Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Investimento Imobiliário - A Bolha

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Celsius-reloaded » 23/3/2021 15:41

Tb concordo que se as taxas de juro se mantiverem baixa é natural que não haja efeito de quebra no imobiliário.

Mas a minha questão é o que acontece se se verificar um contexto de aumento substancial de inflação que implique a alteração da politica monetário e, por arrasto, os indexantes dos CH começarem a subir...
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2378
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Masterchief » 23/3/2021 15:26

Xico P Escreveu:
Johnny Ballack Escreveu:Só uma coisa interessa a facilidade de crédito ou seja taxas de juro baixas... Tudo o resto são peaners para o valor dos ativos.

Tu hoje pagas menos de prestação por uma casa de 350.000 euros que pagavas em 2009 por uma de 250.000 ou até de 200.000.

Ou seja para o racional e desde que tenhas o montante inicial de 10% + impostos, o preço está melhor que estava em 2009.

Enquanto BCE meter as taxas no 0% e a inflação não disparar as casas vão aumentar de preço.

Cumps.


Também julgo que a grande questão está aqui, se os juros começarem a subir então os preços sofrem ajustamentos, enquanto isso não acontecer os preços vão continuar mais ou menos estabilizados. Talvez com o fim dos Vistos Gold e num determinado nível de preço se vejam alguns ajustes. Será também interessante perceber de que forma o teletrabalho irá impactar este ajuste. Talvez diminuir a pressão nos grandes centros urbanos, cada vez menos pessoas precisam de estar perto do local de trabalho....

Vamos ver se as moratórias vão ser extendidas. Acredito que sejam.
Nesta altura do campeonato se não houver extensão de moratórias os bancos entram todos em falência por créditos mal parados.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 618
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: V.N.Gaia

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 23/3/2021 15:17

Aproveito para deixar a seguinte notícia:

https://www.dinheirovivo.pt/empresas/mo ... 88829.html

abraço!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 23/3/2021 15:13

Johnny Ballack Escreveu:Só uma coisa interessa a facilidade de crédito ou seja taxas de juro baixas... Tudo o resto são peaners para o valor dos ativos.

Tu hoje pagas menos de prestação por uma casa de 350.000 euros que pagavas em 2009 por uma de 250.000 ou até de 200.000.

Ou seja para o racional e desde que tenhas o montante inicial de 10% + impostos, o preço está melhor que estava em 2009.

Enquanto BCE meter as taxas no 0% e a inflação não disparar as casas vão aumentar de preço.

Cumps.


Também julgo que a grande questão está aqui, se os juros começarem a subir então os preços sofrem ajustamentos, enquanto isso não acontecer os preços vão continuar mais ou menos estabilizados. Talvez com o fim dos Vistos Gold e num determinado nível de preço se vejam alguns ajustes. Será também interessante perceber de que forma o teletrabalho irá impactar este ajuste. Talvez diminuir a pressão nos grandes centros urbanos, cada vez menos pessoas precisam de estar perto do local de trabalho....
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Bar38 » 23/3/2021 13:27

artista_ Escreveu:
Bar38 Escreveu:Artista, percebes que quem está a segurar os preços das casa são os bancos através das moratórias de credito. E meu ver bem...atenção, que não haja duvidas que as novas rendas estão mais baixas. Quanto ao teletrabalho não se pode olhar á escala nacional mas sim internacional até ai o destino Portugal é muito atrativo ...


Olá Bar, só hoje vi este teu comentário de outubro, em resposta ao meu... sinceramente continuo a não ver quedas nenhumas, e não me parece que o fim das moratórias vá fazer grande diferença, os mercados raramente se enganam!

Este artigo é mais um indicador de que não parece que o mercado esteja ou vá arrefecer.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... entaram-84

Por acaso gostava de saber a opinião do Pedro Santos Guerreiro sobre este assunto, há um ano tinha a certeza que o imobiliário iria cair a pique. Não estou a dizer por mal, todos nos enganamos... e o ter a certeza normalmente é um indicador de que devemos desconfiar!


Artista, Pois é...felizmente a banca aprendeu muito com a anterior crise que dizimou o sector imobiliário...ao que parece as moratórias vão se perpetuando até a economia europeia normalizar sendo assim menos mal...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Johnny Ballack » 23/3/2021 13:14

Só uma coisa interessa a facilidade de crédito ou seja taxas de juro baixas... Tudo o resto são peaners para o valor dos ativos.

Tu hoje pagas menos de prestação por uma casa de 350.000 euros que pagavas em 2009 por uma de 250.000 ou até de 200.000.

Ou seja para o racional e desde que tenhas o montante inicial de 10% + impostos, o preço está melhor que estava em 2009.

Enquanto BCE meter as taxas no 0% e a inflação não disparar as casas vão aumentar de preço.

Cumps.
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 23/3/2021 12:59

Bar38 Escreveu:Artista, percebes que quem está a segurar os preços das casa são os bancos através das moratórias de credito. E meu ver bem...atenção, que não haja duvidas que as novas rendas estão mais baixas. Quanto ao teletrabalho não se pode olhar á escala nacional mas sim internacional até ai o destino Portugal é muito atrativo ...


Olá Bar, só hoje vi este teu comentário de outubro, em resposta ao meu... sinceramente continuo a não ver quedas nenhumas, e não me parece que o fim das moratórias vá fazer grande diferença, os mercados raramente se enganam!

Este artigo é mais um indicador de que não parece que o mercado esteja ou vá arrefecer.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... entaram-84

Por acaso gostava de saber a opinião do Pedro Santos Guerreiro sobre este assunto, há um ano tinha a certeza que o imobiliário iria cair a pique. Não estou a dizer por mal, todos nos enganamos... e o ter a certeza normalmente é um indicador de que devemos desconfiar!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por MPCapital » 5/3/2021 12:50

Xico P Escreveu:Olá,
Qual será o futuro do imobiliário nos próximos meses na Região de Lisboa? E após Janeiro/2022 com o fim dos Vistos Gold?

Abraço


A decisão Venezuelana de fim dos vistos gold em Lx será o passo 2 para deprimir novamente a cidade e parar o boom de investimento e reabilitação que estávamos a assistir. O passo 1, talvez mais decisivo, foi o congelamento das novas licenças de alojamento local, pois muitos dos investimentos particulares em sede de vistos gold eram depois colocados neste mercado para gerar rendimento aos seus proprietários. A conjugação destes 2 efeitos é muito negativa para o investimento.

Por outro lado, menos investimento deprime a nova oferta, o que conjugado com crédito ainda muito barato, facilidade de acesso a liquidez pelos bancos, e anos, em teoria, consecutivos de crescimento económico, deverão dar suporte aos preços. O que penso que terminou já foi o ritmo de subida, penso que daqui para a frente teremos estagnação ou, na melhor hipótese, subidas próximas da inflação .
 
Mensagens: 200
Registado: 27/2/2019 8:54

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Diacono » 5/3/2021 11:50

Opcard Escreveu:Hoje o grande debate é se o tela trabalho veio para ficar , vejo nas grandes cidades na Europa ( Londres não os ricos d3 Hong-Kong estão a comprar ) uma queda , mas há aumento de preço na “ 3.a coroa “ e pequenas cidades a volta as pessoas trocam apartamentos por casas mais espaçosas e com jardim .

Algumas empresas realizaram grandes mais valias e venderem as suas sedes em zonas nobres , que empresas precisam de estar na capital, ou próximo de um aeroporto ?

Entre depósitos a prazo comprar Bitcoin,s ou um apartamento a maioria ainda prefere o tijolo .


É uma tendência que se espalha um pouco pela Europa toda e também por cá. As pessoas não "viviam" nas suas casas, apenas dormiam nelas. O confinamento obrigou-as a ter que viver lá efectivamente e isso levou a que dessem conta que morar em apartamentos é aborrecidissimo. Outras houve que perceberam que nasceram para a bricolage...enfim, deu pra tudo.

"Entre depósitos a prazo comprar Bitcoin,s ou um apartamento a maioria ainda prefere o tijolo" - Entre essas 3 opções eu também era capaz de preferir o tijolo. A minha veia especulativa não aguenta o ritmo das cripto e os depósitos a prazo pensei que já nem existissem :lol:
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Opcard » 5/3/2021 11:42

Hoje o grande debate é se o tela trabalho veio para ficar , vejo nas grandes cidades na Europa ( Londres não os ricos d3 Hong-Kong estão a comprar ) uma queda , mas há aumento de preço na “ 3.a coroa “ e pequenas cidades a volta as pessoas trocam apartamentos por casas mais espaçosas e com jardim .

Algumas empresas realizaram grandes mais valias e venderem as suas sedes em zonas nobres , que empresas precisam de estar na capital, ou próximo de um aeroporto ?

Entre depósitos a prazo comprar Bitcoin,s ou um apartamento a maioria ainda prefere o tijolo .
 
Mensagens: 4384
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 5/3/2021 10:56

Olá,
Qual será o futuro do imobiliário nos próximos meses na Região de Lisboa? E após Janeiro/2022 com o fim dos Vistos Gold?

Abraço
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Pata-Hari » 17/12/2020 15:42

Este debate abordou o tema de modo bem interessante e por perspectivas de quem conhece bem o mercado. Vou tirar algum tempo para ouvir:

https://www.tsf.pt/especiais/conferenci ... 45753.html
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por RMSoaresK » 15/12/2020 11:35

Boas,
existe algum site com a informação sobre investimentos imobiliários (portefólio e rentabilidade) ?

tks in advance
 
Mensagens: 40
Registado: 1/8/2011 2:22
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 5/12/2020 12:30

Alguém tem ideia como ficou no orçamento de estado o fim dos Vistos Gold? Havia uma proposta para terminar com esses benefício pelo menos em Lisboa e no Porto.
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por kz_11 » 22/10/2020 22:12

O mercado de venda (plo menos em Portugal) é tradicionalmente pouco elástico. Lembro-me que por alturas da crise de 2008 nos EUA, os preços das casas em PT só começaram a cair a sério lá para 2010 (se não me engano até houve subidas nos entretantos).

Sem querer generalizar, se o Português quiser vender uma casa de 200.000€ e houver poucos compradores (mas houver) espera-se ... ou como se diz na minha terra, "vai-se indo e vai-se vendo"...

Outro exemplo: os próprios bancos, como não estão em apuros, continuam a disponibilizar só aos poucos os imoveis no mercado, para não aumentar a oferta e assim manterem os preços altos... (O novo banco tinha 13.000 imoveis quando os vendeu áquele fundo).
Começo a achar até que só por si o fim das moratórias em 2021 não vai trazer grande impacto nos preços.

A euribor ainda mais negativa pressiona as margens de lucros dos bancos o que os força a apostar com agressividade nos produtos que ainda lhes dão lucro como os emprestimos á habitação, o que torna a guerra dos spreads e a procura por clientes ainda mais agressivas, o que na minha opinião é o primeiro pilar (não o unico) de sustento dos preços das casas.

Outra: O facto do dinheiro não valer nada no banco, faz as pessoas com poupanças/heranças etc tornarem-se pragmáticas e fazerem o obvio, pegam nele compram uma casa e arrendam, ou passam férias etc... ser "roubado" plo banco é q não.

Enfim... não consigo arranjar grandes motivos para os juros inverterem, resta esperar pra ver o que acontecer na economia.

li algures aqui no forum alguem dizer sobre os mercados em geral, qualquer coisa do género: "Isto só rebenta quando estivermos todos lá dentro".

Abrç
"Where are you going?
I'm going to try to find moral redemption, at the roulette table."
- "Mike Baum" - The big short
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 33
Registado: 18/1/2015 15:32

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Newbie » 21/10/2020 10:25

artista_ Escreveu:
artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]


Não sou assinante, só consegui ler o início do artigo. Respeito muito o PSG e estou atento às suas opiniões, não lendo todo o artigo parece-me que ele está certo que os preços do mercado imobiliário cairão muito(?!).. sinceramente custa-me a aceitar que alguém possa ter certezas disso, que a tendência seja para cairem tudo bem, que tenha certezas que vão cair muito custa-me muito a engolir... e digo isto sobretudo porque não temos a certeza de quanto tempo isto vai durar e, sobretudo, a forma como vai evoluir. O optimiza tem como garantido que sobem muito no LP, o PSG tem a certeza que vão cair a pique... também é por isto que os mercados são interessantes... e, já agora, devem estar sempre abertos! :wink:


De vez em quando lembro-me deste debate... para já não estou a ver quedas nenhumas, infelizmente se considerar que gostaria de adquirir um imóvel e o gostaria de fazer a preços mais baixos, felizmente porque isso talvez seja reflexo de que não estamos assim tão mal, e/ou que os mercados acreditam que a recuperação será rápida nos próximos tempos!


Boas,

Será que tem a ver com:

https://clientebancario.bportugal.pt/pt ... de-credito

ou com a política (ou falta dela) monetária?
 
Mensagens: 23
Registado: 11/11/2004 20:38

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por lobus3101 » 21/10/2020 0:28

Na minha opinião , pois estou de certa forma relacionado com esta atividade , está a haver uma procura cada vez maior de Terrenos Urbanos, para construção de casa própria.

Nas Zonas de Cascais e Oeiras os preços têm vindo a subir , com total ignorância do Covid , isto porque os terrenos (urbanos) não acompanharam o grande crescimento das casas construídas . A procura está a ser bastante acentuada...

As pessoas estão cada vez mais , a comprar terrenos para Auto-Construção.

Claro, as pessoas que sabem lidar com a construção, ou têm empreiteiros em quem podem confiar.
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Bar38 » 20/10/2020 23:39

artista_ Escreveu:
artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]


Não sou assinante, só consegui ler o início do artigo. Respeito muito o PSG e estou atento às suas opiniões, não lendo todo o artigo parece-me que ele está certo que os preços do mercado imobiliário cairão muito(?!).. sinceramente custa-me a aceitar que alguém possa ter certezas disso, que a tendência seja para cairem tudo bem, que tenha certezas que vão cair muito custa-me muito a engolir... e digo isto sobretudo porque não temos a certeza de quanto tempo isto vai durar e, sobretudo, a forma como vai evoluir. O optimiza tem como garantido que sobem muito no LP, o PSG tem a certeza que vão cair a pique... também é por isto que os mercados são interessantes... e, já agora, devem estar sempre abertos! :wink:


De vez em quando lembro-me deste debate... para já não estou a ver quedas nenhumas, infelizmente se considerar que gostaria de adquirir um imóvel e o gostaria de fazer a preços mais baixos, felizmente porque isso talvez seja reflexo de que não estamos assim tão mal, e/ou que os mercados acreditam que a recuperação será rápida nos próximos tempos!


Artista, percebes que quem está a segurar os preços das casa são os bancos através das moratórias de credito. E meu ver bem...atenção, que não haja duvidas que as novas rendas estão mais baixas. Quanto ao teletrabalho não se pode olhar á escala nacional mas sim internacional até ai o destino Portugal é muito atrativo ...
 
Mensagens: 1342
Registado: 20/6/2011 21:37
Localização: 16

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Pata-Hari » 20/10/2020 17:36

O mercado das casas mais caras está muito associado aos estrangeiros que simplesmente não estiveram ´cá neste período.

O mercado da zona da praça do chile e arroios é o mercado dos pequenos apartamentos para alugar sobretudo, a estudantes (embora também haja estrangeiros, sobretudo muitos franceses, nessa zona). Esse é o mercado do aforrador que considera que isso é um bom negócio.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Optimiza » 20/10/2020 12:42

Na realidade, a queda já se verifica no segmento premium. De Cascais ao Estoril, passando por Lisboa, a venda de casas acima de 1,2 milhões reduziu-se em cerca de 50% entre Julho e Setembro (com descontos de 10 a 25%, quando anteriormente o desconto máximo era de 8 a 10%).

Já o segmento classe média/média, Olivais/Almirante Reis continua a manter e a vender bem com valores esticados (ex: Olivais T3 duplex com 55 anos vendido por 310.000€ há duas semanas). Ainda há 4 anos comprava-se um T3 velho nos Olivais por 170.000 euros.

Para classe média/baixa Queluz, Massamá, Portela e Odivelas (embora Odivelas também tenha marginalmente outros segmentos), têm defendido valores embora com uma redução de 20% nas transações. O valor "mágico", neste segmento, para a avaliação dos bancos passa, nos T3, pelos 200.000 a 250.000 euros (definiram esse valor como o alcancável pelas classes trabalhadoras mesmo com juros bem mais altos).

Após Covid, em 2021, e em função da velocidade recuperação/abertura do crédito, o mercado deverá reforçar a diferenciação por segmento pela qualidade, àreas e zona. O segmento premium, fruto do fim dos vistos Gold em Lisboa e Porto, vai sofrer sempre (já não se vão ver as maiores casas da Beloura a serem vendidas por 5 milhões).

nota - Com a excepção do Cartaxo, as zonas ultra suburbanas valorizaram-se % mais (mais de 130%) do que Lisboa e arredores (100%) nos últimos 8 anos. Enquanto o dinheiro estiver a custar quase zero e que o PIB recupere para positivos, haverá maior pressão pela Procura do que pela Oferta.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1779
Registado: 1/11/2012 23:18
Localização: Ítaca

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Xico P » 20/10/2020 12:19

A juntar a esta incerteza toda temos o facto de os Vistos Gold terem um fim anunciado para o final deste ano...
Esta pandemia torna esta questão do imobiliário muito mais incerta, o teletrabalho chegou em força. Temos o caso da Microsoft, Novartis, Siemens e outras grandes empresas que vão tornar o teletrabalho permanente. Parece-me que isto vai causar um alívio de preçoas nas grandes cidades, porquê pagar um preço estúpido por uma casa se posso viver bem a uma hora de Lisboa \:D/ Se tiver que vir ao escritório um ou dois dias por semana dá perfeitamente...e isto é o novo paradigma pelo qual nunca tinhamos passado!
 
Mensagens: 23
Registado: 18/7/2008 19:26
Localização: 15

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por Diacono » 20/10/2020 12:02

É inevitável uma baixa de preços na habitação. Muita gente comprou segunda habitação a pensar que teria ali um pote de ouro com rendas aburdas como as que praticavam um pouco por todo o país (não era só em Lisboa e Porto que os preços estavam inflacionados). Compraram a preços aburdos porque se vivia uma febre maluca. Agora o que não vão faltar aí são casa de "entalados" a inundar o mercado, agarrados a empréstimos que não vão poder pagar, o que obrigará o preço a descer face à escassa procura pois muita gente irá conter-se nos investimentos face à incerteza laboral que esta época irá proporcionar.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por nunoand99 » 20/10/2020 10:29

Artista Romeno Escreveu:
jopsilveira Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:Não tenho uma varinha mágica, mas após os anos 80 e 90 no inicio de 2000 comecei a alertar para o crash que viria no imobiliário.


Mas que coisa tão rídicula!!
Mas que disparate !

Sem comentários.


Nao sei se é tao ridiculo na altura da troika no interior houve um fortissimo crash, muitas coisas cairam para 1/3, e agora cheira me que nas zonas suburbanas mais hot e que nao valem um tostao tipo sei la amadora odivelas massama arriscas te a uma queda 50 pc



Chamar a zonas como Amadora ou Massamá zonas suburbanas hot que não valem um tostão parece-me um lapsus linguae.

Essas zonas que referes, que não valem um tostão, são aquelas que tem MENOR DISTANCIA, medido em tempo, para o centro da capital!

Metes-te no CAMPO GRANDE em 11 minutos, já a contar com o tempo de estacionamento num andar -4 de uma garagem :wink:

Agora com o COVID, são 7 minutos!

E por fim, são das zonas com maior desfasamento entre oferta para arrendamento e procura, pelo que proporcionam das melhores rentabilidades que possas imaginar para efeitos de colocar no mercado de arrendamento.

O unico argumento a teu favor é a disponibilidade de terrenos para construção de habitação nova.

Mas essa sim (!), está completamente desfasada dos preços , andam-se a vender T1's minusculos (NOVOS) a 250.000€ em Odivelas.

Saudações & Bons Neg´ócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por vinas1976 » 20/10/2020 10:02

Bom dia a todos ,

O imobiliário sempre foi e continuará a ser um bom investimento , principalmente com as incertezas e desconfianças que existem nos mercados financeiros !

Não quer dizer com isso que não existam zonas do país onde os preços estão especulados e inflacionados , mas no entanto existem muitas outras zonas onde o investimento poderá ter retornos muito interessantes , quer seja ao nível da exploração mensal quer ao nível da mais valia na venda .

Na minha opinião é dos investimentos mais seguros hoje em dia !

Abraços
 
Mensagens: 104
Registado: 1/8/2014 16:12

Re: Investimento Imobiliário - A Bolha

por artista_ » 19/10/2020 22:02

artista_ Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Ver que ainda há quem defenda aqui neste tópico que não acredita que os preços caiam muito, para mim é surpreendente. Deixo aqui um linl para um artigo do Pedro Santos Guerreiro que subscrevo na íntegra:

[url]https://expresso.pt/opiniao/2020-03-24-Rebenta-a-bolha-do-imobiliario-primeiro-descem-as-rendas-depois-as-casas?fbclid=IwAR17xMTnZuXeoLLcPF4mVYXMUHmXRyE0T85BqQoy9q3ha1XiuFCcZceWdHs
[/url]


Não sou assinante, só consegui ler o início do artigo. Respeito muito o PSG e estou atento às suas opiniões, não lendo todo o artigo parece-me que ele está certo que os preços do mercado imobiliário cairão muito(?!).. sinceramente custa-me a aceitar que alguém possa ter certezas disso, que a tendência seja para cairem tudo bem, que tenha certezas que vão cair muito custa-me muito a engolir... e digo isto sobretudo porque não temos a certeza de quanto tempo isto vai durar e, sobretudo, a forma como vai evoluir. O optimiza tem como garantido que sobem muito no LP, o PSG tem a certeza que vão cair a pique... também é por isto que os mercados são interessantes... e, já agora, devem estar sempre abertos! :wink:


De vez em quando lembro-me deste debate... para já não estou a ver quedas nenhumas, infelizmente se considerar que gostaria de adquirir um imóvel e o gostaria de fazer a preços mais baixos, felizmente porque isso talvez seja reflexo de que não estamos assim tão mal, e/ou que os mercados acreditam que a recuperação será rápida nos próximos tempos!
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Garfield, Google Adsense [Bot], HSJC, joingue, latbal, m-m, malakas, MPAM, PAULO 1986, PAULOJOAO e 162 visitantes