Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 30/9/2021 17:41

marijon2 Escreveu:E o maior problema é que não é só"essa parte" do rendimento mas sim o rendimento global. No meu caso pessoal passo de uma taxa de 28,5 que pagaria via rendimentos do trabalho para os tais 45% que vão não só incidir sobre as mais valias, mas também sobre os rendimentos do trabalho. :-k :oh:


Estará certamente equivocada. Aconselho a que "invista" uns minutos a compreender como funciona o IRS, nomeadamente na parte que diz respeito `ás taxas marginais...! :|
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por marijon2 » 30/9/2021 15:24

rg7803 Escreveu:
traderh Escreveu:Não percebeste a resposta subliminar, se actualmente colocarem no nome da avo ou do sobrinho. Já dá para não pagar os 28%.


O problema é quando a avó morre e o tio com quem não te dás particularmente bem te fica com parte da carteira :wink: certo?
Eu acho que ele percebeu. As pessoas que têm rendimentos trabalho razoáveis, e que consigam ter um rendimento decente anual em mais valias, dividendos, cupões etc não é complicado que essa parte do rendimento seja taxada a 45% ou mais.

Basta olhares para uma tabela com escalões do IRS que verificas isso.

E pagar 45% ou mais quando o risco está todo do nosso lado é uma aberração.


rg

E o maior problema é que não é só"essa parte" do rendimento mas sim o rendimento global. No meu caso pessoal passo de uma taxa de 28,5 que pagaria via rendimentos do trabalho para os tais 45% que vão não só incidir sobre as mais valias, mas também sobre os rendimentos do trabalho. :-k :oh:
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por rg7803 » 30/9/2021 11:54

traderh Escreveu:Não percebeste a resposta subliminar, se actualmente colocarem no nome da avo ou do sobrinho. Já dá para não pagar os 28%.


O problema é quando a avó morre e o tio com quem não te dás particularmente bem te fica com parte da carteira :wink: certo?
Eu acho que ele percebeu. As pessoas que têm rendimentos trabalho razoáveis, e que consigam ter um rendimento decente anual em mais valias, dividendos, cupões etc não é complicado que essa parte do rendimento seja taxada a 45% ou mais.

Basta olhares para uma tabela com escalões do IRS que verificas isso.

E pagar 45% ou mais quando o risco está todo do nosso lado é uma aberração.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por traderh » 30/9/2021 11:47

Não percebeste a resposta subliminar, se actualmente colocarem no nome da avo ou do sobrinho. Já dá para não pagar os 28%.
 
Mensagens: 189
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por - - - P P P - - - » 30/9/2021 11:05

Bom dia companheiros,
Como se taxará o Fugitivo Rendeiro?
Como se taxará toda a "escória" social que paga pouco ou nada para ter benefícios sociais, da grande ascensão dos povos por algo positivo para as suas populações?
NA VIDA APRENDER É O MAIS IMPORTANTE.
OS MERCADOS SÃO COMO A VIDA TEMOS CONSTANTEMENTE DE APRENDER. E NUNCA CHEGA....TAMBEM TEMOS QUE PROCURAR UMA COISA QUE NÃO NOS PRETENCE - SORTE.
PPP
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 142
Registado: 5/9/2007 10:33
Localização: Alenquer/Lisboa/Portugal

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por QOVER » 30/9/2021 9:54

traderh Escreveu:Mas aqui ninguém tem filhos com baixos salários, uma avó um avô, com uma reforma baixinha. É abrir uma conta no nome dos dois e começar a transaccionar, e depois a declaração do irs o ideal é mesmo optar pelo englobamento.
A não ser que a malta ande aqui a ganhar acima de 40.000 anuais na bolsa e nesse caso lamento mas devem contribuir com mais alguma coisinha para o estado.


50% do que se ganha? Lamento, mas não.... Sabem o que vai acontecer? De mim, Portugal podia receber 28% das minhas mais valias, mas como é guloso e quer 50% irá receber 0%. Ficarão por cá os investidores com as ações em nome da avó e do sobrinho.
 
Mensagens: 67
Registado: 28/9/2018 15:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por traderh » 30/9/2021 9:26

Mas aqui ninguém tem filhos com baixos salários, uma avó um avô, com uma reforma baixinha. É abrir uma conta no nome dos dois e começar a transaccionar, e depois a declaração do irs o ideal é mesmo optar pelo englobamento.
A não ser que a malta ande aqui a ganhar acima de 40.000 anuais na bolsa e nesse caso lamento mas devem contribuir com mais alguma coisinha para o estado.
 
Mensagens: 189
Registado: 10/6/2014 9:24

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Sacanitajose » 30/9/2021 8:35

BOM DIA :clap:
iSSO Fomenta, NÃO UM DESENVOLVIMENTE, MAS SIM E SEMPRE, UMA FUGA AO fISCO :!: :?: como primeira ou única preocupação !

País, mais que pobre e a caminhar para, podre :oh:
por isso, querem aumentos e não mais produtividade e isso fomenta a, INFLAÇÃO :-k
Bons negócios 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 29/9/2021 11:11

Um aumento da carga fiscal dificilmente é revertido neste país.

As pessoas queixam-se da carga fiscal e gostariam que fosse reduzida mas não se queixam tanto da despesa com a máquina estatal nem exigem a sua redução.
A verdade é que a carga fiscal não poderá ser reduzida sem crescimento económico robusto, propiciador de mais receita fiscal, e redução da despesa do Estado.
Para estimular mais o crescimento económico e reduzir a despesa com a máquina estatal seriam necessárias reformas, coisa que António Costa não tenta, sequer, fazer porque está interessado sobretudo em manter o poder.

https://www.pordata.pt/Portugal/Despesa ... (base+2016)-2790

O Bloco de Esquerda e PCP o que propõem, volta e meia, é medidas que aumentariam a despesa pública mas "esquecem-se" de medidas que ajudassem as empresas a puxarem pelo crescimento económico do país. Medidas de apoio às empresas conducentes a um crescimento económico robusto não são preocupação da Esquerda. A Esquerda, infelizmente, só se preocupa com a "distribuição" do pouco que há e nada, efetivamente, com a produção de riqueza pelas empresas. :wall: :wall: :wall:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 29/9/2021 10:28

Minibull, a solução passa provavelmente pelo que o teu amigo descreve. Tristemente real e verdadeiro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por AlfaTrader » 29/9/2021 9:41

minibull Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:A grande questão é se o povo vai deixar que o estado continue a crescer sem rei nem roque. Se o povo exigir a austeridade e o controlo das loucuras despisistas antes, não é preciso ensinar (e aprender) da pior maneira ao governo as consequências de medidas que geram fuga de capitais para outros poisos.



Cara Pata-Hari,

bem a propósito deste tema, penso que vale a pena, transcrever a conversa que acabei de ter esta noite, durante o jantar num restaurante, com um amigo/conhecido com o qual janto 4/5 vezes por ano, para pôr a conversa em dia e trocarmos umas piadas, pois ele é um indivíduo sempre bem disposto e com uma energia positiva.

Não farei comentários ao que ele me disse, e que passo a transcrever com a maior exactidão possível, pelo facto de o discurso dele, me ter deixado um tanto desanimado, em virtude de ser revelador daquilo que espera o nosso querido País, pois ele pode ser apenas o exemplo de muitos que como ele têm contribuído para "levantar" o País, uma vez que ele faz parte dos grandes "pagadores".

Segundo ele :

" Tenho rendas antigas, muitas, estando eu a pagar para ter o privilégio de ter inquilinos nas minhas casas, com rendas na ordem dos 140 euros, por mês, relativamente às quais depois de somar condomínios, seguros, obras, IMIs, Adicional ao IMI, IRS, relativamente aos referidos imóveis, pago em média cerca de 300 euros mensais, por cada um.
Ou seja, pago para ter o privilégio de lhes fornecer habitação - ainda melhor, para eles, do que se estivessem lá de graça e pagassem os encargos.
( E dá uma gargalhada )

Tenho esperado pacientemente, mas em vão, que fosse retirado o adicional ao IMI - o famigerado AIMI, lançado inconscientemente por proposta de quem não sabe nada a respeito dos sacrificios e privações de alguém que sempre trabalhou honestamente, nunca roubou nem vigarizou ninguém, e a única coisa que lhe podem apontar é a inveja que têm dele e querer apropriar-se do esforço de uma vida de trabalho, muitas vezes de 20 horas de trabalho diárias, e querem de um modo inconsciente pegar no que ele tem e esbanjá-lo para obter trunfos políticos que lhes permitirão viver uma vida de sonho à conta da política, na qual esperam eternizar-se.

Em suma, nas casas que tenho, no computo geral, tenho prejuízo.

O que me tem de certo modo equilibrado as contas, é a compra e venda de umas acçõezitas, que entre ganhos e perdas, me tem dado para viver - não é que ganhe muito, por transação, mas felizmente ao longo de décadas de trabalho, vivi quase miserávelmente, como se nada tivesse - foi a minha opção; se calhar agora, face a situções de esbulho, a opção seria diferente... mas pronto foi essa a opção que tomei, e foi a que foi. E graças a isso, poupei muito, bastante mesmo, como tu sabes. E é com essas poupanças, arduamente ganhas e acumuladas, que posso comprar e vender acções, porque a reforma que trouxe do escritório ( da minha antiga firma que fundei, e que vendi quando me reformei), é pequena, porque os descontos à época eram pequenos, e em boa verdade eu pouco recebia de ordenado, porque sempre reinvesti quase tudo.

Olha, a propósito de reinvestir, eu práticamente não recebia ordenado, e os lucros ficavam na empresa.
Mas agora quem a comprou, fundou uma S.G.P.S. (Sociedade Gestora de Participações Sociais) - tiram lucros chorudos e distribuem-nos via S.G.P.S., mercê de engenharias financeiras; e pasma ! quase não pagam impostos.
Nunca ouvi os autoproclamados defensores do povo, bramarem contra a isenção das S.G.P.S., pois é mais fácil atacarem o desgraçado que investe as suas poupanças directamente, sem ser através de veículos financeiros. Amigo, isto é uma podridão.


Esperei pacientemente que voltasse a ser reposta a taxa de 10 % sobre mais valias, e a isenção para a manutenção em carteira por mais de um ano. Mas não, depois de ter subido para 21,5% , não mais parou até atingir os famigerados 28% , e daí não mais desceu.

Agora fala-se em englobamento...
E o burro sou eu ? como dizia o outro !

Não ! e olha que pelo que tenho ouvido, digo-te que não serei o único.

Já contribuí muito para este País, paguei por mim, paguei por outros e paguei para muitos outros.

Paguei até demais, porque sempre fiz questão de ser honestíssimo, quase pateta, de tão honesto que fui.



Se esta medida do englobamento vir a luz do dia, ponho todos os meus imóveis à venda , provavelmente a estrangeiros, que não terão qualquer problema em despejar os inquilinos, coisa que eu nunca quis fazer ! Vá-se lá saber porquê ? por querer armar-me em bonzinho ? deixa estar que levaste uma bela paga !
Junto essa venda às minhas economias ( gostaria de ter 1/10 do valor que ele tem ), e irei para Andorra ou Gibraltar, .
cá não deixarei 1 cêntimo. Emigro, e levo comigo tudo o que me pertence, como é óbvio. Mas atenção, isto é tudo legal, tudo numa boa; não há aqui esquemas, nunca os tive, e não será agora que os vou ter, porque eu sempre fui um tipo sério e honesto. Mas digo-te, que isto foi a gota de água; não vão abusar mais de mim".

Ainda lhe perguntei se este seria o nosso penúltimo jantar ? porque ao menos teremos um de despedida !?

Respondeu-me : "não, depois convido-te para me ires visitar, ou eu venho cá como turista.
olha, aí é que eu vou passar aqui a ser bem tratado pela primeira vez, at´e vão andar comigo nas palminhas".

E diz-me ele a sorrir, " olha ficas cá tu e outros otários como tu, a aguentar isto, e a contribuir para esta malta que não quer fazer nenhum e só quer ir buscar aquilo que outros pouparam".
E dá uma forte gargalhada, ao mesmo tempo que me dá uma palmada nas costas.


Cara Pata-Hari, palavras para quê ?

Será que vamos passar a ver, em cada rosto igualdade ? na miséria ?


Cumprimentos, com uma grande consideração


:clap: :clap: :clap: :clap: :clap: :clap: de pé.
~
Palavras para quê, é o sentimento que tambem me vai na alma, há politicos que nunca fizeram nada na vida, a começar por aquela "gentalha" do BE... :wall: :wall: :wall:

BN
AlfaTrader.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por minibull » 29/9/2021 1:37

Pata-Hari Escreveu:A grande questão é se o povo vai deixar que o estado continue a crescer sem rei nem roque. Se o povo exigir a austeridade e o controlo das loucuras despisistas antes, não é preciso ensinar (e aprender) da pior maneira ao governo as consequências de medidas que geram fuga de capitais para outros poisos.



Cara Pata-Hari,

bem a propósito deste tema, penso que vale a pena, transcrever a conversa que acabei de ter esta noite, durante o jantar num restaurante, com um amigo/conhecido com o qual janto 4/5 vezes por ano, para pôr a conversa em dia e trocarmos umas piadas, pois ele é um indivíduo sempre bem disposto e com uma energia positiva.

Não farei comentários ao que ele me disse, e que passo a transcrever com a maior exactidão possível, pelo facto de o discurso dele, me ter deixado um tanto desanimado, em virtude de ser revelador daquilo que espera o nosso querido País, pois ele pode ser apenas o exemplo de muitos que como ele têm contribuído para "levantar" o País, uma vez que ele faz parte dos grandes "pagadores".

Segundo ele :

" Tenho rendas antigas, muitas, estando eu a pagar para ter o privilégio de ter inquilinos nas minhas casas, com rendas na ordem dos 140 euros, por mês, relativamente às quais depois de somar condomínios, seguros, obras, IMIs, Adicional ao IMI, IRS, relativamente aos referidos imóveis, pago em média cerca de 300 euros mensais, por cada um.
Ou seja, pago para ter o privilégio de lhes fornecer habitação - ainda melhor, para eles, do que se estivessem lá de graça e pagassem os encargos.
( E dá uma gargalhada )

Tenho esperado pacientemente, mas em vão, que fosse retirado o adicional ao IMI - o famigerado AIMI, lançado inconscientemente por proposta de quem não sabe nada a respeito dos sacrificios e privações de alguém que sempre trabalhou honestamente, nunca roubou nem vigarizou ninguém, e a única coisa que lhe podem apontar é a inveja que têm dele e querer apropriar-se do esforço de uma vida de trabalho, muitas vezes de 20 horas de trabalho diárias, e querem de um modo inconsciente pegar no que ele tem e esbanjá-lo para obter trunfos políticos que lhes permitirão viver uma vida de sonho à conta da política, na qual esperam eternizar-se.

Em suma, nas casas que tenho, no computo geral, tenho prejuízo.

O que me tem de certo modo equilibrado as contas, é a compra e venda de umas acçõezitas, que entre ganhos e perdas, me tem dado para viver - não é que ganhe muito, por transação, mas felizmente ao longo de décadas de trabalho, vivi quase miserávelmente, como se nada tivesse - foi a minha opção; se calhar agora, face a situções de esbulho, a opção seria diferente... mas pronto foi essa a opção que tomei, e foi a que foi. E graças a isso, poupei muito, bastante mesmo, como tu sabes. E é com essas poupanças, arduamente ganhas e acumuladas, que posso comprar e vender acções, porque a reforma que trouxe do escritório ( da minha antiga firma que fundei, e que vendi quando me reformei), é pequena, porque os descontos à época eram pequenos, e em boa verdade eu pouco recebia de ordenado, porque sempre reinvesti quase tudo.

Olha, a propósito de reinvestir, eu práticamente não recebia ordenado, e os lucros ficavam na empresa.
Mas agora quem a comprou, fundou uma S.G.P.S. (Sociedade Gestora de Participações Sociais) - tiram lucros chorudos e distribuem-nos via S.G.P.S., mercê de engenharias financeiras; e pasma ! quase não pagam impostos.
Nunca ouvi os autoproclamados defensores do povo, bramarem contra a isenção das S.G.P.S., pois é mais fácil atacarem o desgraçado que investe as suas poupanças directamente, sem ser através de veículos financeiros. Amigo, isto é uma podridão.


Esperei pacientemente que voltasse a ser reposta a taxa de 10 % sobre mais valias, e a isenção para a manutenção em carteira por mais de um ano. Mas não, depois de ter subido para 21,5% , não mais parou até atingir os famigerados 28% , e daí não mais desceu.

Agora fala-se em englobamento...
E o burro sou eu ? como dizia o outro !

Não ! e olha que pelo que tenho ouvido, digo-te que não serei o único.

Já contribuí muito para este País, paguei por mim, paguei por outros e paguei para muitos outros.

Paguei até demais, porque sempre fiz questão de ser honestíssimo, quase pateta, de tão honesto que fui.



Se esta medida do englobamento vir a luz do dia, ponho todos os meus imóveis à venda , provavelmente a estrangeiros, que não terão qualquer problema em despejar os inquilinos, coisa que eu nunca quis fazer ! Vá-se lá saber porquê ? por querer armar-me em bonzinho ? deixa estar que levaste uma bela paga !
Junto essa venda às minhas economias ( gostaria de ter 1/10 do valor que ele tem ), e irei para Andorra ou Gibraltar, .
cá não deixarei 1 cêntimo. Emigro, e levo comigo tudo o que me pertence, como é óbvio. Mas atenção, isto é tudo legal, tudo numa boa; não há aqui esquemas, nunca os tive, e não será agora que os vou ter, porque eu sempre fui um tipo sério e honesto. Mas digo-te, que isto foi a gota de água; não vão abusar mais de mim".

Ainda lhe perguntei se este seria o nosso penúltimo jantar ? porque ao menos teremos um de despedida !?

Respondeu-me : "não, depois convido-te para me ires visitar, ou eu venho cá como turista.
olha, aí é que eu vou passar aqui a ser bem tratado pela primeira vez, at´e vão andar comigo nas palminhas".

E diz-me ele a sorrir, " olha ficas cá tu e outros otários como tu, a aguentar isto, e a contribuir para esta malta que não quer fazer nenhum e só quer ir buscar aquilo que outros pouparam".
E dá uma forte gargalhada, ao mesmo tempo que me dá uma palmada nas costas.


Cara Pata-Hari, palavras para quê ?

Será que vamos passar a ver, em cada rosto igualdade ? na miséria ?


Cumprimentos, com uma grande consideração
 
Mensagens: 50
Registado: 17/5/2021 15:59

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por BearManBull » 28/9/2021 16:00

yggy Escreveu:Mas ao me lixar o meu IRS...o que vai acontecer...é que as rendas que recebo ...vou cancelar os contratos nas finanças...e receber tudo por fora.


Depois se te incendiarem a casa ou se nao quiserem pagar, vao dizer que o problema e teu. (ps: espero que nunca tenhas problemas deste tipo, mas sao sempre aspectos a ter em conta).

Esses partidos sao muito espertos no roteiro da destruicao, a unica coisa que sabem fazer e destruir...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por yggy » 28/9/2021 14:22

Para mim...isto vai lhes sair o tiro pela culatra...
Eu sempre paguei os impostos das rendas, sempre fui defensor disto...
Mas ao me lixar o meu IRS...o que vai acontecer...é que as rendas que recebo ...vou cancelar os contratos nas finanças...e receber tudo por fora.
O estado vai deixar assim das rendas receberá 0 da minha parte....
 
Mensagens: 430
Registado: 29/11/2007 11:56
Localização: Moscavide

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por ALEGRIA40 » 28/9/2021 13:56

O que para mim é mais revoltante nisto é que há muitos senhorios que investiram em imóveis para ter uma renda e complementar a reforma. Ora ao englobar o rendimento, vai dar-se mais uma facada nos pequenos aforradores. Os grandes proprietários constituem empresas e passam a pagar IRC - e assim continuam nos 30%. O PCP e o bloco dizem-se sempre preocupados com os pequenos, mas acabam sempre por os tramar.
Sou só eu que estou a ver nisto uma forma de controlar o preço do imobiliário à custa do pequeno investidor? É que se o lucro líquido vai descer, o preço dos imóveis vai descer também. Não?
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 28/9/2021 13:16

Existem dois modos, ou através da comunicação social pressionando a discussão do tema ou à velha maneira da manifestação popular. Tem que entrar na ordem do dia a impossibilidade e proibição activa de cada vez mais despesa exigindo o fim dos subterfúgios desonestos e ridículos que o estado usa (nomeadamente com cativações, funcionários contratados e registados como contratados pelos privados, etc, etc)
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por BearManBull » 28/9/2021 12:46

Como e que se pode fazer isso num pais em que todas as forcas politicas aqtuam alinhadas no mesmo conceito de squezee until it bleeds?
Nao ha alternativas, excpto a incecao da IL e mesmo esses tem muito que se lhe diga....
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 28/9/2021 12:20

A grande questão é se o povo vai deixar que o estado continue a crescer sem rei nem roque. Se o povo exigir a austeridade e o controlo das loucuras despisistas antes, não é preciso ensinar (e aprender) da pior maneira ao governo as consequências de medidas que geram fuga de capitais para outros poisos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por BearManBull » 28/9/2021 10:37

J_Investidor Escreveu:Um dia será realidade, a não ser que o PSD ganhe eleições, o que parece pouco provável.


O PSD de RR como partido de esquerda e bem capaz de se abestar neste assunto...
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Pata-Hari » 28/9/2021 10:13

Isso acabaria por, em certas classes/grupos sociais, fomentar o expatriamento de capitais e desincentivar o investimento que envolve algum risco apreciável, como é o caso do investimento na Bolsa ou o investimento em imobiliário para arrendar (não é fácil ter-se inquilinos que paguem a renda e estimem o imóvel).
Exacto... aquela lição que normalmente se aprende no primeiro ano de faculdade de economia...
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por acft2 » 27/9/2021 18:29

Temo o pior.
Até 10 de outubro, saberemos se foi desta que o cântaro se partiu.
 
Mensagens: 40
Registado: 29/11/2007 12:58
Localização: Lx

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por J_Investidor » 26/9/2021 23:16

Lusitanus Escreveu:Recordo que no ano passado chegou a ser noticiado que o Orçamento Geral do Estado para o presente ano contemplaria o englobamento obrigatório de todos os rendimentos, como pretende o PCP e o Bloco de Esquerda. Tal pretensão acabou por ficar pelo caminho tendo a noticia servido para distrair o pagode de outras medidas orçamentais e o pretenso travão ao avanço da medida permitido ao Governo colher dividendos políticos.

Este ano volta-se à carga com a mesma temática: englobamento obrigatório de rendimentos até agora dispensados de tal. Suponho que a Esquerda percebendo que não consegue tal duma só penada tentará conseguir isso por etapas: num ano conseguir o englobamento obrigatório de mais-valias bolsistas, noutro ano as rendas, noutro ano juros e dividendos ...
Isso acabaria por, em certas classes/grupos sociais, fomentar o expatriamento de capitais e desincentivar o investimento que envolve algum risco apreciável, como é o caso do investimento na Bolsa ou o investimento em imobiliário para arrendar (não é fácil ter-se inquilinos que paguem a renda e estimem o imóvel).

PCP insiste no englobamento obrigatório de todos os rendimentos

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... tos-788644

Concordo, tantas vezes o cantaro vai á fonte, que um dia fica la partido. Ou seja, todos os anos se fala no mesmo.
Um dia será realidade, a não ser que o PSD ganhe eleições, o que parece pouco provável.
Cumprimentos
 
Mensagens: 445
Registado: 15/12/2018 19:39

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por Lusitanus » 26/9/2021 18:15

Recordo que no ano passado chegou a ser noticiado que o Orçamento Geral do Estado para o presente ano contemplaria o englobamento obrigatório de todos os rendimentos, como pretende o PCP e o Bloco de Esquerda. Tal pretensão acabou por ficar pelo caminho tendo a noticia servido para distrair o pagode de outras medidas orçamentais e o pretenso travão ao avanço da medida permitido ao Governo colher dividendos políticos.

Este ano volta-se à carga com a mesma temática: englobamento obrigatório de rendimentos até agora dispensados de tal. Suponho que a Esquerda percebendo que não consegue tal duma só penada tentará conseguir isso por etapas: num ano conseguir o englobamento obrigatório de mais-valias bolsistas, noutro ano as rendas, noutro ano juros e dividendos ...
Isso acabaria por, em certas classes/grupos sociais, fomentar o expatriamento de capitais e desincentivar o investimento que envolve algum risco apreciável, como é o caso do investimento na Bolsa ou o investimento em imobiliário para arrendar (não é fácil ter-se inquilinos que paguem a renda e estimem o imóvel).

PCP insiste no englobamento obrigatório de todos os rendimentos

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... tos-788644
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1422
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por LaribauFarmer » 26/9/2021 17:49

cali010201 Escreveu:......
Outro aspeto importante a ter em conta é o risco associado a estes investimentos.


Essa não ! O risco está diretamente associado à expetativa de retorno. Quanto mais risco maior retorno "potencial". Porque haverá o Estado ( ou seja a comunidade) levar em consideração, nos impostos, o risco que cada investidor está disposto a correr em troca de um determinado retorno??

Ao entregar o IRS, lá teríamos que segregar os investimentos conforme o Risco do Ativo, tipo escala de 1 a 7, para diferenciar a taxa de imposto. Por absurdo, o juros dos DP pagariam mais que as MV de uma ação, e estas mais que que um ETF alavancado... :|

Concordo que, quando se está a falar de dividendos, a equação tenha que ser moderada, visto que se trata de rendimentos já tributados em IRC, ou que, quando se trata de MV, se leve em linha de conta o incentivo à poupança, mas sim à poupança, não ao compra hoje e vende amanhã (ou ainda hoje...!). Isso não é Investimento, é negócio (legítimo) de compra e venda (como quem vai á Lota e compra peixe para vender no mercado). Porque deverá esse negócio ter um benefício fiscal??? :?: :?: :?:
 
Mensagens: 133
Registado: 20/3/2021 22:08

Re: Mais-valias bolsistas - englobamento obrigatório

por cali010201 » 26/9/2021 12:53

MPCapital Escreveu:

Poupança e rendimento não é a mesma coisa. No mercado de capitais que concorre para IRS estamos essencialmente a tratar de poupança e reinvestimento resultante de rendimentos já tributados no passado, maioritariamente como trabalho.

Rendimentos de trabalho e investimento também não são a mesma coisa, porque o perfil de risco à entrada é radicalmente diferente. No investimento, quando entras, podes perder 100% do capital investido, no trabalho só perdes cash flow futuro, risk-reward radicalmente distinto. Podes comparar um gráfico de longo prazo dos investidores no BCP com um gráfico imaginário de EUR acumulados em salários por um trabalhador do BCP. As linhas vão parecer o inverso uma da outra. A tributação das menos valias não te resolve a equação, porque não de tá dinheiro de volta, não é um seguro, CDS, etc. Por isso a generalidade dos sistemas fiscais entende que o mecanismo de criação global de riqueza para as sociedades é maior se for tratado de forma diferente aquilo que é diferente. E no final gera-se um win-win, círculo virtuoso de geração e disseminação de riqueza, versus outros regimes de distribuição da pobreza.

Em muitos países o que se faz é a criação de contras domiciliadas em bancos/brokers para poupança, que podem ser geridas por cada um de nós, individualmente, não este miserável regime legal em PT dos PPRs do tempo dos dinossauros. E nessas contas fazes o que te apetecer desde que permaneças no ecossistema, compras, vendes, recebes dividendos, até bitcoin podes lá meter desde que via uma security tipo GBTC. Ficas isento de tributação até x valor, normalmente muito generoso, ou com taxa fortemente reduzida, nada comparável com a taxação de rendimento de trabalho.

Também sem justificação a distinção entre mercado de capital e rendas de imóveis, como se investir em tijolo em vez de miolo fosse diferente, e como se o mecanismo de formação de preços e alocação de capital não fosse igualmente comunicável para a sociedade como um todo. Mistura do pior eleitoralismo com preconceito ideológico face ao mercado de capitais.
[/quote][/quote]

Este post do MPCapital é ilucidativo do está em causa com a alteração da forma de taxação das mais-valias , em especial a parte que coloquei a bold.
No passado e por forma a incentivar a poupança (que invariavelmente seria posteriormente usada em consumo e/ou em investimentos - que pagariam impostos ao Estado), as ações detidas há mais de um ano não eram taxadas (taxa 0%) e as detidas há menos de ano, eram taxadas a 10%. Depois cessou a isenção e passaram a serem todas taxadas a 10%. Posteriormente vieram aqueles que em muito contribuíram para quase matar o negócio da bolsa e as mais-valias passaram a ser taxadas a 28%. para pessoas singulares, o englobamento fará subir a taxa de IRS aplicada a todos os rendimentos e não apenas aos decorrentes das ações, fazendo com que os rendimentos do trabalho passem a ser taxados e taxas superiores.
Um aspeto importante é que o investimento que está a ser feito, provém de poupanças de rendimentos que já foram tributados, ou seja, já pagaram impostos. Outro aspeto importante a ter em conta é o risco associado a estes investimentos.
 
Mensagens: 366
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Póvoa Stª Iria

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], cmsbarros, Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], iniciado1, MR32, Opcard, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, trend=friend e 125 visitantes