Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Degiro Conta Custody vs Basic

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Degiro Conta Custody vs Basic

por aprendizbolsa » 26/5/2019 16:08

Boas pessoal, eu comecei recentemente a investir na bolsa utilizando a degiro, depois de várias pesquisas concluí que o melhor era escolher a conta basic porque mais tarde eu conseguiria alterar para outros tipos de conta mais "avançadas", apenas não conseguiria reverter o processo ou seja vir das contas mais "avançadas" para uma basic, por exemplo.

Depois de já ter algum montante investido e até estar a correr relativamente bem, comecei a ficar preocupado com o quão seguro será este tipo de conta visto que as ações podem ser emprestadas a terceiros e existir um risco muito pequeno mas não nulo de ficarmos sem as mesmas, penso eu...

Nos termos de aceitação do serviço consta o seguinte ponto que em baixo transcrevo:

"Ao assinar, o Cliente confirma ter lido e aceite as disposições 4.5 e 9 das Condições dos Serviços de Investimento sobre a utilização de Títulos por terceiros e o empréstimo de Títulos pela DEGIRO. Para mais informações sobre o assunto aconselhamos-lhe a leitura do capítulo "Gestão de Instrumentos Financeiros" no documento Informações adicionais sobre os Serviços de Investimento. Este documento encontra-se disponível no Centro de Documentação do website. "

O referido ponto 4.5 diz :

"4.5 Uso por parte de terceiros
O Cliente autoriza expressamente a DEGIRO a autorizar o direito de uso sobre os Instrumentos
Financeiros por parte de terceiros, sob condição que os terceiros, como por exemplo os agentes
de compensação e corretores primários detentores de posições em dinheiro e Instrumentos
Financeiros do Cliente através da DEGIRO, insistam ou tenham insistido num direito de uso
relativamente a estes Instrumentos Financeiros. Um direito de uso por parte do terceiro aqui
mencionado significa que a nível deste indivíduo/instituição não existe separação de recursos.
Em caso de falência da terceira parte envolvida, podem ocorrer danos. A DEGIRO tenta limitar o
risco de isto acontecer, selecionando meticulosamente os terceiros que envolve e monitorizando
os mesmos, exigindo segurança ou proteção jurídica, bem como o direito de compensação
bilateral com vencimento antecipado. As posições em Instrumentos Financeiros sobre os quais
um terceiro possui direito de uso são atribuídos, prorato,pela DEGIRO aos clientes para os
quais a Beleggersgiro ou a DEGIRO geria tais Instrumentos Financeiros através de uma terceira
parte"

Alguém me consegue explicar exactamente isto por miúdos?
Quais são os riscos reais que eu corro com a conta basic?
Alguém já teve problemas com a conta basic da degiro ou até mesmo a custody?
Se a Degiro falisse eu teria algum tipo de compensação ou perderia todo o meu investimento?
Pelo que vi não vai ser possível eu mandei E-mail ao suporto se podia alterar a minha conta basic para custody, alguém sabe se é possível?
E aqueles 5 euros mensais pela cotação em tempo real são obrigatórios ou opcionais na conta custody?
Se não der para alterar a conta será que posso ter duas contas na degiro uma sendo ela bacic e outra de custody?

Os meus investimentos são a longo prazo eu apenas quero comprar e construir uma carteira que eu considero sólida e com algum pagamento de dividendos, não estou interessado em vender e muito menos fazer trading, daí uma das minhas maiores preocupações é que o meu capital esteja seguro.

Desculpem o texto longo, quem poder esclarecer algumas das minhas duvidas agradeço.
 
Mensagens: 1
Registado: 26/5/2019 15:56

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cibernautix, jsousa71, latbal, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2 e 123 visitantes