Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Parece haver movimentação no BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Ataque do BPI

por Dedo mágico » 24/4/2003 23:12

Para o BPI trata-se de um investimento de oportunidade,nas palavras do seu presidente.Portanto, para ele,o BCP está barato, ou provávelmente saberá coisas que nós não sabemos.Tratando-se de um comprador do mesmo ramo,conhecedor do mercado, e que faz este grande investimento numa altura em que o dinheiro anda escaço,tudo leva a crer que o BPI sabe o que está a fazer e nós, que desdenhamos do BCP secalhar queremos comprar.Com os fundos de pensões não se brinca! Vamos acreditar no BCP.
Dedo mágico

BCP

por Jarcorreia » 24/4/2003 19:41

:shock: Afinal o BPI dá razão ao JAS. Investiu...Investiu! :lol: LISBOA, 24 Abr (Reuters) - O Banco BPI <BPIN.IN> não teve qualquer entendimento com o Banco Comercial Português (BCP) <BCPN.IN> para a compra de dois pct no recente aumento de capital, sendo apenas uma oportunidade de investimento, disse Artur Santos Silva, presidente do BPI.

Acrescentou que, apesar do Santander <SAN.MC> ter oito pct do BPI, isto não lhe dá automaticamente nenhuma possibilidade de nomear um administrador. "Não há nenhum entendimento entre o BPI e o BCP nesta matéria (aquisição de posição no BCP), consideramos que foi uma oportunidade interessante que surgiu", disse Santos Silva, na conferência de imprensa de apresentação dos resultados do primeiro trimestre.

"O fundo de pensões do BPI fez um investimento adequado", acrescentou.

O fundo de pensões do BPI comprou cerca de dois pct do BCP no recente aumento de capital feito por esta última instituição, no montante de 931 ME.

Em relação à posição detida pelo Santander, Santos Silva disse que se trata de um investimento, adiantando que "o facto de um accionista ter oito pct não lhe dá qualquer condição automática para entrar no conselho de administração".

Santos Silva adiantou que não está prevista nenhuma alteração no conselho de administração do BPI.

O presidente da instituição, comentando notícias da Imprensa, disse que o BPI não tem conhecimento de que a La Caixa esteja interessada em vender a sua posição no banco ou mesmo reforçá-la.

((---Elisabete Tavares, Lisboa Editorial, +351 21 3113125, lisbon.newsroom@reuters.com, Reuters messaging: elisabete.tavares.reuters.com@reuters.net))
Jarcorreia

Penitencio-me

por Visitante » 24/4/2003 15:22

... muito obrigado pelas correcções, Jas e Ulisses!
Infelizmente pensava que o emerging (Dif) já tinha actualizado o seu motor de gráficos para as correcções devidas aos aumentos de capital... infelizmente!
Um abraço e mais uma vez o meu obrigado!
Visitante

Sim...

por maeinvestidora » 24/4/2003 14:30

...Já aprendi essa dos três pontos. Mas, por exemplo a linha a cor de rosa a tracejado é uma potencial linha de tendência(!). Eu bem gostava que o BCP a fosse testar, mas é um banco que anda preguiçoso estes últimos tempos...nem para cima nem para baixo.

E depois, eu sou uma pessoa que ainda tem esperança que , se o BCP quebrar esta linha descendente de curto prazo, vai testar a linha rosa...enfim, um sonho cor de rosa, rosa choque, mesmo!
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por Ulisses Pereira » 24/4/2003 14:19

Podem; sem dúvida que podem. Já agora gostaria de realçar o aspecto mais básico das linhas de tendência que tenho visto muita gente descurar: Uma linha de tendência para ser válida tem que ter três pontos de toque. Convém nunca esquecer este importante pormenor.

Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

BCP bullish?!

por maeinvestidora » 24/4/2003 14:15

Nem aqui nem na China!

Estou completamente de acordo com o JAS e com o Ulisses quando falam dos gráficos ajustados. Já fui também verificar o meu, que não me falhou, não fossem os meus meios poderosíssimos como diz a Pata-Hari.

Mas tenho uma questão sobre as linhas de tendência...Mesmo que a linha de tendência não seja testada há "muito tempo", ela não é válida, mesmo que a cotação permaneça (muito/bastante/...) abaixo da linha?

Quero dizer...Podem existir outras linhas de tendência de mais curto prazo abaixo de uma outra que não seja testada há algum tempo?

Um exemplo (BCP):
Anexos
BCP.png
BCP.png (4.77 KiB) Visualizado 1367 vezes
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por Ulisses Pereira » 24/4/2003 12:36

O JAS tem razão no cuidado que se deve ter em ajustar os gráficos aos aumentos de capital. Contudo, quer num gráfico quer no outro, não me parece que a linha de tendência descendente traçada seja consistente do ponto de vista técnico, faltando-lhe pontos de toque.

Outra questão importante é que as rupturas das LT, para terem significado, devem acontecer com um movimento ascendente (ou descendente) e não, como neste caso, através de uma lateralização.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

Gráficos Corrigidos?

por JAS » 23/4/2003 23:20

É muito bonito traçar linhas e tirar conclusões mas é preciso que os gráficos estejam correctos.

Julgo que no gráfico anterior, colocado por um Visitante, não foi feita a correcção derivada do Aumento de Capital do final do ano passado.

E como tal aquela LT descendente não existe.

Junto uma imagem com a sobreposição do gráfico do Visitante e do gráfico que está no Investidor Global(que me parece correcto) e junto uma imagem deste último.

JAS
Anexos
bcp2.gif
Gráfico do Investidor Global
bcp2.gif (14.23 KiB) Visualizado 1530 vezes
2 Graf BCP.jpg
Sobreposição dos 2 gráficos
2 Graf BCP.jpg (190.46 KiB) Visualizado 1518 vezes

Registado: 5/11/2002 0:05

para além

por Visitante » 23/4/2003 17:25

de ter cortado a LT descendente em fecho, embora com baixo volume, a figura de cunha é bullish e as Bolinger Bands indiciam a proximidade de uma resolução...
Anexos
2--.jpg
2--.jpg (147.63 KiB) Visualizado 1656 vezes
Visitante

Filipe

por Visitante » 23/4/2003 16:43

concordo contigo quando dizes que o volume não é nada de especial! penso que só volumes superiores a 15 M é que seriam relevantes!De qualquer das formas um fecho nos 1.26 corta o "trend" de Dezembro! Vamos ver o que se passa até o final da semana!
Visitante

por Filipe » 23/4/2003 16:28

não me parece nada de especial, o volume é normal e uma ligeira subida num dia em que o PSI está a subir 1% e depois de resultados ligeiramente acima do esperado penso ser também normal.
O que penso foi que a queda dos últimos dias se deveu a receios de novas más notícias, o que, até à data, ainda não se verificou.
Vamos ver os próximos dias. Se não houver nenhuma novidade inesperada, penso quo o BCP pode recuperar no curto prazo. Pelo menos um teste à resistência dos 1,35 euros.

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

Um fecho acima dos 1.25

por Visitante » 23/4/2003 16:28

com volume elevado seria muito positivo pois quebraria a linha de tendência linear descendente que vem desde Dezembro!... vamos ver...
Visitante

Parece haver movimentação no BCP

por croll » 23/4/2003 16:10

Volume acima da média em alta e compras de grandes lotes 50 k, 100 k...
Abraço
croll

Registado: 6/11/2002 2:07

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Carlos73, FalcãoBeira, Google [Bot], josehenry400, paul_invest, PAULOJOAO, VALHALLA e 290 visitantes