Pouca participação no Fórum
Re: Pouca participação no Fórum
Já se está a discutir alhos e bogalhos. Hora de bloquear este tópico e prosseguirmos o debate que interessa nos vários tópicos.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
A fraca participação deve-se, no meu entender, aos "know-it-all", pessoas que comentam tudo o que mexe, que têm sempre uma justificação para tudo, se sobe foi porque isto, se desce foi aquilo, é fecho de contratos, é o trimestre que acabou, é isto, é aquilo... Se querem que desça e sobe as pessoas são burras e não sabem ver nada, se os PT são altos as casas não sabem nada e os PT não interessam, se os PT vão ao encontro das expectativas deles já são muito boas e sabem tudo, os short's é que são finos e fazem as diligências devidas, por isso é shortam e são os maiores os Longos são estúpidos. Se os gráficos e o sentimento geral é positivo é porque não sabemos ver gráficos, nem contas, nem expectativas futuras, porque tem que ser como mandam, etc... Isto neste momento mais bullish da nossa pequena bolsa, de certeza que num período bearish será em sentido contrário!
Estas são algumas das razões para a participação ser fraca, eu venho cá muitas vezes, mas vou lendo, comentar muitas vezes não vale a pena...
Estas são algumas das razões para a participação ser fraca, eu venho cá muitas vezes, mas vou lendo, comentar muitas vezes não vale a pena...
- Registado: 11/1/2012 17:40
No meu caso venho bastantes vezes ao Caldeirão só para ler as últimas de algum assunto que me interessa. Quanto a participar, respeitando e apreciando o princípio geral do Caldeirão que "obriga" a fundamentar as nossas participações tento dizer sempre qualquer coisa de útil enquadrada pelos meus parcos conhecimentos. Na minha opinião o Forum não é apenas para os experts e há muitos motivos que não apenas AT e indicadores económicos e financeiros para ajudar a explicar determinados movimentos das ações.
- Registado: 9/3/2017 16:10
Obrigado a todos pelas opiniões. A minha ideia era aferir a tendência em termos de análise emocional, já que habitualmente se fala só na vertente técnica e fundamental da mesma. O mercado é feito de pessoas e emoções, apesar de quase todas as regras de trading apelarem à frieza e disciplina. Já agora, a ideia com que fico é que realmente estamos no primeiro terço de um Bull market e o psi vai compor-se com esta abertura de Portugal ao mundo.
Mais uma vez agradeço está troca saudável de ideias sem provocações, sem ataques. Acho que esse é o espírito do fórum.
Mais uma vez agradeço está troca saudável de ideias sem provocações, sem ataques. Acho que esse é o espírito do fórum.
- Registado: 5/9/2013 12:26
Diria que poderá uma certa relação entre a volatilidade dos mercados e do fórum.. mas não tenho qualquer prova que sustente esta afirmação.
Pessoalmente também não tenho participado muito, não pela fase em particular do mercado mas por razões profissionais e falta de tempo livre.
Bons trades a todos!
Pessoalmente também não tenho participado muito, não pela fase em particular do mercado mas por razões profissionais e falta de tempo livre.
Bons trades a todos!
E apartir das 17 horas? Alguém já reparou que quase não há posts e visualizações são poucas.
Cumprimentos

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Sim, a bolsa vive. As carteiras, no entanto, têm muita dificuldade em sobreviver a isso, os especuladores ganhadores são tão poucos... A ideia do fórum é tentar partilhar e, se tudo correr bem, passar a mensagem de como melhor proteger as carteiras com acesso a informação.
pata-hari Escreveu:Spfgg, é natural que a discussão sobre algo que é pura especulação não tenha um enorme lugar num fórum de bolsa. A criptomoeda a meu ver, por exemplo, é uma espécie de dona branca, uma piramide. Não vejo razão para se discutir com demasiada seriedade. A não ser em fóruns de jogadores.
Tens milhares, milhões de activos no mundo e vamos gastar tempo a falar de uma coisa que não-existe efectivamente, que não cumpre sequer o papel de agente de troca comumente aceite e que é a primeira parte de definição de moeda? é uma brincadeira especulativa...
Mas não é por isso que a participação dos outros é menor ou pior. A meu ver , isto até é um óptimo sinal de racionalidade. Há uns anos atrás o tópico dos selos era central e gerador de grande celeuma e discussão e olha que não era um sinal de sofisticação financeira dos participantes, pelo contrário. Acho óptimo as pessoas ja não meterem o seu dinheiro com tanta facilidade em activos de valor duvidoso.
Au contraire, pata, a bolsa é uma actividade que vive imenso de especulação. O facto de não se discutirem aqui criptomoedas com seriedade tem a ver com a pouca literacia e experiência dos membros do fórum com as mesmas. Se é um esquema piramidal ou não (não é), isso é uma coisa que não revela, dado que transacciona-se em bolsas, e tudo o que se transacciona interessa discutir.
pata-hari Escreveu:Spfgg, é natural que a discussão sobre algo que é pura especulação não tenha um enorme lugar num fórum de bolsa. A criptomoeda a meu ver, por exemplo, é uma espécie de dona branca, uma piramide. Não vejo razão para se discutir com demasiada seriedade. A não ser em fóruns de jogadores.
Tens milhares, milhões de activos no mundo e vamos gastar tempo a falar de uma coisa que não-existe efectivamente, que não cumpre sequer o papel de agente de troca comumente aceite e que é a primeira parte de definição de moeda? é uma brincadeira especulativa...
Mas não é por isso que a participação dos outros é menor ou pior. A meu ver , isto até é um óptimo sinal de racionalidade. Há uns anos atrás o tópico dos selos era central e gerador de grande celeuma e discussão e olha que não era um sinal de sofisticação financeira dos participantes, pelo contrário. Acho óptimo as pessoas ja não meterem o seu dinheiro com tanta facilidade em activos de valor duvidoso.
Estava a referir-me a acçoes norte-americanas - nem estava a ir tao longe, que isso era um bocado obvio.
Ulisses Pereira Escreveu:Em tudo. Estamos em valores historicamente normais, acima dos valores da Bolsa deprimida e abaixo dos valores dos momentos de grande euforia.
Abraço,
Ulisses
Obrigado! Referente ao assunto " Pouca participação no Fórum" hoje fico com a sensação que os comentários ficam mais restritos a um pequeno número de acções/ tópicos, e anteriormente (possivelmente) víamos com mais regularidade (praticamente) todas as acções a serem comentadas ( a rodar na 1ª pagina com mais frequência). Uns podem considerar "Pouca participação no Fórum" talvez por terem deixado de ver alguns dos colegas mais antigos da casa, a não publicarem as suas opiniões embora sejam visitantes assíduos.
Spfgg, é natural que a discussão sobre algo que é pura especulação não tenha um enorme lugar num fórum de bolsa. A criptomoeda a meu ver, por exemplo, é uma espécie de dona branca, uma piramide. Não vejo razão para se discutir com demasiada seriedade. A não ser em fóruns de jogadores.
rg7803 Escreveu:Spfgg Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Quem acha que se vive euforia, decerto não viveu 2007, 2000 ou 1998.
Abraço,
Ulisses
Provavelmente porque agora há assets mais atractivos em termos de ganhos para as massas. Leia-se cryptocurrency.
Além disso penso que a maioria tem mais interesse em investir no mercado norte americano versus o português. Mesmo só comparando sp500 vs psi20, a descrepância de performance nos ultimos 10 ou 20 anos é gigantesca.
Nem penses nisso. Mais de 80% do povão que anda aqui nunca investou ou fez trading em mais nada do que psi20.
Basta veres os tópicos de acções americanas no fórum e o movimento que têm...melhor ausência dele....
Possivelmente porque as discutem noutros sitios. Falo por experience propria. So recentemente me envolvi com o mercado portugues e dai ter vindo a procura de um forum especifico sobre o assunto.
Em tudo. Estamos em valores historicamente normais, acima dos valores da Bolsa deprimida e abaixo dos valores dos momentos de grande euforia.
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Ulisses Pereira Escreveu:Todos os anos, surgem este género de posts. Alguém que acha que o Caldeirão está diferente, menos participado, com menos qualidade. Acho que é a percepção das pessoas depois do entusiasmo do primeiro ou segundo ano do Caldeirão. Mas os números mostram o contrário![]()
Numa coisa concordo, quando o Bull Aquece os números disparam violentamente. O facto dos números estarem a valores normais para o habitual, mostram que não há qualquer euforia na Bolsa portuguesa. E não é só isso que o demonstra - não há capas de revista com Bolsa, não há aberturas de Telejornais com Bolsa, não há conversas de café sobre Bolsa. Daí que é normal que aqui mantenhamos os números normais.
São 15 anos de liderança do Caldeirão nos fóruns de Bolsa em Portugal. Para uns as regras são rígidas demais, para outras brandas demais. São as nossas regras.
Abraço,
Ulisses
Ulisses,
Quando falas em números referes-te apenas às visitas ao forum,e (ou) também ao número de mensagem escritas?
( apenas curiosidade)
Spfgg Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
Provavelmente porque agora há assets mais atractivos em termos de ganhos para as massas. Leia-se cryptocurrency.
Além disso penso que a maioria tem mais interesse em investir no mercado norte americano versus o português. Mesmo só comparando sp500 vs psi20, a descrepância de performance nos ultimos 10 ou 20 anos é gigantesca.
Nem penses nisso. Mais de 80% do povão que anda aqui nunca investou ou fez trading em mais nada do que psi20.
Basta veres os tópicos de acções americanas no fórum e o movimento que têm...melhor ausência dele....
“Buy high, sell higher...”.
Spfgg Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
aqui discordo, a malta ainda assim gosta das nacionais, pelo menos o povão

As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
Maiores valorizações do PSI geral em 2017 , uma significativa parte nos últimos meses .´
A mim já me parece euforia no ar . Mas títulos podem subir e cair até onde quiserem . Haja muito dinheiro para comprar.
A mim já me parece euforia no ar . Mas títulos podem subir e cair até onde quiserem . Haja muito dinheiro para comprar.
- Anexos
-
- maiores valoriz PSI YTD.PNG (22.46 KiB) Visualizado 9106 vezes
- Registado: 4/3/2008 9:17
Artista Romeno Escreveu:Apramg Escreveu:Boa noite a todos. Estou intrigado no que diz respeito à fraca participação no fórum. No anterior Bull tenho ideia de mais frenesim mas se calhar foi na parte final de relativa euforia à escala tuga. Deixo o assunto à vossa consideração...
é um facto, se calhar houve um antes e um depois de uma certa historia ter sido tornada publica, euforia na bolsa nacional neste momento nao falta, basta ver o PSI Geral, quando o lixo começa a abanar......Martifer, tofina, Mota, ações que andavam erradamente adormecidas como a ESO a despertarem do sono profundo
O PSI Geral nos seus grandes BM tinha sempre grandes valorizações, ainda não vi isso. Basta ver que a maior parte das acções incluindo o verdadeiro lixo, Inapa, Glintt, SAG Gest, Martifer, SDC (essas sim) em poucos dias faziam 100%.
Existe muita desconfiança e isso é um factor excelente para esta subida

- Registado: 4/3/2012 18:57
Artista Romeno Escreveu:Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
entre amigos ja vejo malta a mandar-se de peito feito para ações bem especulativas, e a dizer coisas do género " o bcp é para o longo prazo". Claro não é 1998 nem 2000 em Portugal, mas nos EUA há laivos disso TESLA NFLX etc
Estamos a comparar o incomparável...basta ver quanto é que essas duas valorizaram desde o inicio do BM.
- Registado: 4/3/2012 18:57
Ulisses Pereira Escreveu:Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
entre amigos ja vejo malta a mandar-se de peito feito para ações bem especulativas, e a dizer coisas do género " o bcp é para o longo prazo". Claro não é 1998 nem 2000 em Portugal, mas nos EUA há laivos disso TESLA NFLX etc
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Artista Romeno, vês a Bolsa ser motivo de conversa em cafés, a abrir primeiras páginas, etc...?
Abraço,
Ulisses
Abraço,
Ulisses
Apramg Escreveu:Boa noite a todos. Estou intrigado no que diz respeito à fraca participação no fórum. No anterior Bull tenho ideia de mais frenesim mas se calhar foi na parte final de relativa euforia à escala tuga. Deixo o assunto à vossa consideração...
é um facto, se calhar houve um antes e um depois de uma certa historia ter sido tornada publica, euforia na bolsa nacional neste momento nao falta, basta ver o PSI Geral, quando o lixo começa a abanar......Martifer, tofina, Mota, ações que andavam erradamente adormecidas como a ESO a despertarem do sono profundo
Todos os anos, surgem este género de posts. Alguém que acha que o Caldeirão está diferente, menos participado, com menos qualidade. Acho que é a percepção das pessoas depois do entusiasmo do primeiro ou segundo ano do Caldeirão. Mas os números mostram o contrário
Numa coisa concordo, quando o Bull Aquece os números disparam violentamente. O facto dos números estarem a valores normais para o habitual, mostram que não há qualquer euforia na Bolsa portuguesa. E não é só isso que o demonstra - não há capas de revista com Bolsa, não há aberturas de Telejornais com Bolsa, não há conversas de café sobre Bolsa. Daí que é normal que aqui mantenhamos os números normais.
São 15 anos de liderança do Caldeirão nos fóruns de Bolsa em Portugal. Para uns as regras são rígidas demais, para outras brandas demais. São as nossas regras.
Abraço,
Ulisses

Abraço,
Ulisses
Não creio que acha assim tão pouca participação no fórum. A qualidade da mesma é que fica a desejar mas isso é algo que sucede em fóruns das mais diversas proveniências e domínios. E depois há outro factor que deve ser levado em linha de conta e que aqui já foi mencionado: é complicado dar um contributo substancial à discussão quando não se tem alguma informação relevante. Há uns quantos que abrem a boca e só dizem barbaridades, outros que se limitam a copiar excertos extensos de uma publicação de cariz duvidoso na WWW e outros ainda que só servem de caixa de ressonância para as maiores alarvidades. E depois há a grande maioria que aprendeu português com o Zezé Camarinha (e cujo inglês também fica a desejar) - novamente: não é exclusivo deste fórum.
A maior parte das pessoas não sabe explicar de uma forma didáctica ou sequer inteligível porque é que acha que um activo irá subir, descer ou fazer o pino. E isso pode ser muito frustrante para quem não quer andar a perder o tempo a ler relatórios de contas nem outros tratados de calibre similar. Frustra quem quer uma informação adequada para auxiliar o processo de investimento. Mas isto é um fórum: vale o que vale.
A maior parte das pessoas não sabe explicar de uma forma didáctica ou sequer inteligível porque é que acha que um activo irá subir, descer ou fazer o pino. E isso pode ser muito frustrante para quem não quer andar a perder o tempo a ler relatórios de contas nem outros tratados de calibre similar. Frustra quem quer uma informação adequada para auxiliar o processo de investimento. Mas isto é um fórum: vale o que vale.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO, Shimazaki_2, VALHALLA e 118 visitantes