Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Como Declarara o IRS 2020-2021

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por HCC1 » 30/6/2021 0:48

frneto22 Escreveu:
HCC1 Escreveu:Tenho aqui um problema com os dividendos. O meu banco é o BCP e recebi dividendos de empresas nacionais e francesas. Como é a primeira vez que recebo de empresas estrangeiras, não sei como proceder, tentei colocar apenas as portuguesas no anexo E mas dá-me erro por valores inferiores aos da AT, será que por ser através do BCP tenho que declarar também os dividendos das empresas francesas no anexo E ? Inicialmente declarei-as no anexo J. Obrigado, desde já, pela ajuda.

Ações nacionais: 50% do valor bruto recebido no anexo E. Ações estrangeiras: valor total no anexo J, o fisco devolve parte do imposto pago no estrangeiro se existiu dupla tributação. É conveniente simular (com o anexo J não é possível. Este valor deve ser colocado no E para efeito da simulação) porque com os dividendos declarados o escalão de IRS pode subir.


Resolvi, manter os dividendos de empresas estrangeiras no anexo J e para contornar a divergencia nas nacionais declarei-as a 100% e não a 50% ( com a pandemia são valores muito inferiores a outros anos o que pouca diferença faz), o que parece ter resultado pois hoje já consta liquidacao processada no estado.
Obrigado pela ajuda.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Nightrader » 29/6/2021 23:55

frneto22 Escreveu:Ações nacionais: 50% do valor bruto recebido no anexo E. (...).


Só se declara metade do valor bruto dos dividendos recebidos, certo? Eu acho que tenho feito assim no passado.
Agora aparece esta mensagem:

Erros
Anexo E > Quadro 4
As retenções na fonte declaradas ultrapassam o limite definido por lei. (033E)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por frneto22 » 29/6/2021 23:41

Nightrader Escreveu:O ano passado declarei menos valias no IRS. Alguém me sabe dizer se é preciso fazer alguma coisa (i.e. preencher alguma coisa referente a anos anteriores) para que as menos valias do ano passado possam ser abatidas nos lucros dos proximos cinco anos?
Obrigado

Não é necessário. Na demonstração de liquidação o fisco irá colocar as perdas a reportar nos próximos anos. Só tenho uma dúvida. No ano em que declarar mais valias não tenho a certeza se será necessário englobar esse rendimento para deduzir a perda anterior.
 
Mensagens: 22
Registado: 29/1/2019 22:05

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Nightrader » 29/6/2021 21:54

O ano passado declarei menos valias no IRS. Alguém me sabe dizer se é preciso fazer alguma coisa (i.e. preencher alguma coisa referente a anos anteriores) para que as menos valias do ano passado possam ser abatidas nos lucros dos proximos cinco anos?
Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 293
Registado: 28/2/2013 18:52

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por frneto22 » 29/6/2021 20:33

HCC1 Escreveu:Tenho aqui um problema com os dividendos. O meu banco é o BCP e recebi dividendos de empresas nacionais e francesas. Como é a primeira vez que recebo de empresas estrangeiras, não sei como proceder, tentei colocar apenas as portuguesas no anexo E mas dá-me erro por valores inferiores aos da AT, será que por ser através do BCP tenho que declarar também os dividendos das empresas francesas no anexo E ? Inicialmente declarei-as no anexo J. Obrigado, desde já, pela ajuda.

Ações nacionais: 50% do valor bruto recebido no anexo E. Ações estrangeiras: valor total no anexo J, o fisco devolve parte do imposto pago no estrangeiro se existiu dupla tributação. É conveniente simular (com o anexo J não é possível. Este valor deve ser colocado no E para efeito da simulação) porque com os dividendos declarados o escalão de IRS pode subir.
 
Mensagens: 22
Registado: 29/1/2019 22:05

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Pata-Hari » 29/6/2021 20:13

Deve mesmo ser no J mas deves estar a fazer algo errado. Se estivesses dentro do prazo, seria bom ires ter com eles e pedir ajuda.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por HCC1 » 27/6/2021 23:57

Tenho aqui um problema com os dividendos. O meu banco é o BCP e recebi dividendos de empresas nacionais e francesas. Como é a primeira vez que recebo de empresas estrangeiras, não sei como proceder, tentei colocar apenas as portuguesas no anexo E mas dá-me erro por valores inferiores aos da AT, será que por ser através do BCP tenho que declarar também os dividendos das empresas francesas no anexo E ? Inicialmente declarei-as no anexo J. Obrigado, desde já, pela ajuda.
 
Mensagens: 81
Registado: 12/8/2014 23:47

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por nsd » 27/6/2021 14:30

a xtb tem sede fiscal tb em portugal ? (anexo G ou J) ?
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por hjsolf » 27/6/2021 1:43

Boa noite.

Tinha cerca de 3000 acções do BES e alguns anos sem utilidade nenhuma e pagava cerca de 30 euros por ano de comissões.
Farto desta situação, consegui que alguém que conheci na internet as recebesse, ou seja, fiz uma doação das acções (ano de 2020).

Como é que as declaro no IRS este ano?

No anexo G, posso pôr valor de venda 0,01€?

Obrigado
 
Mensagens: 4
Registado: 29/4/2011 13:01
Localização: 24

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por lobus3101 » 26/6/2021 23:55

marijon2 Escreveu:
lobus3101 Escreveu:As finanças de Cascais , aparecendo divergências do- Departamento Central - aceitavam uma linha para todas as Ações ( não derivados ) colocando no meu caso um Emitente que é o BCP.

Já as de Oeiras onde moro agora, obrigavam a uma linha por cada Ação (O somatório de todo o ano) para resolver a divergência .

Ambas as repartições poucos problemas colocavam em relação a derivados , porque nem sabiam o que eram , tirando o Chefe de Secção.

Eu tenho todos os anos divergências !!! depois lá vou resolvendo ...


As divergências não têm a ver com o facto de colocarmos uma ou cinquenta linhas, mas sim com o valor efetivo das mais ou menos valias.

Eu ano sim ano não também tenho divergências.... :mrgreen:


O que foi referido foi:

A Resolução das Divergências ...é só necessário ler aquilo que os outros escrevem !!!!
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por marijon2 » 24/6/2021 13:20

lobus3101 Escreveu:As finanças de Cascais , aparecendo divergências do- Departamento Central - aceitavam uma linha para todas as Ações ( não derivados ) colocando no meu caso um Emitente que é o BCP.

Já as de Oeiras onde moro agora, obrigavam a uma linha por cada Ação (O somatório de todo o ano) para resolver a divergência .

Ambas as repartições poucos problemas colocavam em relação a derivados , porque nem sabiam o que eram , tirando o Chefe de Secção.

Eu tenho todos os anos divergências !!! depois lá vou resolvendo ...


As divergências não têm a ver com o facto de colocarmos uma ou cinquenta linhas, mas sim com o valor efetivo das mais ou menos valias.

Eu ano sim ano não também tenho divergências.... :mrgreen:
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por luisribas » 23/6/2021 17:32

lobus3101 Escreveu:As finanças de Cascais , aparecendo divergências do- Departamento Central - aceitavam uma linha para todas as Ações ( não derivados ) colocando no meu caso um Emitente que é o BCP.

Já as de Oeiras onde moro agora, obrigavam a uma linha por cada Ação (O somatório de todo o ano) para resolver a divergência .

Ambas as repartições poucos problemas colocavam em relação a derivados , porque nem sabiam o que eram , tirando o Chefe de Secção.

Eu tenho todos os anos divergências !!! depois lá vou resolvendo ...



No meu caso, apenas 3 dias após a entrega, apareceu logo no sistema que já tinha sido emitida a notificação para pagar e o respetivo valor.

Curiosamente, sempre que recebi demorou bastante mais tempo. :mrgreen: :mrgreen:
Onde é que anda o touro????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 634
Registado: 8/5/2003 14:49
Localização: Marte

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por lobus3101 » 23/6/2021 17:19

As finanças de Cascais , aparecendo divergências do- Departamento Central - aceitavam uma linha para todas as Ações ( não derivados ) colocando no meu caso um Emitente que é o BCP.

Já as de Oeiras onde moro agora, obrigavam a uma linha por cada Ação (O somatório de todo o ano) para resolver a divergência .

Ambas as repartições poucos problemas colocavam em relação a derivados , porque nem sabiam o que eram , tirando o Chefe de Secção.

Eu tenho todos os anos divergências !!! depois lá vou resolvendo ...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por luisribas » 23/6/2021 14:40

marijon2 Escreveu:Declaração de IRS 2020 - NIF da entidade emitente

Declarei as acções americanas negociadas na Degiro, no anexo J. Numa única linha agregando todas as compras e vendas e respectivas comissões.


Hummmm, eu preenchi uma linha por cada titulo, com o total de compras e vendas do ano.

Mesmo assim foi uma grande seca... desconhecia que podia somar tudo, tanto mais que os negócios nessa corretora foram todos nos States!! :shock:
Onde é que anda o touro????
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 634
Registado: 8/5/2003 14:49
Localização: Marte

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por NirSup » 20/6/2021 14:16

Acho que ainda não entendi o teu problema.
Vendeste 5 ações da Tesla com preços diferentes. Em 2020? Nice. Qual foi o montante total da venda?
Qual foi o preço de compra dessas 5 acões? Apenas compraste 1 ação pelo preço XPTO. O ano de compra não interessa. É esse valor que declaras.
Tens de declarar o montante total da venda e o montante total da compra. O preço unitário ou médio de cada uma não interessa. Podes agregar os valores.
E a afirmação que fizeste de que o número de ações (de compra e venda) não interessa não é bem assim e pode levar muita gente a fazer asneiras. Fora o caso de stock split, o número de ações vendidas tem de coincidir com o numero de ações compradas.
Espero que esta explicação sirva para alguém.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Cardoso25 » 20/6/2021 12:38

NirSup Escreveu:A DEGIRO manda um relatório com todas as transações. Todas. Compras e vendas. Ao minuto e ao segundo.
Relativamente às vendas realizadas, terás de indicar o preço da compra. O número das ações vendidas e compradas terão de coincidir.
Mas vais ter um problema: vendeste cinco ações e apenas compraste uma. E isto pode dar lugar a uma divergência.
Quanto a mim fazia assim: ou declaras que compraste 5 ou declaras que vendeste 1. E já não há lugar a divergência (isto no caso do Fisco pedir explicações porque no Anexo G não tens que declarar nada).
Não sei se isto resolve o problema ou se entendi bem a pergunta.
Good Luck!


Obrigado pela resposta. :)

A questão é a venda de 5 ações foram com preços diferentes...

No IRS o número de ações não entra para as contas, as finanças só querem saber de valor total. Dessa forma ia colocar o valor total de venda das 5 ações e relativamente ao custo de aquisição colocar os 197,32$. No caso de haver um Stock Split o preço de compra é ajustado 19,732$/5 (neste caso), o que significaria que eu ficava com um preço de compra de 39,4$.

Penso que faz sentido ser desta forma? No cálculo da mais-valia a DeGiro utilizou o preço médio, o que dá menos imposto a pagar ao Estado. Se eu fizer desta forma, o Estado fica a ganhar, mas parece-me que faz sentido porque eu tinha X ações da Tesla, antes do Split, compradas a preços diferentes, portanto tenho de utilizar o critério FIFO. Ainda que por cada ação, as 4 que me deram, não tenham custo de aquisição...

A DeGiro não mostra no relatório o movimento automático de venda/compra.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por NirSup » 20/6/2021 9:36

A DEGIRO manda um relatório com todas as transações. Todas. Compras e vendas. Ao minuto e ao segundo.
Relativamente às vendas realizadas, terás de indicar o preço da compra. O número das ações vendidas e compradas terão de coincidir.
Mas vais ter um problema: vendeste cinco ações e apenas compraste uma. E isto pode dar lugar a uma divergência.
Quanto a mim fazia assim: ou declaras que compraste 5 ou declaras que vendeste 1. E já não há lugar a divergência (isto no caso do Fisco pedir explicações porque no Anexo G não tens que declarar nada).
Não sei se isto resolve o problema ou se entendi bem a pergunta.
Good Luck!
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Cardoso25 » 20/6/2021 0:16

Alguém declarou no IRS ações da TESLA?

Passo a explicar a situação:

Comprei ações antes do Stock Split a 197,32$ e reforcei a 318,40$. A DeGiro ao efetuar o cálculo para o IRS, fez as contas utilizando o preço médio...

A Tesla anunciou o Stock Split de 1-5. O preço ficou nos $446 on Aug. 31.

Exemplo: 1 ação comprada a 197,32$ | venda de 5 ações a 454$.

Realização: 2.270$
Aquisição: ?
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por marijon2 » 17/6/2021 15:32

NirSup Escreveu:
marijon2 Escreveu:Declarei as acções americanas negociadas na Degiro, no anexo J. Numa única linha agregando todas as compras e vendas e respectivas comissões.


Maria João,
Tanto quanto julgo saber podes agregar as compras e as vendas de ações, sim, indicando a data da primeira compra e a data da ultima venda. Sempre o fiz (no Anexo G de ações compradas através da CGD) sem qualquer problema e essa informação foi-me dada off record por um funcionário da AT. Mas tem regras. Já não o podes fazer se as compras são de anos distintos das vendas. E terás de fazer tantas linhas quantos os ativos. Uma nova linha por cada novo ativo.
Mesmo assim para quem tem de preencher dezenas e dezenas de linhas as coisas não ficam fáceis.
Mas essa tua solução a ser aceite é genial.
Um abraço.


Sempre fiz assim, e ao declarares no anexo J, não tens que te preocupar com os NIFs das empresas, basta colocar no campo 9.2 no país da fonte o código 528 que é o dos Países Baixos, onde a Degiro está sediada e mais nada. Não é obrigat´rio preencher o país da contraparte, mas caso tenhas ações de vários países convem pôr um linha de cada país e preencher o campo da contraparte para numa fiscalização ser mais fácil a explicação nas finanças.

Mas e também nas finanças sempre me disseram que a agregação mesmo de anos distintos se fazia de igual modo, respeitando claro a regra do first in first out.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por NirSup » 17/6/2021 14:37

marijon2 Escreveu:Declarei as acções americanas negociadas na Degiro, no anexo J. Numa única linha agregando todas as compras e vendas e respectivas comissões.


Maria João,
Tanto quanto julgo saber podes agregar as compras e as vendas de ações, sim, indicando a data da primeira compra e a data da ultima venda. Sempre o fiz (no Anexo G de ações compradas através da CGD) sem qualquer problema e essa informação foi-me dada off record por um funcionário da AT. Mas tem regras. Já não o podes fazer se as compras são de anos distintos das vendas. E terás de fazer tantas linhas quantos os ativos. Uma nova linha por cada novo ativo.
Mesmo assim para quem tem de preencher dezenas e dezenas de linhas as coisas não ficam fáceis.
Mas essa tua solução a ser aceite é genial.
Um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por NirSup » 17/6/2021 14:28

Isto é gozar com quem trabalha

Vim, agora, a saber que o NIF (número de identificação fiscal) 820XXXXXX, indicado no Relatório Anual que me foi enviado pela corretora DEGIRO é um número inválido. Os números de identificação fiscal, começados pelo algarismo 8, que eram atribuídos a empresas/empresários em nome individual são inválidos por terem passado a obsoletos, salvo erro ou omissão, a partir de 2015. PASME-SE!
Isto além de ser uma trapalhada é uma palhaçada e revelador da incompetência à solta que campeia por aí.
Mas estou admirado de mais ninguém se ter queixado: nem aqui e muito menos nos vários sites e fóruns da net que falam destas questões.
Claro que já arranjei uma solução. Não sei se é legal ou não (por isso não a divulgo), mas a simulação não dá erros e a declaração está pronta e correta para ser enviada.
Good Luck a quem ainda não preencheu a declaração.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por marijon2 » 17/6/2021 14:26

NirSup Escreveu:Declaração de IRS 2020 - NIF da entidade emitente

Não sei se esta questão já foi abordada ou não. Em caso afirmativo, agradeço que me indiquem o link.
O NIF da entidade emitente para as ações vendidas no NYSE e no NASDAQ, através da corretora DEGIRO, é o NIF da corretora DEGIRO?
Coloco o NIF da corretora e dá erro.
Como proceder?
Desde já agradeço a informação.

EDIT: sei que há uma grande polémica sobre se a declaração das mais-valias deve ser feita no Anexo G ou no Anexo J.
Claro que o resultado é rigorosamente o mesmo. Portanto, a AT deverá estar a borrifar-se para isso.
Na minha opinião deve ser preenchido o Anexo G e não o Anexo J na medida em que os rendimentos foram obtidos em Portugal por um residente fiscal português.
E não me venham dizer que os rendimentos (mais-valias) foram obtidos em Nova Iorque. Quando muito foram obtidos na nuvem. E qual é a nacionalidade da nuvem?
E depois, na prática, é uma trapalhada. Vou declarar num anexo diferente as ações portuguesas vendidas através da DEGIRO?
E a EDPR é no Anexo G ou J?
Bom isto é uma trapalhada.
Bom dia de negócios para todos.
By Nirvana


Nirsup

Declarei as acções americanas negociadas na Degiro, no anexo J. Numa única linha agregando todas as compras e vendas e respectivas comissões.
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por NirSup » 17/6/2021 0:51

Declaração de IRS 2020 - NIF da entidade emitente

Não sei se esta questão já foi abordada ou não. Em caso afirmativo, agradeço que me indiquem o link.
O NIF da entidade emitente para as ações vendidas no NYSE e no NASDAQ, através da corretora DEGIRO, é o NIF da corretora DEGIRO?
Coloco o NIF da corretora e dá erro.
Como proceder?
Desde já agradeço a informação.

EDIT: sei que há uma grande polémica sobre se a declaração das mais-valias deve ser feita no Anexo G ou no Anexo J.
Claro que o resultado é rigorosamente o mesmo. Portanto, a AT deverá estar a borrifar-se para isso.
Na minha opinião deve ser preenchido o Anexo G e não o Anexo J na medida em que os rendimentos foram obtidos em Portugal por um residente fiscal português.
E não me venham dizer que os rendimentos (mais-valias) foram obtidos em Nova Iorque. Quando muito foram obtidos na nuvem. E qual é a nacionalidade da nuvem?
E depois, na prática, é uma trapalhada. Vou declarar num anexo diferente as ações portuguesas vendidas através da DEGIRO?
E a EDPR é no Anexo G ou J?
Bom isto é uma trapalhada.
Bom dia de negócios para todos.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por Candelstick » 7/6/2021 23:24

karjor Escreveu:
Candelstick Escreveu:Boa noite,
Tenho conta na Degiro e o relatório anual das mais e menos valias tem valores diferentes do realmente realizado durante o ano.
No relatório colocam que a taxa de câmbio é a do final do dia enquanto que as nas operações realizadas é a do momento.
Os valores não batem certo

Alguem na mesma situação? Que valores declararam, os do relatório ou os de resumo de transações retirado do site?
Obrigado
Cumprimentos e bons trades


Boa tarde,

Estou com a mesma dúvida. Candelstick, declarou os valores constantes nos relatórios ou os das transações?
Obrigado



Declarei segundo o relatório das transações porque foi o que efetivamente entrou e saiu da conta.
 
Mensagens: 349
Registado: 29/11/2007 2:25
Localização: No Where

Re: Como Declarara o IRS 2020-2021

por marijon2 » 7/6/2021 17:00

macau5m Escreveu:
Garfield Escreveu:Boas,

A regra nunca mudou.

Na coluna "Despesas" são colocadas as despesas ocorridas na venda.
As despesas ocorridas na compra são adicionados ao valor de compra pois fazem parte do custo de aquisição.

BN
Garfield


Obrigado


Eu não faço assim. Declaro as compras e as vendas sem quaisque comissões e no campo dos encargos coloco as comissões de compra e de venda. :|
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, JoeP, latbal, Lisboa_Casino, Olhar Leonino, Oli Mac, PAULOJOAO, Phil2014, PMP69, SalvaFP, Shimazaki_2 e 119 visitantes