Como investir em fundos indexados?
Re: Como investir em fundos indexados?
Ok, estou em fase de estudos para uma potencial carteira de investimentos em AUD. Vamos imaginar o seguinte cenário:
Eu pretendo investir 12.000 AUD e reforçar com 4.000 AUD a cada 6 meses.
A minha parceira pretende investir 5.000 AUD e reforçar com 2.000 AUD a cada 6 meses.
Cada ETF comprado custa 11 AUD e em geral os ETFs com comissão de gestão mais baixa aqui são os da Vanguard. Lista completa dos fundos disponibilizados na Austrália e respetivos custos de manutenção: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Australian_exchange-traded_funds
Qual dos portfolios consideram mais adequados para mim e para a minha parceira?
Portfolio 1:
VGS - Vanguard International Shares Index Fund 70%
VAF - Vanguard Australian Fixed Interest 30%
Custos de rebalanceamento:
44 AUD por ano
132 AUD a cada 3 anos
220 AUD a cada 5 anos
440 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Simples e fácil de gerir
Custos de aquisição e rebalanceamento baixos
Desvantagens:
Pouco diversificado
Sem exposição às ações Australianas ??
Portfolio 2:
VAS - Vanguard Australian Shares 35%
VGS - Vanguard International Shares Index Fund 35%
66 AUD por ano
198 AUD a cada 3 anos
330 AUD a cada 5 anos
660 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Exposição às ações Australianas ??
Custos de aquisição e rebalanceamento relativamente baixos
Desvantagens:
Relativamente pouco diversificado
Portfolio 3: Este é um dos portfolios stock da Vanguard Australia
Vanguard Australian Fixed Interest Index ETF (VAF) 12.0%
Vanguard International Fixed Interest Index ETF (Hedged) (VIF) 12.0%
Vanguard International Credit Securities Index ETF (Hedged) (VCF) 6.0%
Vanguard Australian Shares Index ETF (VAS) 31.0%
Vanguard All-World ex-US Shares Index ETF (VEU) 18.0%
Vanguard US Total Market Shares Index ETF (VTS) 17.0%
Vanguard Australian Property Securities Index ETF (VAP) 4.0%
154 AUD por ano
462 AUD a cada 3 anos
770 AUD a cada 5 anos
1540 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Bem diversificado
Potencialmente menos volátil
Desvantagens:
Custos de rebalanceamento
Outras questões:
Devia considerar ter os EFTs em mais do que uma casa? Realmente os da Vanguard parecem-me ser os mais competitivos a nível de custos, mas deixo aqui a lista de todos os ETFs disponíveis na Austrália: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Australian_exchange-traded_funds
De uma forma geral aqui na Austrália é sempre recomendado ter uma boa parte dos investimentos feito em Ações Australianas. Qual a vossa opinião sobre isso?
Eu pretendo investir 12.000 AUD e reforçar com 4.000 AUD a cada 6 meses.
A minha parceira pretende investir 5.000 AUD e reforçar com 2.000 AUD a cada 6 meses.
Cada ETF comprado custa 11 AUD e em geral os ETFs com comissão de gestão mais baixa aqui são os da Vanguard. Lista completa dos fundos disponibilizados na Austrália e respetivos custos de manutenção: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Australian_exchange-traded_funds
Qual dos portfolios consideram mais adequados para mim e para a minha parceira?
Portfolio 1:
VGS - Vanguard International Shares Index Fund 70%
44 AUD por ano
132 AUD a cada 3 anos
220 AUD a cada 5 anos
440 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Simples e fácil de gerir
Custos de aquisição e rebalanceamento baixos
Desvantagens:
Pouco diversificado
Sem exposição às ações Australianas ??
Portfolio 2:
VAS - Vanguard Australian Shares 35%
VGS - Vanguard International Shares Index Fund 35%
66 AUD por ano
198 AUD a cada 3 anos
330 AUD a cada 5 anos
660 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Exposição às ações Australianas ??
Custos de aquisição e rebalanceamento relativamente baixos
Desvantagens:
Relativamente pouco diversificado
Portfolio 3: Este é um dos portfolios stock da Vanguard Australia
Vanguard Australian Fixed Interest Index ETF (VAF) 12.0%
Vanguard International Fixed Interest Index ETF (Hedged) (VIF) 12.0%
Vanguard International Credit Securities Index ETF (Hedged) (VCF) 6.0%
Vanguard Australian Shares Index ETF (VAS) 31.0%
Vanguard All-World ex-US Shares Index ETF (VEU) 18.0%
Vanguard US Total Market Shares Index ETF (VTS) 17.0%
Vanguard Australian Property Securities Index ETF (VAP) 4.0%
154 AUD por ano
462 AUD a cada 3 anos
770 AUD a cada 5 anos
1540 AUD a cada 10 anos
Vantagens:
Bem diversificado
Potencialmente menos volátil
Desvantagens:
Custos de rebalanceamento
Outras questões:
Devia considerar ter os EFTs em mais do que uma casa? Realmente os da Vanguard parecem-me ser os mais competitivos a nível de custos, mas deixo aqui a lista de todos os ETFs disponíveis na Austrália: https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Australian_exchange-traded_funds
De uma forma geral aqui na Austrália é sempre recomendado ter uma boa parte dos investimentos feito em Ações Australianas. Qual a vossa opinião sobre isso?
Jonhy_Rico Escreveu:Mouro_Emprestado Escreveu:Nenhum desses 2 ETFs distribui dividendos:
https://www.justetf.com/de-en/etf-profi ... rom=search
Boa. Obrigado por esclareceres. O senhor da Degiro esta mal informado entao - disse-me que ambos distribuiam rendimentos.
O iShares referido e em USD e sem hedge cambial? Isso nao e problematico?
Não... É comprado em EUR na bolsa de Amesterdão, por exemplo.
Relativamente ao hedge cambial, existem inúmeros posts que falam sobre a irrelevância disso (num FI/ETF accionista) a longo-prazo.
- Registado: 13/9/2013 0:16
Mouro_Emprestado Escreveu:Nenhum desses 2 ETFs distribui dividendos:
Boa. Obrigado por esclareceres. O senhor da Degiro esta mal informado entao - disse-me que ambos distribuiam rendimentos.
O iShares referido e em USD e sem hedge cambial? Isso nao e problematico?
Afonso80 Escreveu:monaco06,
Gosto desses ETF.
Também tenho o IWDA (o SWDA não é cotado em libras?) e o IS3N (é o EMIM, mas cotado em Frankfurt).
Dispensei as small caps para simplificar o portefólio, mas tenho um ETF de REIT Europeu.
Mas e as obrigações?
Afonso80,
Exacto, enganei-me no sticker. IWDA é que é correcto. Decidi-me pelas small caps por uma questao de replica da politica americana, mas também acho que faz sentido estar presente nesse sector. As Small Caps de hoje podem ser as Large Caps de amanha.

Como AA geral tenho em mente 80% Stocks (que foi o que referi no post acima nessas percentagens dentro dos 80%) e 20% Bonds (iShares Core Euro Government Bond UCITS ETF / IE00B4WXJJ64 / IEGA - Mistura de Short-Intermediate-Long Term. Decidi ficar de fora dos Corporate.).
Sendo assim e em percentagens finais sera qualquer coisa como (Expense Ratio anual combinada de 0.20%):
48% iShares Core MSCI World UCITS ETF / IE00B4L5Y983 / IWDA
20% SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (IE) / IE00BCBJG560 / ZPRS
12% iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF / IE00BKM4GZ66 / EMIM
20% iShares Core Euro Government Bond UCITS ETF / IE00B4WXJJ64 / IEGA)
Teoricamente, parece-vos bem?
- Registado: 28/4/2016 12:38
monaco06,
Gosto desses ETF.
Também tenho o IWDA (o SWDA não é cotado em libras?) e o IS3N (é o EMIM, mas cotado em Frankfurt).
Dispensei as small caps para simplificar o portefólio, mas tenho um ETF de REIT Europeu.
Mas e as obrigações?
Gosto desses ETF.
Mas e as obrigações?
"Too much of a good thing is wonderful" Mae West
- Registado: 12/10/2007 17:50
Ola caros amigos,
Ha ja varios anos que conheço bem (ja li praticamente todos os livros a este respeito) a politica Bogle e o seu 3-fund lazy portfolio, mas nunca tive nem os meios nem a capacidade para me dedicar seriamente a este tipo de investimento.
Tenho 24 anos, moro em França (peço desculpa pela falta de pontuaçao, mas o PC tem keyboard francës) e neste momento vou investir 10k€ em ETF's. A minha politica pessoal, sera, obviamente, a de tentar replicar o investimento à la USA, investindo em domestic stocks e international. Sabendo perfeitamente da importancia da fiscalidade num passo como este, obviamente que optar por Irish Based ETF's é obrigatorio, tendo em conta a que a grande maioria destes ETF's sao de Acc e nao possuem Exit Tax (coisa da qual os irlandeses nao se podem livrar, 41%!!!!!!). Relativamente à fiscalidade nacional, tenho conta do BIG nao-residente, nao estou, obviamente, sujeito a IRS e como nao vou receber dividendos, a esse nivel tambem nao tenho problemas.
Ora, como é fiscalmente inviavel recorrer aos ETF's com sede nos States, a minha Asset Allocation seria a seguinte (creio ser a que melhor replica a estratégia tipica USA):
60% iShares Core MSCI World UCITS ETF / IE00B4L5Y983 / SWDA Mundo desenvolvido, com 58% de exposicao aos States, 8% Japao e o resto Europa - Medium/Large Cap
25% SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (IE) / IE00BCBJG560 / ZPRS Mundo desenvolvido, mesmas percentagens que em cima. Small Cap.
15% iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF / IE00BKM4GZ66 / EMIM Emergentes - Small/Medium/Large Cap. 28% China.
Digam de vossa justiça, se faz favor.

Ha ja varios anos que conheço bem (ja li praticamente todos os livros a este respeito) a politica Bogle e o seu 3-fund lazy portfolio, mas nunca tive nem os meios nem a capacidade para me dedicar seriamente a este tipo de investimento.
Tenho 24 anos, moro em França (peço desculpa pela falta de pontuaçao, mas o PC tem keyboard francës) e neste momento vou investir 10k€ em ETF's. A minha politica pessoal, sera, obviamente, a de tentar replicar o investimento à la USA, investindo em domestic stocks e international. Sabendo perfeitamente da importancia da fiscalidade num passo como este, obviamente que optar por Irish Based ETF's é obrigatorio, tendo em conta a que a grande maioria destes ETF's sao de Acc e nao possuem Exit Tax (coisa da qual os irlandeses nao se podem livrar, 41%!!!!!!). Relativamente à fiscalidade nacional, tenho conta do BIG nao-residente, nao estou, obviamente, sujeito a IRS e como nao vou receber dividendos, a esse nivel tambem nao tenho problemas.
Ora, como é fiscalmente inviavel recorrer aos ETF's com sede nos States, a minha Asset Allocation seria a seguinte (creio ser a que melhor replica a estratégia tipica USA):
60% iShares Core MSCI World UCITS ETF / IE00B4L5Y983 / SWDA Mundo desenvolvido, com 58% de exposicao aos States, 8% Japao e o resto Europa - Medium/Large Cap
25% SPDR MSCI World Small Cap UCITS ETF (IE) / IE00BCBJG560 / ZPRS Mundo desenvolvido, mesmas percentagens que em cima. Small Cap.
15% iShares Core MSCI Emerging Markets IMI UCITS ETF / IE00BKM4GZ66 / EMIM Emergentes - Small/Medium/Large Cap. 28% China.
Digam de vossa justiça, se faz favor.

- Registado: 28/4/2016 12:38
Nenhum desses 2 ETFs distribui dividendos:
ricardmag Escreveu:Procura pelo ISIN dentro pdf
iShares Core MSCI WorldIE00B4L5Y983 - ISHARES MSCI WOR A - EUR - Euronext Amsterdam
Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment GradeFR0010037234 - LYXOR EUROMTS 3-5Y - EUR - Euronext Paris
Parece que estes dois distribuem dividendos em vez de reinvestirem. Assim sendo, pelo que tenho andado aqui a ler, nao sao o ideal para o que quero.
Alternativas semelhantes que nao distribuam rendinentos?
Procura pelo ISIN dentro pdf
iShares Core MSCI World
IE00B4L5Y983 - ISHARES MSCI WOR A - EUR - Euronext Amsterdam
Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade
FR0010037234 - LYXOR EUROMTS 3-5Y - EUR - Euronext Paris
iShares Core MSCI World

Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade

"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Muito bem. Penso que vou avançar com isto na DeGiro dado que eles agora tem muitos ETFs que se podem subscrever sem comissão.
A lista de ETFs gratuitos está aqui.https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf
- iShares Core MSCI World
- Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade
Estes dois estão nessa lista? Não os consigo ver...
A lista de ETFs gratuitos está aqui.https://www.degiro.pt/data/pdf/pt/lista-etfs-sem-comissao.pdf
- iShares Core MSCI World
- Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade
Estes dois estão nessa lista? Não os consigo ver...
Então se forem 10K ou mais compensa ETF. Mas e se for menos do que 10K (exemplo: 5K), mas eventualmente essa carteira receber reforços nos seguintes 2 anos que façam com que o valor passe os 10K? Continua a compensar ETF ou faria mais sentido fundos?
Qual é o feedback da Degiro? É de fiar?
"Real knowledge is to know the extent of one's ignorance."
Confucius
Confucius
Mouro_Emprestado Escreveu:Não encontrei nenhum desses dois fundos indexados no Best, por isso não sei se conseguirás investir a partir deles.![]()
Em termos de custos, e se fores para ETFs, guardava o dinheiro mais um tempo e só investiria com € 10k.
Nota que no best, como as comissões de compra e venda são de 0,25%, com um mínimo de €10, até € 4k estarás a pagar uma comissão de transação mais elevada (claro que se só resgatares a 10 anos, a comissão será na realidade de XX % / 10).
Ou então há a DeGiro, com 2€+0.02% por transação.

Não encontrei nenhum desses dois fundos indexados no Best, por isso não sei se conseguirás investir a partir deles.
Em termos de custos, e se fores para ETFs, guardava o dinheiro mais um tempo e só investiria com € 10k.
Nota que no best, como as comissões de compra e venda são de 0,25%, com um mínimo de €10, até € 4k estarás a pagar uma comissão de transação mais elevada (claro que se só resgatares a 10 anos, a comissão será na realidade de XX % / 10
).

Nota que no best, como as comissões de compra e venda são de 0,25%, com um mínimo de €10, até € 4k estarás a pagar uma comissão de transação mais elevada (claro que se só resgatares a 10 anos, a comissão será na realidade de XX % / 10

Okay, entao mantendo a ideia que quero duas opções e que quero colocar 70% em ações e 30% em obrigações para investir a longo prazo, se eu quiser ir para ETFs tenho estes dois:
- iShares Core MSCI World (disponível no Best)
- Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade (falta confirmar se o Best o comercializa ou se tem um equivalente)
Se preferir fundos, tenho estes dois:
LU0996182563 (0.30) --> Este parece muito recente.
LU0389812933 (0.35)
Perguntas:
1 - Se a ideia for constituir a carteira com 5.000€ e reforçar com 2.000€ a cada 6 meses qual das duas opções me sai mais em conta a nível dos gastos que irei ter?
2 - Há mais opções que façam o mesmo quer em ETF quer em fundo indexado?
- iShares Core MSCI World (disponível no Best)
- Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade (falta confirmar se o Best o comercializa ou se tem um equivalente)
Se preferir fundos, tenho estes dois:
LU0996182563 (0.30) --> Este parece muito recente.
LU0389812933 (0.35)
Perguntas:
1 - Se a ideia for constituir a carteira com 5.000€ e reforçar com 2.000€ a cada 6 meses qual das duas opções me sai mais em conta a nível dos gastos que irei ter?
2 - Há mais opções que façam o mesmo quer em ETF quer em fundo indexado?
ruicarlov Escreveu:
Como disse, pesquisei esses ISIN no Best e não obtive resultados. Só se for por alguma subscrição especial.
Pedes ao gestor de conta. Tao simples quanto isso. Ha n fundos que nao aparecem no site e estao disponiveis a pedido.
- Registado: 1/7/2014 14:53
Jonhy_Rico Escreveu:Obrigado por esta explicação.
Ha algum dos fundos ou ETFs recomendados aqui que não façam o reinvestimento automatico dos dividendos?
Sim, os que o Zé Novato referiu VOO, VEU e TLT. Todos distribuem dividendos. Para mim mais vale opções com capitalização como SXR8, IWDA, US10
avataris Escreveu:Jonhy_Rico Escreveu:Qual o banco que disponibiliza isto em Portugal?
Estes dois reinvestem os dividendos automaticamente?
Best. Sim são de acc.
Como disse, pesquisei esses ISIN no Best e não obtive resultados. Só se for por alguma subscrição especial.
LTCM Escreveu:Jonhy_Rico Escreveu:
3 - Se optar pelos fundos consigo taxas extremamente baixas pelo Best ou compensaria mais ir para outro banco para ter esta carteira indexada?LTCM Escreveu: que taxas?
Boa tarde LTCM,
Há taxas pelo Best ou outro banco de cerca de 15€ como mínimo para a aquisição de ETF's com valores relativamente pequenos.
Esse valor é bem diferente das taxas minúsculas de 0,07%, que é excelente para pequenos acréscimos periódicos.
Há alguma maneira de fugir a estas taxas?
Cumprimentos,
Nuno
"Real knowledge is to know the extent of one's ignorance."
Confucius
Confucius
Jonhy_Rico Escreveu:Obrigado pela sugestão. Porque recomendas que o de obrigações seja Europeu e não Mundial?
Há quem não concorde com a minha opinião, mas na verdade as obrigações soberanas em Euros deverão ser a parte defensiva da carteira (para a volatilidade, já temos as acções que, aqui sim, recomendo um índice mundial).
Ora, uma obrigação dos EUA pode até nem ser muito volátil para um norte-americano, mas para um europeu vai-se juntar a volatilidade da moeda. As treasuries americanas até podem ter um comportamento mais ou menos estável, mas depois levas com a variação na moeda (para cima.... e para baixo!). É claro que podes tentar subscrever um fundo/ETF com hedge cambial, mas sinceramente penso que esse hedge cambial acabe por ir comendo uma parte dos rendimentos "aos poucos" (por causa das comissões maiores e não só).
Porque é que o argumento acima não deve ser usado para as acções? Ora,as empresas norte-americanas têm negócio no mundo inteiro, pelo que quando o USD desvaloriza, isso quererá dizer que o negócio exterior dessas empresas valoriza (e vice-versa), o que impactará o preço das mesmas na bolsa. Pelo contrário, o orçamento norte-americano apenas depende de activos denominados em USD (vou esquecer, para simplificar, o eventual aumento/diminuição dos impostos corporativos decorrente de uma eventual desvalorização/valorização do USD).
Agora, se acreditares que no LP o USD terá tendência para valorizar face ao EUR, então talvez faça sentido apostares em treasuries americanas... Como não tenho dom de adivinhação, prefiro pensar que no LP a tendência do USD e EUR andará "ela por ela"

Jonhy_Rico Escreveu:avataris Escreveu:Não é exactamente o que estes dois fundos indexados fazem?
LU0996182563 (0.30)
LU0389812933 (0.35)
Qual o banco que disponibiliza isto em Portugal?
Best. Sim são de acc.
Afonso80 Escreveu:TER de 1,36% /1,38% (como os desses fundos de REIT) são demasiado elevados para uma perspectiva de investimento de longo prazo. Se há ETF europeus de REIT com TER de 0,45% ou 0,55% não fará sentido optar por um fundo indexado que cobra quase 1% a mais todos os anos.
Se tiveres 300.000 para abertura a TER é de 0.46, depois deixas la o que quiseres

avataris Escreveu:Não é exactamente o que estes dois fundos indexados fazem?
LU0996182563 (0.30)
LU0389812933 (0.35)
Qual o banco que disponibiliza isto em Portugal?
ruicarlov Escreveu:
Gostava apenas de realçar aqui que, para um investidor português, fundos/ETFs que capitalizem dividendos são preferíveis, mesmo que tenham uma TER ligeiramente mais alta que os ETFs da Vanguard. É mais vantajoso para uma carteria deferir o pagamento de impostos o mais possível (por isso os americanos têm contas especiais para esse efeito, os IRA e 401k). Se recebemos dividendos temos de pagar impostos sobre eles e quando mete outros países que não portugal ainda pior, mesmo quando há acordos.
Isto é particularmente relevante quando se tem por exemplo fundos/ETFs que têm empresas europeias no seu portfolio, mas cujo fundo está sediado nos EUA. Isto é fiscalmente ineficiente, pois os dividendos que o fundo americano recebe de ações europeias que detém terão a sua tributação, e depois os dividendos que nos pagam a nós investidores terão outro tanto.
Obrigado por esta explicação.
Ha algum dos fundos ou ETFs recomendados aqui que não façam o reinvestimento automatico dos dividendos?
Mouro_Emprestado Escreveu:- iShares Core MSCI World (disponível no Best)
- Lyxor UCITS ETF EuroMTS 3-5Y Investment Grade (se não estou em erro, penso que esteja disponível no Banco Invest)
Obrigado pela sugestão. Porque recomendas que o de obrigações seja Europeu e não Mundial?
avataris Escreveu:Afonso80 Escreveu:Não há propriamente uma "desvantagem" dado que as comissões de gestão desses fundos indexados são muito aproximadas das comissões dos ETF.
Essa é a ideia que tenho.Afonso80 Escreveu:1.º Porque também quero investir em Emergentes e Imobiliário.
A amundi tem também um e emergentes com 0.45.
Imobiliário desconheço se existe por cá, mas há pelos menos dois fundos indice que talvez desenrasquem:
FR0010585372 1,36
FR0000018590 1,38Afonso80 Escreveu:2.º Porque não quero todo o meu investimento de longo prazo numa só gestora (Amundi) e assim diversifico também em termos de banco/corretora.
Esta sim parece-me uma desvantagem. A blackrock segundo ja me pareceu tambem começa a entrar em força nos fundos indexados mas ainda nao tive tempo para analisar.
TER de 1,36% /1,38% (como os desses fundos de REIT) são demasiado elevados para uma perspectiva de investimento de longo prazo. Se há ETF europeus de REIT com TER de 0,45% ou 0,55% não fará sentido optar por um fundo indexado que cobra quase 1% a mais todos os anos.
Afonso80 Escreveu:Não há propriamente uma "desvantagem" dado que as comissões de gestão desses fundos indexados são muito aproximadas das comissões dos ETF.
Essa é a ideia que tenho.
Afonso80 Escreveu:1.º Porque também quero investir em Emergentes e Imobiliário.
A amundi tem também um e emergentes com 0.45.
Imobiliário desconheço se existe por cá, mas há pelos menos dois fundos indice que talvez desenrasquem:
FR0010585372 1,36
FR0000018590 1,38
Afonso80 Escreveu:2.º Porque não quero todo o meu investimento de longo prazo numa só gestora (Amundi) e assim diversifico também em termos de banco/corretora.
Esta sim parece-me uma desvantagem. A blackrock segundo ja me pareceu tambem começa a entrar em força nos fundos indexados mas ainda nao tive tempo para analisar.
avataris Escreveu:Mouro_Emprestado Escreveu:Embora não seja um boglehead puro (bem longo disso), eu gosto muito da seguinte carteira:
- ETF que siga o MSCI World (sem exposição aos emergentes, uma vez que apenas representam 15% no índice MSCI World ACWI)
- ETF que siga um índice de obrigações soberanas AAA europeias de 3 a 7 anos de maturidade (Alemanha, Finlândia, Holanda, etc).
Não é exactamente o que estes dois fundos indexados fazem?
LU0996182563 (0.30)
LU0389812933 (0.35)
Qual é a desvantagem destes fundos indexados em relação a ETFs para buy&hold? Comissão de gestão não será, e aqui não se coloca questões como custos de custódia por exemplo, montantes minimos, etc.
Não há propriamente uma "desvantagem" dado que as comissões de gestão desses fundos indexados são muito aproximadas das comissões dos ETF.
O LU...563 replica o MSCI World, o LU...933 tem obrigações soberanas, mas não são todas europeias, também lá estão americanas, australianas, etc.
No meu caso, porque não investi simplesmente nesses dois fundos indexados?
1.º Porque também quero investir em Emergentes e Imobiliário.
2.º Porque não quero todo o meu investimento de longo prazo numa só gestora (Amundi) e assim diversifico também em termos de banco/corretora.
avataris Escreveu:Não é exactamente o que estes dois fundos indexados fazem?
LU0996182563 (0.30)
LU0389812933 (0.35)
Qual é a desvantagem destes fundos indexados em relação a ETFs para buy&hold? Comissão de gestão não será, e aqui não se coloca questões como custos de custódia por exemplo, montantes minimos, etc.
Penso que um dos seus problemas é onde comprá-los. Não os encontrei na lista de fundos do BEST. Talvez pedindo para lá por especial favor

Gostava apenas de realçar aqui que, para um investidor português, fundos/ETFs que capitalizem dividendos são preferíveis, mesmo que tenham uma TER ligeiramente mais alta que os ETFs da Vanguard. É mais vantajoso para uma carteria deferir o pagamento de impostos o mais possível (por isso os americanos têm contas especiais para esse efeito, os IRA e 401k). Se recebemos dividendos temos de pagar impostos sobre eles e quando mete outros países que não portugal ainda pior, mesmo quando há acordos.
Isto é particularmente relevante quando se tem por exemplo fundos/ETFs que têm empresas europeias no seu portfolio, mas cujo fundo está sediado nos EUA. Isto é fiscalmente ineficiente, pois os dividendos que o fundo americano recebe de ações europeias que detém terão a sua tributação, e depois os dividendos que nos pagam a nós investidores terão outro tanto.
Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot] e 122 visitantes