Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Compendium of a Value Investor

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Compendium of a Value Investor

por Compounder » 11/12/2020 13:53

Decidi criar este tópico a fim de partilhar conhecimento e discutir ideias acerca da metodologia que é, para mim, a única forma consistente de ganhar dinheiro nos mercados bolsistas - i.e. Value Investing.

Descobri o Caldeirão há mais de 15 anos atrás quando dei os primeiros passos como investidor - ou melhor dizendo, como Trader. Inicialmente a minha atencao estava totalmente direccionada para a análise técnica, em parte por "culpa" deste forum onde a vasta maioria das ideias e perfil de investidores que aqui frequentam usam essa metodologia para direccionar os seus investimentos. A verdade é que ganhei e perdi dinheiro, em ambos os casos de forma muito inconsistente. Verdade seja dita, nunca fui um bom chartista, e também por nunca ter percebido a racionalidade da coisa.
Continuei a seguir o forum de tempos a tempos, mais por curiosidade do que como fonte para novas ideas, já que naturalmente acabei por me distanciar cada vez mais dos gráficos e a olhar mais para os algarismos.

Daí decidir criar este tópico. No fundo como alternativa à currente maior do caldeirão. Tenho dois objectivos principais:

    1. Altruísta: simplesmente partilhar conhecimento com outros investidores e ajudar a fazer deste forum um espaco onde outros Value Investors possam aprender e crescer.
    2. Self-interest: criar uma espécie de blog onde eu possa fazer rewind no tempo e re-ler a tese inicial para um dado investimento; re-ler qual era o contexto do mercado na altura; para além de o facto de fazer publicas as minhas teses e conviccoes, e discuti-las aqui com outros investidores, irá necessariamente obrigar-me a ser mais meticuloso na minha análise.

Tenho plena consciencia que a vasta maioria dos investidores que visitam este forum estão mais familiarizados com análise tecnica do que análise fundamental. Não é o meu objectivo denegrir chartistas ou outros métodos de posicionamento no mercado, apenas apresentar uma outra forma de investir que, pelo menos para mim, funciona e faz sentido.
"Price is what you pay; value is what you get." - Warren Buffet
“History doesn't repeat itself, but it often rhymes” – Mark Twain
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10
Registado: 11/12/2020 12:33

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 373 visitantes