Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Carta aberta aos amantes da Bitcoin

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por JohnyRobaz » 2/2/2018 17:41

MarcoAntonio Escreveu:O problema do bitcoin não é ser uma piramide ou um ponzi porque não é nenhuma dessas coisas. Bolha especulativa, certamente. Mas bolhas há muitas e não fossem as criptomoedas, os especuladores certamente arranjariam outra coisa qualquer. Umas bolhas sucedem às outras.

Um dos verdadeiros problemas do Bitcoin é este, curiosamente passa ao lado de quase toda a gente e raramente é referido:

Imagem

Consumo global anualizado estimado neste momento só para o Bitcoin: 46.7 TWh (quarenta e seis ponto sete tera watt-hora)


Este custo energético (a maior parte dele empolado artificialmente, sendo parte integrante do conceito da moeda) não cobre custos com outros recursos como hardware / matérias primas, igualmente altamente significativo. Para além de que globalmente os valores são bastante superiores dado que existem depois todas as outras criptomoedas, portanto grosso modo estes valores duplicam e em cima deles caiem os custos em matérias-primas alocadas às criptomoedas.

A longo-prazo é insustentável... e altamente prejudicial e preocupante que se esteja a gastar desnecessariamente tantos recursos em criptomoedas.


Foi esse, de facto, o primeiro argumento que li contra as cryptomoedas (ou pelo menos contra a Bitcoin) realmente sustentado. E como ligo tão pouco a este assunto, nunca consegui perceber se outras moedas conseguem ser mais "económicas" nos seus processos de validação de transacções, porque se houver... 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 2/2/2018 17:17

O problema do bitcoin não é ser uma piramide ou um ponzi porque não é nenhuma dessas coisas. Bolha especulativa, certamente. Mas bolhas há muitas e não fossem as criptomoedas, os especuladores certamente arranjariam outra coisa qualquer. Umas bolhas sucedem às outras.

Um dos verdadeiros problemas do Bitcoin é este, curiosamente passa ao lado de quase toda a gente e raramente é referido:

Imagem

Consumo global anualizado estimado neste momento só para o Bitcoin: 46.7 TWh (quarenta e seis ponto sete tera watt-hora)


Este custo energético (a maior parte dele empolado artificialmente, sendo parte integrante do conceito da moeda) não cobre custos com outros recursos como hardware / matérias primas, igualmente altamente significativo. Para além de que globalmente os valores são bastante superiores dado que existem depois todas as outras criptomoedas, portanto grosso modo estes valores duplicam e em cima deles caiem os custos em matérias-primas alocadas às criptomoedas.

A longo-prazo é insustentável... e altamente prejudicial e preocupante que se esteja a gastar desnecessariamente tantos recursos em criptomoedas.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Asterixco » 2/2/2018 16:19

Para quem tiver interesse aqui fica um bom debate sobre o Blockchain e as criptomoedas:

https://www.youtube.com/watch?v=5MZv9fLLfa4

Reparei que hoje o ouro está a dar um trambolhão, será que está correlacionado com o bitcoin ou seja, será que os investidores já estão a trocar o ouro pelo bitcoin porque já o consideram barato?
 
Mensagens: 12
Registado: 14/8/2012 0:00

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Sem-sal-2018 » 2/2/2018 16:13

Hoje saíram os dados d emprego de Janeiro nos USA.

Quantos perderam as suas poupanças na Bitcoin e outras ?
 
Mensagens: 133
Registado: 1/2/2018 11:43

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por djovarius » 2/2/2018 15:51

Boas,

Parece ser cada vez mais credível o cenário de "narrativa que se auto alimenta".
O que isto significa? Parecia ser uma bolha (subida rápida dos 500, 600, 800 dólares para perto de 20 mil dólares), deveria ser uma bolha, era mesmo uma bolha.
Estava para rebentar? Uma bolha nos mercados sempre estoura, mais cedo ou mais tarde. A divergência está no "timing", nunca nos factos subjacentes, e isso não é irrelevante, como sabemos.
A verdade é que, rapidamente, fomos de perto de vinte mil até oito mil dólares (de onde, entretanto, já subiu 10%). No outro dia, deixei um gráfico de um homem da AT que falava em 6 mil dólares como possível alvo. Pode ser que lá vá e até mais abaixo.
Para se dizer que a bolha foi anulada, deveria testar valores de 1 a 2 mil dólares e estabilizar... antes de novos movimentos.
Claro que vem aí a pergunta / critica: porque não entram curto, se acham que perde tanto?
A resposta é a mesma: demasiada volatilidade. O BTC tão depressa está a 12 mil, como vai a 9 mil, volta a 10 mil, etc... e por aí fora.
Não é um ativo, é uma "raspadinha".

Abraço

dj
Cuidado com o que desejas pois todo o Universo pode se conjugar para a sua realização.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8743
Registado: 10/11/2002 19:32
Localização: Planeta Algarve

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por AntónioManuel » 2/2/2018 13:57

Muitos que compraram na euforia, próximo do topo e mantiveram na esperança de recuperar estão de certeza com perdas terríveis
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Ulisses Pereira » 2/2/2018 12:51

Estando em "Bear Market", creio que o mais importante não são os suportes, mas sim as resistências. Se elas forem quebradas, é que podemos pensar em inversão de tendência. A resistência importante para mim está nos 12700 dólares. enquanto não for quebrada, subidas são meros ressaltos neste implodir da bolha.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por BearManBull » 2/2/2018 8:45

:shock:

Vejo 3 suportes importantes:

7400
4400
2700
Anexos
BTC.JPG
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8649
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Gil Rumor » 1/2/2018 14:42

pata-hari Escreveu:O que é o P azul, Ulisses?


informação como está na imagem.
Anexos
btc.png
btc.png (11.4 KiB) Visualizado 10671 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Pata-Hari » 1/2/2018 14:23

O que é o P azul, Ulisses?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Ulisses Pereira » 1/2/2018 13:41

Continuamos a assistir ao implodir da Bolha. Já está abaixo dos 9400 e continua a seguir todos os passos normais neste processo.

Abraço,
Ulisses
Anexos
bit.png
bit.png (24.82 KiB) Visualizado 10710 vezes
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 20:43

manuelfaf Escreveu:Desculpem lá estar a ser chato, mas continuo a ver a coisa sem grande materialidade e sentido. Sei que não percebo, mas é isso que quero ver invertido.


A melhor solução para isso é tu próprio fazeres a investigação directamente, em lugar de estares a obter explicações por interposta pessoa uma vez que os recursos são imensos e facilmente acessíveis.

manuelfaf Escreveu:Vamos imaginar que a Alibaba, Ebay, banco xpto, utilizam o meu "PC" para realizarem as suas vendas e outras transacções.
Desta forma eles (quem paga, e esse tem de ser alguém) poupam em equipamento, e electricidade, e compensam-me com parte da sua poupança.


Ninguém está a poupar energia nenhuma, se alguma coisa as criptomoedas vieram introduzir um novo e significativo meio de consumo de energia (pessoalmente e como já referi é precisamente um dos aspectos que mais me preocupa nesta história toda das criptomoedas: os recursos energéticos e materiais adicionais para gerar e manter o sistema e a moeda).

manuelfaf Escreveu:Não querendo ofender ninguém, mas acho um pouco estranho isso do utilizar hardware de um comum mortal para verificar/validar transacções.


É um método de computação distribuida. Se noutros casos é utilizada para utilizar o potencial computacional dos equipamentos domésticos, neste caso é utilizado como mecanismo para criar e validar transacções numa moeda distribuida, que não é controlada por um governo ou organismo central (os requisitos computacionais resultam do desenho da moeda, seja para atingir determinado fim (como segurança) seja para obedecer a determinados critérios de concepção (por exemplo, a dificuldade propositadamente crescente em produzir novas unidades).

Este (a descentralização) é um aspecto central da moeda, que trás vantagens e desvantagens. Não é o único conceito em torno do qual a moeda foi desenhada, há outros ainda (privacidade/anonimato, por exemplo; todas as transacções são públicas mas anónimas, não identificando especificamente uma organização ou individuo).

manuelfaf Escreveu:O bitcoin tem que ter origem em alguém, alguém teve que ter um benefício para dar algo em troca a outro.


Não sei se percebi a questão. O bitcoin é uma moeda (distribuida, descentralizada, mas uma moeda)...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por manuelfaf » 26/1/2018 19:29

MarcoAntonio Escreveu:
manuelfaf Escreveu:boa tarde, peço desculpa, mas continuo sem perceber o que é o bitcoin.
Ou seja, o bitcoin aparece como pagamento por alguém usar parte do nosso processador do PC?????


É uma forma de colocar a questão. Outra é dizer que estás a utilizar o teu hardware e energia eléctrica para criar uma moeda digital e verificar/validar transacções.


Dr Tretas Escreveu:A coisa só é lucrativa com energia barata.


Às cotações actuais, é largamente lucrativo (em termos de ROI) mesmo em Portugal, para grande parte das criptomoedas, desde que tenhas uma placa gráfica relativamente recente.


Desculpem lá estar a ser chato, mas continuo a ver a coisa sem grande materialidade e sentido. Sei que não percebo, mas é isso que quero ver invertido.
Ou seja, ou talvez não. Na realidade, quem é que obtém um benefício para me dar algo em troca?
Vamos imaginar que a Alibaba, Ebay, banco xpto, utilizam o meu "PC" para realizarem as suas vendas e outras transacções.
Desta forma eles (quem paga, e esse tem de ser alguém) poupam em equipamento, e electricidade, e compensam-me com parte da sua poupança.
Não querendo ofender ninguém, mas acho um pouco estranho isso do utilizar hardware de um comum mortal para verificar/validar transacções. Será que PC do meu vizinho do lado que anda a minerar bitcoins vai validar o meu crédito habitação no bcp (o pc e não o vizinho, pois esse não aprovava).? É pelo processador dele que passa o algoritmo de validação do meu crédito?
A questão fundamental é saber que entidades saem beneficiadas (nomes mesmo, tipo, Sonae, amazon, tesla, ford, apple, etc) para estas pagarem, repito elas pagarem, seja em bitcoins ou batatas, ao comum normal que anda a minerar bitcoins.
O bitcoin tem que ter origem em alguém, alguém teve que ter um benefício para dar algo em troca a outro.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Asterixco » 26/1/2018 17:47

MarcoAntonio Escreveu:
Rcs1972 Escreveu:Mas o bitcoin é usado como meio de pagamento?

Há algum supermercado que aceite bitcoins? A Amazon aceita bitcoins? Posso pagar os meus impostos com BTC? Posso pagar o emprestimo da casa com BTC? A Visa aceita pagamentos com BTC? E a Paypal?

Não percebo como é que dizes que o BTC funciona e é aceite como meio de pagamento. Neste momento, isso é pura e simplesmente, falso. Nenhum negócio respeitavel aceita BTC.



Nope. Incorrecto...

Só para enumerar assim rapidamente duas bem grandes e conhecidas: Newegg e Shopify.

E para que não haja dúvida absolutamente nenhuma, aqui ficam os links directos para os sites oficiais:

https://help.shopify.com/manual/payment ... ts/bitcoin

https://promotions.newegg.com/nepro/16-6277/index.html


E também é possível redimir bitcoins e adquirir produtos/serviços Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-pt/hel ... th-bitcoin

Mas há (muito) mais...


Já agora pra dar mais um exemplo recente: https://www.coindesk.com/brisbane-airpo ... -payments/
 
Mensagens: 12
Registado: 14/8/2012 0:00

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 17:19

Críticas razoáveis e justificadas são bem-vindas mas vamos evitar lançar o tópico numa espiral descendente (isto refere-se ao post que removi).
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por JohnyRobaz » 26/1/2018 16:42

De facto, Rcs, o que é que tens assim tanto contra a Bitcoin e outras cryptomoedas? Se não a entendes, larga, vira-te para outras coisas... Ainda se estivesses a justificar uma entrada short, agora esse discurso quase a chamar de burros aqueles que têm bitcoins e armado em chico-esperto a falar do que não sabes não te fica nada bem.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 16:27

Rcs1972 Escreveu:Mas o bitcoin é usado como meio de pagamento?

Há algum supermercado que aceite bitcoins? A Amazon aceita bitcoins? Posso pagar os meus impostos com BTC? Posso pagar o emprestimo da casa com BTC? A Visa aceita pagamentos com BTC? E a Paypal?

Não percebo como é que dizes que o BTC funciona e é aceite como meio de pagamento. Neste momento, isso é pura e simplesmente, falso. Nenhum negócio respeitavel aceita BTC.



Nope. Incorrecto...

Só para enumerar assim rapidamente duas bem grandes e conhecidas: Newegg e Shopify.

E para que não haja dúvida absolutamente nenhuma, aqui ficam os links directos para os sites oficiais:

https://help.shopify.com/manual/payment ... ts/bitcoin

https://promotions.newegg.com/nepro/16-6277/index.html


E também é possível redimir bitcoins e adquirir produtos/serviços Microsoft:

https://support.microsoft.com/pt-pt/hel ... th-bitcoin

Mas há (muito) mais...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Rcs1972 » 26/1/2018 16:18

MarcoAntonio Escreveu:Curiosamente enquanto estavas a responder eu estava a acrescentar precisamente que a inflação em causa é apenas a inflação monetária (por via da desvalorização da divisa devido ao excesso de unidades em circulação), não fosse passar a ideia errada que o bitcoin combate a inflação dos preços em geral.

E não, não é isto que dá valor ao bitcoin per se. É mais um dos aspectos do seu funcionamento. O que dá valor ao bitcoin é o facto de funcionar e ser aceite como meio de pagamento e na medida em que confere confiança e utilidade (o facto de ser uma moeda descentralizada funciona simultaneamente a favor e contra). E, claro, a especulação...


Mas o bitcoin é usado como meio de pagamento?

Há algum supermercado que aceite bitcoins? A Amazon aceita bitcoins? Posso pagar os meus impostos com BTC? Posso pagar o emprestimo da casa com BTC? A Visa aceita pagamentos com BTC? E a Paypal?

Não percebo como é que dizes que o BTC funciona e é aceite como meio de pagamento. Neste momento, isso é pura e simplesmente, falso. Nenhum negócio respeitavel aceita BTC.
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 16:13

Curiosamente enquanto estavas a responder eu estava a acrescentar precisamente que a inflação em causa é apenas a inflação monetária (por via da desvalorização da divisa devido ao excesso de unidades em circulação), não fosse passar a ideia errada que o bitcoin combate a inflação dos preços em geral.

E não, não é isto que dá valor ao bitcoin per se. É mais um dos vários aspectos do seu funcionamento. O que dá valor ao bitcoin é o facto de funcionar e ser aceite como meio de pagamento e na medida em que confere confiança e utilidade enquanto tal (o facto de ser uma moeda descentralizada funciona simultaneamente a favor e contra). E, claro, a especulação...
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Rcs1972 » 26/1/2018 16:08

Asterixco Escreveu:No caso do Bitcoin o numero é limitado (21 Milhoes) , é um dos factores que lhe confere valor (não há inflação)


O que dá valor a um activo são dois factores:

- a procura que existe para ele nos mercados
- a sua capacidade de gerar rendimentos

(e sim, podem e devem estar interligados)

Ora, eu não sei em que é que o facto de haver um numero limitado de BTCs lhe dá imediamente valor...

é que a única procura que existe actualmente para o bitcoin é especulativa (ok, há outras mas não falemos delas) e a sua capacidade de gerar rendimentos é nula. Por isso, não estou a ver a lógica.

Mas vamos reduzir este problema ao absurdo. Areia! Também há um numero limitado de grãos de areia no mundo e isso não dá à areia nenhum valor especial, não é? E atenção até há um mercado para a areia.. e não é pequeno! Senão leiam isto: http://www.scmp.com/week-asia/society/a ... ts-not-oil :D :D
Editado pela última vez por Rcs1972 em 26/1/2018 16:14, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 67
Registado: 23/2/2015 18:37

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 15:56

Asterixco Escreveu:No caso do Bitcoin o numero é limitado (21 Milhoes) , é um dos factores que lhe confere valor (não há inflação)


Sim, mas esse limite é essencialmente teórico, demorará mais de um século a atingir dado que a dificuldade é propositadamente crescente. Na prática, para o nosso prazo temporal, não é limitado e continua a ser possível produzir mais.

Já agora, este processo combate apenas a inflação monetária (decorrente do excesso de moeda em circulação), não a inflação dos preços em geral.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por MarcoAntonio » 26/1/2018 15:53

manuelfaf Escreveu:boa tarde, peço desculpa, mas continuo sem perceber o que é o bitcoin.
Ou seja, o bitcoin aparece como pagamento por alguém usar parte do nosso processador do PC?????


É uma forma de colocar a questão. Outra é dizer que estás a utilizar o teu hardware e energia eléctrica para criar uma moeda digital e verificar/validar transacções.


Dr Tretas Escreveu:A coisa só é lucrativa com energia barata.


Às cotações actuais, é largamente lucrativo (em termos de ROI) mesmo em Portugal, para grande parte das criptomoedas, desde que tenhas uma placa gráfica relativamente recente.
Bons Negócios,
Marco Antonio
Caldeirão de Bolsa

FLOP - Fundamental Laws Of Profit


1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
....amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38072
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Asterixco » 26/1/2018 15:51

MarcoAntonio Escreveu:
manuelfaf Escreveu:Provavelmente alguém já respondeu a isto, mas aqui vai.
O que é exactamente a bitcoin? já vi algures escrito "ganhar bitcoins em transacções", o que isso? É alguma comissão por ordens de compra e venda, como se cultivam bitcoins e outras criptomoedas? O que é concretamentamente uma criptomoeda? Posso eu tb criar uma criptomoeda, a criptuga (se bem que o nome em termos de mkt não seria bom)?
Brincadeira à parte, e tb o aproveitar a onda, o ir a favor do mercado, etc. Concretamente, o que são? É um numero limitado de unidades no mercado, ou podem-se cultivar mais e como?

Obrigado e abraço


Sim, podem-se cultivar mais (diz-se minerar) e o número não é limitado mas é controlado através da dificuldade de produção que é crescente com o tempo. O que requer? Actualmente um PC com uma boa gráfica ou um computador/plataforma com um array de gráficas ou um ASIC. Basicamente requere hardware para efectuar determinadas operações e energia eléctrica.

Tens alguma informação aqui nestes tópicos:

viewtopic.php?f=3&t=75434 *
viewtopic.php?f=3&t=82753

* este é de 2010 e parte da informação é obsoleta (por exemplo já não se usa o CPU para as operações dado que é energeticamente ineficiente e lento para estes processos) mas ainda tem mt informação relevante

E muito mais pela net fora.


No caso do Bitcoin o numero é limitado (21 Milhoes) , é um dos factores que lhe confere valor (não há inflação)
 
Mensagens: 12
Registado: 14/8/2012 0:00

Re: Carta aberta aos amantes da Bitcoin

por Dr Tretas » 26/1/2018 15:48

manuelfaf Escreveu:boa tarde, peço desculpa, mas continuo sem perceber o que é o bitcoin.
Ou seja, o bitcoin aparece como pagamento por alguém usar parte do nosso processador do PC?????


Para os agricultores de bitcoin é mais ou menos assim. Só que se não tiveres um sistema eficiente, o que recebes nem dá para a conta da luz, já que a dificuldade computacional é grande.

Repara que na Rússia, um tipo comprou 2 centrais geradoras para minerar bitcoins: https://cointelegraph.com/news/russian- ... pto-mining
A coisa só é lucrativa com energia barata.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, malakas, MR32, novato, PAULOJOAO, PMP69, trend=friend e 157 visitantes