Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

preciso indicar compra&venda de fundos investimento no IRS?

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: preciso indicar compra&venda de fundos investimento no I

por jopsilveira » 15/5/2016 11:36

Dúvidas relativas à indicação de fundos de investimento no IRS:

Indicação de vendas de fundos de investimento nacionais são só obrigatórias caso se opte pelo englobamento.
Para quem não escolher o englobamento, a indicação de vendas de fundo nacionais é opcional. Certo?

A venda de fundos de investimento internacionais é obrigatório, caso não se escolher o englobamento. Certo?

Qual o impacto aqui da data 1 de Julho de 2015, em que saiu o Decreto-Lei n.º 7/2015?
Signfica que só é obrigatório indicar os fundos vendidos após 1 de Julho de 2015, ignorando-se os anteriores?

Registado: 5/8/2014 20:53

por ATLAS_ » 27/4/2016 17:46

jopsilveira Escreveu:Não há ninguém que se coloca questões relativamente a que fazer aos fundos de investimento na declaração de IRS?
Certamente que eu não devo ter sido o único a vender fundos...

Não é uma questão de ninguém estar na mesma situação que tu. O que sucede é que este assunto já foi tão debatido no tópico dos fundos de investimento (Fundos a la catre) que até já cansa...

Lê isto: https://www.big.pt/pdf/infoFiscal/GuiaF ... G_2015.pdf

Nas páginas 6 e 7 tens tudo explicado.

Registado: 8/6/2014 11:59

por Primvs » 27/4/2016 17:30

jopsilveira Escreveu:Não há ninguém que se coloca questões relativamente a que fazer aos fundos de investimento na declaração de IRS?

mas isso é la algum site de referencia? Porque nao metes uma mensagem no portal das financas? Ou ligar para a linha de apoio das financas?

Declaras como se fosse uma mais valia mobiliária, no anexo em que se costuma fazer isso!

A meio do ano houve alteração na maneira de contabilizar o rendimento das UP´s...deixaram de estar liquidas de IRS.

A minha unica duvida e que nao te sei responder sem me dar ao trabalho de ir pesquisar é quando a alteração foi feita e como se processam as vendas de UP´s compradas antes da alteração e vendidas depois da alteração.
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por jopsilveira » 27/4/2016 16:10

Não há ninguém que se coloca questões relativamente a que fazer aos fundos de investimento na declaração de IRS?

por jopsilveira » 26/4/2016 15:40

Então mas afinal não é preciso indicar nada no IRS?

Os rendimentos dos fundos de investimento mobiliário podem ser declarados no IRS mas estes não são de declaração obrigatória.
Isenção de fundos de investimento mobiliário

Os subscritores de fundos de investimento não têm de declarar estes rendimentos no IRS. Segundo o disposto no n.º 2 e n.º 14 do artigo 22.º do EBF, os rendimentos respeitantes a Unidades de Participação em Fundos de Investimento Mobiliário (FIM) e Fundos de Investimento Imobiliário (FII) estão isentos de IRS, desde que obtidos fora do âmbito de uma atividade comercial, industrial ou agrícola.

É o que está explícito aqui: http://www.economias.pt/fundos-de-inves ... ao-de-irs/

por jopsilveira » 26/4/2016 13:15

Mas não era já retido imposto de 28% aquando da venda?

Em que anexo é feita a declaração disto?

Portanto se fiz vendas de fundos em 2015, vou ter que fazer isto para todos os fundos vendidos?

Confesso que não estou a ver como vai ser isso possível fazer, linha a linha, com a renomeação e fusão de fundos de investimento que houve.

Isto vai cá ser uma dor de cabeça!

por Primvs » 26/4/2016 12:50

Sim é...a partir de uma determinada data que nao consigo dizer-te com propriedade!
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

preciso indicar compra&venda de fundos investimento no IRS?

por jopsilveira » 26/4/2016 12:05

Viva,

Nos anos anteriores sempre foi obrigatório indicar a compra de acções e obrigações no IRS.

Ouvi este ano dizer, que será preciso também indicar a compra e venda de fundos de investimento.
Isto é verdade?
Espero bem que não, já que vendi a maior parte dos fundos de investimento que detenho no ano passado, tendo comprado muitos a 10 ou 8 anos atrás, alguns foram renomeados, outros foram feito a junção com outros. e vai ser uma desgraça encontrar os comprovativos todos.

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Majestic-12 [Bot] e 133 visitantes