Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

quando nao dá para cima vai para baxo

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: quando nao dá para cima vai para baxo

por trend=friend » 27/11/2020 13:18

Boa iniciativa!
Atenção só que recomprar ações é o oposto de “imprimir papel”. É bom, e muito melhor que os dividendos (e nem falo na óptica fiscal).
Em aumentos de capital é que imprimes
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: quando nao dá para cima vai para baxo

por ParaCima » 27/11/2020 13:15

Neste momento tenho uma carteira composta por semapa, sonae, repsol e puts do s&p.

Abri o topico porque após a apresentacao do plano estratégico da repsol senti necessidade de reavaliar a minha posicao. Todos sabemos que estes planos sao a perfeicao no país das maravilhas. Ora aqui é que temos um valente problema, a empresa apresenta um plano estrategico que para alem de um investimeto de 18 b, considera uma serie de perspectivas entre elas a compra de acçoes proprias o pagamento de dividendos e a manutençao dos racios econômico/financeiros
Ate aqui estamos no país das maravilhas, mas no que é assente este plano? O plano é assente no preco do petroleo a quotar em torno dos 50 dolares. Como me parece obvio essa premissa é uma falacia. Temos viste nos ultimos tempos que cada vez que o petroleo la sobe qualquer coisita, la vem aquela malta que produz barato aumentar a oferta, uma especie de rajada para os outros baixarem a cabeça. Caso se venha a confirmar a crise que prevejo, ent esses paises possivelmente ainda aumentam mais a oferta com o intuito de nao perder receitas e com isso la se vai o preço.

Comprei repsol porque é uma empresa subavaliada, que esta a apoatar fortemente em novas fontes de energia, mas nesta fase ainda sera o petroleo a impulsionar a empresa para outros voos. Logo com esta estimativa dos 50 por barril, parece-me que o plano nao vai ser cumprido, ou para ser cumpridno a empresa te´ra de se endividar. A empresa continua relativamente barata, mas estamos a falar numa empresa que maioritariamente se encontra num mercado em declínio.
Editado pela última vez por ParaCima em 27/11/2020 14:24, num total de 1 vez.
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

quando nao dá para cima vai para baxo

por ParaCima » 27/11/2020 1:32

boas rapaziada,

penso que estamos a chegar ao momento da viragem, atenção, já penso nisto há uns anos, logo não acreditem em tudo (nada) do que vos digo.

vou utilizar este espaço para divulgar as minhas ideias em relação a algumas ações ou outros activos que vou comprando ou vendendo.

não percebo absolutamente nada de AT, apresentando alguns conhecimentos de AF, vou utilizar estas minhas poucas ferramentas para tentar explicar as minha tomadas de decisão no mercado. não esperem que o tópico seja o mais emotivo do caldeiraão, muito pelo contrário, possivelmente será o mais aborrecido, assim como esta introdução,

Ando nisto há cerca de 10 anos, ainda estou a entrar na terceira década de vida, mas já levo altas €xp€riÊncias do mercado (só acontece quando levamos porrada). se ha coisa que nos faz ganhar no mercado é a paciência, e se ha alguma coisa que poderei dizer que é um fator de sucesso diria que é a paciência. uma parte significativa das empresas cotadas que conhecemos vao perdurar por algumas décadas, o que nos garante quase automaticamente que o investimento nos dias de hoje, "amanhã" valera mais.

quais os cuidados a ter, e aqui é que a porca torce o rabo.
1- a viabilidade do negocio a prazo;
2- a valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada d enovos players
4 - a relação com o accionista, e a administração;

estes factores são o que definem a cotação da empresa, e a nós compete-nos avaliar estes e outros factores e percebermos se a cotação está de acordo com os mesmos.

1 - a viabilidade do negócios é fundamental, nos dias de hoje não podemos descurar que negócios como os combustíveis fosseis, a banca estão ameaçados, com isto não quer dizer que não possamos comprar o negócio, mas serão negocios muito menos valorizados em comparação com sectores em crescimento. p.e. talvez seja mais barato comprar o google ou a amazon com um per de 500 do que a galp com um per de 10. o investimento será a prazo, logo não podemos considerar o hoje, mas sim o amanhã. e o amanhã é a diferença entre as taxas de crescimento nas vendas e as taxas de decrescimo nos combustiveis fosseis.

2 - a valorização da empresa é a diferença entre comprarmos algo que tem potencial de valorização num futuro, ou que mesmo estando perante uma empresa com potencial de perdurar no futuro. utilizando a amazon como exemplo, neste momento o ev/ebit está situado nos 80, a margem ebit está situada nos 5%, e a taxa de crescimento da empresa é de 30%, ou seja, eu considero que uma empresa com uma avaliação razoavel apresenta um ev/ebitda até 15, com alguma taxa de crescimento, e com uma margem de lucro superior aos 5 (nas minhas avaliações vou falar mais de cash). muitos dos colegas vao pensar que estou a começar mal, mas o ebit da empresa são cerca de 17 b enquanto o valor sao 1600B, ou seja o valor retirado da empresa é 1% do seu valor de mercado. podemos ter o melhor negocio do mund, mas precisamos de 20 anos de crescimento para a empresa apresentar uma valorização satisfatória. não vos parece demais?

3 - a concorrênca e o acesso ao negócio sao factores de sucesso, e essas vantagens podem adquiridas intrinsecamente (marca) ou por direitos sobre algo. ora se a amazon é algo facil de replicar, já o mesmo não se sucede com a coca-cola. se amanhã aparece uma nova amazon (já temos na parte do comercio a alibaba (também tem nuvens), e nas nuvens a google ou a microsoft. temos um negócio que vale zero, a coca-cola pelo contrario, terá sempre um valor intrínseco reconhecido pelos consumidores, já la vao umas quantas decadas, e não se esqueças do grande yahoo.

4 - a relação da empresa com accionista. se a empresa se meter a imprimir papel á parva, se recomprarem acções ou se pagarem dividendos (nao sou apologista dos mesmo). ora se a empresa farta-se d eimprimir papel, vai diluir a posição dos actuais accionistas, isto é, amanhã o meu papel vale menos, não peoal empresa ter perdido valor, mas simplesmente, porque a administração decidiu dividir o bolos em mais fatias...
"contabilidade são dados passados, a bolsa são valores futuros." by ParaCima

"a contabilidade são dados passados, que muitas das vezes se repetem no futuro. a bolsa são valores futuros que podem ou não respeitar a contabilidade." by ParaCima

"A ignorante nao é o que nao sabe, mas sim, o que finge saber!" By ParaCima

o que interessa
1- viabilidade do negocio a prazo;
2- valorização da empresa;
3 - a concorrência a que é sujeita, e a facilidade da entrada de novos players
4 - a relação entre o acionista e a administração.
 
Mensagens: 934
Registado: 12/3/2009 3:42
Localização: 17

Anterior

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Shimazaki_2 e 331 visitantes