Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

2021 – O ano que teima em não começar

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por djovarius » 4/1/2021 20:34

Boa noite a todo o mundo,

Vou começar pelo nosso Ulisses, obrigado mais uma vez. O título e a "data" no fim do texto foram inspiração direta de um álbum de banda desenhada do grande Enki Bilal, intitulado "32 de Dezembro". Eu aconselho este autor aos apreciadores de BD.
Em relação às cripto, vamos falando delas no tópico novo do forex, cripto, mercados que gostaria de ver muito movimentado. Desconfio que sim, que vai ser.

Quanto ao amigo kooc, cujas palavras de incentivo são sempre de agradecer, coloca-se aqui uma questão. Deixando de lado "conselhos de investimento", como muito bem foi referido, neste momento tenho eu grandes dificuldades em responder ao repto deixado.
Seriam 3 ativos de alto risco, mais 3 conservadores.
Bom, neste momento, há um comboio em andamento, mas que pode descarrilar. Quem perdeu o comboio, que saiu às oito, não deve tentar apanhar boleia às nove. É melhor esperar pelo das dez. Há sempre um comboio às dez e ao meio-dia e às.... por aí fora !!!

Mesmo assim, queria dizer uma coisa: investimentos conservadores, hoje, passam por ativos de rendimento muito próximo de zero, porque "parquear" liquidez origina perdas muito ligeiras de capital. Pagar pela segurança, diz-se assim.
Nesse caso, eu ainda gosto das OT acima de dez anos da Alemanha e de outros, frugais, da zona EUR. Nem sequer haverá problema cambial e temos o "put" do BCE.

Quanto a ativos de risco, há muitos, mas é melhor esperar pelo comboio. Pessoalmente, estou a estudar a possibilidade de um "big short" em algo tipo Tesla, mas ainda deve demorar. Meninos, não tentem isto em casa :twisted: :twisted: :twisted:

Também gosto do EUR/USD, sobretudo se bater o máximo de 5 anos: não vai ser fácil, mas se irromper essa barreira, temos jogo !!!

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por Ulisses Pereira » 4/1/2021 13:18

DJ, parabéns por mais um tópico, pela participação sempre de enorme qualidade. Vale sempre a pena ler-te e o título deste tópico é delicioso.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por Marco Martins » 4/1/2021 11:45

As criptomoedas poderão ser vistas como o paypal, onde é adquirida uma quantidade de moedas virtuais, mas onde não perdem valor em nenhuma parte do mundo em função da moeda original.
Certamente isso tem vantagem à semelhança do ouro, e mais tarde ou mais cedo será usado como meio de pagamento em muitos sectores e serviços.
Porém, como tudo o que é virtual custa-me um pouco a acreditar na moeda virtual, dado que os controlos e garantias que hoje em dia existem para os bancos, não me parece que se apliquem às criptomoedas, tal como o roubo ou perda de acesso.

Eventualmente as criptomoedas, poderão ainda ter um crescimento, e face ao cepticismo que tenho sobre esta moeda, estou a tentar pensar um cenário onde um governo (face a alguma conjuntura económica) poderia confiscar todas essas moedas, ou limitar o acesso a elas, e neste momento só consigo pensar nessa limitação através de uma restrição à internet ou um vírus mundial que abala-se a sua credibilidade.
 
Mensagens: 6417
Registado: 7/4/2007 17:13
Localização: Algarve

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por pepe7 » 4/1/2021 1:15

Parece que não tem "fim" as subidas... :roll: :)

Recordo-me já lá vão alguns anos, salvo erro em 2015 quando andava pelos 200 USD, ou até na fase inicial, um amigo meu falar de criptomoedas Bitcoin, andava ele à procurar onde comprar, achava que iria ter grandes valorizações...e eu a "gozar" com ele e a despregar o que dizia... :D na altura não conseguiu encontrar onde comprar, para além de outras implicações na altura, imagino eu agora o que ele teriam ganho se tivesse conseguido comprar... :shock: :P
Na altura ele andava a estuda a questão das criptomoedas , não me recordo quais, mas tinha os seus fundamentos para as subidas que perspectivava, algo que eu sempre ignorei... :) E o amigo em causa, não fala em vão...:wall:
Agora nem me atrevo sequer a pensar em comprar... :) , mas a força é inegável...

Bom ano de 2021, especialmente com saúde.
Anexos
BTC-USD .PNG
BTC-USD.PNG
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por Kooc » 3/1/2021 23:00

Antes de mais um bom ano para todos e especialmente para o Djovarius, que nos presenteia diariamente com um tópico que me atreveria a classificar de imperdível.

A minha pergunta é, se tivesse de escolher 3 activos de alto risco e 3 activos mais conservadores, quais escolheria? - Sabendo todos que é apenas uma opinião e não uma recomendação de investimento.

Cumprimentos e bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1217
Registado: 30/11/2002 0:36
Localização: Amadora

Re: 2021 – O ano que teima em não começar

por djovarius » 3/1/2021 20:48

(mais gráficos)
Anexos
DJCommodt.png
Este ano temos um gráfico do Dow Jones Commodity, que nos mostra bem como estes ativos estavam em queda no início de 2015, refletindo o possível arrefecimento das economias. Depois foi a recuperação, finalmente a covid-19 que nos deu um espantoso duplo fundo. A partir daí foi a reflação de um índice que subiu mais de 70% desde o auge da atual crise, pelo que já voltámos a valores de 2014. Digam lá, não parece o gráfico da BTC? É por isso que se diz que os efeitos de toda esta liquidez ainda não são conhecidos. O potencial de subida não se esgotou, mas a volatilidade vai andar por aí...
DJCommodt.png (42.45 KiB) Visualizado 2833 vezes
SPX.png
Em Março era o colapso, hoje é a alegria. Até quão longe irão as ações mundiais. Haverá uma bolha generalizada? A verdade é que os PER estão a chegar a máximos de sempre. Há que ser seletivo...
SPX.png (49.76 KiB) Visualizado 2833 vezes
US10Y.png
Desta feita nem vou falar das OT na Europa, cujo potencial de valorização e de rendimento é muito fraca. Ao contrário, os juros dos EUA, após o colapso, recuperaram. Este ativo está a ficar perigoso para quem está fora da "zona dólar". Para os investidores locais, é a OT que ainda pode dar alegrias. Mas isso é se a FED abraçar o exemplo dos extraordinários BOJ e BCE. Pelos vistos, com o aumento das dívidas soberanas, isso parece inevitável, mas ao salvar OT e ações, pode-se abrir a torneira da inflação. Um paradoxo para os próximos tempos.
US10Y.png (47.3 KiB) Visualizado 2833 vezes
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

2021 – O ano que teima em não começar

por djovarius » 3/1/2021 20:35

Levou o que parecia uma eternidade, mas já “chegou” o ano que vai demorar a começar, como se houvesse uma tecla “pausa” que nos fizesse parar no tempo, à espera de um outro tempo.
Antes de prosseguir, aconselho vivamente a reler ou a conhecer o que dissemos há um ano, para que aquilo que vamos agora dizer não fique sem o seu devido contexto.
viewtopic.php?f=3&t=90028&p=1508515&hilit=djovarius#p1506847

Agora que estamos conversados, pode-se dizer que nem o mais delirante roteiro de cinema seria capaz de inventar toda a série de acontecimentos que se desenrolaram, sobretudo a partir de Fevereiro de 2020. Não me refiro à pandemia “per si”, mas em relação ao desencadear de eventos que se sucederam ao longo dos meses e que condicionaram (e vão condicionar) o mundo em todos os setores, com enorme destaque para a Economia e para a esfera financeira global.
Nunca tive a menor dúvida que esta década seria complexa, como descrevi há um ano, mas a ideia passava por momentos de euforia, seguidos por crises, por enormes transformações que iriam condicionar o futuro. Acreditava num reviver dos “roaring twenties”, mas também em novos colapsos na Economia, alavancada por uma extrema liquidez, portanto capaz de levar a excessos já vistos no passado. Acreditava em enormes possibilidades, mas também em renovadas dificuldades. Em caso algum, seria capaz de imaginar um vírus que acabaria por nos levar a “embaralhar e dar de novo”.

Assim, em vez de uma ou várias crises ao longo da década, ou mesmo de uma enorme crise lá mais para a frente, a década começa logo muito mal para as sociedades como um todo, com pouquíssimas exceções. Em vez de problemas que poderiam surgir ou não no futuro, vimo-nos confrontados com a maior de todas as contrações económicas. Para uns, algo nunca visto. Para outros, é o maior problema em muitas décadas. Em qualquer caso, já é a maior crise do século XXI. Mais importante que tudo é o facto de não se tratar de uma crise com origem na Economia ou nos mercados financeiros ou ambos, mas sim de uma crise de saúde pública com ramificações em todos os setores da sociedade, com consequências imediatas e, seguramente, prolongadas nas economias, nas sociedades em todo o mundo.
Sendo assim, quem acompanha, quem vive os mercados ou mesmo, parcial ou integralmente dos mercados, até não tem muito a se queixar, pelo menos até agora, pelas razões sobejamente conhecidas. Se nos últimos anos falávamos com um forte sentido crítico no maior experimentalismo da esfera financeira global de que há memória, agora, por via de todas as razões, não podemos deixar de assinalar com choque e espanto que afinal, tudo o que os Bancos Centrais haviam feito até esta crise, não passa de uma brincadeira de crianças em comparação com aquilo a que assistimos agora e, mais importante, com o que virá no futuro. Sim, todas estas decisões vão perdurar por muitos anos, com consequências ainda desconhecidas, como sempre é inevitável em todo e qualquer experimentalismo sem semelhante exemplo no passado.

Não é de admirar o que se passou nos mercados, sobretudo nos últimos seis meses, tendo em conta as ações tomadas pelas autoridades monetárias, sem falar nos aumentos de gastos por parte dos principais Governos.
O corrente ano vai ser completamente condicionado pelos acontecimentos do ano anterior. Pode-se dizer que não ficaremos por aqui pois os próximos anos ainda serão para “lamber as feridas”. De repente, tudo ficou em suspenso, desde decisões de foro pessoal até a iniciativas coletivas. Empresas desapareceram, outras floresceram, mas o balanço é negativo, como se vê pela enorme queda do PIB global. É como se vivêssemos uma guerra mundial sem balas, sem munição.
Falar do futuro passou a ser falar de dúvidas, angústias e, sobretudo, incógnitas. Sabemos que sairemos deste buraco, mas não sabemos o que virá depois. O chamado “normal” voltará, mais trimestre, menos trimestre. Até nos arriscamos a dizer que muito do que se passava antes voltará a ser o que era como se nada tivesse acontecido. Mas ainda não sabemos quais das mudanças atuais ficarão entre nós nem sequer sabemos quem cá ficará e a fazer o quê. Quais os Governos, quais as instituições que vão sobreviver. Quais as empresas, os empresários, os funcionários que vão permanecer como antes?

É precisamente por causa destas dúvidas e por causa da urgência em mitigar estes problemas que foram tomadas as decisões que vimos por todo o lado. Desde ajudas diretas ao emprego ou aos novos desempregados, ajudas à caixa das empresas, alívios fiscais, enfim, ajudas de toda a espécie conforme a região do mundo, mas sempre com um fio condutor em comum: impedir o colapso económico, ganhando o tempo necessário para a resolução do problema. A grande questão em relação a esta estratégia, é que a mesma se baseia na crença de que a crise está prestes a acabar, a mesma pode ser combatida principalmente com “dinheiro” fresco e que o problema do sobre-endividamento será algo para ser debatido e resolvido depois, em melhor ocasião.

Apesar da “bondade” deste tipo de estratégia, creio que há uma certa ingenuidade na mesma: como já se nota, as coisas vão piorar antes de melhorar. Ainda estamos numa situação de altos e baixos. Em qualquer caso, tudo continua a ser adiado. Quanto mais adiarmos as atividades, mais tempo devemos esperar por uma retoma e mais penosa será essa normalização com a qual sonhamos todos os dias. Há quem diga que a normalidade voltará daqui a um ano ou menos. Na Economia, daqui a dois ou três anos. Mas ninguém pode ter certezas disso, pelo que tudo pode ser apenas um exercício de “wishful thinking”. Em boa verdade, o que sabemos, é que o colapso só pode ser evitado pela extrema liquidez. Como disse, tudo o que a história nos ensinou não se compara ao momento presente. Mais de 30% de todos os Dólares norte-americanos, Euros, Francos Suíços, Libras Esterlinas alguma vez emitidos pelos respetivos Bancos Centrais foram-no desde o início de 2020. Como sempre, trata-se de uma enorme compra de ativos, com foco nas OT e outros títulos, só que desta vez, devido ao aumento brutal e inaudito de dívida, não resta outra solução que não seja o aumento correspondente da “moeda” que vai adquirir esses papéis no mercado secundário, influenciando a curva de rendimentos de modo a que os juros não subam, como deveria ocorrer normalmente perante tamanho aumento do endividamento. Não sendo uma fórmula inédita, muito longe disso, tem uma componente especial que é o tamanho destas intervenções. Mais: dado que se trata de dívida nova, emitida devido aos problemas relacionados com a pandemia, há um dado novo. Este novo “dinheiro” não ficará esterilizado muito tempo, vai mesmo entrar na economia real. Pela primeira vez, poderemos ter não só inflação de ativos de risco, como se viu até agora, mas também inflação generalizada de ativos, a qual poderá atingir os índices de preços ao produtor e, pior ainda, ao consumidor, o que levaria a um risco acrescido, que seria o aumento de preços em conjugação com uma estagnação económica. Este seria o pior cenário, mas não deverá ser o mais provável. É bem possível que as economias consigam retomar o crescimento, embora de uma forma pífia, mas com o fantasma da inflação a atingir certos bens, incluindo bens de primeira necessidade. Disso vai depender muito a evolução dos preços das “commodities”. Durante muitos anos, o pavor dos preços altos foi muito centrado na evolução do petróleo. Hoje, poderá ser uma miragem. Outras matérias-primas “adormecidas” poderão acordar, influenciando esse cenário de elevação dos preços. Por outro lado, se as economias não surpreenderem pela positiva, os mercados poderão retrair, anulando esse efeito de inflação.
Este cenário, não sendo de desprezar, não é o mais provável. Mas como falar em probabilidades no meio de tamanhas incertezas?
O mercado acionista pode até continuar a sua saga de máximos em tempo de crise, mas os riscos aumentariam nesse cenário, pois a sua sustentação seria apenas devido à “impressão” de novo “dinheiro” e já não devido à perspetiva de uma boa evolução dos lucros das empresas. Há quem acredite na continuação da tendência atual dos mercados, até com maior euforia, ao qual se seguiria uma crise na esfera financeira global.

Em qualquer caso, há que redobrar a atenção: para muitos, os mercados voltaram a ser um casino. Isso não augura nada de bom, pois esse tipo de estabelecimento não costuma perder. Agora, o casino tem um novo jogo para a “clientela”, a qual está aderindo em massa ao dito. Trata-se do Bitcoin e seus congéneres. Acredito que é algo de futuro, é viável, no mínimo seria um novo tipo de “commodity”. Mas do jeito que está a ser negociado, olhando para a volatilidade e ação de preços, já não é o mesmo ativo que era até 2017/8. É algo que entrou na cultura popular, nas conversas (e nas compras) do povo “popular” e até nos rodapés dos canais de informação de TV. Sabemos como isso acaba, só não sabemos quando.

Mais uma vez, há que ficar de olho vivo, com atenção redobrada a tudo o que se passa.

Para já, por esses dias, mais do que entrar em 2021, o que queremos é sair de 2020, o ano que teima em não nos deixar.
Algarve, 34 de Dezembro de 2020

(gráficos a seguir refletem o fecho de 2020)

(continua)
Anexos
EURUSD.png
O velho "bear" do EUR/USD parece ter acabado em 2020 ao falhar novos mínimos. Em vez disso, começou um "rally" que está quase a confirmar um novo "bull". Esse último sinal está próximo, mas além da AT, atenção aos sinais dos Bancos Centrais. Pode-se repetir a história de 2002/8
EURUSD.png (46.28 KiB) Visualizado 2852 vezes
USDJPY.png
Este par é muito importante, não só mostra a fraqueza do USD, como é sempre um "proxy" do nervosismo dos mercados. Como irá agir o BOJ se voltarmos a 101.00 - 100.00 mínimos do susto de 2020? Suspeito que o potencial das quedas pode não ser tão grande como noutras divisas v. USD.
USDJPY.png (46.78 KiB) Visualizado 2852 vezes
BTC.png
Pode ser o principal veículo da maior "mania" de sempre nos mercados. Mas também pode ir mais longe do que se imagina. Espero brutal volatilidade quanto maiores forem as valorizações. Há quem vá enriquecer, há quem vá "perder a camisa". Muito se vai falar de criptomoedas ao longo dos próximos meses.
BTC.png (50.5 KiB) Visualizado 2852 vezes
Gold.png
O ouro voltou a subir ainda antes da fraqueza do USD. Nós acreditávamos que a quebra dos 1.600 USD poderia levar aos máximos históricos e até mais longe. Assim foi em 2020. Agora está em zona neutra, mas com "bias" para novas subidas, as quais poderão ocorrer caso o USD caia mais.
Gold.png (46.01 KiB) Visualizado 2852 vezes
Oil.png
Que ano!!! Este ativo teria deixado alguém milionário nas apostas, caso alguém apostasse em futuros do petróleo negativos. Ninguém poderia imaginar. Creio que foi apenas um sinal para o futuro, mas também temos uma certeza. Ainda é cedo para ser um "urso permanente" deste ativo. Nada impede que possa subir mais alguma coisinha...
Oil.png (43.25 KiB) Visualizado 2852 vezes
Editado pela última vez por djovarius em 3/1/2021 22:24, num total de 1 vez.
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8757
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 367 visitantes