Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

OREY - Pedido Insolvência

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

RSFC Como posso entrar em contato?

por david.m.almeida » 20/9/2020 20:06

Envie me e-mail davidalmeid@gmail.com
 
Mensagens: 1
Registado: 21/5/2020 15:45

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 30/1/2020 18:31

O mais desassossegador, do meu ponto de vista, é o laconismo evasivo dos esclarecimentos por parte da CMVM e do BdP. As pessoas que me têm atendido parecem ter medo de responder às minhas perguntas! Tenho tido que as pressionar para que me digam qualquer coisa de útil, é impressionante! Uma delas até me respondeu torto, tive de me chatear com ela… enfim, é desesperante…

Por exemplo, uma das coisas que não se entende é que as reclamações dos investidores são todas analisadas individualmente. Se há vários investidores a queixar-se exactamente do mesmo problema e da mesma instituição, porque diabo é que nem a CMVM nem o BdP podem analisar os seus casos em conjunto? Ricas entidades reguladoras, que protegem os interesses das instituições financeiras…

Em relação ao valor da carteira, posso dizer-lhe que a minha estava ligeiramente acima do que indicou. Por isso não consigo compreender que raio de critérios é que eles usaram para fazer as transferências. Começo a achar que mais valia ter gastado tudo com p*** e vinho verde, como se costuma dizer. Uma pessoa perde horas e horas todas as semanas e ao longo de vários anos a olhar para gráficos, relatórios e indicadores. E para quê? Para no final o trabalhinho ir todo por água abaixo. Assim não vale a pena… não admira que tão pouca gente invista em bolsa neste país. Peço desculpa pelo desabafo, mas estou mesmo f*** com isto tudo.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por ZeNovato » 30/1/2020 15:49

Bem pelo menos conseguiu se perceber que não trataram os clientes todos de igual forma. Eu nem tinha uma conta grande com eles para ser tratado de forma diferente (mt menos de 50k.... mt menos!!!).

É uma roubalheira neste fim de mundo.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 30/1/2020 15:19

Caro ZeNovato,

Em primeiro lugar, os meus sinceros agradecimentos pelo tempo e informação disponibilizados. Sim, o seu esforço ajudou, porque me permitiu perceber que o processo de transferência de activos não foi igual para todos os clientes da Orey. Agora vou tentar averiguar porquê.

Conforme lhe tinha dito noutro tópico, eu nunca cheguei a receber nenhum desses emails, nem sequer um! Aliás, o meu primeiro contacto no sentido de transferir os activos só teve lugar em Julho, já depois de esgotados todos os prazos mencionados nessas mensagens que transcreveu.

Em relação às suas sugestões, 1) eu já falei com eles várias vezes com eles (Orey) e a conversa não passa disto: “Neste momento, não podemos fazer nada. Tem de aguardar pela nomeação da comissão liquidatária”. 2) O gestor da conta de destino diz que não tem lá rigorosamente nada, que não recebeu nenhum dos meus activos e que os contactos dele na Orey também lhe dizem que está tudo parado.

É por isso que eu dizia, mais acima, que agora só me resta aguardar que o BdP anuncie a nomeação da Comissão Liquidatária para então tentar agir rapidamente. A alternativa seria avançar já para os tribunais, mas a resposta seria quase garantidamente a mesma: foi solicitada a liquidação judicial da empresa, pelo que o Sr. Compacto vai ter de aguardar.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por ZeNovato » 30/1/2020 14:33

Encontrei o mail a falarem da CGD depois de já lhes ter pedido a transferência e dizia:

"Caso a Orey Financial não rececione até ao dia 24 de junho de 2019 esta sua instrução de transferência, de modo a cumprir o seu dever de restituir os instrumentos financeiros e ativos ao cliente, iniciará um procedimento judicial destinado a requerer no respectivo tribunal competente a consignação em depósito desses ativos. Este procedimento, a consignação judicial em depósito, a que se referem os artigos 841.º e seguintes do Código Civil (“CC”) e os artigos 916.º e seguintes do Código do Processo Civil (“CPC”), será, no caso de não recepção de uma ordem de transferência válida por parte dos titulares da conta (ou dos seus representantes, conforme aplicável), iniciado pela Orey Financial imediatamente após o dia 28 de junho de 2019. Como consequência possível deste procedimento, os seus bens serão depositados junto da Caixa Geral de Depósitos (ou outro depositário que seja nomeado pelo tribunal). Caso a ação não seja contestada será declarada extinta a obrigação de restituição dos bens, a qual, como acima se referiu, impende à data de hoje sobre a Orey Financial."

Isto, depois de ter pedido tudo direitinho, fez com que me mexesse rápido pois não queria problemas.
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: OREY - Pedido Insolvência

por ZeNovato » 30/1/2020 14:27

Para tentar ajudar mais qualquer coisa, porque tb gosto de ser ajudado quando preciso, fui ao meu histórico de mails importantes (guardo sempre alguns) ver quando recebi o primeiro mail da Orey a pedir que transferisse a carteira para outra instituição à minha escolha sem custos pois iriam encerrar TODAS as contas. Esse mail foi recebido no dia 12/06 e dizia claramente e transcrevo parte

"Caso a Orey Financial não rececione até ao dia 17 de junho de 2019 esta sua instrução de transferência, será obrigada, de modo a cumprir o seu dever de restituir os instrumentos financeiros e ativos ao cliente, a levar a cabo um procedimento que dispensa a anuência do cliente: a consignação judicial em depósito, a que se referem os artigos 841.º e seguintes do Código Civil (“CC”) e os artigos 916.º e seguintes do Código do Processo Civil (“CPC”), o qual poderá originar custos adicionais e que se pretendem evitar."

Mal recebi isto borrei me todo, liguei-lhes logo e disseram me que se não o fizesse eles iriam passar os activos para a CGD e depois só através de tribunal conseguiria desbloquear mas os custos seriam a meu cargo e não sabiam quando poderia haver esse desbloqueio.
Pedi de imediato essa transferência e forneci os dados da conta destino (BIG).

No dia 17/6 recebi novo mail com a mesma lenga lenga mas a dizer que era de máxima urgência e davam mais uma semana para agir. Ora se tinha dado ordem de transferência que raio se estava a passar aqui para receber novo mail. Liguei lhes e ninguém me sabia dizer nada e só falavam de Oreyblue e parcerias etc.. Peguei e o gestor de conta do BIG disse para os esquecer e preencher o formulário do BIG a pedir a puxada dos activos. Já tinha dito isto ao compacto anteriormente.

Portanto no dia 17/6 foi o BIG a fazer a puxada dos activos e no dia 27/6 já tinha todos na minha conta direitinho excepto um que não sabia onde andava (andava em todo o lado excepto na minha conta do BIG ou Orey). Mesmo assim, o gestor de conta do BIG SABIA QUE ESTAVA A OPERAÇÃO PENDENTE DESSE ACTIVO ou seja, mesmo sem estar em nenhuma conta ele está lá como operação pendente em meu nome e isso é importante pois ele não se perdeu.
Portanto os seus activos, se pediu a transferência dentro destas datas limite que mencionei em cima, têm de estar em algum lado. Sugeria o seguinte:

1. Ligar com eles (percebi que ninguém liga nenhum dada a trafulhice que devem andar a gfazer);
2. Falar com o gestor da conta destino e pedir que lhe diga se encontra na sala de mercados os seus activos (foi o que o meu fez com o ETF que me faltava). Eu estava preocupado onde raio ele andava e ele dizia "Sr. XXX ele está aqui com xx unidades do etf abc como operação pendente"

Escrevi isto assim para que o compacto veja se recebeu estes mails com as mesmas datas e se as cumpriu, caso contrário, será dificil alguém o ajudar e vai mesmo tribunal.

Ajudou alguma coisa??
 
Mensagens: 289
Registado: 8/3/2014 19:34

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 30/1/2020 13:55

Caro RSFC,

Pergunte à vontade, creio que o objectivo deste fórum é precisamente partilharmos a experiência e as lições uns dos outros.

A Orey diz que não fez a transferência dos meus activos porque a anterior administração da empresa se demitiu. Os funcionários disseram-me que as transferências foram todas suspensas na sequência dessa demissão e que eles estavam de mãos atadas, impedidos de fazer operações (se isto é ou não verdade, é outra história) . O meu pedido de transferência foi feito por email (várias vezes). Mantenho as cópias desses envios religiosamente na minha caixa de correio. Também tenho cópias dos recibos das transferências em dinheiro que fui fazendo ao longo dos anos, mas isso não prova que eu tinha uma carteira de activos, só prova que transferi o dinheiro.

Eles (Orey) dizem que os activos por transferir dos clientes estão seguros numa conta do Millennium. Mais uma vez, não sei se isso será mesmo verdade ou não. No meu caso, o banco de destino confirmou os activos a transferir um a um, mas a transferência nunca chegou a ser efectivada. O meu gestor de conta do banco de destino diz que não pode fazer mais nada.

Quanto à reclamação de créditos no âmbito do PER, não, não a fiz, porque só me apercebi que ela estava em curso depois do prazo para reclamar ter expirado (30-Dez). Fiquei furioso, porque tinha contactado a CMVM alguns dias antes do início do prazo (10-Dez) e ninguém me alertara para o processo. Um tipo tem de descobrir tudo sozinho! Posteriormente, contactei o BdP e foi-me dito que agora só me resta contactar directamente a comissão liquidatária, o que devo fazer o mais rapidamente possível a partir do momento em que a mesma tenha sido nomeada.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por RSFC » 30/1/2020 13:17

COMPACTO, sobre o seu caso em especifico é verdade que não vi nada.

Se me permite, porque me intriga, você solicitou a transferência e ..que lhe diz a Orey sobre esse pedido? Tem cópia do pedido? Eles dizem que transferiram? Que venderam? Se você tem uma cópia da transferência/depósito que fez para a orey e dos extractos...que lhe dizem quando vocês pergunta o que fizeram ao seu dinheiro/activos? Se não vendeu como provam eles o que fizeram aos activos para não os transferirem?

Ou se transferiram, o banco destino que lhe disse? A Orey enviou cópia da transferência?

Não precisa de me responder mas tudo isso me faz confusão, e por vezes um pequeno comentário pode dar alguma pista, que assim espero.

(nota: fez a reclamação dos ´créditos junto administrador judicial do processo?)

Cumprimentos,
RSFC


Compacto Escreveu:macau5m Agradeço a gentileza, mas já estava ao corrente. Não deve haver notícia da Orey na imprensa que eu não tenha lido. Imprimi até várias delas, tenho um dossier com quase 120 páginas de notícias e comunicados da Orey. Repare que essa notícia até já é de Agosto. Desde então, muita água já correu sob a ponte.

RSFC Houve uma altura, aí em meados de Novembro, em que de facto só nos atendia um porteiro que nos reencaminhava para uma pessoa que sabia pouco mais do que ele. Mas eu já consegui falar com dois funcionários desde então. Sugiro vivamente que volte a tentar.

Devo dizer-lhe que já não é nada mau que o seu dinheiro apareça pelo menos no saldo. Não é muito, mas poderá servir de prova judicial se for necessário. Os meus activos não aparecem em lado nenhum e eu não tenho forma de provar que os detinha, a não ser pelo extracto em formato pdf que a Orey me enviou há já vários meses. Também penso, voltando ao seu caso, que deverá ser possível contactar alguém da Oblue, não?

Quanto à sua sugestão, eu já li muitos artigos sobre o Pedido Especial de Revitalização feito pela Sociedade Comercial Orey Antunes, mas não encontrei nenhum que mencionasse, em concreto, o destino dos activos por transferir na Orey Financial. É que uma coisa são os activos que nunca foram reclamados, os artigos sugerem que esses acabarão na CGD (um outro leitor do caldeirão disse até, noutro tópico, que tinha sido ameaçado pela Orey de que a sua carteira iria ser enviada para a CGD no caso de ele não transferir os seus activos). Outra coisa são os activos com transferência pendente, como é o meu caso. Se o caro RSFC encontrou de facto um artigo que mencione o seu destino, peço-lhe o favor de me providenciar o link correspondente.

Melhores cumprimentos e obrigado a ambos (macau5m e RSFC)
 
Mensagens: 4
Registado: 11/12/2019 13:30

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 30/1/2020 12:28

macau5m Agradeço a gentileza, mas já estava ao corrente. Não deve haver notícia da Orey na imprensa que eu não tenha lido. Imprimi até várias delas, tenho um dossier com quase 120 páginas de notícias e comunicados da Orey. Repare que essa notícia até já é de Agosto. Desde então, muita água já correu sob a ponte.

RSFC Houve uma altura, aí em meados de Novembro, em que de facto só nos atendia um porteiro que nos reencaminhava para uma pessoa que sabia pouco mais do que ele. Mas eu já consegui falar com dois funcionários desde então. Sugiro vivamente que volte a tentar.

Devo dizer-lhe que já não é nada mau que o seu dinheiro apareça pelo menos no saldo. Não é muito, mas poderá servir de prova judicial se for necessário. Os meus activos não aparecem em lado nenhum e eu não tenho forma de provar que os detinha, a não ser pelo extracto em formato pdf que a Orey me enviou há já vários meses. Também penso, voltando ao seu caso, que deverá ser possível contactar alguém da Oblue, não?

Quanto à sua sugestão, eu já li muitos artigos sobre o Pedido Especial de Revitalização feito pela Sociedade Comercial Orey Antunes, mas não encontrei nenhum que mencionasse, em concreto, o destino dos activos por transferir na Orey Financial. É que uma coisa são os activos que nunca foram reclamados, os artigos sugerem que esses acabarão na CGD (um outro leitor do caldeirão disse até, noutro tópico, que tinha sido ameaçado pela Orey de que a sua carteira iria ser enviada para a CGD no caso de ele não transferir os seus activos). Outra coisa são os activos com transferência pendente, como é o meu caso. Se o caro RSFC encontrou de facto um artigo que mencione o seu destino, peço-lhe o favor de me providenciar o link correspondente.

Melhores cumprimentos e obrigado a ambos (macau5m e RSFC)
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por RSFC » 29/1/2020 21:46

Caro Compacto,

Da Orey já ninguém respondem, nem telefone tem. Tentei ligar e atende um "porteiro", devidamente informado do que fazer. As pessoas, algumas passaram para a oblue....

Eu transferi para o meu banco, em frança, e agora que as obrigações venceram (venceu no dia após a declaração do PER) o dinheiro aparece no saldo mas não entra na conta à ordem.

O "problema" é que a empresa emitente está sediada na holanda (Araras Finance BV, que por sua vez é detida pela Orey inversiones SL , Espanhola.....) pelo que a CMVM não responde por tal.

Como deve haver quem tenha transferido a sua conta para o banco best, que tem a parceria com a oblue, suponho que a estes saibam dar resposta sobre o vencimento desta aplicação, mas eu aqui no meu banco não me sabem dizer nada.

Em relação ao seu caso, pesquise na internet por "orey per insolvência" e vai encontrar dois ou 3 artigos, entre outros, que referem a questão da transferência, e que as contas não transferidas ficam numa situação que não sei como se chama, peço desculpa, mas lembro-me de ter lido. Para o caso de que ainda não tenha visto, sugiro que veja. Se não encontrar, terei todo o gosto em ajudar a procurar.

Melhores cumprimentos,
RSFC

Compacto Escreveu:Pata-Hari, tens toda a razão. É verdade que a Orey Financial não tinha grande dimensão, mas em matéria de transparência não havia nada a apontar-lhe até recentemente: estava perfeitamente legal, registada e autorizada pela CMVM, sujeita a supervisão… a empresa tinha até sido eleita a melhor correctora ibérica em 2017 pela Capital Finance International. Só que, de facto, os clientes da empresa não tinham contas individuais associadas aos seus activos, ao contrário do que acontece noutras instituições. E aquilo que mais me devia ter posto em sentido é que a empresa estava a acumular prejuízos. Isso é algo que os investidores não podem ignorar. Por muito que nos custe, onde há fumo, há fogo. Prejuízos significam credores. Credores significam interesses opostos aos nossos. Pelo que prejuízos a crescer significam o avolumar dos interesses opostos aos nossos. E quando tudo começa a arder, quem tem mais hipóteses de se safar são sempre aqueles que têm maior dimensão e mais recursos à sua disposição.

Grande parte do meu problema é que, quando solicitei a transferência dos activos, assumi que tudo correria pelo melhor e não estranhei a demora inicial. Só ao fim de algumas semanas sem que a transferência tivesse sido efectivada é que comecei a ficar preocupado. Essa é outra lição valiosa para todos aqueles que estiverem a ler este tópico: mexam-se logo desde o primeiro momento, não esperem que a vossa situação se agrave para agir! Pintem a macaca, chorem baba e ranho, telefonem constantemente, pressionem as entidades competentes, não parem até que os vossos direitos tenham sido respeitados.


RSFC, de facto, a sua situação parece ser bem mais obscura e emaranhada do que a minha. Mas confesso que não percebi se as araras venceram antes ou depois da efectivação da transferência. Uma vez que o Banco Best não assume a responsabilidade, deduzo que venceram antes? O que dizem os funcionários da Orey sobre a sua situação? Não deveria haver uma conta bancária especificamente destinada ao vencimento das obrigações? E já comunicou o seu caso à CMVM ou ao BdP?

Pergunto tudo isto porque a partir do momento em que a liquidação judicial da empresa avançar, vai ser muito difícil responsabilizar os funcionários da Orey pelo que quer que seja…

Cumprimentos a ambos (pata-hari e RSFC)
 
Mensagens: 4
Registado: 11/12/2019 13:30

Re: OREY - Pedido Insolvência

por macau5m » 29/1/2020 18:08

Estive a ler o artigo que junto em link, não sei se ajuda em alguma coisa.

https://eco.sapo.pt/2019/08/15/afinal-o ... a-ao-best/
Que nunca por vencidos se conheçam
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 417
Registado: 6/9/2007 21:15
Localização: Castelo Branco - Temporariamente em Queluz

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 29/1/2020 16:51

Pata-Hari, tens toda a razão. É verdade que a Orey Financial não tinha grande dimensão, mas em matéria de transparência não havia nada a apontar-lhe até recentemente: estava perfeitamente legal, registada e autorizada pela CMVM, sujeita a supervisão… a empresa tinha até sido eleita a melhor correctora ibérica em 2017 pela Capital Finance International. Só que, de facto, os clientes da empresa não tinham contas individuais associadas aos seus activos, ao contrário do que acontece noutras instituições. E aquilo que mais me devia ter posto em sentido é que a empresa estava a acumular prejuízos. Isso é algo que os investidores não podem ignorar. Por muito que nos custe, onde há fumo, há fogo. Prejuízos significam credores. Credores significam interesses opostos aos nossos. Pelo que prejuízos a crescer significam o avolumar dos interesses opostos aos nossos. E quando tudo começa a arder, quem tem mais hipóteses de se safar são sempre aqueles que têm maior dimensão e mais recursos à sua disposição.

Grande parte do meu problema é que, quando solicitei a transferência dos activos, assumi que tudo correria pelo melhor e não estranhei a demora inicial. Só ao fim de algumas semanas sem que a transferência tivesse sido efectivada é que comecei a ficar preocupado. Essa é outra lição valiosa para todos aqueles que estiverem a ler este tópico: mexam-se logo desde o primeiro momento, não esperem que a vossa situação se agrave para agir! Pintem a macaca, chorem baba e ranho, telefonem constantemente, pressionem as entidades competentes, não parem até que os vossos direitos tenham sido respeitados.


RSFC, de facto, a sua situação parece ser bem mais obscura e emaranhada do que a minha. Mas confesso que não percebi se as araras venceram antes ou depois da efectivação da transferência. Uma vez que o Banco Best não assume a responsabilidade, deduzo que venceram antes? O que dizem os funcionários da Orey sobre a sua situação? Não deveria haver uma conta bancária especificamente destinada ao vencimento das obrigações? E já comunicou o seu caso à CMVM ou ao BdP?

Pergunto tudo isto porque a partir do momento em que a liquidação judicial da empresa avançar, vai ser muito difícil responsabilizar os funcionários da Orey pelo que quer que seja…

Cumprimentos a ambos (pata-hari e RSFC)
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por RSFC » 29/1/2020 13:24

Boa tarde Caro "Compacto",

Como referi no meu texto, a minha situação é diferente da sua. Eu detenho obrigações que se chamam araras, "comercializadas" pela Orey Finantial na altura, que entretanto tive de transferir para outro banco, com sucesso. Transferi mas...a data de vencimento já terminou e ainda não foram pagas, e do banco para onde transferi ninguém me sabe dizer nada até à data.

Esta obrigações são emitidas por uma Araras Finance BV, sediada na Holanda, que por sua vez é detida pela Orey Inversiones Financiera SL (espanha), que no final e resumindo parece que ninguém sabe afinal de onde vem nem para onde vai, e que com tantos oreys no nome à mistura parece que não tem nada a ver nem com a SCOA nem com a Orey Finantial.

Se alguém sabe de algo ou tem novidades sobre o pagamento desta obrigações, pois agradeço. Por exemplo, se alguém transferiu para o parceiro que indicavam, o Best, que vos dizem hoje sobre o pagamento destas obrigações?

(isto poderia dar também um bom artigo de investigação, para descobrir que contas e manobras foram feitos por estes senhores, com entradas e saidas e vendas entre todas as empresas do mesmo grupo onde todos são accionistas de todos e de ninguém ao final, para dar a volta à coisa e sairem como se nada fosse)

Obrigado a todos.
Cumprimentos
Rui Cardoso


Compacto Escreveu:Boa tarde, caro RSFC

Estou numa situação um pouco semelhante à sua. Eu detinha uma carteira de activos na Orey Financial que, apesar dos meus vários pedidos, ainda não foi transferida para outra instituição financeira. Temo agora que a liquidação judicial da Orey me possa trazer dissabores (i.e. perdas financeiras).

Fui informado de que haverá outras pessoas na mesma situação que nós, pelo que eu acho que devíamos conversar uns com os outros e tentar perceber o que podemos fazer. No limite, talvez até perceber se devemos associar-nos e agir judicialmente.

Quem estiver na mesma situação que eu e o RSFC, por favor responda! O tempo já é escasso e há muitos abutres à espera de agarrar o que sobrou da Orey.

Cumprimentos,
Compacto
 
Mensagens: 4
Registado: 11/12/2019 13:30

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Pata-Hari » 29/1/2020 10:55

Compacto, é por isso que eu insisto sempre em como trabalhar com instituições menores e menos transparentes nos pode gerar problemas perfeitamente dispensáveis.

Dou-te um exemplo: o revolut trabalha com contas jumbo. Naturalmente isso é um problema que se tem que ter em mente quando se transfere para lá património.
Outro exemplo: é habitual as pessoas continuarem a trabalhar com instituições que se sabe que estão com problemas. Não se entende que alguém se sujeite a um problema perfeitamente previsivel sem razão muito forte para tal. O risco de mercado é grande que chegue para eu querer assumir riscos "gratuitos" e com os quais não tenho nenhum retorno. É algo que não faz nenhum sentido.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 28/1/2020 14:37

Eu também não queria acreditar, caro Sr_SNiper, sobretudo porque os funcionários da Orey me tinham garantido que isso não era possível, que os meus activos estavam seguros e eram inalienáveis. Mas o aviso veio dos próprios reguladores, CMVM e BdP, pelo que é a eles que eu tenho de dar ouvidos e levar o caso muito a sério. Até porque eles foram peremptórios a esse respeito: nada está garantido.

Neste momento, tudo o que posso fazer é aguardar pelo resultado das minhas reclamações e estar atento à nomeação da comissão liquidatária. A partir desse momento, tenho de estar preparado para tudo, inclusive para avançar para os tribunais. Até reservei uns dias de férias que não gozei em 2019 para os tirar agora se for preciso.

Sei que há outras pessoas em situação semelhante (clientes da Orey com activos por transferir), mas ainda não consegui encontrar/contactar nenhuma delas. Na possibilidade de ter agir judicialmente, conviria não estar sozinho.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Sr_SNiper » 28/1/2020 8:30

Isto é inacreditável...
Nem em Portugal onde vale tudo isto parece possível acontecer.
Portanto tu tens activos financeiros em teu nome num.banco, uma terceira parte dá ordem de venda e fica com a massa???
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 27/1/2020 20:19

Em teoria, sim. Na prática, não tenho a certeza.

Eu explico: de facto, eu nunca solicitei o fecho de nenhuma posição, apenas a transferência dos meus títulos. Isto significa que, em teoria, as minhas acções e ETF não deveriam poder ser alienadas ou liquidadas por terceiros.

Na prática, porém, os funcionários da CMVM e do BdP disseram-me que isso não era garantido. Que quando há um processo de liquidação judicial, a comissão liquidatária pode decidir a alienação ou a liquidação dos títulos a favor dos credores da empresa liquidada, sobretudo se esses títulos não tiverem sido reclamados atempadamente pelos investidores (neste caso, por mim).

Ora, entre a lista de credores da Orey Financial há muitas organizações de grande monta: a CGD, o BCP, o Santander, o Novo Banco, o BBVA, o Saxo Bank, entre muitos outros… e (pasme-se) até a própria CMVM! Eu não estava grandemente preocupado até ter contactado estas instituições (CMVM e BdP), mas agora estou muito preocupado. E o pior é que esta novela não tem fim à vista…
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Pata-Hari » 27/1/2020 18:14

Ou seja, não se coloca sequer a questão da liquidação de fundos ou de instrumentos. É apenas uma simples transferência de activos.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 27/1/2020 16:01

Acções e ETFs sobre índices, principalmente do mercado norte-americano. Alguns deles valorizaram bem acima do preço de compra.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Pata-Hari » 24/1/2020 21:56

Exactamente que activos lá tinhas?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 23/1/2020 22:34

Não sei se a pergunta da pata-hari era dirigida a mim ou ao RSFC, mas vou responder à mesma: no meu caso, esta situação já se arrasta desde Agosto de 2019. Já falei várias vezes com funcionários da CMVM por telefone e nunca obtive uma resposta conclusiva ou satisfatória. A cada telefonema, foi-me dada uma resposta e linha de acção recomendada diferente. Dirigi-me presencialmente ao Banco de Portugal e disseram-me que não podiam fazer grande coisa, uma vez que a salvaguarda dos activos mobiliários dos clientes particulares é da responsabilidade da CMVM. Acabei por fazer duas reclamações, uma na CMVM e outra no BdP, mas parece-me que não servirão de grande coisa, uma vez que elas não terão poder de coerção judicial. Estou a ponderar avançar para os tribunais, mas para isso gostaria de reunir mais pessoas na minha situação ou semelhante, senão arrisco-me a ter de pagar uma pipa de massa sem sequer haver garantias de que venha a ser bem-sucedido.
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Pata-Hari » 22/1/2020 21:56

Porque não pedes um esclarecimento ao banco de Portugal e à cmvm? há quanto tempo estás neste processo?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: OREY - Pedido Insolvência

por Compacto » 17/1/2020 15:27

Boa tarde, caro RSFC

Estou numa situação um pouco semelhante à sua. Eu detinha uma carteira de activos na Orey Financial que, apesar dos meus vários pedidos, ainda não foi transferida para outra instituição financeira. Temo agora que a liquidação judicial da Orey me possa trazer dissabores (i.e. perdas financeiras).

Fui informado de que haverá outras pessoas na mesma situação que nós, pelo que eu acho que devíamos conversar uns com os outros e tentar perceber o que podemos fazer. No limite, talvez até perceber se devemos associar-nos e agir judicialmente.

Quem estiver na mesma situação que eu e o RSFC, por favor responda! O tempo já é escasso e há muitos abutres à espera de agarrar o que sobrou da Orey.

Cumprimentos,
Compacto
 
Mensagens: 14
Registado: 17/1/2020 15:17

OREY - Pedido Insolvência

por RSFC » 11/12/2019 13:43

Boa tarde a todos,

Criei este tópico, como interessado (ou prejudicado!), na tentativa de perceber melhor o que se passa e/ou vai passar, e o que fazer, neste processo com os inputs de todos, se é que há quem possa ajudar e esteja também interessado.

Tenho obrigações (araras) desde 2013 e, depois de um adiamento de data de vencimento, estas venciam no passado dia 30 de novembro. No entanto como todos sabemos dia 28 a Orey pediu insolvência, coincidência ou não.

Depois de terem adiado pagamento e terem efectuado várias manobras como que a prepara o caminho, que me parece a mim, óbvio, não percebo como é possível que este processo possa acabar assim.

Tendo em conta todos os "meios" que este grupo tem, tiram o mau, ficam com o bom, continuam a vida deles e os outros que se lixem.

Não tenho conhecimentos legais para dizer se é legal ou não, mas custa-me, além do investimento, não ver qualquer noticia detalhada sobre o assunto.

Este srs acabam por exemplo de criar a obleu ( https://eco.sapo.pt/2019/08/15/afinal-o ... a-ao-best/).

A aplicação araras está relacionada com a compra de divida (massa falida) de uma empresa cujo processo estava em tribunal, onde até à data que me foi possível ter informação, estava bem encaminhado estando já numa fase final, e que no caso de que o desfecho seja positivo para onde vai o dinheiro que afinal não vão pagar? Ficam com ele e não distribuem?

Peço desculpa mas tudo isto me faz muita confusão e não percebendo muito do assunto não sei como proceder ou a quem me dirigir. Assim que se se há alguém que possa ajudar e ou alguém interessando de trocar mais informações...

Desde já os meus agradecimentos.

Melhores Cumprimentos,
RC
 
Mensagens: 4
Registado: 11/12/2019 13:30


Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: @Mensageiro, Alfa Trader, Andre vez, Barão de Soestrova, bento.jp13, Bing [Bot], Dar Adal, dmaa, Estriquinina, Garfield, Google Adsense [Bot], iniciado1, JFDIL, latbal, machadosoares31, malakas, MPAM, MR32, PAULOJOAO, SalvaFP, VALHALLA, WofG, yggy e 177 visitantes