Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Políticas para Portugal

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 19:40

A gestão da Santa Casa parece ter sido muito má. Têm prejuízo e os portugueses jogam cada vez mais.

Mais de oito milhões de euros por dia: portugueses apostam cada vez mais no jogo. Mais de oito milhões de euros: é quanto os portugueses apostaram por dia nos Jogos Santa Casa, valores de 2023. As vendas subiram face a 2022 e chegaram aos 3.136 milhões de euros.

https://tvi.iol.pt/noticias/amp/videos/ ... 1b54ae3aa4
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 18:44

Governo exonera mesa da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

Ana Jorge ia fazer um ano no cargo de provedora, no dia 2 de Maio, e sai depois de o Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social lhe exigir um plano de reestruturação para a Santa Casa
https://www.publico.pt/2024/04/29/socie ... oa-2088653


O governo arranjou um tacho para preencher. O presidente da câmara municipal do Porto, que em breve termina o cargo, pode estar interessado em ocupar a vaga, acho eu.

Mas parece que os antigos provedores nomeados pelo PS não fizeram um bom trabalho. Dizem que o problema começou em 2019. O provedor Edmundo Martinho nomeado por António Costa investiu milhões em jogos online em outros países, como por exemplo no Brasil, e só deu prejuízo. A provedora que foi agora exonerada, também nomeada pelo Costa, também o criticou.

O governo resolveu agora a questão demitindo-a, e fica com um tacho livre


Santa Casa de Lisboa afinal não teve lucro em 2022, mas sim um prejuízo de €12,4 milhões

https://amp.expresso.pt/economia/2024-0 ... s-13500ada

Edmundo Martinho acusa atual administração da Santa Casa de o denegrir

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... o-denegrir
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 17:26

Vou colocar três notícias positivas para não serem só notícias negativas.

* A expetativa média de vida em Portugal é de 81,5 anos, 1,2 anos acima da média da OCDE


Portugal ultrapassa Polónia e Estónia no PIB per capita, mas está ainda 17% abaixo da média da União Europeia

https://eco.sapo.pt/2024/03/26/portugal ... -europeia/


Salário real cai em cerca de metade dos países da OCDE — mas sobe em Portugal

https://24.sapo.pt/economia/artigos/sal ... m-portugal
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 29/4/2024 12:41

BearManBull Escreveu:Isso não é bem assim. Há muitas decisões na UE que não são tomadas de forma laica.

Por exemplo leis de crueldade animal continuam a permitir praticas de sacrifício Halal ou Kosher.

A ser consistente nem até mesmo a importação devia estar proibida na UE.


Reitero que é uma questão de opinião e percepção. Não é bem assim, alegas tu. É bem assim, alego eu.

Com referência ao exemplo que nos trazes, a meu ver, é um mau exemplo no contexto desta discussão. Coloca direitos de animais face aos direitos das pessoas e os direitos dos animais ainda não estão estabelecidos ao nível dos direitos das pessoas. Não vou esmiuçar - nem opinar sequer sobre - o exemplo que nos trazes porque seria (a meu ver) um exercício de distração que alimentaria (por arrasto) uma falsa equivalência. Se tivermos diferentes percepções, voltamos ao mesmo.

Voltando eu ao que eu entendo que é ainda o mesmo tema que o Opcard trouxe e que eu comentei: estou bastante certo que o estabelecimento de califados na Alemanha violaria a Constituição Alemã (e violaria a Portuguesa). Não partilho o receio dele (ele usou a expressão medo) sobre o que vai acontecer à Europa nas próximas duas ou três décadas ou menos a este propósito. E acho que é bem assim. Os "exigentes" vão esperar sentados e os Alemães darão conta do recado. Se não estou equivocado, uma organização supostamente por detrás desta acção até já terá sido banida na Alemanha.

Mas quem discordar, força nisso!



Ah, claro que estou a favor disto ser noticiado. E foi. O Opcard (pelo que escreve) acha que devia ser mais coberto. Já eu não vejo necessidade. E voltamos à tal história da percepção e da opinião....
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38291
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 12:36

BearManBull Escreveu:Exacto vai ser arquivado.

Na UE um politico só vai preso se quiser. O que falta são exemplos, desde Sócrates a independentistas catalães.


A principio pensei que queria um tacho na UE afinal só queria protagonismo. Ainda pior é a imagem do que um ditador faz.


Não faz sentido comparar este caso com o de Sócrates. Sócrates foi acusado pelo Ministério Público de dezenas, ou talvez até mais de uma centena, de crimes. No caso da mulher dele, o Ministério Público disse que não há nenhum indício de crime. A impressão que dá é que foram conspirações falsas escritas na internet e depois apresentaram uma queixa para o derrubar. Ele parece ter razão em tudo o que diz.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 12:23

Opcard Escreveu:
Há muito disto mas imprensa pouco divulga .

« Este fim de semana mais de 1.000 pessoas exigindo o estabelecimento de um califado em Hamburgo (Alemanha)
.


Isso saiu na imprensa e não foi encoberto. A imprensa alemã disse cerca de 1100 pessoas.

Achas que 1100 pessoas conseguem impor a sua vontade a mais de 80 milhões de pessoas ?
Não me parece
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/4/2024 12:17

Exacto vai ser arquivado.

Na UE um politico só vai preso se quiser. O que falta são exemplos, desde Sócrates a independentistas catalães.


A principio pensei que queria um tacho na UE afinal só queria protagonismo. Ainda pior é a imagem do que um ditador faz.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 12:09

BearManBull Escreveu:Estar envolvido != acusação.

De resto já sabemos como funciona o sistema judicial na Europa contra os corruptos. Prima pela inexistência.

Obviamente que o caso vai ser arquivado e ponto final



Não funciona assim. Um grupo de pessoas acusar alguém ou escrever uma teoria de conspiração na internet e depois apresentar queixa na justiça não faz com que a pessoa esteja a ser acusada de alguma coisa. Funciona por fases. Primeiro é avaliado pela justiça se a queixa tem algum sentido. Se for credível, as pessoas passam a ser suspeitos. Depois são arguidos. E só depois é que são acusados. No caso da mulher dele, é o próprio Ministério Público, que é quem tem o dever de acusar, que diz que não existe nada e pede para arquivar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/4/2024 12:01

MarcoAntonio Escreveu:Os mil e tal que se manifestaram vão esperar sentados.


Isso não é bem assim. Há muitas decisões na UE que não são tomadas de forma laica.

Por exemplo leis de crueldade animal continuam a permitir praticas de sacrifício Halal ou Kosher.

A ser consistente nem até mesmo a importação devia estar proibida na UE.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/4/2024 11:53

previsor Escreveu:Apenas haver uma queixa ou ser dito na internet não é suficiente para estar envolvido em corrupção. A mulher não está acusada e o processo vai provavelmente ser arquivado.



Estar envolvido != acusação.

De resto já sabemos como funciona o sistema judicial na Europa contra os corruptos. Prima pela inexistência.

Obviamente que o caso vai ser arquivado e ponto final.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 29/4/2024 11:13

Ok, tudo bem. É o teu medo e a tua preocupação: (mais de) 1000 pessoas a exigir um calfiado em Hamburgo? Não vou percorrer a web mas suspeito que se me dedicasse, não teria dificuldade em multiplicar esse número várias vezes e lançar aqui n outras preocupações (o que não quer dizer que essas coisas te preocupassem!). É, portanto, uma questão de perpepção e de opinião.

Claro que estou contra a instauração de um califado em Hamburgo. Ou seja onde for na Europa.

Os mil e tal que se manifestaram vão esperar sentados. É a minha percepção. Não será a tua, possivelmente.

O futuro dirá quem tem razão.
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38291
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 29/4/2024 11:01

.
Editado pela última vez por Opcard em 29/4/2024 15:56, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 29/4/2024 10:47

Apenas haver uma queixa ou ser dito na internet não é suficiente para estar envolvido em corrupção. A mulher não está acusada e o processo vai provavelmente ser arquivado.
Há muitas coisas ditas por grupos que não são verdade.

Ministério Público pediu o arquivamento da queixa por considerar não existirem indícios de delito que justifiquem a abertura de um procedimento penal.
https://www.rtp.pt/noticias/mundo/pedro ... e_n1567807
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/4/2024 10:27

Pedro Sánchez não se demite e vai "prosseguir com mais força"
O primeiro-ministro espanhol justificou a decisão com a forte mobilização social contra o seu afastamento e com a necessidade de defender a democracia.


A palhaçada dos políticos não tem limites.

A mulher envolvida em escândalos de corrupção e vem esta entidade falar em democracia.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 29/4/2024 0:10

caldeirum Escreveu:
BearManBull Escreveu:
caldeirum Escreveu:O problema são os salários e não os impostos.

Então devia-se taxar a 45% qualquer salário certo? :wall:



Nem vale a pena comentar...


Vale a pena comentar sim. Explica lá que: O problema são os salários e não os impostos.

Nesse caso porque não taxar 90% os salários?

Oh bem que se seja mão largas. Acaba-se com os salários o estado controla tudo. Qual é problema? Certo?
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 28/4/2024 20:13

Opcard Escreveu:O meu limite é o apelo a violência , tirando isso viva o debate de ideias mesmos as mais radicais .

Tive a sorte de ter um professor recordava uma frase de um filósofo francês .

“Posso não concordar com o que diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo' “

Voltaire.


No plano da opinião e do debate público em geral, tendo a concordar contigo. E digo "tendo" porque no concreto, depende muito mais do contexto e da especificidade. Há coisas que são permissíveis num contexto mas poderão não ser noutro: num tribunal, num parlamento, aqui no forum, na casa de cada um, cada local poderá ter as suas próprias regras ou esses espaços deixavam de ser o que são e passavam a ser outra coisa qualquer.


Mas o resumo do que eu disse: eles podem manifestar-se e expressar os seus ideais; e os outros podem vir e dizer o que pensam dessas opiniões; e vice-versa...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38291
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 28/4/2024 19:24

.
Editado pela última vez por Opcard em 29/4/2024 15:55, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Políticas para Portugal

por MarcoAntonio » 28/4/2024 16:56

Opcard Escreveu:O 25 de abril também é deles fazem esse comentário eles tem todo o direito de assim pensar sem isso o 25 abril seria igual ao estado novo .


Acho que podem todos comentar. Especialmente enquanto for domínio da (expressão da) opinião.

Isto tem que se aplicar necessariamente também aos que criticam/comentam os que protestam senão, naturalmente, haveria aqui uma contradição. Aqueles têm o direito de pensar assim (certo!) e então também os outros têm o direito de pensar (e expressar) o que entenderem sobre o que eles pensam. Tem de funcionar para os dois lados, não é?

Se calhar estamos todos de acordo (pelo menos quanto a esta parte)...
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38291
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Políticas para Portugal

por Opcard » 28/4/2024 16:28

.
Editado pela última vez por Opcard em 29/4/2024 15:55, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 4461
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 28/4/2024 15:09

Opcard Escreveu:O 25 de abril é de todos não tem dono , se não for então não é 25 de abril .


A extrema direita sem disfarces não comemorou o 25 de abril, protestou.

É triste o estado de doença a que chegou o meu país...
Celebram uma data nojenta, de tradição nacional, e passam ao lado dos 500 anos de Camões.
Os heróis são ignorados e os bandalhos, idolatrados.

https://twitter.com/jpintocoelho60/stat ... 35394?s=46

Obrigado, Salazar!
Viva Salazar!
Salazar, presente!

https://twitter.com/jpintocoelho60/stat ... 88496?s=46
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 28/4/2024 11:03

Portugal é um dos países europeus onde os serviços mais pesam no consumo das famílias e menos na produção das empresas. A conclusão é de um estudo sobre o contributo do comércio e serviços para a competitividade e internacionalização da economia portuguesa, divulgado esta segunda-feira pela Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP).

No estudo realizado pelo ex-ministro Augusto Mateus, é comparado o peso do setor terciário no consumo e na produção entre Portugal e outros quatro países europeus (Alemanha, Espanha, Itália e República Checa) e conclui-se que Portugal "surge, no conjunto das economias consideradas, simultaneamente, como a economia onde o nível de terciarização global do consumo é mais elevado" e "onde o nível de servitização da produção é mais baixo".
https://www.jornaldenegocios.pt/economi ... a-producao


ChatGPT

A carga fiscal sobre as empresas ser a segunda maior da OCDE pode ter influência nisto ?

Sim, a carga fiscal elevada sobre as empresas em Portugal pode definitivamente ter influência nesse cenário. Aqui estão algumas maneiras pelas quais isso pode ocorrer:

1. Restrição de recursos para investimento em serviços: Com uma carga fiscal alta, as empresas podem ter menos recursos disponíveis para investir na expansão e diversificação de suas operações de serviços. Isso pode limitar a capacidade das empresas de desenvolver e oferecer uma ampla gama de serviços aos consumidores.
2. Menor competitividade internacional: A carga fiscal elevada pode reduzir a competitividade das empresas portuguesas no mercado global, especialmente quando se trata de competir com empresas de outros países que possuem cargas fiscais mais baixas. Isso pode resultar em uma menor capacidade das empresas portuguesas de produzir serviços para exportação e de se envolver em atividades de “servitização” da produção.
3. Desincentivo à inovação e diferenciação de serviços: Altos impostos podem desencorajar as empresas de investir em pesquisa e desenvolvimento de novos serviços ou na melhoria dos serviços existentes. Isso pode resultar em uma oferta de serviços menos diversificada e inovadora, o que pode limitar o seu apelo aos consumidores e sua contribuição para a produção das empresas.

Em resumo, a carga fiscal elevada sobre as empresas em Portugal pode desempenhar um papel significativo na disparidade entre o peso dos serviços no consumo das famílias e na produção das empresas, ao limitar a capacidade das empresas de investir e inovar no setor de serviços.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por previsor » 27/4/2024 18:46

caldeirum Escreveu:
previsor Escreveu:
Portugal tem a 8.ª maior carga fiscal sobre o trabalho nos países da OCDE
Peso do IRS e das Contribuições Sociais voltou a subir em 2023, alcançando 42,3% do rendimento dos solteiros e sem filhos. Agravamento foi maior para casais com 2 dependentes.
https://www.dn.pt/31306429/portugal-tem ... -ocde/amp/


E sobre as empresas é a segunda maior

https://taxfoundation.org/data/all/eu/c ... rope-2024/


Este tipo de comparações à primeira vista parecem úteis... até pensarmos um bocadinho. A carga fiscal é alta porque temos serviços públicos que não cobram o custo real ao utilizador. O problema é a qualidade dos serviços.

Bélgica (52,7%)
Alemanha (47,9%)
Áustria (47,2%)
França (46,8%)
Itália (45,1%).

A Colômbia 0,0%,
Chile (7,1%)
México (20,0%)


O valor da carga fiscal não indica por si só se é problemática ou não. 50% de 100 000€ não é o mesmo que 42% de 23 000€. O problema são os salários e não os impostos.

Eu sei a razão para saírem este tipo de noticias.


Está estudado que uma carga fiscal excessiva prejudica o crescimento económico e com pouco crescimento económico também não haverá salários altos. Todos os anos surgem estas notícias nos primeiros meses do ano. Saíram outras. É bastante normal.

Partiste do princípio que Portugal, por ter impostos mais altos, presta serviços públicos que os outros países da OCDE não prestam, mas isso não parece ser verdade. Dou um exemplo, nos cuidados de acesso à saúde:

Portugal regista 63% das despesas cobertas por pagamentos obrigatórios, um valor menor do que a média da OCDE, que regista 76%.

29% das despesas em saúde foram pagas diretamente pelos utilizadores (out-of-pocket spending), valor muito superior à média de 18% da OCDE


O tema da carga fiscal é complexo, mas deve haver um equilíbrio para não afetar o crescimento económico e a carga fiscal pode ser usada também como incentivo ao investimento principalmente em países menos desenvolvidos como é o caso de Portugal.

No entanto, a carga fiscal sobre o trabalho vai descer este ano devido ao novo orçamento de estado e a outras medidas deste governo. A notícia é referente ao ano de 2023.

O maior problema parece ser a carga fiscal sobre as empresas. É essa é que parece mais excessiva, porque é a segunda mais alta da OCDE. E o problema não será só o IRC, mas também o IVA, IMI, etc.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1153
Registado: 15/3/2023 3:21

Re: Políticas para Portugal

por caldeirum » 27/4/2024 18:14

BearManBull Escreveu:
caldeirum Escreveu:O problema são os salários e não os impostos.

Então devia-se taxar a 45% qualquer salário certo? :wall:



Nem vale a pena comentar...
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 305
Registado: 14/10/2021 22:31

Re: Políticas para Portugal

por BearManBull » 27/4/2024 16:27

caldeirum Escreveu:O problema são os salários e não os impostos.


Então devia-se taxar a 45% qualquer salário certo? :wall:


Marcelo sobre reparação às ex-colónias: "Não podemos meter isto debaixo do tapete. Temos a obrigação de liderar este processo"

Sem palavras, nazi, marxista ultra um ditador autentico a politica é absolutamente de deplorável e imagem mais podre da essência da humanidade.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8776
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Políticas para Portugal

por caldeirum » 26/4/2024 23:13

previsor Escreveu:
Portugal tem a 8.ª maior carga fiscal sobre o trabalho nos países da OCDE
Peso do IRS e das Contribuições Sociais voltou a subir em 2023, alcançando 42,3% do rendimento dos solteiros e sem filhos. Agravamento foi maior para casais com 2 dependentes.
https://www.dn.pt/31306429/portugal-tem ... -ocde/amp/


E sobre as empresas é a segunda maior

https://taxfoundation.org/data/all/eu/c ... rope-2024/


Este tipo de comparações à primeira vista parecem úteis... até pensarmos um bocadinho. A carga fiscal é alta porque temos serviços públicos que não cobram o custo real ao utilizador. O problema é a qualidade dos serviços.

Bélgica (52,7%)
Alemanha (47,9%)
Áustria (47,2%)
França (46,8%)
Itália (45,1%).

A Colômbia 0,0%,
Chile (7,1%)
México (20,0%)


O valor da carga fiscal não indica por si só se é problemática ou não. 50% de 100 000€ não é o mesmo que 42% de 23 000€. O problema são os salários e não os impostos.

Eu sei a razão para saírem este tipo de noticias.
"A Guerra é a continuação da política por outros meios"
Carl von Clausewitz 1780 -1831
 
Mensagens: 305
Registado: 14/10/2021 22:31

Próximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, Bing [Bot], Cem pt, Crissssx, fatura.pt, goncaladas, Google [Bot], macau5m, Musus, Nuno V, PacoNasssa, PAULOJOAO e 174 visitantes