Carrancho_ Escreveu:afinal o estado social tem de existir nem que seja para implementar essas medidas que acabas de advogar.
Isto não é estado social é segurança publica.
O liberalismo nao avoga o anarquismo completo, mas atendendo ao estado que existe actualmente tenho sérias duvidas se o anaco capitalismo nao teria melhores resultado.
O liberalismo essencialmente defende que
o estado deve única e exclusivamente exercer funções que só o estado pode exercer, atendendo que possui o monopólio da lei e das armas e do uso de força . Nas quais se inclui:

Soberania (forças armadas ou a proteção de fronteiras coisas completamente desacreditada nos dias de hoje)

Justiça (entre o qual se encontra garantir direito a propriedade privada, anti monopólios - outro que os estados e UE se borrifam e tudo que seja invasão dos direitos individuais de cada um e penalizar quem prejudica os demais de forma injusta ou vil)

Proteção civil e segurança publica (aqui até se pode delegar aos poderes locais. que até se faz em boa parte, embora os veja da minha perspectiva como uma extensão do estado e nao entidades atómicas)

Legislar

Proteção do estado de direito (algo que em Portugal se viola consistentemente com o poder politico a atropelar o jurídico)
O resto é algo que sai fora do âmbito do que só um estado pode atingir.
Mas sempre aceitei/tolerei 2 praticas do socialismo que é acesso universal a educação e à saúde (para cidadãos nacionais e sem registro criminal). Embora preferisse ter tudo administrado por privados e estado só a regular e financiar.