Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

CoronaVirus, panico justificado...?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 16:53

Carrancho_ Escreveu:... nem que fossem forçados a trabalhar, ir ao café, viajar... era paulada neles.


Pois, só se fosse assim! :mrgreen:

Na última semana em que ainda houve aulas cá, já muitos pais não levaram os filhos à escola, com receio do virus. E ainda só havia meia dúzia de casos em Portugal, o que aconteceria se estivéssemos como está NY, Itália ou Espanha?!... ou pior ainda, porque sem medidas de confinamento, ainda seria pior...só mesmo à paulada... e mesmo assim haveria quem preferisse levar com o pau o dia inteiro! :roll: :roll:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 16:48

Penso, honestamente, que as tuas estimativas estão exageradas carrancho. A verdade é que neste momento também nunca poderemos estimar com segurança dadas as dúvidas sobre alguns parâmetros essenciais, nomeadamente estimar com segurança a taxa de ataque (que julgo que seria sempre, plausivelmente, semelhante ou superior à gripe sazonal) e a taxa de letalidade real, que julgo que é substancialmente inferior aos valores que temos "à vista" mas que é também claramente superior à da gripe sazonal (os dados disponíveis permitem concluir isto de forma claríssima mesmo que não consigamos precisar o valor).

Depois ficam sempre questões por responder, para as quais francamente não temos uma resposta segura: variando as medidas de mitigação, em que ponto e em que dimensão se faria sentir a ruptura dos sistemas hospitalares (em termos de pessoal e equipamento e nomeadamente em termos de camas UCI e de ventiladores). Pois o impacto não se mede meramente pelos óbitos "à vista" e (provavelmente) altamente condicionados já. Bem como o efeito colateral noutras doenças / noutros pacientes. E qual seria o impacto na economia de semelhantes alterações pois é completamente inverosímel que, tendo o virus o efeito que parece ter, com taxas de ataque digamos de 10%, mesmo com só 10% a precisar de hospitalização e uma parte dos restantes para não dizer a generalidade a precisar de ficar isolado em casa, a economia continuasse a funcionar de forma normal.

Não há respostas seguras para estas questões pertinentes.

Este é, sem dúvida e como já se tem dito aqui e escrito (eu inclusivé) um exercício de equilibrio entre o impacto económico e o impacto directo no aspecto da saúde pública, em que vamos tentando descobrir a melhor solução, apalpando terreno e vendo como vão evoluindo as coisas, utilizando a informação que nos chega de fora (de quem correu melhor, de quem correu pior) e de como vão correndo as coisas localmente.



Nunca tentamos combater uma pandemia desta magnitude de uma forma tão frontal. Julgo que muito se irá escrever sobre este combate durante anos e muito será estudado a posteriori para avaliar o que se fez bem e o que se fez mal. Nunca existirá um consenso absoluto, como não existe para virtualmente nada. Mas será avaliado, não com base em estimativas atiradas para o ar e exercícios cor-de-rosa mas com base na informação possível e, na medida do possível, com base numa análise rigorosa tanto quanto possível, mediante o escrutínio dos demais.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 10/4/2020 16:47

Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.


Aparentemente a principal explicação passará por medidas tardias e menos eficazes em relação a Portugal. Imagina se ainda lá andava tudo à vontadinha... tudo não, só os que sobravam.

Colocando só um neurónio a funcionar, sem grande pesquisa de dados, enfim... só por "achismo" meu (mas é uma opinião, vale tanto como a de pessoas com conhecimentos e baseados em estudos e dados sérios que eu não percebo, sem não há certeza oficial valem tanto como a minha), se o mundo tivesse continuado a sua vida normal como se de uma gripe sazonal se tratasse:

- População mundial: 7.700.000.000
- Considerando imunidade de grupo aos 50% e que a partir desse momento tinhamos zero novos casos. Total de infetados: 3.850.000.000
- Tendo em consideração que a velocidade de infecção ia colapsar todos os sistemas de saúde mundiais, mas ainda assim sem contabilizar os danos colaterais, vá, uma taxa de letalidade de 5% (com medidas e sem colapsarem totalmente temos exemplos entre 1,5 e 10% (acho eu)): 192.500.000 mortes

Quantos teve a segunda guerra mundial?

É um achismo que devem ter tão em conta como qualquer estudo sério por pessoas capazes... acho eu.

Mas certamente a economia neste caso não ia sofrer nada, tudo continuava na mesma, social e economicamente. :oh:


É estranho como é que com a tua teoria na Suecia nao temos 250 mil mortos, ou no Brasil nao temos 5 milhões de mortos.
Tambem nao vi aqui alguém a defender que nada se faça, que nao haja nenhuma medida de confinamento, deves ser tu que defendes essa teoria.
Mas tambem a colocar so um neurónio a funcionar nao poderia sair grande teoria ...
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/4/2020 16:44

artista_ Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.


Aparentemente a principal explicação passará por medidas tardias e menos eficazes em relação a Portugal. Imagina se ainda lá andava tudo à vontadinha... tudo não, só os que sobravam.

Colocando só um neurónio a funcionar, sem grande pesquisa de dados, enfim... só por "achismo" meu (mas é uma opinião, vale tanto como a de pessoas com conhecimentos e baseados em estudos e dados sérios que eu não percebo, sem não há certeza oficial valem tanto como a minha), se o mundo tivesse continuado a sua vida normal como se de uma gripe sazonal se tratasse:

- População mundial: 7.700.000.000
- Considerando imunidade de grupo aos 50% e que a partir desse momento tinhamos zero novos casos. Total de infetados: 3.850.000.000
- Tendo em consideração que a velocidade de infecção ia colapsar todos os sistemas de saúde mundiais, mas ainda assim sem contabilizar os danos colaterais, vá, uma taxa de letalidade de 5% (com medidas e sem colapsarem totalmente temos exemplos entre 1,5 e 10% (acho eu)): 192.500.000 mortes

Quantos teve a segunda guerra mundial?

É um achismo que devem ter tão em conta como qualquer estudo sério por pessoas capazes... acho eu.

Mas certamente a economia neste caso não ia sofrer nada, tudo continuava na mesma, social e economicamente. :oh:


Pois, eu acho que não seriam tantos porque a determinada altura, mais de metade das pessoas do planeta ficaria em casa e não sairia de lá durante meeses, comiam o que houvesse, para alguns seria uma dieta forçada! A economia não seria afetada marginalmente, seria completamente arrasada, não restaria setor de atividade a funcionar de forma minimamente parecida com o que conhecemos... isto é a minha opinião, que vale tanto como a tua! :mrgreen:


Mau!!! :evil: Estás a ser intelectualmente desonesto, eu disse sem confinamento, nem que fossem forçados a trabalhar, ir ao café, viajar... era paulada neles.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 16:43

Carrancho_ Escreveu:
Tenho a mesma dúvida, se as aulas presenciais para o 11º são só nas disciplinas a exame este ano ou também nas do próximo.


Sim, é isso, a haver aulas presenciais será apenas para as disciplinas em que têm exame!

Mesmo que volte a haver aulas presenciais, apenas as 22 disciplinas sujeitas a exame nacional serão leccionadas dentro das escolas. As restantes continuarão a ser trabalhadas à distância.
Editado pela última vez por artista_ em 10/4/2020 16:46, num total de 1 vez.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 16:39

bogos Escreveu:Já alguem pensou em "zerar" o ano letivo?

Consequências principais?

Eu tenho filha no 9º ano.... Sei que ficar até Setembro de molho é tempo demais.
Mas iniciar o ano lectivo novamente no mesmo não me pareceria nada de mais.

Para o acesso ao ensino superior, será a medida tão, tão gravosa?

São questões que deixo no ar...

Parece-me mais complicado tomar medidas para a economia das empresas do que resolver o problema das escolas...

MHO


Acho que traria muitos problemas, esse do acesso à universidade seria um deles... mas sobretudo, tendo em conta o que conhecemos até agora acho que não se justifica, nem de perto nem de longe. Eu só admitiria essa possibilidade se em janeiro do próximo ano ainda estivermos como estamos agora... o básico acho que se resolverá o essencial mesmo sem aulas presenciais, pelo menos durante algum tempo. O secundário é mais problemático, mas é possível recuperar muita coisa em pouco tempo, e arranjar alternativas, com mais limitações obviamente. Já me aconteceu ter sido colocado em finais de março a substituir um colega que dava GD ao 11º (ano de exame). Nem a meio da matéria iam, o exame era 3 meses depois, as aulas acabavam pouco mais de dois meses depois. Como se isso não fosse já suficientemente mau, no 10º ano tinham tido um professor que não estava habilitado a dar GD (aliás também foi por isso que tinham a matéria do 11º muito atrasada, porque foi necessário rever alguma matéria do 10º). Tiveram aulas até ao último dia antes do exame (sendo que os últimos dias já só foi a preparar o exame), tiveram de fazer um forcing grande, os alunos e eu, mas a matéria foi dada. A média das notas do exame não foram famosas, mas não ficaram longe da média nacional, houve um aluno que teve 18 outro 15... Estes alunos perderam bem mais que um período, tinham quase um ano inteiro de atraso, e foi possível, sem sequer terem a possibilidade de alterar a data dos exames.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/4/2020 16:34

mais_um Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:
Muito mais importante que os efeitos benéficos das férias é o impacto nos estudos das nossas crianças e jovens ser o menor possível.


Perder 2 meses de aulas não é grave até ao 9 ano. Não me parece que haja problemas a esse nível. Até porque noutros países da UE as aulas foram de todo canceladas, em todos os níveis de ensino.

Tenho um filho no 11º ano, em principio votará a ter aulas de física-quimica e geometria descritiva. Tenho duvidas se vai continuar a ter português e matemática, já que os exames destas disciplinas são só no 12º ano, mas considerando a carga horária do 12º ano não estou preocupado. Falei com a professora de matemática e mesmo que não haja mais aulas este anos ela disse que para o ano havia tempo de recuperar.


Tenho a mesma dúvida, se as aulas presenciais para o 11º são só nas disciplinas a exame este ano ou também nas do próximo.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 16:25

Carrancho_ Escreveu:
MarcoAntonio Escreveu:Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.


Aparentemente a principal explicação passará por medidas tardias e menos eficazes em relação a Portugal. Imagina se ainda lá andava tudo à vontadinha... tudo não, só os que sobravam.

Colocando só um neurónio a funcionar, sem grande pesquisa de dados, enfim... só por "achismo" meu (mas é uma opinião, vale tanto como a de pessoas com conhecimentos e baseados em estudos e dados sérios que eu não percebo, sem não há certeza oficial valem tanto como a minha), se o mundo tivesse continuado a sua vida normal como se de uma gripe sazonal se tratasse:

- População mundial: 7.700.000.000
- Considerando imunidade de grupo aos 50% e que a partir desse momento tinhamos zero novos casos. Total de infetados: 3.850.000.000
- Tendo em consideração que a velocidade de infecção ia colapsar todos os sistemas de saúde mundiais, mas ainda assim sem contabilizar os danos colaterais, vá, uma taxa de letalidade de 5% (com medidas e sem colapsarem totalmente temos exemplos entre 1,5 e 10% (acho eu)): 192.500.000 mortes

Quantos teve a segunda guerra mundial?

É um achismo que devem ter tão em conta como qualquer estudo sério por pessoas capazes... acho eu.

Mas certamente a economia neste caso não ia sofrer nada, tudo continuava na mesma, social e economicamente. :oh:


Pois, eu acho que não seriam tantos porque a determinada altura, mais de metade das pessoas do planeta ficaria em casa e não sairia de lá durante meeses, comiam o que houvesse, para alguns seria uma dieta forçada! A economia não seria afetada marginalmente, seria completamente arrasada, não restaria setor de atividade a funcionar de forma minimamente parecida com o que conhecemos... isto é a minha opinião, que vale tanto como a tua! :mrgreen:
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por bogos » 10/4/2020 16:21

Boa tarde

Na questão particular das escolas, derivado ao Corona Virus...

Já alguem pensou em "zerar" o ano letivo?

Consequências principais?

Eu tenho filha no 9º ano.... Sei que ficar até Setembro de molho é tempo demais.
Mas iniciar o ano lectivo novamente no mesmo não me pareceria nada de mais.

Para o acesso ao ensino superior, será a medida tão, tão gravosa?

São questões que deixo no ar...

Parece-me mais complicado tomar medidas para a economia das empresas do que resolver o problema das escolas...

MHO
Um dos efeitos do medo é perturbar os sentidos e fazer que as coisas não pareçam o que são.
Miguel Cervantes
No outro lado de cada medo está a liberdade.
Marilyn Ferguson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2887
Registado: 29/12/2005 16:34
Localização: Porto

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/4/2020 16:17

MarcoAntonio Escreveu:Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.


Aparentemente a principal explicação passará por medidas tardias e menos eficazes em relação a Portugal. Imagina se ainda lá andava tudo à vontadinha... tudo não, só os que sobravam.

Colocando só um neurónio a funcionar, sem grande pesquisa de dados, enfim... só por "achismo" meu (mas é uma opinião, vale tanto como a de pessoas com conhecimentos e baseados em estudos e dados sérios que eu não percebo, sem não há certeza oficial valem tanto como a minha), se o mundo tivesse continuado a sua vida normal como se de uma gripe sazonal se tratasse:

- População mundial: 7.700.000.000
- Considerando imunidade de grupo aos 50% e que a partir desse momento tinhamos zero novos casos. Total de infetados: 3.850.000.000
- Tendo em consideração que a velocidade de infecção ia colapsar todos os sistemas de saúde mundiais, mas ainda assim sem contabilizar os danos colaterais, vá, uma taxa de letalidade de 5% (com medidas e sem colapsarem totalmente temos exemplos entre 1,5 e 10% (acho eu)): 192.500.000 mortes

Quantos teve a segunda guerra mundial?

É um achismo que devem ter tão em conta como qualquer estudo sério por pessoas capazes... acho eu.

Mas certamente a economia neste caso não ia sofrer nada, tudo continuava na mesma, social e economicamente. :oh:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 15:55

mais_um Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:
Muito mais importante que os efeitos benéficos das férias é o impacto nos estudos das nossas crianças e jovens ser o menor possível.


Perder 2 meses de aulas não é grave até ao 9 ano. Não me parece que haja problemas a esse nível. Até porque noutros países da UE as aulas foram de todo canceladas, em todos os níveis de ensino.

Tenho um filho no 11º ano, em principio votará a ter aulas de física-quimica e geometria descritiva. Tenho duvidas se vai continuar a ter português e matemática, já que os exames destas disciplinas são só no 12º ano, mas considerando a carga horária do 12º ano não estou preocupado. Falei com a professora de matemática e mesmo que não haja mais aulas este anos ela disse que para o ano havia tempo de recuperar.


Exato, como escrevi lá atrás, preocupa-me mais a possibilidade de o próximo ano letivo vir a ter muitas limitações, isso poderá acumular atrasos do final deste ano com mais atrasos do próximo... por outro lado, se há coisa que sempre me alivia as preocupações deste tipo é saber que a nossa obrigação é fazer o melhor que for possível, nos contextos em que estivermos. E isso não tenho grandes dúvidas que será feito.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 15:53

MarcoAntonio Escreveu:Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.


Penso que por aqui também é possível verificar como estamos a ser relativamente felizes nesta pandemia, que nos está a passar largamente ao lado.

Enquanto em NY morrem nesta altura 41 pessoas por milhão de habitante por dia, por causa atribuída a COVID, aqui em Portugal morrem cerca de 3 (e entre 30 a 40 por todas as causas juntas).


(números arredondados e baseados nas comunicações dos organismos oficiais)
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 10/4/2020 15:40

Carrancho_ Escreveu:
Muito mais importante que os efeitos benéficos das férias é o impacto nos estudos das nossas crianças e jovens ser o menor possível.


Perder 2 meses de aulas não é grave até ao 9 ano. Não me parece que haja problemas a esse nível. Até porque noutros países da UE as aulas foram de todo canceladas, em todos os níveis de ensino.

Tenho um filho no 11º ano, em principio votará a ter aulas de física-quimica e geometria descritiva. Tenho duvidas se vai continuar a ter português e matemática, já que os exames destas disciplinas são só no 12º ano, mas considerando a carga horária do 12º ano não estou preocupado. Falei com a professora de matemática e mesmo que não haja mais aulas este anos ela disse que para o ano havia tempo de recuperar.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 15:38

Carrancho_ Escreveu:Amigo artista,

Férias é algo que não me preocupa minimamente este ano. Ainda que as coisas melhorem significativamente, não pondero de forma alguma viagem para fora de Portugal e mesmo cá dentro não me estou a ver ir para um hotel ou alugar casa no sul. Eventualmente umas idas à praia local com menos pessoas, passeios nas redondezas, visitas a museus, evitando sempre aglomerados, restaurantes, cafés ou esplanadas. De resto, trabalhar, trabalhar, trabalhar no escritório e em casa.

Muito mais importante que os efeitos benéficos das férias é o impacto nos estudos das nossas crianças e jovens ser o menor possível.


Sim, eu concordo, e até estou disposto ao que for preciso para que as coisas corram pelo melhor. Mas sei que essa questão das férias tem de se colocar, tem de ser pensada. E são muitas as variáveis a ser consideradas. por exemplo, cerca de 25% dos professores (nos quais estou incluido, por mais estranho que isso possa parecer), são contratados, os contratos terminam no dia 31 de agosto. Nestes casos todos, ou gozam as férias em agosto, ou têm de lhes ser pagas como trabalho extra. Quem é dos quadros, pode ser acumular dias e gozá-los noutra altura, eventualmente não cumprir um artigo ou outro da legislação de forma excecional e passar as férias para o ano seguinte, mas nos contratados a questão é diferente e tem de ser pensada...

Em relação às férias, muita gente estará a pensar como tu, mas muitos outros estão danados para soltar a franga e assim que puderem, com mais ou menos cuidados, vão querer passar uns bons dias de férias, ir à praia, e levar uma vida o mais normal possível... e, na boa das verdades, isso será importante para o país, desde que as condições de progressão da pandemia permita!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 15:36

Para colocar as coisas em perspectiva:

O Estado de New York tem cerca de 20 milhões de habitantes, sensivelmente o dobro de Portugal.

Têm morrido nos últimos dias, por causa atribuída a COVID, cerca de 700 a 800 individuos por dia em NY. A maior parte está concentrada em NYC.

Em Portugal morrem, por todas as causas, sensivelmente entre 300 e 400 individuos por dia.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 15:30

Ontem num dos jornais da noite, penso que da TVi, mas não tenho a certeza, mostraram as imagens das valas comuns em NY, cheias de caixões... se há uns meses se falasse disso, seria algo que ninguém imaginaria! Em Itália vi algo do género há umas semanas atrás... parece mentira!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por mais_um » 10/4/2020 15:29

MarcoAntonio Escreveu:Aqui fica a actualização para Portugal. A situação continua a evoluir de forma relativamente benigna comparado com os países europeus atacados mais severamente. A situação apresenta-se relativamente estável ou já em fase de melhoria mesmo (não é claro dada a limitação dos dados e natureza contraditória de alguns).



Actualização/Portugal

Casos confirmados: +1516 (total:15472)
Recuperados: +18 (total:233)
Óbitos: +26 (total:435)

Hospitalizações: 1179 (+6)
Em cuidados intensivos: 226 (-15)



No que diz respeito ao nº de internados (ambos), parece-me que a situação está controlada, apesar do aumento de infectados, estes números têm estado estáveis, no caso do UCI até tem diminuído. Considerando o aumento de casos significa que os novos casos não são graves e/ou que não têm evoluído para situações mais graves, até agora.
"Só duas coisas são infinitas, o universo e a estupidez humana. Mas no que respeita ao universo ainda não tenho a certeza" Einstein
“Com os actuais meios de acesso à informação, a ignorância não é uma fatalidade, mas uma escolha pessoal" Eu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8108
Registado: 14/11/2008 0:48
Localização: Lisboa

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 15:27

Marco Martins, se bem percebi, as máscaras são fornecidas aos alunos. E se são máscaras cirúrgicas (como suponho que são, mas isto há-de esclarecer-se), estas máscaras não custam dois euros, custam cêntimos.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Carrancho_ » 10/4/2020 15:25

Amigo artista,

Férias é algo que não me preocupa minimamente este ano. Ainda que as coisas melhorem significativamente, não pondero de forma alguma viagem para fora de Portugal e mesmo cá dentro não me estou a ver ir para um hotel ou alugar casa no sul. Eventualmente umas idas à praia local com menos pessoas, passeios nas redondezas, visitas a museus, evitando sempre aglomerados, restaurantes, cafés ou esplanadas. De resto, trabalhar, trabalhar, trabalhar no escritório e em casa.

Muito mais importante que os efeitos benéficos das férias é o impacto nos estudos das nossas crianças e jovens ser o menor possível.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 10/4/2020 15:19

artista_ Escreveu:
Qualnhick Escreveu:" ...Mas agora dizem-nos que, tendo
assim salvo o SNS e ganho com isso
tempo precioso para melhor o equi-
par, não apenas sacrificámos mais a
economia como também tornámos
mais obscura e longínqua a derrota do
inimigo. Ao fecharmo-nos em casa, tal
como nos recomendaram, evitámos a
disseminação da infecção, mas, com
isso, evitámos também a imunidade
de grupo. E agora, conclui quem sabe,
só há uma solução boa: continuarmos
fechados em casa, tantos mais quanto
possível, até que haja uma vacina. Ou
seja: não sucumbimos à doença, su-
cumbimos à prevenção. Eis um infeliz
case study..."

By Miguel Sousa Tavares cronica do expresso desta semana


Afinal a tua atividade cerebral nem para perceber o básico chega. Não tinhamos acabado?! Tu não respondes e uma simples pergunta minha e dás-te ao luxo de me continuar a responder?!

Mas como eu não sou o Marco, e não tenho paciência para aturar ignorantes, ficas a falar sozinho!


Obrigado e igualmente
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 15:18

A bem do tópico, vamos seguir em frente, por favor.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 15:16

Qualnhick Escreveu:" ...Mas agora dizem-nos que, tendo
assim salvo o SNS e ganho com isso
tempo precioso para melhor o equi-
par, não apenas sacrificámos mais a
economia como também tornámos
mais obscura e longínqua a derrota do
inimigo. Ao fecharmo-nos em casa, tal
como nos recomendaram, evitámos a
disseminação da infecção, mas, com
isso, evitámos também a imunidade
de grupo. E agora, conclui quem sabe,
só há uma solução boa: continuarmos
fechados em casa, tantos mais quanto
possível, até que haja uma vacina. Ou
seja: não sucumbimos à doença, su-
cumbimos à prevenção. Eis um infeliz
case study..."

By Miguel Sousa Tavares cronica do expresso desta semana


Afinal a tua atividade cerebral nem para perceber o básico chega. Não tinhamos acabado?! Tu não respondes e uma simples pergunta minha e dás-te ao luxo de me continuar a responder?!

Mas como eu não sou o Marco, e não tenho paciência para aturar ignorantes, ficas a falar sozinho!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por artista_ » 10/4/2020 15:12

Marco Martins Escreveu:- muitos professores possuem alunos de vários anos!!! vão trabalhar de dia para ae trabalham de casa escola e de noit com as aulas online?


Marco isto vai ser feito o melhor que for possível, sendo que a questão dos exames no secundário é muito mais sensível, porque mexe com muita coisa, sobretudo com o acesso ao superior. No básico, será feito o melhor que for possível, sendo que já foi dito que será preferível consolidar aprendizagens a dar novos conteúdos. O 3º período tem cerca de 2 meses, em alguns anos nem isso, mesmo que fosse integralmente perdido (e nunca será) haveria como o recuperar... eu já estou a pensar é se o próximo ano letivo começará normalmente e como decorrerá o ano, mas se tudo correr relativamente bem haverá capacidade para recuperar. O que se está a passar também serve de aprendizagem para todos, a vários níveis, é como diz o outro, nada se perde, tudo se transforma! O importante agora, no básico, será os alunos manterem-se ocupados a trabalhar da forma que for possível, sendo que a experiência os obrigará a trabalhar coisas que numa situação normal não trabalhariam, se forem só estes dois meses, sinceramente vejo mais vantagens do que problemas...

Marco Martins Escreveu:- como colocam 25 alunos de uma turma com distância mínima? Ficam alguns fora da aula, ou o professor terá de dar duas aulas a metade dos alunos de cada vez?


Não sei como será, o facto de a maioria dos professores terem já alguma idade também poderá ter algum impacto no que estão a pensar fazer. De certa forma não queria estar na pele dos governantes, decidam o que decidirem haverá quem se queixe de certeza... e não será difícil imaginar que possam acontecer situações em que haverá alunos que possam ser prejudicados em relação a outros... como escrevi, esta questão do secundário e acesso ao superior é muito sensível, muitos pais e alunos estão a disputar décimas nas médias que podem fazer a diferença entre entrarem ou não no curso que pretendem.

Marco Martins Escreveu:- os professores com ensino à distância (nos moldes actuais com testes e trabalhos por extenso- sem cruzes) têm muito mais trabalho!!


Eu diria que vai depender das escolas e dos professores e será mais ou menos o mesmo que nas aulas presenciais. Eu como mudo todos os anos de escola, já percebi isso há muitos anos. As escolas são muito diferentes, os professores também. Acho que terá de haver alguma criatividade agora, mas não tenho dúvidas que em dezenas de milhares de professores, e em centenas de escolas diferentes, haverá um pouco de tudo, quem tenha mais trabalho do que teria com aulas presenciais, quem tenha menos, quem tenha maior ou menor capacidade de adaptação a esta nova realidade, etc... mas em termos gerais, no básico, acho que as coisas correrão bem... em termos de atividades desenvolvidas, em casa dependerá de cada família!

Marco Martins Escreveu:uir ser o mais i- os alunos serão obrigados a andar de máscara!! Quem vai custear as máscaras a 2€ cada uma? (e isto quando não há mascaras para todos)
- os professores vão para um local de trabalho e terão também de suportar os 2€ por máscara e numa situação de professor, a máscara terá de ser substituída umas 3 vezes durante o dia!!


As máscaras são fornecidas pelo ME, pelo menos foi o que o AC disse...

Marco Martins Escreveu:- os professores são obrigados a ter em casa um computador para fazer o trabalho da escola??? Isso faz parte dos requisitos para se ser professor?


Isso já são desde há muitos anos... obrigados não são, mas não é fácil contar apenas com um dos poucos computadores que as escolas têm... e espaços próprios para trabalhar. obviamente que se todos os professores de uma escola estivessem lá ao mesmo tempo, não haveria espaço e equipamentos nem para 25% deles... não sei o que te diga, mas não estou a ver o governo considerar a hipótese de dar um portátil a cada professor de 4 e m 4 anos (por exemplo).

Marco Martins Escreveu:Primeiro, porque os contratados são tratados como lixo, Segundo porque a escola só tem índios e uma direção fraca, Terceiro porque não faz sentido estar a correr um risco onde não antevejo que irá haver segurança higiénica (se nem os telemóveis proíbem, como vão obrigar ao distanciamento e ao uso de máscara!?!?)!!!


Isso posso-te dizer que dependende muito das escolas, das direções e de todo o pessoal, eu já dei aulas em 20 escolas diferentes, sei do que estou a falar! :D No geral os contratados (eu também sou, já tenho mais de 25 anos disto, já só me dá para rir... para não chorar :mrgreen: ) estão numa situação muito pior e, em muitos casos, ainda são realmente mal tratados pelas direções, mas também há muitos casos em que não o são, acho que é importante não generalizar, há casos muito positivos.

Quanto ao resto, deverá haver protocolos muito apertados que serão comunicados se e quando decidirem avançar para as aulas presenciais, nos anos de exame (ainda não li os textos mas penso que será só para as disciplinas de exame, não para todas)... vamos ver como isto evolui, mas no básico penso que será pouco complicado, melhor ou pior a coisa vai e penso que na generalidade haverá compreensão dos pais para o caráter excecional dos tempos em que vivemos. Se não houver uma passagem administrativa (que acho não haverá) ninguém ficará retido, a não ser situações muito excecionais.
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por MarcoAntonio » 10/4/2020 15:09

Segundo os dados oficiais, a Suécia tinha testado 54700 individuos até 7 de Abril (fonte), nós tinhamos testado 95300 (fonte).

Até agora a Suécia identificou 9685 casos, nós identificamos 15472 casos. Esta diferença está mais ou menos em linha com a proporção de testes.

Ate agora a Suécia identificou 870 e tem registado cerca do dobro dos óbitos diários de nós, nós indentificamos 435 óbitos.

Naturalmente, existem problemas e limitações com estes números. Mas não me parece verosímel que a Suécia tenha menos casos do que nós, os dados sugerem fortemente que têm bastante mais (em valores absolutos e em valores per capita). Como procuraram bastante menos, terão encontrado bastante menos.

Em boa verdade, só vai ser possível confirmar melhor estas coisas mais tarde.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38083
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: CoronaVirus, panico justificado...?

por Qualnhick » 10/4/2020 15:03

artista_ Escreveu:
Qualnhick Escreveu:
Boa tarde
Saude para ti tambem


Muita saúde, para ti e para os teus... no fundo é isso que é importante! :wink:

um grande abraço!


" ...Mas agora dizem-nos que, tendo
assim salvo o SNS e ganho com isso
tempo precioso para melhor o equi-
par, não apenas sacrificámos mais a
economia como também tornámos
mais obscura e longínqua a derrota do
inimigo. Ao fecharmo-nos em casa, tal
como nos recomendaram, evitámos a
disseminação da infecção, mas, com
isso, evitámos também a imunidade
de grupo. E agora, conclui quem sabe,
só há uma solução boa: continuarmos
fechados em casa, tantos mais quanto
possível, até que haja uma vacina. Ou
seja: não sucumbimos à doença, su-
cumbimos à prevenção. Eis um infeliz
case study..."

By Miguel Sousa Tavares cronica do expresso desta semana
 
Mensagens: 910
Registado: 19/12/2002 2:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], bpcolaco, Carlos73, Cem pt, hugob0ss, iniciado1, JAAMC, jvrs, niceboy, Opcard, PAULOJOAO, Pmart 1 e 143 visitantes