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Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 13/5/2019 20:12
por Artista Romeno
richardj Escreveu:Andam a vender estas UBERs, Netflixs, Teslas etc como empresas que vão ter monopólio do seu sector e que vão ser as Amazons do futuro, mas depois vai-se a ver quanto é que a UBER já queimou de dinheiro? Quanto é que a Tesla já queimou de dinheiro? O modelo de negocio destas empresas é, " eu só sou rentavel se tiver 80% do mercado", provavelmente preciso de uns 10 anos para lá chegar, e mesmo assim não sei. E para lá chegar, tenho de fazer preços bem abaixo dos custos...

Estas empresas tem é grandes departamentos de marketing e só sobrevivem porque as taxas estão tão baixas que existe sempre business angels à procura do Euromilhões nas startup unicórnios.

De resto, concordo que estes devem ser dos últimos grandes IPOs... Só falta mesmo o IPO da ARAMCO

Comentario com muita qualidade, para quem criou o topico dp beh ah beh aprendeu mesmo muito!
So acrescentar que a netflix manipula a contabilidade e as demais nao...o mercado parece gostar que o enganem é o que tenho a dizer que apareca la um eps so pa entreter

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 13/5/2019 16:34
por richardj
Andam a vender estas UBERs, Netflixs, Teslas etc como empresas que vão ter monopólio do seu sector e que vão ser as Amazons do futuro, mas depois vai-se a ver quanto é que a UBER já queimou de dinheiro? Quanto é que a Tesla já queimou de dinheiro? O modelo de negocio destas empresas é, " eu só sou rentavel se tiver 80% do mercado", provavelmente preciso de uns 10 anos para lá chegar, e mesmo assim não sei. E para lá chegar, tenho de fazer preços bem abaixo dos custos...

Estas empresas tem é grandes departamentos de marketing e só sobrevivem porque as taxas estão tão baixas que existe sempre business angels à procura do Euromilhões nas startup unicórnios.

De resto, concordo que estes devem ser dos últimos grandes IPOs... Só falta mesmo o IPO da ARAMCO

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 13/5/2019 15:22
por Celsius-reloaded

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 13/5/2019 15:11
por Celsius-reloaded
Bem, a Lyft tocou hj minimos históricos, nos 47,38.

Desde os maximos há pouco mais de um mês já perdeu quase 50%- :shock:

A sua amiga uber vai pelo mesmo caminho, ou seja a fazer minimos mto abaixo da colocação em bolsa. Hj perde 8%.

Há poucas semanas falava-se em 120bi de valor, agora já são pouco mais do que 60.

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 27/4/2019 18:17
por Optimiza
Tesla self driving cars     Called Robo UBER.jpg
Tesla self driving cars Called Robo UBER.jpg (36.34 KiB) Visualizado 8810 vezes
"During Wednesday’s earnings call, the Tesla CEO fielded a call from Galileo Russell of the HyperChange TV YouTube channel regarding a launch date of the Tesla Network. Musk didn’t have a date, but said the program will act as a “shared electro autonomy model.” The owner of the vehicle can share the vehicle at their accord, which Musk called a “Robo-Uber.”

UBer, o lema “We ignite opportunity by setting the world in motion” - Disparam sobre tudo o que mexa (quase tudo).

Não acredito no modelo de negócio, apesar de o usar todas as semanas (também não acredito no business model da Tesla - apesar de grato à ação - sem ser adquirida, e apesar de um design feio, quando me deixam estou sempre a cravar o S).

Agora UBER entra nos fretes marítimos, depois das scooters, do Uber Eats, das bicicletas, dos carros. Vão entrar nos carros autónomos e no frete de camiões!

Como têm layers surpreendentes de camadas financeiras, os prejuízos serão transferidos para "new business" e o lucro para o "old business".

Interessante este artigo https://www.marketwatch.com/story/uber- ... o_homepage

Qual o argumento? Podem perder até 5 biliões ao ano desde que a) cresçam; b) desde que estejam sempre a lançar novos negócios; c) DESDE QUE ATINJAM A LIDERANÇA NOS VÁRIOS MERCADOS E SEGMENTOS! Isto faz lembrar a Amazon em todo o bear market anterior que perdia dinheiro mas que se valorizava constantemente. Qual a diferença? Perdia % 1/20 da facturação ao passe que a UBER se orgulha de perder de facto 1 por cada 4 dollars que factura!

FUSÃO DUPLA OU TRIPLA DE LÍDERES (2020/2022)? (2 máquinas de queimar cash e uma cash cow que já não cresce)/ Ideia absurda para um futuro ano de bear market: Fusão Tesla (carros e camiões autónomos), UBER (software e monetização da mobilidade) e APPLE (carregada de dinheiro, desesperada por investir e voltar a crescer e especialista em software multimodal). Na realidade se a Apple se fundir apenas com a Tesla pode recriar o sotware integrador e monetizador da UBER (só que não é bem a mesma coisa, ou é?).

No fim de contas, sobretudo num Bear market, o que é que o Mercado prefere e investe em peso? 1 - LIDERANÇA, Crescimento a dois dígitos e Inovação (apesar de passivos crescentes ou aumentos de capital anuais)
2 - Lucros significativos, crescimentos e dividendos moderados/sustentáveis (sem passivo)
comparison- Apple, Amazon, Lyft, Tesla.png
comparison- Apple, Amazon, Lyft, Tesla.png (72.04 KiB) Visualizado 8810 vezes
Uber autonomous.jpg
TESLA  Bear st mt lt     Opada ou fusionada.png
TESLA Bear st mt lt Opada ou fusionada.png (93.22 KiB) Visualizado 8810 vezes

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 26/4/2019 20:24
por Artista Romeno
Celsius-reloaded Escreveu:A Uber já baixou a sua avaliação para 80 a 90 bi. Ainda por cima há indicios que o crescimento que apregoa para valorizações enormes simplesmente não aconteceu logo no primeiro trimestre.

digo disto o que digo do netflix... mas quem é que quer comprar um ação que não é uma start up e tem 1 USD de prejuizo em cada 3 de vendas :mrgreen:

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 26/4/2019 19:20
por Celsius-reloaded
A Uber já baixou a sua avaliação para 80 a 90 bi. Ainda por cima há indicios que o crescimento que apregoa para valorizações enormes simplesmente não aconteceu logo no primeiro trimestre.

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 17/4/2019 15:14
por Celsius-reloaded
A lyft já está nos 55$. Já perdeu mais de 20% do valor em bolsa, por referência ao preço de colocação.

Quem se vai lixar vai ser a Uber que neste contexto da principal rival dificilmente consegue ser avaliada em 120bi.

Claro que a Uber supostamente tem outras actividades, mas a verdade é que a má performance da congénere pode contaminar a ipo deles.

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 3/4/2019 15:53
por Optimiza
Os Americanos são loucos! Os IPO's de Tech ou correlacionados estão claramente em bolha! Vi hoje o valor pelo qual esperam colocar a UBER = 120B usd (e valor mínimo de avaliação 100B) - A primeira CENTACORN da História (Unicorn = 1B, Decacorn = 10B, Centacorn = 100B). Por uma mera App que perde 1.2B por ano? https://www.ft.com/content/79560992-fa8 ... 22a0b02a6c

Assim, peço desculpa pelo erro de avaliação da LYFT. É uma bolha nos 28B (para mim vale 7B e a Uber 30B), mas na prática tem o valor de mercado defendido por quem pode, nos 58/79 usd…...pela UBER (o líder de mercado e maior concorrente nos USA e Canadá da LYFT, e líder no resto do Mundo).

Pode continuar a torrar dinheiro à doida, desde que cresça, e desde que a UBER venha agora para o mercado está safa. Agora, no primeiro crash USA » toca a shortar como se não houvesse amanhã! (começam as bolhas noutros segmentos tech » larguei, gulosa e precipitadamente a 72 usd a ação do 3º sector que mais me interessei e que agora, 8 meses depois está a 204usd/8B e ainda não vale sequer 3B !!! - TradeDesk e a Roku está outra bolha. Já só tenho uma pequena posição numa semiconductor e de resto já não consigo entrar em nenhum comboio).

p.s o ouro que era suposto estar a cair em força (face ao dólar e a perspectiva de subidas das 10Ytreasuries) aguenta-se de uma forma irritante (da próxima onde está o counter investment seguro?)
Lyft by Uber.gif
Lyft by Uber.gif (7.89 KiB) Visualizado 9349 vezes
TRADE DESK bubble .png
TRADE DESK bubble .png (90.41 KiB) Visualizado 9349 vezes
UBER = UNICORN x 100.jpg
UBER = UNICORN x 100.jpg (26.35 KiB) Visualizado 9349 vezes

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 1/4/2019 21:45
por rg7803
Deve vir aos 50 e qq coisa nos próximos tempos. Isto é típico de alguns IPOs. Muita gente a despachar papel fortemente nas primeiras semanas/meses. Depois de assentar poeira logo se vê se terá pernas para "caminhar".

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 1/4/2019 20:31
por Artista Romeno
Celsius-reloaded Escreveu:Já toca nos 69$, abaixo portanto do valor da IPO. :-s

acreditavas mesmo que valia o valor do IPO? no way, nem metade vale :mrgreen:

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 1/4/2019 15:47
por Celsius-reloaded
Já toca nos 69$, abaixo portanto do valor da IPO. :-s

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 31/3/2019 18:35
por Artista Romeno
a meu ver se o mercado aguentar esta treta e a UBER podem muito bem ser dos ultimos grandes IPOS deste bull..e são 2 balentes bolhas.. cheira a fim de ciclo pode durar 1 2 anos mas disso cheira que nao passa esta a uber a netflix a tesla e a spotify sao as bolhas deste bull mas claramente... nao se pode falar de um mercado bolha como um todo mas existem situações potuais só possiveis num bull muito longo :oh:

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 31/3/2019 12:12
por Celsius-reloaded
Excelente Optimiza.

Obrigado pela explicação.

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 30/3/2019 22:16
por Optimiza
Boa noite Ping pong e Celsius, respondo com subjectividade às vossas questões (porque muitas variáveis são desconhecidas):

a) PP / Estará toda a gente a vender no pânico com prejuízo dando ordens stop-loss, ou são short-sellers que fazem baixar o preço?
Colocada a 72 usd e fechou a 78,29usd, com 9% de ganho em fecho (atingindo 22% de valorização no topo), pode-se assumir que acionistas no momento da colocação e que venderam ao longo da sessão tiveram lucros. Não existiu pânico porque o volume na compra e na venda era esmagador e a variação percentual pós intraday max foi sempre inferior a 4% intra hour. Expectavelmente, os market makers e Institucionais que mantém parte dos 88% de ações remanescentes têm interesse em evitar qualquer sinal de pânico, proteger a cotação podendo colocar ordens de compra na correção de máximos a mínimos intraday. Os shorts terão sido uma minoria marginal e provavelmente apenas nos máximos do dia - 84 a 88,60 usd/intraday max (na E-trade o empréstimo de Lyft coloca logo o short com uma desvantagem de 3% mais juros pelo período a estabelecer, os hedge funds terão obviamente melhores condições entre Institucionais).

b) PP /De onde vem tantas acções para vender?
O primeiro dia de trading tem sempre uma enorme liquidez num IPO relevante - a primeira "Decacorn" do ano (mais de 10B de market cap inicial). Num IPO de 30 milhões de ações ou 10% do capital da Lyft +4,62 milhões de ações de colocação adicional (green shoe), as 70 milhões de ações transacionadas no primeiro dia, correspondem a cerca do dobro da colocação e são resultado de compras e vendas sucessivas (sellers das posições iniciais, buyers ST, MT; LT, day traders, Institucional trading por stock broker+machine trading+automated trading). Em muitos IPO's o objectivo do trade, Institucional ou pequeno investidor, é obter um ganho rápido. Ex: O detentor das ações no minuto 0 que vendesse 20 minutos depois ganhava mais de 20% (nada mau).

c) CR / Preciso de ajuda a perceber esse dado. Quer dizer o quê? A receita é inferior em 40% ao que precisava de ser para ter lucro?
Essa frase que citaste era necessariamente simplista (e deturpa o significado) porque os dados todos não estão em cima da mesa. Refere apenas que no final de 2017 para "receitas líquidas" de 397.2M usd e teve uma receita operacional de -245,4M usd (margem operacional de -62%), e que em 2018 já queimou percentualmente menos dinheiro, ao ter "receitas líquidas" de 669,6M usd e teve uma receita operacional de -270M usd (margem operacional de -40.%). O argumento da companhia, como é óbvio, é que se trata de uma GROWTH STOCK que cresceu 95% Yoy na facturação e que os prejuízos em termos % estão a reduzir-se expressivamente. Querem conquistar quota de mercado mesmo que isso signifique margens negativas constantes (ex: primeiras duas "viagens" de novo cliente, até 25 usd são oferecidas).
Lyft receita vs margem operacional.png
Lyft receita vs margem operacional.png (13.58 KiB) Visualizado 9922 vezes

Nada é linear ou claro, porque a Lyft indica as receitas numa base de "receita líquida" (a receita bruta é muito superior mas à qual só podemos chegar por extrapolação), ou seja omitindo as margens pagas aos condutores/proprietários das viaturas, custos com outras entidades estaduais e privadas. Tudo isto porque se considera apenas um "AGENTE INTERMEDIÁRIO/UM MEDIADOR" no âmbito de um serviço de transportes entre condutores agenciados e utilizadores finais. Podemos extrapolar com margem de erro, um provável fee de 1/5 pela Uber, e que a Lyft sendo 2ª no mercado USA cobraria 1/5,5 de fee sobre cada "viagem". Pelo montante de facturação (e sem outros dados vitais), poderia especular que a Lyft obteria o Breakeven com 940 milhões de viagens/ano (face a menos de metade em 2018), o que não será fácil com o desacelerar do crescimento anual YoY num mercado a caminho da saturação.

nota - Quem ganhou biliões com isto foi a rapaziada acionista ab initio, que para um investimento total a rondar 2.4B (investimento VC - venture capital), tem agora a empresa avaliada pelo Mercado em 28B (os empreendedores ficaram bilionários potenciais e os venture capitalists tb estão em grande, e só esperam pelas datas autorizadas para venda de mais tranches), com 12% do capital já transferido para terceiros no IPO.
3 novos bilionários nesta unicórnio que deu um Pop mas que vale um Poop.jpg

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 30/3/2019 15:30
por Celsius-reloaded
https://www.bloomberg.com/opinion/artic ... ium-europe

A certa altura escrevem que a lyft tem "negative-40 percent operating profit margin.".

Preciso de ajuda a perceber esse dado. Quer dizer o quê? A receita é inferior em 40% ao que precisava de ser para ter lucro?

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 30/3/2019 2:28
por Ping-Pong
Já não é a primeira vez que assisto a uma IPO em que o preço cái abaixo da abertura. Mas não consigo perceber como é possível que numa IPO de 30 milhões de acções e haver um volume de 70 milhões de acções no primeiro dia, o preço cair sem parar.

Estará toda a gente a vender no pânico com prejuízo dando ordens stop-loss, ou são short-sellers que fazem baixar o preço?

De onde vem tantas acções para vender?

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 29/3/2019 22:21
por Celsius-reloaded
Ah, the American dream.

Fiquei a saber há puco tempo que h+a condutores que prestam serviços para mais que uma plataforma mais ou menos ao mesmo tempo. Vêem qual está a pagar melhor e optam por umas ou outras consoante isso.

Agora tenho serissimas duvidas que este sector, no presente, não esteja a fazer dumping e por essa via acabar com os táxis basicamente.

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 29/3/2019 18:17
por Optimiza
O sector da Uber (líder) e da Lyft é no longo prazo tão bom como o dos petróleos. Com a condução autónoma as marcas, financeiras ou as rent a car dominarão o negócio (dadas as dezenas de biliões de investimento em activos circulantes perdem competitividade as meras plataformas informáticas com pequenos proprietários agregados).

Colocar uma simples aplicação informática, a LYFT a valer 28 biliões de dollars quando a Fiat Chrysler vale 24 biliões usd (posições totais ou de controlo da Maseratti, Ferrari, Fiat, Jeep, Lancia, Alfa Romeo, etc), é fantástico!

"First, let’s run some numbers. At $30 billion, Lyft is commanding 14 times last year’s sales — not earnings, but sales. Lyft has no profits by any standard — not net income, not operating or free cash flow". in CBS marketwatch


Ver gráfico da correção média USA no pós IPO. Ficaria surpreendido que a cotação estivesse acima dos 50usd (agora cota a 80,3usd), no final deste ano.

* 1º sinal perigoso USA » num mercado observar uma Bubble nas avaliações de ações em IPO e após, assusta os touros.
uber lyft.jpg
uber lyft.jpg (5.9 KiB) Visualizado 10295 vezes
pequeno propietário contrato exclusivo LYFT.jpg
o que vale é que os IPos corrigem, se corrigem.png

Re: Lyft, Inc

MensagemEnviado: 29/3/2019 17:45
por Celsius-reloaded
Disparou + de 20% na abertura até aos 88$

Agora já aliviou e cota nos 80$.

Lyft, Inc

MensagemEnviado: 29/3/2019 14:10
por Celsius-reloaded
A Lyft vai-se estrear em bolsa daqui a minutos.

Que eu saiba é a primeira firma desde tipo de serviços que vai cotar .

O preço da IPO foi 72$. A expectativa do mercado é que valorize nos primeiros dias. Já o futuro é altamente incerto. Nesse valor ela tem 24 mil milhões de $ de capitalização bolsista.

Para mim o bom desta ipo é que, tratando-se de cotada, as contas vão ter q ser divulgados e aí é que se vai ver que tipo de lucro - ou prejuízo - é que empresas deste tipo vão ter. Para já são conhecidas por terem enormes necessidades de capital com prejuízos recorrentes.

A Uber é do mesmo tipo desta Lyft embora tenha uma presença muito mais abrangente em termos de serviços.