Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Euribor Negativa - Bancos não estão a descontar no Spread

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Euribor Negativa - Bancos não estão a descontar no Sprea

por ISOLTON » 15/6/2015 10:48

Boas,

No meu contrato com a Euribor a 3meses feito com o BCP é assim, tem batido sempre certo, só na próxima revisão é que a taxa é negativa, vou estar atento para cumprirem as diretivas do Banco de Portugal.
Abraços
ISOLTON
Firme e hirto como uma barra de ferro...

Registado: 26/3/2015 10:50

por HaRt » 15/6/2015 10:04

ISOLTON Escreveu:
Primvs Escreveu:
romeucosta Escreveu:Ok, depois do teu update, julgo que tens razões para protestar, embora ainda não tenhas reais razões de queixas, só no 4 de Julho é que vais ver quanto te vão cobrar, pode ser que até lá corrijam o software...

Não sei se vou chegar a ter essa sorte. A minha Euribor a 3 meses foi revista no início de Maio (portanto com a Euribor a 0,005%) e agora volta a ser em Agosto, mas como agora a Euribor anda com tendências de subida...

LOL Update de software...essa é boa! Se consultares o site do Banif...tudo o que é taxas negativas...estão no site a 0%! Ja fiz as contas...é um 1,08€ de juros na prestação...mas não mos vão comer :mrgreen:

Não querem é abater no spread!!!!!

A taxa foi de 0,0055%! Foi feita a média do 1ºdia útil de abril (01-04-2015 (0,018%) com a média do 1º dia útil de maio (04-05-2015 (-0,007%) se fizeres a média destes dois primeiros dias uteis, dá a taxa de 0,0055%, entendes? a taxa de maio era de -0,007%! arredondaram a taxa para 0,005% porque não foram até a quinta casa decimal...Tenho a certeza que os cálculos são feitos assim...Não é por acaso, nem por erro que dá a taxa de 0,0055%
Abraços
ISOLTON

ISOLTON, pode depender de contratos, mas no meu caso não é assim que se calcula a taxa.
A taxa é a média de todos os dias úteis do mês anterior (ao qual depois acresce o spread).

Se visitares o site http://www.euribor.org, ou sendo mais directo, http://www.euribor.org/euribor-org/euribor-rates.html , tens as taxas todas. Se fizeres a média às de Abril tens o valor 0,005%. As de Maio foram -0,01%.

Quando há revisão de taxa, sendo a Euribor a 3 meses, faz-se revisão de taxa de 3 em 3 meses. Por exemplo, os que fizeram revisão de taxa no início de junho, sabem que a partir desse mês o que vão pagar em juros, a taxa é -0,01%+SPREAD, sendo que só na prestação de Julho se reflectirá essa mudança.

A minha mnemónica para se entender melhor a coisa é: sempre que há revisão de taxa é como se eu estivesse a assinar o contrato nesse dia, com o valor que tenho em dívida. Olha-se para a média da euribor do mês anterior, soma-se spread e fica-se a saber que a partir desse dia o valor da dívida sofre juros de X, que pagarei no mês seguinte.

Eu não sou bancário, mas é assim que ocorre com a minha prestação..
Politicamente anti-Costa (o golpista): Já Fomos Resgatados?

Registado: 29/11/2007 12:46

por ISOLTON » 14/6/2015 11:19

Primvs Escreveu:
romeucosta Escreveu:Ok, depois do teu update, julgo que tens razões para protestar, embora ainda não tenhas reais razões de queixas, só no 4 de Julho é que vais ver quanto te vão cobrar, pode ser que até lá corrijam o software...

Não sei se vou chegar a ter essa sorte. A minha Euribor a 3 meses foi revista no início de Maio (portanto com a Euribor a 0,005%) e agora volta a ser em Agosto, mas como agora a Euribor anda com tendências de subida...

LOL Update de software...essa é boa! Se consultares o site do Banif...tudo o que é taxas negativas...estão no site a 0%! Ja fiz as contas...é um 1,08€ de juros na prestação...mas não mos vão comer :mrgreen:

A taxa foi de 0,0055%! Foi feita a média do 1ºdia útil de abril (01-04-2015 (0,018%) com a média do 1º dia útil de maio (04-05-2015 (-0,007%) se fizeres a média destes dois primeiros dias uteis, dá a taxa de 0,0055%, entendes? a taxa de maio era de -0,007%! arredondaram a taxa para 0,005% porque não foram até a quinta casa decimal...Tenho a certeza que os cálculos são feitos assim...Não é por acaso, nem por erro que dá a taxa de 0,0055%
Abraços
ISOLTON

por ISOLTON » 14/6/2015 5:35

novel Escreveu:O meu contrato estipula que a taxa no mês de revisão é a média dos dias úteis do mês anterior. Logo, para o meu caso seria a taxa média de Maio. Logo, a taxa é negativa. Como e onde encontro exactamente quanto é? Alguém por favor me sabe dizer? ISOLTON? Agradecia.

Boas, são a média dos primeiros dias úteis dos dois meses anteriores, pesquisa taxa Euribor.
Abraços
ISOLTON

por Novela » 14/6/2015 1:09

O meu contrato estipula que a taxa no mês de revisão é a média dos dias úteis do mês anterior. Logo, para o meu caso seria a taxa média de Maio. Logo, a taxa é negativa. Como e onde encontro exactamente quanto é? Alguém por favor me sabe dizer? ISOLTON? Agradecia.

Registado: 20/2/2014 0:01

por ISOLTON » 13/6/2015 20:15

Boas,

Não sou bancário mas tenho a certeza que para o calculo para a taxa que vence este mês, é feita com a taxa da média passados 30dias dos mês anterior, com a taxa do mês antes deste, ou seja:

Euribor 3 meses
04-05-2015 Taxa : -0,007%
01-04-2015 Taxa : 0,018%

Revisão feitas este mês ainda não tem taxa negativa pois a taxa é 0,0055%...Quem tem um spread de 0,50% vai pagar 0,5055%...

Para as prestações que se vençam para o mês que vem julho a média é feita com as taxas:~
01-06-2015 Taxa : -0,013%
04-05-2015 Taxa : -0,007% ora a Taxa média vai ser negativa -0,010%...Para quem tem um spread de 0,50 a taxa a pagar vai ser de: 0,49% vai abater no spread a pagar...

Esta lição foi de borla, porque há muitos bancários que não sabem.
Abraços
ISOLTON

por Novela » 13/6/2015 13:17

O meu contrato (do Novo Banco através do Banco Best, com Euribor a 3 meses) ficou revisto em 10.06. Por incrivel que pareça a nova prestação é maior que a anterior. Reclamei ao Best e ainda não tenho resposta. Como é possível a prestação aumentar se a Euribor a 3 meses passou a negativa em Abril?
Alguém me sabe dizer onde encontrar o valor de juro a aplicar no crédito à habitação?
Cumprimentos.

Registado: 20/2/2014 0:01

por Primvs » 12/6/2015 13:24

romeucosta Escreveu:Não querendo ser muito chato, mas no site do BANIF, na página principal tem lá a Euribor a -0,014%...

Tens razao...eu já ha umas 3/4 semanas nao ia la ver...mas antes estava como eu dizia...todas as euribor a negativo, eles zeravam a coisa...mas mudaram!!!

http://www.banif.pt/xsite/Particulares/ ... sp?CH=3865
É da vida...

Registado: 6/2/2007 16:36

por HaRt » 12/6/2015 13:21

Não querendo ser muito chato, mas no site do BANIF, na página principal tem lá a Euribor a -0,014%...

por HaRt » 12/6/2015 13:04

Como disse, só em Agosto é que terei actualização da taxa de juro, tendo em conta a média da Euribor de Julho. Neste momento, consultando a parte privada do Barclays, na Euribor a 3 meses eles têm afixado como -0,01%, portanto, e como a conta é simples de fazer (Euribor 3M + SPREAD, o que neste mês daria -0,01%+0,039%=+0,038%) não estou a contar com surpresas, porque eu também sou dos que reclama até que reponham a situação.

por Primvs » 12/6/2015 12:50

É da vida...

por HaRt » 12/6/2015 12:23

Ok, depois do teu update, julgo que tens razões para protestar, embora ainda não tenhas reais razões de queixas, só no 4 de Julho é que vais ver quanto te vão cobrar, pode ser que até lá corrijam o software...

por Primvs » 12/6/2015 12:11

romeucosta Escreveu:A prestação que te cobraram agora ainda tinha a taxa anterior. A prestação que vais pagar em julho é que já vai ter juros tendo em conta a revisão que te fizeram agora.

Ou seja, o que tens que assegurar é que a taxa que te reviram tem o desconto do spread.

Amigo, sei o que digo. Sou bancário. Sei muito bem como se processa o calculo do indexante e das prestações.

As prestações sao postecipadas, logo são referentes aos 30 dias anteriores. Ou seja, a média mensal do euribor é a do mês anterior esses 30 dias.

Tendo Euribor a 3M e escritura feita a 4 de Setembro, a prestação paga em Julho é referente a Junho e é actualizada esse mês, usando a média mensal da Euribor do indexante desse mês...ou seja Maio!

Update- Tive a ler o post inicial...e pode originar confusao. Estou a referir-me à prestação que será cobrada a 4 de Julho...ainda não foi cobrada...mas no site já existe o calculo da prestação que vou pagar, com respectivos impostos, juros, comissoes e amortização.
É da vida...

por HaRt » 12/6/2015 12:05

A prestação que te cobraram agora ainda tinha a taxa anterior. A prestação que vais pagar em julho é que já vai ter juros tendo em conta a revisão que te fizeram agora.

Ou seja, o que tens que assegurar é que a taxa que te reviram tem o desconto do spread.

Euribor Negativa - Bancos não estão a descontar no Spread

por Primvs » 12/6/2015 11:55

Et voila...o momento pelo qual ansiava chegou!!!!

Vou andar à trolhada com o Novo Banco...a minha prestação do Credito da casa actualizou...usando a Euribor a 3M com a média mensal de Maio...que foi de -0,01%...consultei o detalhe da prestação e nao abateram ao spread o indexante, ao contrário do referido pelo Banco de Portugal.

Para já, mail para o balcão para obter uma resposta. Brevemente, reclamação no portal do cliente bancário do Banco de Portugal!!!!
É da vida...

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], Pmart 1, PXYC e 131 visitantes