datacenters próprio de cada empresa, tinham gasto 40.000 € so para terem a certeza que não teriam indisponibilidade por falta de recursos.


MAs tenho uma ma noticia para lhes dar, quase todas as empresas do mundo usam cloud com toda a segurança, fiabilidade e robuztes..se agora essa gentinha, vem dizer que o estado não pode usar, Portugal arrisca-se a cair no ridículo.

Os estados unidos tem um acordo com uma rede só deles, na AWS ( o estado diga-se) , claro isso paga-se.



a cloud foi uma forma verde de as empresas term uma brutal redução nos seus custos de investimento.

vejamos a entrega do IRS.

todos sabem que o sistema fica entupido , oura com cloud o investimento para garantir que isso não acontece, resume-se a meia dúzia de euros.

Retomes a historia, no passado, por exemplo no tempo dos main frames bancários, as empresas tinham gigantescos computadores que estariam ligados a um conjunto de terminais estrupidos, onde os operadores tinham aceso.

Portanto esses servidores estavam acessíveis, embora numa rede privada, mas estavam na nuvem , numa nuvem privada.

Década de 90, nas universidade a internet começava a fervilhar, andava já por ai o projeto arpanet.

Os alunos que tivessem um contrato com um operador, e uam linha telefonica analçogica e um MODEM, podiam aceder a net, dava trabalho.

Portanto os alunos, podiam ver a sua conta de email, e visitar uma paginas, conta essa que estav alojada num servidor barato das universidades e as paginas web, alojadas em servidores das empresas.

A cloud iria permitir que o estado pudesse a nível informático, poupar fortunas, e ter serviços de elevada qualidade.

Portanto aos jornalistas antes de se debitar asneiras e cair na tentação da histeria, informem-se com tipos com eu especialista no terreno.
Certificados e com vasta experiencia.

Não alarmem a população, com coisas parvas.





Em suma estavam na nuvem.

A nuvem na altura eram dataenters, privados ou universitário, onde tínhamos os nosso email, podiamos ver notas, etc.

A nuvem hoje são datacenters gigantescos protegidos 24/24 ond quem tiver uma conta com um provider (AWS, azure, etc) tem acesso a um conjunto de tecnologia que permite de uma forma eficiente ter servidores, bases de dados, e milhares de outros produtos.

Se a isso associarmos tecnologia terraform onde eu tb sou especialistas, podemos criar uma infra estrutura d qualquer dimensaõ, entre alguns minutos a algumas horas, depende da dimensão.
a comissão de protecçõ de ados é um dos maiores entraves a evolução tecnológica. são o cancro do séc XXI .

Eu se tiver um computador, uma ligação à net e instalar nele uma base de dados e um servidor web, com os nomes dos utilizadores do caldeirão, é um sistema está disponível a qualquer um. do memso moo que na nuvem posso ter exactamente a mesma situação.

Pra terminar quando preenchemos o IRS ou usamos um serviço bancário, esses servidores, estando em daratacenters próprio ou não, isso é o que se chama na nuvem.

a comunicação social tem de ter cuidado em não dar vz à ignorância, e não dar palco a quem não sabe o que diz.

e esse artigo é perigosos, muito perigoso.

Concluido, os servidores do fisco estão online, portanto estão na nuvem, só que em servodorees fisicos, num datacenter proprio. o qual tem tantos perigos com um datacenter de um provedor de nuvem.

Alias arrisco-me a dizer sme dúvidas que um datacenter do fiso tem menos garantias de segurança do que de um provider com a AWS.
os fornecedores tem equipes de segurança, técnicos para manutenção, monitorização constante e muitos sistema de redundância a falhas.

Com esses datacenter são usados por milhares de clientes, os custos são repartidos.

Isso para não falar dos sistemas de proteção aplicacional que os provideres de nuvem disponibilizam.

Em suma a palavra nuvem é apenas marketing, para vender um produto.
Editado pela última vez por cloubird em 16/2/2022 2:02, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 202
Registado: 11/1/2022 1:13


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, PXYC e 352 visitantes