Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

O fim da Bitcoin - porque nao acredito na Bitcoin-video

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: O fim da Bitcoin - porque nao acredito na Bitcoin-video

por NomDePlume » 17/7/2016 0:29

Vídeo estimulante. Obrigado. (Mas vê lá se substituis esse microfone maldito.)

Alguns comentários. Ignora a minha cadência assertiva, isto é (quase) tudo opinião.

1. Não interessa se os países ilegalizam ou não as criptomoedas. Segundo a tua própria descrição, o problema da bitcoin para os governos é precisamente o facto de não conseguirem regular o seu uso. O que me preocupa não é se governos são uma ameaça às criptomoedas; temo antes que criptomoedas sejam uma ameaça aos governos. Se o ethereum (http://www.ethereum.org/) tiver êxito, teremos todo um sistema de cooperação que poderá condenar não só governos mas até o sistema financeiro como o entendemos à obsolescência -- teremos organizações mais convenientes, flexíveis e eficientes a substituir a tradicional burocracia -- e aí alegres serão os que decidiram meter algum dinheiro em criptomoedas.

2. Volatilidade: é um não-assunto porque a bitcoin não está a competir com moedas convencionais. Oferece privilégios que nenhuma moeda tradicional oferece: se alguém quiser vender um lança-mísseis pela internet não é a volatilidade da bitcoin que o vai levar a aceitar pagamentos em Visa. A moeda sustenta-se só com base no comércio ilegal? Não, mas se passar a ser tão essencial para comércio legítimo como é hoje para fins ilegítimos, é questão de tempo até vir adopção em massa.

3. O Goldman Sachs não está a apostar na bitcoin. Está a apostar em tecnologia block-chain, que tem muitas aplicações além da concepção de criptomoedas: contratos inteligentes, novos instrumentos financeiros, novos modelos empresariais, etc. Há aplicações desta tecnologia muito para além da trafulhice fiscal e comércio ilegal.

4. Insuficiência da oferta: também não interessa porque embora a bitcoin não seja infinitamente multiplicável, é infinitamente divisível.

5. Se a moeda for universalmente adoptada continuará a ser possível processar todas as transacções: computadores do futuro podem todos vir, por exemplo, equipados com módulos que minam bitcoin. Podes argumentar que é um cenário de ficção científica, mas não deixa de ser um contra-exemplo válido ao teu cenário de não-computabilidade.

6. Não provaste que a computação quântica não é uma ameaça. Computação quântica não é "fazer 3 contas de cada vez", isso é multithreading ou computação paralela. Não sei se o sistema criptográfico da bitcoin é ou não robusto contra computadores quânticos, mas se o é não é pela razão que deste.

A única coisa que me preocupa na Bitcoin, é que a longo prazo ou vingará como a moeda global e está hoje ao preço da chuva, ou será adoptada uma outra moeda parecida e o seu valor futuro será um redondo zero. Tendo em conta a competição que tem (ether e zerocoin são indiscutivelmente superiores), estou do lado da queda.

Preocupação secundária, facilmente contornável, diz respeito à forma como é transaccionada: comprar bitcoin por transferência bancária será perigosíssimo se de repente houver zelo governamental em parar o comércio ilegal e decidirem penalizar todas as pessoas que compraram bitcoin. Mas existe paysafecard e também não é difícil trocar bitcoin por dinheiro físico, anonimamente.

TL;DR: discordo com pormenores do vídeo, não sei qual é o futuro da bitcoin mas estou optimista quanto ao futuro das cripto-moedas.

Registado: 24/8/2015 10:26

O fim da Bitcoin - porque nao acredito na Bitcoin-video

por danieljpires » 14/7/2016 14:50

Hoje irei explicar o porque de eu não acredito na Bitcoin como moeda refugio no futuro.
Editado pela última vez por danieljpires em 6/2/2017 11:24, num total de 1 vez.

Registado: 13/11/2008 20:09

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, Dragon56, Gold Stock, macau5m, PXYC e 100 visitantes