lfhm83 Escreveu:O suficiente amadurecida è um conceito relativo. Duvido muito que existam tecnologias tao bem testadas na actualiadade como carros autonomos, sao literalmente milhoes de horas de teste. Por mais testes que se façam vao sempre escapar pormenores que acabaram por resultar em problemas, acontece com todas as tecnologias é tudo uma questao de ser uma percentagem aceitavel.
Não sou, de todo, fã desta abordagem à questão, que me parece extremamente simplificada e demasiado optimista (o amadurecimento de uma tecnologia não se mede meramente pelo número de horas de testes). Estamos de resto a falar de veículos com massas da ordem de grandeza de uma tonelada e mais que mesmo a baixas velocidades podem matar um peão ou um ciclista com bastante facilidade (como de resto foi o caso deste incidente). E não de lapiseiras ou máquinas de café...
E ainda que se possa relativizar virtualmente qualquer termo, para não considerar esta tecnologia insuficientemente amadurecida, é necessário na minha opinião esticar o conceito do que é o entendimento comum de uma tecnologia amadurecida. Se não vejamos:
- A tecnologia está em fase de testes, mesmo os diversos proponentes estão a testá-la e não a disseminá-la no mercado (o que é um indicador do estágio de amadurecimento de uma tecnologia) e é evidente que estes estão bastante sensíveis ainda a qualquer circunstância como esta (note-se que este incidente envolveu a Uber no entanto outras entidades proponentes decidiram suspender os seus próprios testes (Toyota).
- Foi há cerca de um ano apenas que (como resultado de testes na via pública) a Tesla concluiu que o LIDAR não era suficiente por si só e que o Radar a bordo era esse tb importantíssimo para que o veículo fosse capaz de detectar obstáculos em determinadas circunstâncias; os testes estão a servir e têm - mostra o track record - servido para mostrar o que é preciso melhorar; a Tesla decidiu afastar-se do sistema Lidar como base para os sistemas de sensores ao contrário da via seguida pelas outras marcas para já.
- Foi ainda, na mesma linha, necessário um outro incidente com um veiculo Tesla para reconhecer quão importante é a marcação das vias e a consistência com a sinalização vertical (note-se, dado que estamos a referir-nos a veículos inteiramente autonómos, estes aspectos fazem parte da tecnologia, aliás provavelmente vai acabar por resultar em nova legislação/regulamentação a esse nívei, como parte deste desenvolvimento tecnológico; no caso e perante marcações na estrada sobrepostas e conflituosas, o veículo decidiu seguir as marcações erradas mas foi preciso testes na via pública em condições pouco controladas para perceber o que é que em condições reais/práticas pode ocorrer e a real relevância da sinalização no mundo real, em circunstâncias normais.
- Apesar do número limitado de viaturas autonomas e semi-autonomas em circulação, já existe um número considerável de incidentes, incluindo diversas fatalidades (volto a isto mais tarde mas queria também apontar que este facto pode levar a uma opinião pública desnecessariamente negativa e que isto era evitável); só a título de exemplo os veículos da Google contam já com
dezenas de colisões, a maior parte passa completamente ao lado dos média naturalmente.
Entre outros aspectos e incidentes que serviam para engrossar a lista. O texto já está a ficar demasiado longo porém, tanto há para cobrir...
Portanto, no essencial, desde o estágio da tecnologia, à reacção dos implementadores/promotores (mesmo quando não estão imediatamente ligados ao incidente), passando pelo número de incidentes que se vai acumulando. É óbvio que não está devidamente amadurecida. A questão nem será se a tecnologia está amadurecida ou não. Obviamente não está amadurecida o suficiente para implementar de forma geral. A questão é se está amadurecida o suficiente para se fazerem testes em situações pouco controladas como vias públicas e com "condutores de segurança" nas condições que se vêm neste vídeo. E a minha opinião é que nem para isto está suficientemente amadurecida.
lfhm83 Escreveu:Neste tipo de tech há que ter-se em conta que simplesmente existem acidentes rodoviários que sao impossiveis de evitar... Nem o melhor humano podia actuar de forma a evitar o erro.
Eu não estou certo que este acidente não fosse evitável:
as imagens do vídeo são enganadoras devido à limitação da gama dinamica das cameras.
Um condutor humano é concebível e expectável que veja mais e melhor do que a camera/video sugerem.
O próprio automóvel tem tecnologia suficiente para discernir mais do que a camera/video sugerem.Aliás, o que o video me sugere é que houve três falhas:
- Um peão sem cautelas a atravessar onde não devia (mas que apenas nos diz que poderia ter evitado a sua própria fatalidade);
- Um condutor de backup/segurança que tinha a mente noutro lado e que provavelmente poderia ter detectado o peão bem mais cedo se estivesse atento;
- E um sistema autonomo que reagiu de forma extremamente ineficaz tendo em conta as tecnologias envolvidas/existentes/disponíveis;
lfhm83 Escreveu:Tenho a certeza absoluta que estando esta tecnologia agora mesmo implementada em todos os carros do mundo imeditamente o numero de acidentes teria uma reduçao expressiva.
Tendo em conta o limitadíssimo numero de veículos autonomos a circular e o já considerável numero de incidentes (3 fatalidades e muitas outras colisões com efeitos menores), para já os números sugerem
fortemente o contrário. Os testes são aliás realizados em locais escolhidos, frequentemente de noite até com tráfego reduzido,
não são uma amostra aleatória das condições de tráfego e via pública do mundo em geral. Imagine-se o que seriam veículos neste estágio a circular em áreas como a Índia, ou zonas onde neva bastante ou outros exemplos deste calibre em que as condições são categoricamente piores do que as que têm sido escolhidas para os testes.
O potencial está lá porém, tendo em conta as tecnologias existentes. Mas daí à implementação prática em condições específicas pouco controladas vai uma grande distância (existem por exemplo sistemas bem mais sofisticados em uso quer na aviação comercial quer em sistemas militares mas não só os preços/investimentos são outros, os controlos são mais rigorosos e as condições são mais controladas (por exemplo, na aviação comercial, ex: aeroporto vs via publica).
Nota: como breve disclaimer, refiro apenas que estando a completar um mestrado que cobre duas áreas intimamente ligadas a sistemas deste tipo (controlo de sistemas autonomos e processamento digital de sinal incluindo codificação de informação multimédia) os aspectos técnicos por detrás desta tecnologia não me são propriamente estranho. Isto apenas me dá algum insight, claro. Obviamente não tenho conhecimento directo/interno do sistema em causa, porém o video deixa-me algo chocado pela falta de eficiência a lidar com esta situação, tendo em conta os sistemas LIDAR, Radar e IR disponíveis e a sofisticação de sistemas autónomos de controlo (incluindo modelos predictivos). O video sugere-me uma falha do sistema ou uma implementação ineficiente.