Outros sites Cofina
Caldeirão da Bolsa

Carta aberta aos amantes da Bitcoin

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros de uma forma genérica e a todo o tipo de informação útil que possa condicionar o desempenho dos mesmos

Moderadores: Pata-Hari, Ulisses Pereira, MarcoAntonio

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 16:27

Rcs1972 Escreveu:Mas o bitcoin é usado como meio de pagamento?

Há algum supermercado que aceite bitcoins? A Amazon aceita bitcoins? Posso pagar os meus impostos com BTC? Posso pagar o emprestimo da casa com BTC? A Visa aceita pagamentos com BTC? E a Paypal?

Não percebo como é que dizes que o BTC funciona e é aceite como meio de pagamento. Neste momento, isso é pura e simplesmente, falso. Nenhum negócio respeitavel aceita BTC.

Nope. Incorrecto...

Só para enumerar assim rapidamente duas bem grandes e conhecidas: Newegg e Shopify.

E para que não haja dúvida absolutamente nenhuma, aqui ficam os links directos para os sites oficiais:

https://help.shopify.com/manual/payment ... ts/bitcoin

https://promotions.newegg.com/nepro/16-6277/index.html

E também é possível redimir bitcoins e adquirir produtos/serviços Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-pt/hel ... th-bitcoin

Mas há (muito) mais...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

Registado: 4/11/2002 22:16

por JohnyRobaz » 26/1/2018 16:42

De facto, Rcs, o que é que tens assim tanto contra a Bitcoin e outras cryptomoedas? Se não a entendes, larga, vira-te para outras coisas... Ainda se estivesses a justificar uma entrada short, agora esse discurso quase a chamar de burros aqueles que têm bitcoins e armado em chico-esperto a falar do que não sabes não te fica nada bem.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por MarcoAntonio » 26/1/2018 17:19

Críticas razoáveis e justificadas são bem-vindas mas vamos evitar lançar o tópico numa espiral descendente (isto refere-se ao post que removi).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Administrador Fórum

por Asterixco » 26/1/2018 17:47

MarcoAntonio Escreveu:
Rcs1972 Escreveu:Mas o bitcoin é usado como meio de pagamento?

Há algum supermercado que aceite bitcoins? A Amazon aceita bitcoins? Posso pagar os meus impostos com BTC? Posso pagar o emprestimo da casa com BTC? A Visa aceita pagamentos com BTC? E a Paypal?

Não percebo como é que dizes que o BTC funciona e é aceite como meio de pagamento. Neste momento, isso é pura e simplesmente, falso. Nenhum negócio respeitavel aceita BTC.

Nope. Incorrecto...

Só para enumerar assim rapidamente duas bem grandes e conhecidas: Newegg e Shopify.

E para que não haja dúvida absolutamente nenhuma, aqui ficam os links directos para os sites oficiais:

https://help.shopify.com/manual/payment ... ts/bitcoin

https://promotions.newegg.com/nepro/16-6277/index.html

E também é possível redimir bitcoins e adquirir produtos/serviços Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-pt/hel ... th-bitcoin

Mas há (muito) mais...

Já agora pra dar mais um exemplo recente: https://www.coindesk.com/brisbane-airpo ... -payments/

Registado: 14/8/2012 0:00

por manuelfaf » 26/1/2018 19:29

MarcoAntonio Escreveu:
manuelfaf Escreveu:boa tarde, peço desculpa, mas continuo sem perceber o que é o bitcoin.
Ou seja, o bitcoin aparece como pagamento por alguém usar parte do nosso processador do PC?????

É uma forma de colocar a questão. Outra é dizer que estás a utilizar o teu hardware e energia eléctrica para criar uma moeda digital e verificar/validar transacções.

Dr Tretas Escreveu:A coisa só é lucrativa com energia barata.

Às cotações actuais, é largamente lucrativo (em termos de ROI) mesmo em Portugal, para grande parte das criptomoedas, desde que tenhas uma placa gráfica relativamente recente.

Desculpem lá estar a ser chato, mas continuo a ver a coisa sem grande materialidade e sentido. Sei que não percebo, mas é isso que quero ver invertido.
Ou seja, ou talvez não. Na realidade, quem é que obtém um benefício para me dar algo em troca?
Vamos imaginar que a Alibaba, Ebay, banco xpto, utilizam o meu "PC" para realizarem as suas vendas e outras transacções.
Desta forma eles (quem paga, e esse tem de ser alguém) poupam em equipamento, e electricidade, e compensam-me com parte da sua poupança.
Não querendo ofender ninguém, mas acho um pouco estranho isso do utilizar hardware de um comum mortal para verificar/validar transacções. Será que PC do meu vizinho do lado que anda a minerar bitcoins vai validar o meu crédito habitação no bcp (o pc e não o vizinho, pois esse não aprovava).? É pelo processador dele que passa o algoritmo de validação do meu crédito?
A questão fundamental é saber que entidades saem beneficiadas (nomes mesmo, tipo, Sonae, amazon, tesla, ford, apple, etc) para estas pagarem, repito elas pagarem, seja em bitcoins ou batatas, ao comum normal que anda a minerar bitcoins.
O bitcoin tem que ter origem em alguém, alguém teve que ter um benefício para dar algo em troca a outro.

Registado: 1/10/2015 12:34

por MarcoAntonio » 26/1/2018 20:43

manuelfaf Escreveu:Desculpem lá estar a ser chato, mas continuo a ver a coisa sem grande materialidade e sentido. Sei que não percebo, mas é isso que quero ver invertido.

A melhor solução para isso é tu próprio fazeres a investigação directamente, em lugar de estares a obter explicações por interposta pessoa uma vez que os recursos são imensos e facilmente acessíveis.

manuelfaf Escreveu:Vamos imaginar que a Alibaba, Ebay, banco xpto, utilizam o meu "PC" para realizarem as suas vendas e outras transacções.
Desta forma eles (quem paga, e esse tem de ser alguém) poupam em equipamento, e electricidade, e compensam-me com parte da sua poupança.

Ninguém está a poupar energia nenhuma, se alguma coisa as criptomoedas vieram introduzir um novo e significativo meio de consumo de energia (pessoalmente e como já referi é precisamente um dos aspectos que mais me preocupa nesta história toda das criptomoedas: os recursos energéticos e materiais adicionais para gerar e manter o sistema e a moeda).

manuelfaf Escreveu:Não querendo ofender ninguém, mas acho um pouco estranho isso do utilizar hardware de um comum mortal para verificar/validar transacções.

É um método de computação distribuida. Se noutros casos é utilizada para utilizar o potencial computacional dos equipamentos domésticos, neste caso é utilizado como mecanismo para criar e validar transacções numa moeda distribuida, que não é controlada por um governo ou organismo central (os requisitos computacionais resultam do desenho da moeda, seja para atingir determinado fim (como segurança) seja para obedecer a determinados critérios de concepção (por exemplo, a dificuldade propositadamente crescente em produzir novas unidades).

Este (a descentralização) é um aspecto central da moeda, que trás vantagens e desvantagens. Não é o único conceito em torno do qual a moeda foi desenhada, há outros ainda (privacidade/anonimato, por exemplo; todas as transacções são públicas mas anónimas, não identificando especificamente uma organização ou individuo).

manuelfaf Escreveu:O bitcoin tem que ter origem em alguém, alguém teve que ter um benefício para dar algo em troca a outro.

Não sei se percebi a questão. O bitcoin é uma moeda (distribuida, descentralizada, mas uma moeda)...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por Ulisses Pereira » 1/2/2018 13:41

Continuamos a assistir ao implodir da Bolha. Já está abaixo dos 9400 e continua a seguir todos os passos normais neste processo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bit.png
bit.png (24.82 KiB) Visualizado 3650 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por Pata-Hari » 1/2/2018 14:23

O que é o P azul, Ulisses?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Gil Rumor » 1/2/2018 14:42

pata-hari Escreveu:O que é o P azul, Ulisses?

informação como está na imagem.
Anexos
btc.png
btc.png (11.4 KiB) Visualizado 3611 vezes

Registado: 28/8/2014 13:39

por BearManBull » 2/2/2018 8:45

:shock:

Vejo 3 suportes importantes:

7400
4400
2700
Anexos
BTC.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson

Registado: 15/2/2011 11:59

por Ulisses Pereira » 2/2/2018 12:51

Estando em "Bear Market", creio que o mais importante não são os suportes, mas sim as resistências. Se elas forem quebradas, é que podemos pensar em inversão de tendência. A resistência importante para mim está nos 12700 dólares. enquanto não for quebrada, subidas são meros ressaltos neste implodir da bolha.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Administrador Fórum

Registado: 29/10/2002 4:04

por AntónioManuel » 2/2/2018 13:57

Muitos que compraram na euforia, próximo do topo e mantiveram na esperança de recuperar estão de certeza com perdas terríveis
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf

Registado: 17/4/2014 21:22

por djovarius » 2/2/2018 15:51

Boas,

Parece ser cada vez mais credível o cenário de "narrativa que se auto alimenta".
O que isto significa? Parecia ser uma bolha (subida rápida dos 500, 600, 800 dólares para perto de 20 mil dólares), deveria ser uma bolha, era mesmo uma bolha.
Estava para rebentar? Uma bolha nos mercados sempre estoura, mais cedo ou mais tarde. A divergência está no "timing", nunca nos factos subjacentes, e isso não é irrelevante, como sabemos.
A verdade é que, rapidamente, fomos de perto de vinte mil até oito mil dólares (de onde, entretanto, já subiu 10%). No outro dia, deixei um gráfico de um homem da AT que falava em 6 mil dólares como possível alvo. Pode ser que lá vá e até mais abaixo.
Para se dizer que a bolha foi anulada, deveria testar valores de 1 a 2 mil dólares e estabilizar... antes de novos movimentos.
Claro que vem aí a pergunta / critica: porque não entram curto, se acham que perde tanto?
A resposta é a mesma: demasiada volatilidade. O BTC tão depressa está a 12 mil, como vai a 9 mil, volta a 10 mil, etc... e por aí fora.
Não é um ativo, é uma "raspadinha".

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.

Registado: 10/11/2002 19:32

por Sem-sal-2018 » 2/2/2018 16:13

Hoje saíram os dados d emprego de Janeiro nos USA.

Quantos perderam as suas poupanças na Bitcoin e outras ?

Registado: 1/2/2018 11:43

por Asterixco » 2/2/2018 16:19

Para quem tiver interesse aqui fica um bom debate sobre o Blockchain e as criptomoedas:

https://www.youtube.com/watch?v=5MZv9fLLfa4

Reparei que hoje o ouro está a dar um trambolhão, será que está correlacionado com o bitcoin ou seja, será que os investidores já estão a trocar o ouro pelo bitcoin porque já o consideram barato?

Registado: 14/8/2012 0:00

por MarcoAntonio » 2/2/2018 17:17

O problema do bitcoin não é ser uma piramide ou um ponzi porque não é nenhuma dessas coisas. Bolha especulativa, certamente. Mas bolhas há muitas e não fossem as criptomoedas, os especuladores certamente arranjariam outra coisa qualquer. Umas bolhas sucedem às outras.

Um dos verdadeiros problemas do Bitcoin é este, curiosamente passa ao lado de quase toda a gente e raramente é referido:

Imagem

Consumo global anualizado estimado neste momento só para o Bitcoin: 46.7 TWh (quarenta e seis ponto sete tera watt-hora)

Este custo energético (a maior parte dele empolado artificialmente, sendo parte integrante do conceito da moeda) não cobre custos com outros recursos como hardware / matérias primas, igualmente altamente significativo. Para além de que globalmente os valores são bastante superiores dado que existem depois todas as outras criptomoedas, portanto grosso modo estes valores duplicam e em cima deles caiem os custos em matérias-primas alocadas às criptomoedas.

A longo-prazo é insustentável... e altamente prejudicial e preocupante que se esteja a gastar desnecessariamente tantos recursos em criptomoedas.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por JohnyRobaz » 2/2/2018 17:41

MarcoAntonio Escreveu:O problema do bitcoin não é ser uma piramide ou um ponzi porque não é nenhuma dessas coisas. Bolha especulativa, certamente. Mas bolhas há muitas e não fossem as criptomoedas, os especuladores certamente arranjariam outra coisa qualquer. Umas bolhas sucedem às outras.

Um dos verdadeiros problemas do Bitcoin é este, curiosamente passa ao lado de quase toda a gente e raramente é referido:

Imagem

Consumo global anualizado estimado neste momento só para o Bitcoin: 46.7 TWh (quarenta e seis ponto sete tera watt-hora)

Este custo energético (a maior parte dele empolado artificialmente, sendo parte integrante do conceito da moeda) não cobre custos com outros recursos como hardware / matérias primas, igualmente altamente significativo. Para além de que globalmente os valores são bastante superiores dado que existem depois todas as outras criptomoedas, portanto grosso modo estes valores duplicam e em cima deles caiem os custos em matérias-primas alocadas às criptomoedas.

A longo-prazo é insustentável... e altamente prejudicial e preocupante que se esteja a gastar desnecessariamente tantos recursos em criptomoedas.

Foi esse, de facto, o primeiro argumento que li contra as cryptomoedas (ou pelo menos contra a Bitcoin) realmente sustentado. E como ligo tão pouco a este assunto, nunca consegui perceber se outras moedas conseguem ser mais "económicas" nos seus processos de validação de transacções, porque se houver... 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon

Registado: 20/8/2014 16:50

por Opcard » 2/2/2018 17:59

A carta do Ulisses ganha por antecipação ao Roubini será que ele se esqueceu da bolha das tulipas ,a bolha das bolhas .

“Roubini diz que bitcoin é "a maior bolha na história da humanidade"

02/02/2018

O economista Nouriel Roubini, conhecido como "Dr. Doom" [profeta da desgraça, ou 'Dr. Apocalopse'], não esteve com rodeios quando falou à Bloomberg sobre o forte crescimento e estoiro das criptomoedas, especialmente a bitcoin – que já caiu cerca de 60% desde os máximos atingidos em Dezembro passado.

Em entrevista à agência noticiosa norte-americana, o professor de Economia na Universidade de Nova Iorque salientou que a bitcoin é "a maior bolha na história da humanidade" e que esta "mãe de todas as bolhas" está "finalmente" a estoirar.

E não se trata apenas da bitcoin, sublinhou o CEO da Roubini Macro Associates. Existem mais de 1.300 criptomoedas [como litecoin, ethereum ou ripple] ou ofertas iniciais de moeda digital e "a maioria delas é ainda pior" do que a bitcoin, na opinião de Roubini.

"A tecnologia blockchain já existe há cerca de 10 anos e a sua única aplicação diz respeito às criptomoedas, o que é uma fraude", acrescentou o economista.
"Blockchains" são sistemas utópicos
"Blockchain", na tradução literal, é uma ‘corrente de blocos’ que é actualizada sempre que se realiza uma nova transacção e todos os sistemas ligados à rede tem acesso a essa rede, de forma a validar um item e impedir que ele seja vendido duas ou mais vezes.

No entender de Roubini, a bitcoin é "um desastre ambiental" devido aos elevados custos de energia decorrentes da mineração das moedas digitais.

E o que é a mineração? Minerar bitcoins – processar e verificar transacções – é uma das formas de investimento mais apreciadas por quem se deixa cativar pelas moedas digitais.

Existem empresas específicas que mineram bitcoins na nuvem, com máquinas potentes o suficiente para processarem todas as transacções, e qualquer pessoa pode entrar como investidor: basta comprar uma parcela dessa potência de mineração na nuvem, que é como se tivesse adquirido uma placa física que vai funcionar ininterruptamente mesmo que o computador esteja desligado.
Essas empresas têm avultados gastos de energia eléctrica, pelo que preferem sediar-se em países onde o custo de electricidade é mais baixo.

Nouriel Roubini – que ganhou o epíteto de adivinho da pior crise económica e financeira desde a Grande Depressão depois de em 2005 ter advertido para o facto de o "boom" especulativo no mercado imobiliário norte-americano poder levar a uma crise económica – escreveu na semana passada, no seu habitual artigo de opinião publicado no Project Syndicate, sobre as blockchains, dizendo que são sistemas utópicos.

Roubini tem criticado fortemente as criptomoedas, considerando-as "esquemas de pirâmide financeira" (Ponzi), mas neste artigo alarga o "ataque" à tecnologia blockchain.

Muitas têm sido as vozes que se levantam para falar sobre moedas digitais. Umas a favor, outras contra, outras ainda sem uma opinião formada.

No passado dia 10 de Janeiro, Warren Buffett, chairman e CEO da Berkshire Hathaway, disse estar convicto de que o entusiasmo em torno da bitcoin e de outras criptomoedas não vai ter um bom desfecho. Em entrevista à CNBC, o conhecido "guru" dos mercados admitiu que nunca investirá em moedas digitais. "No que respeita às criptomoedas, em termos gerais, posso dizer, quase com certeza, que não vão acabar bem", afirmou Buffett. "Quando vai acontecer, ou como, não sei".
Os comentários de Buffett surgiram um dia depois de o CEO do JPMorgan ter admitido estar arrependido de ter dito que a bitcoin era uma fraude. "A questão da bitcoin, para mim, sempre teve a ver com o que os governos vão fazer, à medida que se torna uma coisa realmente grande. Só tenho uma opinião diferente das outras pessoas. E não tenho muito interesse no assunto", afirmou. A palavra "fraude" foi usada pelo CEO do JPMorgan, em Setembro passado, para descrever a moeda criada por Satoshi Nakamoto, que disparou mais de 1.400% em 2017.

Já o chaiman do banco suíço UBS, Axel Weber, disse em finais de Janeiro que não negoceia nem vende bitcoins e que teme uma queda "enorme" do seu valor devido à crescente regulação em torno desta moeda digital.

Esta sexta-feira, a bitcoin segue a afundar, negociando abaixo dos 8.000 dólares por unidade. O que aponta para que um dos "cisnes negros" do Saxo Bank possa mesmo ser real este ano.

Nas 10 previsões improváveis – mas não impossíveis – feitas pelo Saxo Bank para 2018, a bitcoin será "atirada aos lobos". Depois de ainda escalar até aos 60.000 dólares, a bitcoin ficará "sem tapete", muito à conta da proibição das moedas digitais por vários países, como a China, e afundará em finais do ano para valores em torno do seu custo de produção: os 1.000 dólares.

Registado: 14/3/2009 0:19

por MarcoAntonio » 2/2/2018 18:20

Se alguém quiser um termo de comparação para aqueles valores, há um excelente para nós: é comparável já ao de Portugal inteiro (doméstico e industrial incluidos) e em breve ultrapassará largamente.

Incluindo todas as criptomoedas, já deixou Portugal para trás....
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por Cem pt » 2/2/2018 18:52

Estive aqui a fazer umas contas por alto considerando um valor médio de custo de 130 Usd / MW.h (um terawatt.hora equivale a 1.000.000 de Megawatts.hora) e isto atira o custo de energia elétrica para a manutenção da blockchain do Bitcoin para valores estratosféricos de 5,5 biliões (americanos) de dólares por ano só para manter a máquina da mineração e certificação das transações de Bitcoins em funcionamento.

Um verdadeiro absurdo gastar-se por ano uma verdadeira fortuna em...não sei bem o quê, só para aquilo se manter! E ainda assim há sempre notícias de hackers a penetrar nos sistemas de transações eletrónicas do BTCUSD a sacar de lá uns milhões fantásticos à custa de pessoal que se vai queixar...esperem, nem sequer ao Totta podem ir!

A minha curiosidade agora é outra, ver em direto a novela de como vai ser um governo revolucionário anti-capitalista lançar em desespero para tentar salvar uma Economia sem divisas fortes, que garantam importações de mais alimentos e medicamentos para uma população faminta, entre os dias 20 de fevereiro e 1 de março, a tão aguardada criptomoeda patrocinada por um Estado falido, o famoso Petro venezuelano respaldado no preço do petróleo, dizem, e baseado na sua génese no blockchain do Ethereum.

A Venezuela conta fazer uma OPV para vender 82,4% do total que espera fazer circular eletronicamente, a um preço de venda inicial de 1 Petro = Usd do valor do barril de petróleo da véspera (ou seja, descobriram melhor que a pólvora, querem vender petróleo sem o produzir, num total que vai nesta fase inicial ser de 100 milhões de Petros ou 100 milhões de barris de petróleo a valer perto de 6.000 milhões de dólares! O problema será trocar mais tarde os Petros adquiridos por dólares, no máximo podem-lhes dizer que não mas como há a garantia do respaldo dum barril de petróleo talvez lhes emprestem uma pá, confiscam-lhe o portátil ou o i-phone e autorizam-nos a ir à faixa do Orinoco recolher crude para encher um barril por cada Petro que mostrem ter no computador!), garantindo que o pessoal local poderá pagar impostos e pagar despesas em serviços públicos com Petros à cotação oficial que o governo quiser e impuser, porque os poucos comerciantes que ainda restam recusaram desde logo aceitar esses pagamentos por mercadoria física. Mas quem vai acreditar? Com a experiência dos bolívares a inundar o mercado numa onda hiper-inflacionária inacreditável e a fome de dólares da classe dirigente, a tentar safar-se por qualquer esquema de vale-tudo, logo se encarregarão de inundar o mercado de biliões ou triliões de Petros, tentando trocá-los por dólares como é óbvio, para aquilo vir a valer dentro duns meses ...talvez ar!

Vai ser bonito de assistir, enfim...
Editado pela última vez por Cem pt em 2/2/2018 19:57, num total de 3 vezes.
O autor não assume responsabilidades por acções tomadas por quem quer que seja nem providencia conselhos de investimento. O autor não faz promessas nem oferece garantias nem sugestões, limita-se a transmitir a sua opinião pessoal. Cada um assume os seus riscos, incluindo os que possam resultar em perdas.

Citações que me assentam bem:

Sucesso é a habilidade de ir de falhanço em falhanço sem perda de entusiasmo – Winston Churchill

Há milhões de maneiras de ganhar dinheiro nos mercados. O problema é que é muito difícil encontrá-las - Jack Schwager

No soy monedita de oro pa caerle bien a todos - Hugo Chávez

O day trader trabalha para se ajustar ao mercado. O mercado trabalha para o trend trader! - Jay Brown / Commodity Research Bureau

Registado: 4/3/2008 17:21

por MarcoAntonio » 2/2/2018 19:02

Sim, é absurdo, seja como meio de pagamento seja com (suposta) reserva de valor e é simplesmente impossivel e inviavel a longo-prazo. A unica salvação era um redesenho do sistema mas implica mexer em aspectos centrais ao próprio conceito, uma hipotetica reabilitação que confesso não faço ideia se é verosímel ou sequer possível, é puramente especulativo.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

Administrador Fórum

por Pata-Hari » 4/2/2018 12:41

Foi rápido.... :roll:

Várias instituições financeiras norte-americanas estão a recusar financiar bitcoins e outras criptomoedas através dos respetivos cartões de crédito. O JPMorgan Chase, o Bank of America e o Citigroup são alguns dos bancos que já avisaram que estão a suspender as compras feitas com moedas digitais. A porta-voz do JP Morgan, Mary Jane Rogers, disse mesmo que o banco não quer que o risco de crédito seja associada a esta forma de pagamento, avança a Bloomberg.

A Capital One Financial e o Discover Financial Services afirmaram que também não apoiam este tipo de transações. A Mastercard disse esta semana que os volumes de transações da rede aumentou 22% este ano, um crescimento alimentado em parte pelos clientes que usam cartões para comprar moedas digitais. A empresa alertou também para o facto de esta tendência ter começado a diminuir à medida que o valor das criptomoedas descia.

Desde 18 de dezembro que a bitcoin já perdeu mais de metade do seu valor — na sexta-feira estava a ser transacionada, pela primeira vez desde novembro , abaixo de 8.000 dólares –, muito em parte devido às ameaças dos reguladores, ao medo de os preços estarem a ser manipulados e ao facto de o Facebook ter decidido proibir publicidade às criptomoedas na rede social. Várias personalidades e supervisores vieram alertar para o risco de uma bolha neste mercado.

O facto de os bancos estarem a cortar nos cartões torna mais difícil aos entusiastas aceder às moedas digitais.
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

por Dr Tretas » 4/2/2018 13:14

Bom, a bitcoin está arrumada, mas não sei se a bolha vai morrer assim tão facilmente no que diz respeito às outras.
Os criadores da Bitcoin tornaram a mineração difícil, no início foi isso que a tornou atractiva, mas agora, reduzida a mero instrumento especulativo, pode ser facilmente ultrapassada por outras.
Quando houver milhares de criptomoedas de vão de escada, e o pessoal já nem puder ouvir a palavra sem sentir uma certa náusea, aí acaba a bolha.

Registado: 29/10/2013 12:15

por Rcs1972 » 4/2/2018 22:43

VirtuaGod Escreveu:Tenho pena que tanta gente esteja a aprender o que são os mercados financeiros de uma forma tão agressiva.

O timming do artigo não poderia ter sido melhor. Acho que nem tu estavas à espera de ter razão tão cedo.

Abr

As bolhas são a coisa mais antiga dos mercados. Há bolhas documentadas desde o sec XVII pelo menos: a da tulipas na Holnada, a da companhia dos Mares do Sul em Inglaterra, a da companhia do Mississipi em FRança... Pá, a primeira coisa que um tipo aprende quando se dedidca a estas coisas é a detectar bolhas. E é tão fácil.

Agora detectar a bolha é uma coisa, o que fazer com ela é outro. Se o investidor tiver informação que lhe permita detectar o topo da bolha, então deve fazer coisas para ganhar dinheiro com esse conhecimento (veja-se o "Big Short"). Se não possuir informação especial que lhe permita ganhar com a bolha então só há uma coisa a fazer: ficar fora.

Ou então investir e esperar ter sorte.

Registado: 23/2/2015 18:37

AnteriorPróximo

Quem está ligado: